Covid – Nova variante já está circulando no Amapá

O governador Waldez Góes confirmou agora há pouco que a  variante brasileira do novo coronavírus já está circulando no Amapá. A informação foi dada a ele pelo Instituto Evandro Chagas, que analisou  amostra  coletada em uma Unidade Básica de Saúde de Macapá.

Mais do que nunca, o engajamento das prefeituras e de toda a sociedade amapaense com as medidas de proteção à vida é fundamental para frear a disseminação do vírus”, ressaltou Waldez, pois o avanço desta variante é apontado pelos especialistas como uma das razões para a explosão de casos no país e consequentemente o colapso no sistema de saúde.

Só trabalhando juntos vamos conseguir salvar mais vidas e superar esse momento ainda mais grave da pandemia”, enfatizou o governador.

Ainda hoje a Vigilância Sanitária deverá dar detalhes sobre o assunto.

O Amapá praticamente já está entrando em colapso. No Hospital Universitário – o maior do estado – todos os leitos de UTI para tratamento de Covid estão ocupados. No Hospital São Camilo – o maior da rede privada – a taxa de ocupação de leitos de UTI já ultrapassou 80%; no hospital da Unimed a taxa de ocupação ontem chegou a 71%. Isso quando se fala em UTIs para adultos.
Nas UTIs pediátricas para tratamento de Covid também não é diferente. No HMML a taxa de ocupação está em 100% e no HU em 50%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *