Procissão de Corpus Christi sairá da Igreja N.S. da Conceição

A Diocese de Macapá celebra a solenidade de Corpus Christi, dia 19 de junho, quinta-feira, feriado nacional. A programação começa com a Santa Missa, às 16h30, na quadra Padre Antonio Cocco, ao lado da igreja matriz da Paróquia Nossa senhora da Conceição, no bairro do Trem, de onde sairá a Solene Procissão do Corpo de Cristo, após a Missa, percorrendo a avenida Cônego Domingos Maltês, rua General Rondon e a chegada na Catedral de São José.

Este ano a Festa de Corpus Christi em Macapá está sendo coordenada pelo Vicariato quatro, uma área da Diocese que reúne as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José, Nossa senhora da Conceição e São Pedro. Símbolo de uma das festas mais antigas da Igreja católica, o tapete por onde passa o Santíssimo Sacramento está sendo confeccionado de força diferente este ano.

“Em razão do período chuvoso em Macapá lançamos a campanha das artes em TNT branco, de dez metros, no lugar da moinha, serragem e outros materiais que podem ser levados pela chuva. Qualquer grupo de pessoas interessado, por paróquia, pode fazer um desenho, uma arte religiosa em TNT branco e entregar até as 11 horas da manhã do dia 19 de junho, no escritório da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Durante a Missa um grupo de voluntários (as) fará a montagem do tapete para a passagem da procissão”, explica padre Fábio Pereira, da coordenação da festa.

O Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, no decorrer da celebração de Corpus Christi, anunciará abertura dos preparativos para a celebração do Congresso Eucarístico Diocesano, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio de 2016. “Antes teremos cerca de dois anos de ‘missões eucarísticas’ nas nossas paróquias com uma especial atenção às comunidades do interior e das cidades. A abertura do evento acontece com a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, e o lançamento do hino do congresso e o cartaz, além de outros subsídios que nos acompanharão até o final”, escreveu Dom Pedro na carta sobre o Congresso Eucarístico.

O tema do Congresso será: EUCARISTIA: PÃO DA UNIDADE, ALIMENTO DA MISSÃO. “A Eucaristia nos une a Cristo e faz de nós “um só coração e uma só alma” (At 4,32). Ao mesmo tempo nos envia em missão através do testemunho das nossas vidas doadas por amor, como Jesus ofereceu a sua para nos reconduzi, reconciliados, ao Pai”, anuncia o Bispo de Macapá.

(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *