Covid – Sistema de saúde do Amapá colapsou, informou hoje o secretário de Saúde

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) participou nesta segunda-feira (15), por videoconferência, de nova audiência de conciliação com o Estado do Amapá, realizada pelo juízo da 4ª Vara Cível de Macapá, para apurar as providências adotadas pelo executivo para abertura de novos leitos para tratamento da Covid-19.

Nesta audiência o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, informou que  sistema de saúde do Estado colapsou e, hoje, todos os leitos clínicos e de UTI do Hospital Universitário estão ocupados.
Ele disse ainda que o Estado consegue ampliar somente para mais 15 leitos, que é o espaço disponível na estrutura daquela unidade de tratamento. Acrescentou que estão trabalhando também com as seguintes frentes: colocar leitos na UPA Zona Sul; requisição administrativa do Hospital Amazonas; instalar um hospital de campanha em Santana, com 30 leitos; e também a possibilidade de mais cinco leitos de UTI no Hospital São Camilo.

No inicio da noite de hoje, 15,  mais de 20 pacientes estavam na lista de espera por leitos de UTI e outros 13 aguardando leitos clínicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *