20 novos ônibus começam a circular hoje em Macapá

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) entregam nesta terça-feira, 5, às 9h, ao lado do Teatro das Bacabeiras, 20 novos ônibus que serão incorporados à frota urbana.
Atualmente, 186 veículos compõem a frota de ônibus, sendo 147 a frota operante. Dos 20 novos ônibus que entram em circulação, 10 são da empresa Siãothur, 5 da Expresso Marco Zero, 3 da Amazontur e 2 da Capital Morena.
Todos os ônibus são adaptados para cadeirantes, e a estimativa é que até em 2014, 100% da frota urbana e intermunicipal seja de veículos com acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e idosos.
A cada renovação de frota, as empresas locais incorporam veículos adaptados, democratizando o acesso das pessoas com necessidades especiais ao transporte público.
Somente este ano, para a compra dos 20 veículos foram feitos investimentos de R$ 5 milhões e 200 mil pelas empresas.
Os novos veículos adaptados possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seus ocupantes, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.
“As empresas adquiriram os ônibus mais completos em equipamentos de segurança, como o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade, pois quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor.
Outro sistema é o controle de partida automático, que impede os ônibus de partir quando qualquer uma das portas estiver aberta. As portas somente se abrem com o veículo parado”, explica o presidente da CTMac, Vladimir Belmino.
Os veículos são equipados com redutores de emissão de poluentes.

(Asscom Prefeitura Municipal de Macapá)

  • Onibus novos,circulando nos velhos buracos,irão quebrar logo logo,lamentável.Ah! trajetos dos coletivos deixa muito à desejar,pois tem lugares aqui que os onibus nem entram,povo tem de andar muito p/pegar um coletivo.

  • Acredito do governo Clécio. Mas responda-me aí: ônibus novos, zerados ou ônibus já re-re-reformados que vai andar pela primeira vez aqui.

  • Coitados dos onibus… Vão se estrepar todos nos buracos! O tal asfalto frio durou exatamente uma semana. Já tem buraco dentro do buraco! Uma sacanagem!
    A Claudiomiro de Moraes foi pro buraco, literalmente…
    Pedir socorro a quem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *