COVID-19: núcleos de Saúde e Vigilância alinham fluxo de notificação

Núcleos estaduais e municipais de Saúde e Vigilância se reuniram na neste domingo, 15, para alinhar o protocolo de notificação de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) em Macapá. O encontro foi coordenado pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e o prefeito da capital, Clécio Luis Vieira.

Conforme nova deliberação do Ministério da Saúde (MS), em virtude da grande demanda em nível nacional, os estados passam a ter autonomia para validar os casos notificados pelos municípios diretamente na plataforma do COVID-19, disponibilizado pelo Governo Federal.

Estado e prefeitura acordaram que os casos suspeitos serão analisados conjuntamente por ambas equipes de vigilância em saúde e informado na plataforma, seguindo para análise e reconhecimento do Ministério da Saúde.

Estado e municípios

A partir desta segunda-feira, 16, as comunicações do governo e prefeitura de Macapá irão emitir boletins diários da situação epidemiológica no município.

Um encontro marcado também para segunda-feira entre Waldez Góes e Clécio Luis vai repassar o alinhamento do protocolo de notificação e classificação de casos para os prefeitos dos demais 15 municípios do Amapá.

Nessa reunião estarão presentes as equipes estaduais e municipais de Saúde, Vigilância e Educação para abordar decisões conjuntas, que serão coordenadas pelo COES.

Ainda na segunda-feira, o Governo do Estado vai realizar reuniões setoriais com a equipe de primeiro escalão, conselhos de saúde, enfermagem e outros ligados à esfera da Saúde e Vigilância, além de laboratórios de redes particulares.

(Secom/GEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *