Randolfe destina R$1,4 milhão em emenda para Tratamento Fora de Domicílio

Para ampliar o apoio aos cidadãos que tem a necessidade de buscar tratamento de saúde em outros Estados, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destinou R$1,4 milhão em emenda para a criação do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do Município de Macapá. Hoje (22), a Prefeitura de Macapá sancionou a Lei que cria o programa.

A Lei N° 2.498/21, de autoria do vereador Alexandre Azevedo, atende a solicitação da Casa de Apoio Nosso Lar. O TFD Municipal vai custear o acesso a tratamentos em outras localidades, que não estão disponíveis no Amapá. As principais áreas atendidas são: oncologia, radioterapia e ortopedia.

O TFD Estadual, por exemplo, tem 6 mil processos e 50% deles estão ativos, o que quer dizer que cerca de 3 mil pessoas fazem o tratamento em outros estados, segundo a Secretária de Saúde do Amapá.

“Enquanto nosso ainda não está equipado para oferecer todos os tratamentos, precisamos atender quem precisa de forma urgente, daí nossa ação de destinar recurso para expandir o atendimento do TFD. Saúde é um direito de todos”, explicou o senador.

(Texto: Carla Ferreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.