Tribunal de Justiça recomenda lockdown no Amapá

O Tribunal de Justiça do Amapá está recomendando aos poderes executivos Estadual e Municipais  a adoção de um novo lockdown.
Como se trata de recomendação, caberá ao governador e prefeitos acatar ou não.
A decisão foi tomada hoje à tarde em reunião extraordinária do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-JUS), conduzida pela desembargador Carlos Tork, que avaliou os mais recentes dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no estado do Amapá.
Houve um aumento de novos casos de 77% de outubro para novembro e de 30% de novembro para dezembro. Essa informação foi dada pela  diretora executiva da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SVS), enfermeira sanitarista Iracilda Costa, que participou da reunião.

Taxa de ocupação de UTIs chega a 90%
Representando o Hospital Universitário, o médico Aljerry Rego confirmou que houve um crescimento no número de internações. “Hoje nosso problema é UTI, estamos com taxa de 85 a 90% nas UTIs, nesta segunda onda mais grave, e os pacientes estão ficando mais tempo internados”, relatou.
Cenário preocupante
O médico Ronaldo Dantas, integrante do Núcleo de Apoio Técnico em Saúde do Judiciário (NAT-JUS), observou que “se em dezembro, com excedente de leitos, tivemos 103 mortos, agora, com 100% de ocupação e índice de contaminação mais alto, o cenário é mais preocupante”.

Mais de 40 mortes em janeiro
Com base nos boletins diários do Governo do Amapá, este blog fez um levantamento do número de novos casos e de óbitos ocorridos nestes primeiros 14 dias de janeiro.
São 4.221 novos casos e 41 mortes.
Desde o início da pandemia, o Amapá já registrou 72.422 casos  e 991 mortes. São números bastante altos para um estado que tem pouco mais de 800 mil habitantes.
E sabe-se que estes números podem ser ainda mais altos por causa das sub notificações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *