Bairro do Trem celebra a padroeira

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro do Trem.  A programação em homenagem à padroeira neste dia começou às 7h  com Missa Solene. Mais tarde, às  16h, tem  Missa Campal e em seguida a tradicional procissão pelo seguinte itinerário: avenida Cônego Domingos Maltêz, rua Hamilton Silva, av. Antonio Coelho de Carvalho, rua Odilardo Silva, av. Cônego Domingos Maltêz. Após a benção prossegue a programação social.
   
Histórico – Nossa Senhora da Conceição, a segunda paróquia criada em Macapá, é constituída atualmente por quatro comunidades: a matriz, no bairro do Trem; Santa Inês, com a igreja na orla do rio Amazonas; Nossa Senhora de Nazaré, no Araxá; e Cristo Rei, no bairro Pedrinhas. O atual pároco é o padre diocesano Fábio Rogério Bezerra Pereira. Uma das festas mais antigas dedicadas à Imaculada Conceição no Amapá ocorre no bairro do Trem, há mais de sessenta anos, desde 1949, na época da primeira capela de madeira erguida no terreno bem em frente à atual sede do Trem Desportivo Clube.
Em maio de 1950 o missionário italiano do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), padre Antonio Cocco lançou a pedra fundamental da nova capela, consagrada e inaugurada em maio de 1954, pelo bispo da então Prelazia de Macapá, Dom Aristides Piróvano, hoje com a monumental torre ao lado esquerdo, a atual igreja Nossa Senhora da Conceição recebe muitos fieis o ano inteiro, especialmente neste período de festividade.

“A festa da Imaculada Conceição é tempo de renovação espiritual, de um novo fervor e ardor missionário. Celebramos o Ano da Fé e nos aproximamos de mais uma Jornada Mundial da Juventude em 2013, ano que para a nossa paróquia será enfatizada a experiência missionária, um ano de aprofundamento da fé em atos”, orienta o pároco padre Fábio Rogério.
O dia 08 de dezembro é quase um feriado nacional porque muitas cidades no Brasil celebram o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, a exemplo do Amapá: padroeira do bairro do Trem, em Macapá; do município de Calçoene, no extremo norte do Estado; do bairro Comercial, em Santana; da cidade de Afuá/PA, do outro lado do rio Amazonas, e de tantas outras localidades do interior do Estado.

(Texto: Oscar Filho – Pastoral da Comunicação
Foto: Alcinéa)

  • a igreja do meu bairro!lá fiz minha primeira comunhão e fui coroinha!grandes lembranças!boa tarde e obrigado pelo post!

  • Grande Oscar Filho…nasceu e se criou em volta da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Deve ter levado alguns cascudos dos padres que por lá passaram. E quem não levou? É por isso que a sua cabeça é cheia de fluídos positivos. Abraços meu grande companheiro. Tomara que ainda compartilhe com as iniciativas dos amigos da Associação Padre Vitório Galliani.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *