Varíola dos macacos – Amapá tem um caso confirmado e dois em análise

O Governo do Amapá confirmou hoje o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. Após cinco notificações de casos suspeitos, o Amapá recebeu diagnóstico positivo para o primeiro caso. A informação foi liberada pelo Instituto Evandro Chagas, que é o atual responsável pelas análises de amostras do Estado.

O caso positivo trata-se de um homem de 32 anos, com registro de viagem para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 12 e 24 de agosto. O caso foi notificado na última sexta-feira, 31 de agosto, após o paciente procurar atendimento em Unidade de Saúde de Macapá.

O paciente apresentou sintomas compatíveis e vínculo epidemiológico, após ter informado contato com possível caso durante a viagem ao Rio de Janeiro, sendo, portanto, um caso importado.

O quadro de saúde do paciente é considerado estável. Ele se encontra em isolamento domiciliar e os contatos estão sendo monitorados.

Atualmente, o Amapá possui 5 notificações oficiais de casos suspeitos, duas descartadas, duas em análise laboratorial e um caso confirmado.

(Secom/GEA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.