Os caçadores de minhoca

National Geographic registra pesquisa da Embrapa-AP

Durante esta semana, uma equipe da produtora australiana Gulliver Media está no Amapá registrando imagens e depoimentos de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o documentário “Os caçadores de minhocas”. O projeto é do National Geographic Channel (canal de televisão da National Geographic Society), que anuncia a finalização e distribuição do vídeo para 2010. Depois de passar por diversos países, a equipe desembarcou em Macapá (AP) no último domingo, 6/9, fez filmagens na Embrapa Amapá e seguiu viagem até o distrito de Lourenço, em Calçoene, município localizado a 374 quilômetros da capital amapaense. No Brasil, o Amapá é o único estado visitado para este documentário.

No distrito de Lourenço (Calçoene) a equipe será guiada pelos técnicos da Embrapa Amapá (pesquisador Marcelino Guedes e o assistente Carlos Alberto Moraes) que têm experiência de coletas de minhocas naquela região, e pelo produtor Antônio Mendes, conhecido como um exímio caçador de minhocas. A equipe da produtora é formada por Rebecca McElroy (produtora), Randall Wood (diretor e roteirista) e apoio técnico-científico dos pesquisadores biólogos Samuel James, do Centro de Pesquisa em Biodiversidade da Universidade do Kansas (EUA), e George Garner Brown, da Embrapa Florestas (Paraná).

De acordo com os pesquisadores envolvidos no documentário, as minhocas têm papel importante na cadeia alimentar de várias espécies e auxiliam na decomposição de material orgânico no solo. Além de ajudar na estruturação do solo, colaboram com a troca de gases e melhoram a infiltração de água no solo, entre outras atividades. A importância das minhocas para a fertilização e recuperação dos solos já era conhecida há mais de 2000 anos pelos antigos.

George Brown observa que apesar da extinção dos invertebrados (caso das minhocas ) não contar com o mesmo apelo que a extinção de mamíferos, as minhocas desempenham grandes serviços ambientais, tanto em ecossistemas naturais quanto na agricultura. “Porém, seus efeitos são pouco reconhecidos e as minhocas não têm recebido a atenção que merecem no Brasil, onde existem mais de 300 espécies. As minhocas são importantes na natureza, assim como a onça pintada ou o lobo guará, por isso defendemos sua preservação”.

(Dulcivânia Freitas, da assessoria de comunicação da Embrapa)

  • Minha cara colega da blogosfera, encontrei seu blog,vou ainda essa semana adicionar em meulink. Admiro as pessoas que brilham com onestidade,corágem e com humildade.Vc me parece ter esses requisitos.Sou do RN gosto de postar matérias de interesse do povo brasileiro,mas tambem emito minhas ideias sobre os gestores do meu estado.Agora com a aprovação da liberdade de funcionalidade dos blogs, como Sarney vai engolir vc e os blogueiros desse país?
    Meu blog é: http://www.oseridoense.blogspot.com
    Meu e-mail é: francisquinhooseridoense@gmail.com
    Felicidades e boa sorte colega!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *