A atuação do Corpo de Bombeiros

Sobre a atuação do Corpo de Bombeiros no incêndio ocorrido na madrugada de hoje no Centro, recebi o coronel Neto Mont’Alverne a seguinte mensagem:

“Alcinéa,

Estive no combate ao incêndio ocorrido nesta madrugada. Realizar uma operação como essa é extremamente difícil sem redes de hidrantes urbanos que possam auxiliar o reabastecimento d’água das viaturas do Corpo de Bombeiros. Em Macapá, só existe um local para que isso ocorra que é na estação de tratamento da Caesa no bairro do Trem. O tempo que se leva para abastecer uma viatura de 5.000 litros é de aproximadamente 10 minutos. Tempo extremamente longo. O Corpo de Bombeiros do Amapá demonstrou altíssima qualidade técnica e operacional haja vista as dificuldades no combate ao incêndio e a altíssima carga de incêndio, ou seja, grande quantidade de material de fácil combustão. Tenho assitido e acompanhado incêndios semelhantes que ocorrem em outros Estados, e sem desmerecer nossas co-irmãs, percebo que com muito mais equipamentos e condições, incêndios como esse provocam danos e prejuízos bem maiores. É bom que se diga, que o tempo resposta do Corpo de Bombeiros de Macapá aos chamados é muito bom. Entretanto, temos a consciência de que, para quem está vendo seus bens consumidos pelas chamas, 5minutos é uma eternidade. Quero aproveitar esse espaço e elogiar todos os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá que estiveram presente naquela operação expondo suas vidas em prol da sociedade e que muitas das vezes saem de casa sem saber se irão retornar.
O Corpo de Bombeiros precisa de investimentos para continuar prestando o excelente trabalho que sempre prestou ao Estado.”

  • Ser Bombeiro é ter um coração enorme pulsando dentro do peito.

    É sentir o sangue correr alucinado nas veias toda vez que alguem precisa de nós.

    É ter coragem para ir onde ninguém quer ir e estar preparado para o imprevisível.

    É amar o próximo como amamos a nós mesmos.

    É saber que a mesma mão ensangüentada que se estende em busca de socorro, dificilmente virá a estender-se de novo em sinal de agradecimento.

    Ser bombeiro é ser abnegado, é abrir mão de natal, ano novo, carnaval, pois enquanto o mundo festeja, os nossos olhos precisam permanecer atentos e a alma pronta.

    É ter que ignorar o frio intenso e suportar o calor insuportável.

    É saber que não se vai ficar rico, que vai se trabalhar muito, que os fracassos serão fantasmas que vão nos perseguir por toda a existência e o sucesso são nuvens que se dissipam com o anoitecer.

    É ser apaixonado por aquilo que faz e tudo isso sem querer nada em troca e é por isso que amo minha profissão e é por isso que tenho orgulho de ser BOMBEIRO.

    • seriam a solução para a falta de agua em combate a incêndios se tivesse água…rrsrsr
      é triste …. mas concordo…

  • Bom o que eu tenho pra falar é que “O CORPO DE BOMBEIROS, NÃO É A CAESA PRA TER ÀGUA”.Essas são as palavras de um BOMBEIRO que estavam tentando apagar um fogo numa residencia na Av. PADRE JULIO entre Hildemar Maia e Santos Dumont na Decada de 90 e pelo que vejo hoje nao mudou nada.

    Agora sabe porque ele me deu essa resposta??
    Ele falou que o CAMINHAO DO CORPO DE BOMBEIROS TINHA SEU RESERVATORIO PELA METADE PRA PODER CHEGAR MAIS RAPIDO…
    A DISTANCIA ENTRE O CORPO DE BOMBEIROS E A CASA QUE PEGOU FOGO ERA DE APENAS 3 QUARTEIRÕES. PRA SER BEM CLARO,A DISTANCIA É DO CORPO DE BOMBEIROS, ATÉ A MICHELAN REVENDEDORA DE PNEUS. VEJAM VOCES CAROS LEITORES A DISTANCIA ENTRE OS DOIS IMOVES, É PRATICAMENTE NENHUMA. MAS O GRANDE DETALHE É QUE O CAMINHAO DO CORPO DE BOMBEIROS TINHA SEU RESERVATORIO PELA METADE DE AGUA.

  • Meus Caros !!
    Na verdade a culpa de udo isso é dá prefeitura.

    Não sei se vcs sabem ela é responsável em emitir o habiti-se dos imóveis, para que o mesmo seja emitido precisa do alvará corpo de bombeiros,CEA e Caesa.
    E a secrétária responsável ( SEURB ) não fiscaliza como deveria emitindo o habite-se de forma irregular.
    Um exemplo disso são os prédios novos localizados nas nações unidadas, os mesmos já estão com habite-se sem nunca ter passado por fiscalização do corpo de bombeiros. Como o habite-se foi emitido…?
    E já tivemos um incendio em um apartamento dos prédios onde nem um hidarante e sistema de alarme funcionou.
    Se vcs verem o código de obras da prefeitura de macapá é muito bonito, mais a mesma não cumpre o que ela mesma define.
    Como se dizem por ai… aqui nada funciona

  • Sou fã incondicional dessa corporação.Considero-a o “ultimo reduto” de profissionalismo e altruismo no serviço público. Que Deus os guarde e conserve…

  • Alcinéa: como já escevi no Corrêa os candidatos Lucas & Camilo estão perdendo o “Bonde da História”. É necessário uma agenda de compromissos suprapartidária, onde investimentos em setores prioritários sejam urgentes, independente do candidato eleito.

  • Alcinéa e amigos dá uma pasadinha no blog da nell. Mais um blog amapaense de qualidade. A Nell é de Mazagão e esta falando muito bem de cultura e politica.
    Wellington

  • EU JÁ PRECISEI DESSA TURMA DE BOMBEIROS EM UMA PROPRIEDADE RURAL QUE QUEIMAVA, OS CARAS SÓ VÃO EMBORA QUANDO O SERVIÇO ACABA, FORAM HORAS ENGOLINDO FUMAÇA E CALOR QUE NENHUM CASEIRO MEU QUIS ENFRENTAR. SÓ TENHO A AGRADECER ESSES MILITARES, VI O TRABALHO DELES NO CENTRO DA CIDADE E MESMO SEM OS MELHORES EQUIPAMENTOS E SALÁRIOS NINGUÉM ARREDA O PÉ ENQUANTO TEM PERIGO. PARABÉNS BOMBEIROS.

  • Para mim, os bombeiros fazem parte da mais valorosa classe de ajuda ao ser humano, pois arriscam suas vidas para salvar bens (inclusive a vida) dos outros. Parabéns e saibam que têm todo o meu apreço.

  • em 2005 o salario do bombeiro e pm do amapa era o terceiro maior do brasil, hj amargamos o 18o maior salario, que ja esta mais do que defasado, nos corremos muitos riscos em situacoes extremas, muitos bombeiros e policiais morrem por ano no exercicio de suas funcoes, e ainda vem uns babacas e dizem q ganhamos muito bem ou q somos vadios. as viaturas do bombeiro do amapa sao sucatas, materiais escassos, fato! basta a vontade das pequenas corporacoes, precisamos de mais investimentos e melhores salarios, alem de concursos.

  • Eles trem equipamento pra trabalhar sim !herói é a policia que trabalha na rua correndo atraz de marginais e não são reconhecido. só falta o bombeiro fazer greve pra ganhar aumento de salário.

    • Ninguém tá aqui pra falar de PM x BM rapá …. os 2 merecem respeito, não se pode dar valor somente aquele que corre atrás de bandido, mas sim tbm no ser humano que salva uma vida entre ferragens, incêndio etc… isso é pouco pra vc? Pensamento pequeno seu heim!!!! valorize o seu serviço, mas tbm valorize o do seu próximo, um dia vc pode precisar deles.

  • E o pior que não é só CBMAP que precisa de reaparelhamento, são todos os órgãos da Defesa Social. Entra governo e sai governos e o contigenciamento do orçamento da segurança pública não pára, em contra partida da comunicação só aumenta, por isso que tem gente trabalhando de olho nesta pasta.

  • Parabens Netinho Montalverne, Cunha e demais combatentes do Corpo de Bombeiros.. Estive lá..A falta de hidrantes na cidade atrapalha o trabalho. E ontem os combatentes informavam que o hidratante lá na Caesa estava pingando o que demorava mais que onormal pra reabastecer os carros..

  • Eu gostaria de fazer um agradecimento a tropa que esteve no combate e que foram homens e mulheres incansáveis na extinção do sinistro. Estive no local das 3h até13h , e me chamou a atenção a solidariedade, o respeito e a confiança que a sociedade deposita em nós Bombeiros pois nos deram apoio na questão de água, leite por causa da fumaça e sempre estavam lá se disponibilizando a nos ajudar. São essas atitudes de reconhecimento do esforço que fazemos na defesa da vida e do patrimõnio do cidadão que vale a pena ser Bombeiro e pertencer a esta briosa Corporação Corpo de Bombeiros Militar.

  • Não tem que investir em nada mesmo, isso é papo furado. eles ganham bem e não fazem nada, se não dão conta de apagar um foguinho é porque são desprepadados.

    • Oh contradição. Se existe despreparo – se, se,se,se -. Não deve existir investimento?
      É o teu pensamento e eu respeito. No entanto, percebo que teu argumento é eivado de rancor e egoísmo.
      Portanto meu caro amigo, espero que você não precise do CBMAP, pois, quando isso acontece algum bem (vida, saúde, patrimônio) teu esta em risco.
      Reflita!

    • O IMBECIL, VOCE FALA ISSO PORQUE AINDA NÃO PRECISOU DESSE VALOROSOS MILITARES, E QUANDO PRECISAR ELES NÃO VÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SUA IGNORÂNCIA.DETALHE, NÃO SOU BOMBEIRO. PARABÉNS BOMBEIROS DO AMAPÁ.

    • Se compararmos com os outros estados da Federação, ganham razoavelmente bem, mas não esqueça que eles não fazem salvamento, nem apagam incêndios com seus salários.

  • Infelizmente vivemos numa “farta” de tudo! Idade da pedra mesmo! Uma pessoa da nossa familia trabalha em Luanda Angola que teve décadas de guerra civil, mesmo por la ha hidradantes que funcionam por todos os lados! Eita… que nisto e em outras, agente perde até para nossa irma Africa sofrida e miseravel!

  • Prezados,

    Acompanhei tal ocorrência e o corpo de bombeiros empenhou todo seu corpo técnico e material nesse evento. Foram gastos mais de 30Mil litros de água. Não é simples reabastecer, existe uma demora de deslocamento das viaturas, de encher e voltar ao local.

    Pelo que ví o CBM está de parabéns! Infelizmente houve perda material, mas acredito que tudo que era possível fazer foi feito.

  • parabéns aos valorosos soldados do fogo, pelo trabalho realizado ao combate ao encendio desta madrugada no centro da cidade.Que Deus vos abençôe e proteja a todos.E muito obrigado

  • Pensador inteligente, com um caminhão ou dois de 12 mil litros de água não se apaga um incêndio nem em um apartamento, imagina num quarteirão. O Cel falou reabastecer, interpretação…

    • Estado desorganizado dá nisso! A população é “levada” à votar com muita paixão e pouco conhecimento e,quando precisa,não recebe sequer o basico. Esperar que a valorosa guarnição,sem recursos,sem equipamentos e sem o apoio da população à quem serve,faça milagres é esperar demais!Dêem-lhes as devidas condições e verão homens orgulhosos dos serviços prestados.A seguir um pequeno trecho do Hino do Soldado do Fogo:
      “Missão dupla o dever nos aponta
      Vida alheia e riquezas salvar
      E, na guerra punindo uma afronta
      Com valor pela pátria lutar.”
      Ps; Já fostes à uma guarniçao apenas para dar bom dia e agradecer pelo trabalho que fazem? Não? Então vá,valorize-os, mesmo que nada tenham feito diretamente à ti.Valorize-os apenas por existirem,são nossos anjos da guarda>

      • Prezado Jorge Luiz, peço direito à réplica sobre seu comentário: “Não,não coloque o PT na mesma barca de todos os partidos. Explico; Ninguem consegue fazer uma mudança radical em pouco tempo. As nossas instituições são arcaicas e, atualiza-las digamos assim, não é coisa prá oito anos. Repito o que já escrevi aqui; Quando um senador, governador, juiz ou deputado ia preso neste país?? NUNCA!!! Eles sempre tinham uma forma/padrinho para se livrar. Sabe quando o judiciario começou a mudar? Quando os petistas entraram no governo!Portanto, faz um flashback, e verás que o PT, ainda, é um partido confiavel. Como em todas as classes lá, tambem,tem ovelhas negras.”
        Pergunto: quantos dos envolvidos no mensalão, explicitamente divulgado pela televisão, estão presos? O único que vi preso foi o arruda, envolvido no “mensalinho”, uma espécie de boi de piranha por ter enfrentado tubarão. E outra: “Como em todas as classes lá, tambem, tem ovelhas negras”. A questão maior é que essas ovelhas negras ocupavam (ou ainda ocupam nos bastidores) a alta cúpula do partido, sendo que o expoente maior se restringiu a dizer: “EU NÃO SABIA”. Meus comentários são carregados de amargura, bem sei, mas decorrem da desilusão política.

        • Por partes,como diria “Jack,o estripador”
          1)Repetindo: Quando um governador,juiz,desembargador,deputado,Delegado da PF,eram presos neste país e respondiam por seus atos?
          2)O fato dos mensaleiros não estarem presos,apesar de alguns terem sido caçados,não é culpa do PT não.É NOSSA CULPA QUE ELEGEMOS OS CARAS QUE FAZEM AS LEIS NESTE PAÍS!Hoje,73% dos integrantes do congresso nacional tem processos contra eles!E,vivem criando artificios para não serem presos.
          3)As vezes,no calor da indignação,deixamos passar coisas muito banais.Por exemplo;minha familia é composta de 16 seres.Pensa que sei o que todos estão fazendo?DE JEITO NENHUM!!!Imagina o Lula,que não sabe,sequer,o que a Marisa faz!Como diz a Alcilene,simples assim.
          Por experiencia própria posso te afirmar;magoa,rancor,desilusão são sentimentos que só são bons para alimentar um cancer(já tive um no pulmão).Leve a vida com a certeza de estares fazendo a tua parte,se os outros não fizerem as deles,relaxe,o que importa é a tua consciencia,o que tu pensas de ti.Não deixe nunca que o ódio invada o teu coração,ele,como já escrevi em outro post,é do tamanho do amor que sentes pela pessoa odiada.
          Shalom

          • No item 2 do seu comentário vc se contradisse. Prisão e reeleição não têm nada a ver. Se foram reeleitos e porque não estão presos. Além do mais, aprendi, no primário, que os 3 poderes constituídos da República são independentes e solidários entre si. Não vejo aí influência do governo, uma vez que não tem moral para apontar o erro dos outros com o seu dedo sujo. Vejo, sim, influência da mídia. Antes, os meios de comunicação eram totalmente comprometidos com os interesses do Governo. Hoje a coisa mudou um pouco.

        • Amigo
          Me perdoe o “caçados”.O ALCAL DÊMICO já está conseguindo me influenciar,rsrsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *