Covid – 100% dos leitos de UTI já estão ocupados no Amapá, diz promotora de Justiça

A promotora de Justiça Fábia Nilci, da Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá, está questionando os números de ocupação de leitos para tratamento de Covid apresentados pela Sesa.  Em reunião do Comitê Estadual de Saúde, realizada ontem, Fábia Nilce disse que constatou que atualmente 100% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) já estão ocupados. “Não adianta apresentar uma estatística com os leitos programados, precisamos trabalhar com a realidade e, hoje, não há leito disponível”, frisou.

A Análise Epidemiológica do Estado do Amapá, do período de 03/01 a 09/01/2021, destaca que  há evidências da tendência de aumento do número de casos pelo novo coronavírus no estado do Amapá, principalmente pelo comportamento populacional no que diz respeito as aglomerações e não utilização de máscaras.

“Precisamos agir logo e com todos os recursos disponíveis; o maior desafio agora é ampliar a oferta de eleitos e sabemos que isso leva tempo, porque envolve insumos, equipamentos e mão de obra. Considerando a carência de profissionais e a dificuldade que enfrentamos aqui no início da pandemia, sabemos que o quadro, infelizmente, tende a piorar. Não há tempo a perder”, enfatizou a promotora Fábia Nilci..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *