Salvando vidas – Pesquisadores do Amapá produzem respirador automatizado

Pesquisadores e alunos do Amapá  (Unifap, Ifap e Senac) produziram um respirador automatizado. Testado por conceituados médicos o respirador foi aprovado, como explica no vídeo no post abaixo o médico Derik Quintas que acompanhou todo o projeto.

A ideia de fazer o aparelho foi do Secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Rafael Pontes (foto) – que é mestre em desenvolvimento regional, doutor em Educação Matemática e professor universitário – durante uma reunião sobre estratégias para o combate ao COVID19.
Quando lançou a ideia alguns acharam que era loucura, mas ele não desistiu.

Ele conta que com o apoio irrestrito do governador Waldez Goes reuniu um time capaz de tornar este projeto realidade. “Iniciamos os protótipos. Dias trabalhando, comprando peças, pedindo emprestado, doações, a cada dia uma vitória. Testes por videoconferência. O grupo de WhatsApp pulsava como um AMBU de ideias. No Amapá e com parceiros como o Prof Eduardo Bento e seu time de alunos da UFSJ”.

Emocionado ele disse: “Até que o grande dia chegou. Convidamos o médico Derik Quintas que acompanhou todo o projeto e hoje validou o experimento! Pai d’égua! Funcionou! Agora temos um  respirador automatizado genuinamente amapaense”.

Ainda emocionado parabenizou e agradeceu aos seus “parceiros nesta loucura”: professores  Geraldo Maranhão e Raphael Comessanha (Engenharia Elétrica da Unifap),  Dimitri Mahmud  (Ifap) ,  Elender Souza (Senac) e  aos graduandos de Engenharia Elétrica e Medicina da Unifap Gabriel, Arnon, Gustavo e Caio. “Eles acreditaram na loucura e tornaram esta ideia um serviço capaz de salvar vidas amapaenses”, disse.

O que ele sente agora? “Orgulho, emoção e a sensação de dever cumprido ao ver a Ciência Amapaense exercendo seu papel na prestação de serviço público a população do Estado do Amapá”


Nós também, Rafael, estamos orgulhosos de você e de sua equipe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *