Quem é Jesus para você?

Quem é Jesus para você?
Dom Pedro José Conti – Bispo de Macapá

O padre da paróquia conhecia muito bem os seus fiéis até pelo nome. Numa celebração em dia da semana, com um número reduzido de participantes, fez uma homilia partilhada, pela facilidade que a circunstância oferecia. Proclamou o evangelho, em que Jesus pede aos seus apóstolos a opinião do povo a seu respeito. O padre, aproveitando a ocasião, fez a mesma pergunta aos seus fiéis:
– Cristina, quem é Jesus para você? Ela de pronto respondeu que é o Salvador.
– E a Joana, o que diz?
– Para mim, Jesus é o Filho de Deus.
– E o Antônio?
– Para mim, Jesus é o amigo que nos ajuda. E assim, chamou a todos, e cada um deu uma resposta. Por último, perguntou a uma senhora, da qual não se lembrava mais o nome:
– E a senhora, desculpe, porque me esqueci de seu nome, quem é Jesus para a senhora? E ela prontamente respondeu: – Jesus, para mim, é aquele que nunca esquece o meu nome.

Na Liturgia da palavra do Quarto Domingo da Páscoa sempre nos é proposto um trecho do evangelho de João tirado do capítulo 10. Nesse capítulo, Jesus se define como o Bom Pastor e nós somos as  ovelhas do seu rebanho. Nos primeiros 11 versículos, porém, a comparação que Jesus usa para apresentar-se a si mesmo e o que ele vai fazer é aquela do redil que tem uma porta para o pastor e as ovelhas entrarem e saírem. Só o pastor entra pela porta e o porteiro lhe abre. As ovelhas conhecem e escutam a sua voz, ele as chama pelo nome e as conduz para fora do redil. Elas seguem o pastor; não seguem os estranhos, antes, fogem deles. Por fim, Jesus se define “a porta” e declara: “Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10,9). Ele diz  que os que vieram antes foram “ladrões e assaltantes”. Agora ele veio para que as ovelhas “tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Podemos entender melhor todas essas figuras da vida pastoril se lembrarmos o capítulo 34 do livro do profeta Ezequiel. Lá encontramos, depois das acusações contra os maus pastores que exploram e maltratam as ovelhas, a promessa de uma nova aliança e de um único pastor que cuidará das ovelhas, mas sobretudo podemos ler as palavras: “Pois assim fala o Senhor: eu mesmo buscarei minhas ovelhas e delas tomarei conta” (Ez 34,11). É evidente que o evangelista João quis nos dizer que aquela promessa se realizou com Jesus. As comparações apresentadas, não são definições, mas nos ajudam a entender ao menos duas coisas importantes: a familiaridade entre as ovelhas e o pastor e o fato que ele as chama pelo nome.

Intimidade significa confiança, afago, sinceridade e até cumplicidade para o bem, se quizermos. O fato de ser chamadas pelo nome tem outro grande sentido. A referência é mesmo à vocação, ao chamado de Deus que, desde o Antigo Testamento, nunca é anônimo ou genérico. Pode ser o chamado de um povo inteiro, o de Israel, o escolhido, mas sobretudo é o chamado de pessoas que têm uma missão a cumprir. Muitas vezes., o nome delas já revela a qual tarefa serão enviadas. Nos Evangelhos, é o próprio Jesus que chama a segui-lo e é por causa dele que os discípulos deixam tudo (Mt 4,21c-22). Com isso, aprendemos que os chamados por ele não são “ovelhas sem nome e sem rosto”, são pessoas que não seguem uma doutrina, ou um conjunto de normas morais, mas decidem acompanhar alguém que os atraiu também com uma relação muito pessoal, amorosa e fascinante, apesar de ser exigente e desafiadora.

Talvez, para muitos de nós, Jesus é ainda um desconhecido. Ele não faz parte dos círculo dos nossos amigos dos quais conhecemos ideias, projetos, virtudes e defeitos. No entanto, ele nos conhece muito bem, mais do que nós mesmos, “nos escolheu antes da fundação do mundo” diria São Paulo (Ef 1,4), porque o caminho que ele seguiu para nos alcançar é o caminho do amor, de quem ama de antemão e de forma totalmente gratuita. Somos nós que ainda desconfiamos desse amor, temos medo que ele nos engane, manipule-nos ou aproveite de nós. Perdemos a oportunidade de seguir o único pastor que, com certeza, nunca esquece o nosso nome. O nosso pároco pode até esquecer, mas Jesus não.

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