Com emenda de Randolfe Amapá terá aparelho para exames de anemia falciforme

Pela primeira vez, o Estado do Amapá irá adquirir um aparelho para exames USG Transcraniano Doppler. O recurso foi garantido nesta quinta-feira (18) pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE) que destinou emenda parlamentar para a compra.

O USG Transcraniano Doppler é usado para a realização de exames preventivos em pacientes com anemia falciforme, doença rara, hereditária e que não tem cura. Atualmente, as famílias com pacientes amapaenses nessa situação necessitam realizar o procedimento fora do estado.

Randolfe participou, durante a manhã, de uma reunião no Hemoap para tratar do recurso que disponibilizou para a compra, na ordem de R$ 500 mil.

A vice-presidente da Associação das Pessoas com Doença Falciforme, Lindaci Viana, contou que teve dificuldades com o filho pela falta do aparelho no Amapá e avalia positivamente a destinação do recurso.

“Esse equipamento é muito importante para todos os pacientes falciforme, porque as pessoas com 2 até 16 anos precisam passar por esse exame para identificar se esse paciente está correndo risco de sofrer um AVC e para entrar no protocolo de tratamento. Então é muito gratificante para nós termos esse aparelho no estado. Estávamos há dois anos e sete meses sem realizar esse exame. Com essa emenda poderemos ter o exame aqui”, completou.

O senador Randolfe Rodrigues também falou da importância da aquisição.

“O aparelho não existe no Estado e o serviço não era prestado. Os parentes e as pessoas que têm a doença falciforme se mobilizaram e com o apoio da equipe técnica do Hemoap destinamos o recurso no orçamento da União, para o ano que vem meio milhão de reais, para comprar o equipamento de ultrassom Doppler, que será o equipamento para realizar estes exames indispensável para atender esses pacientes”, destacou o senador.

(Texto: Júlio Miragaia – Fotos: Lee Amil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.