A saúde está em coma

Um debate agora a tarde no twitter entre internautas amapaenses mostrou a quantas anda a saúde pública no Amapá.
@tumucumaq contou que seu sobrinho, se esvaindo em sangue, acometido de dengue hemorrágica foi praticamente botado pra fora do Pronto Socorro porque a família reclamou do péssimo atendimento. De acordo com @tumucumaq o médico suspendeu a medicação e deu alta pro garoto por causa da reclamação da família. O garoto agora está internado no Hospital São Camilo e seu quadro é estável.
Outro internauta, que se assina @PiReNtU  disse que dia desses seu neto foi levado para o posto médico do PS, mas o médico que deveria estar lá às 14h30 só chegou às 16h porque estava no consultório particular.
@CarolLazameth contou que semanas atrás o filho de sua vizinha, um bebê de três meses, deu entrada no Pronto Atendimento Infantil passando mal. Lá trataram o bebê como se ele estivesse com uma simples virose. O bebê acabou morrendo… de sarampo.

Hoje recebi um e-mail de Wilck Figueiredo Ferreira contando da morte do avô José Brandão Ferreira, o conhecido “Seu Zezinho” – que foi barbeiro, taxista e proprietário de uma das primeiras lojas de auto peças em Macapá. Seu Zezinho – que morava e tinha uma loja na Leopoldo Machado – morreu ontem às 21h no Pronto Socorro. Seu corpo está sendo velado na Capela São José (Jovino Dinoá c/ Cora de Carvalho) e o sepultamento será às 17h.
Transcrevo aqui, na íntegra, o texto que recebi de seu neto:
“sou neto do zezinho da auto peças zezinho !!!
Meu avô morreu ontem as 9 horas da noite de pneumonia, ele teve um AVC HEMORRÁGICO em 18/12/2010, foi internado, E QUANDO ELE TEVE aLTO DO HOSPITAL SAIU COM PNEUMONIA, adquiriu pneumonia   no hospital de emergência, ontem ele teve que voltar pro hospital, chegamos ontem 9 horas e veio a falecer 9 da noite, pois o SUS – SISTEMA UNICO DE SAÚDE não interna pessoas co pneumonia pelo menos foi o que passaram para nós no hospital, e ai ficamos esperando o médico pra dar alta para ele e iamos levar ele pro são camilo mas não deu tempo pois o médico também deixou agente esperando desde manhã até a noite !!! !!!!”

Sabe-se que o caos na saúde é resultado da corrupção, má gestão e politicalha de governos anteriores, mas é urgente que o atual governo tome providências para tirar a saúde deste estado de coma.
É inadimissível que se suspenda a medicação de um paciente só porque a família reclamou do péssimo atendimento. É inadimissível que pessoas continuem morrendo por falta de atendimento.
Durante o debate no twitter alguém postou que o atual governo já providenciou a compra de medicamentos. Ótimo! Os hospitais públicos tem mesmo que ser dotados de medicamentos e equipamentos. Mas de nada adianta ter o medicamento em estoque se não tem médico para receitar. De nada adianta ter o medicamento se um médico suspende a medicação quando a família do doente, abalada emocionalmente, queixa-se do atendimento.
Muito mais importante e  urgente que defender ou atacar governantes anteriores e o atual é defender a vida.

  • Onde estão os remédios que dizem ter no hospitais? Já dei duas voltas atráz de medicação para um paciente de 83 anos e simplesmente dizem que está em falta. Com ficam os apcientes que necessitam tomar esta medicação para pressão alta e problemas cardíacos? Os funcionários “nem olham na sua cara da gente para nos atender”…………………….

  • Olha, de boa! Solidarizo com as famílias alutadas e tenho certeza que há falhas enormes no sistema. O que não dá pra tolerar, é culpar integralmente os médicos, pelo amor de Deus! De novo! Gente, o Camilo não é o Capi! Não puxem o saco por puxar, ele mesmo parece que não gosta disso. Deixem que ele veja o real problema, só médico não resolve, nem sozinho é a causa de caos da saúde! O Brasil todo está um caos na saúde! Principalmente nos aliados do Lula. Creiam. Pesquisem.

  • Já que a LiESA decidiu que não terá desfile de Escolas de Samba em Macapá, o governo do Estado poderia destinar o dinheiro que deixou de dar p/ escolas para colocar o Bloco da Limpeza na Rua. Na semna de carnaval , fazer um mutirão no Hospital de Emergencia, fantasiados de “Ajax o furacão da limpeza” , voluntários abririam alas. No dia em que meu pai lá esteve internado e acabou por falecer , eu vi: pombos fazendo ninho em caixa de ar-condicionado, bitucas de cigarro aos montes no telhado , telhas quebradas, mudas de mangueiras crescendo nas marquises, e as cadeiras da sala de espera do centro cirurgico todas rasgadas! E mães se queixando que os filhos pegaram infecção hospitalar no HE.

  • Alcinea
    Fiquei sabendo que o Governo realmente já comprou medicamentos, mas a mesma informação que me foi repassada “ainda não confirmei a veracidade” é de certa forma preocupante, pois o medicamento foi adquirido em caráter emergêncial sem os procedimentos licitatórios, até entendo a urgência, mas os dados que me chegaram são que a referida compra “emergêncial” foi para um prazo superior a 90 dias, prazo mais que suficiente para a abertura do Certame de Concorrência Pública que são 30 dias, mais 30 para a concretização do processo de compra e 30 para a entrega dos Medicamentos. Tenho confiança no Secretário de Saúde pela sua Vida Profissional espero que este fato não seja verdade, não podemos ver as licitações direcionadas de volta a SESA.

  • Ninguém aguenta mais, jogar culpa no governo anterior e etc. etc. Alguém me disse que a administração PÚBLICA É IMPESSOAL. Ou seja ajoelhou tem que rezar. Se o Pedro Paulo como secretário da SESA, deixou esse caos, que seja punido por quem de direito. Agora, enquanto isso teremos esse bando de “baba ovo”, querendo fazer média com o Gov.Camilo, e o povo que depende do SUS morrendo nos hospitais amapaenses. A que ponto chegamos? Concordo com que você diz em seu blog:”Mais importante e mais urgente que defender ou atacar governantes anteriores e o atual é defender a vida.” Vejo que a única pessoa deste governo que não está deslumbrado com o poder é justamente o próprio Governador. Já cansei de ver esse nove Secretario da Sesa, atacar Waldez & Cia. Só numa entrevista no programa do Belair, ele falou pelo menos umas 10 vezes o nome dos ex-governadores Waldez e PP.
    Ou seja, vejo que “tudo dantes no quartel de abrantes”. Colocaram um sujeito,para fazer politicajem dentro da Sesa e esqueceu de que tem resolver os problemas e parar de reclamar isso ou aquilo. Tomara que essa gente não imite o Prefeito de Manaus, desejando que “Morram usuarios tucujús do SUS”. Como diz a tag #Rezemos.

    • Socooooorrrooo!!! Largue o twiter e assuma de fato o cargo e vai trabalhar. As pessoas tao morrendo e ninguem quer saber de jogar culpa nos outros. Camilo Góes Capiberibe a campanha acabou! comece a trabalhar!!!

      • Socorro, o twitter é interatividade, assumir o “cargo” significa seguir a política de governo, a comunicação é o veículo fundamental de cobrança do cidadão. Olhe como você expressou sua indgnação e vontade, usou o meio. Portanto, o twitter é uma das formas de comunicar aos secretários onde tem deficit. Não devemos retroceder no processo, um governo que dá voz ao povo “talvez” trabalhe melhor.

        • Zanjo o twitter é uma ferramenta excepcional, mais o problema é que o governo tá usando ela pensando ser um adolescente com videogame. Uma coisa é usar os meios comunicar os atos e receber criticas outra e ficar viciado em tecnologia feito adolescente inconsequente.
          pior ainda é só pensar em propaganda virtual. Hittler foi mestre nesse jogo e contratou um dos maiores mestres Joseph Goebbles e deu no que deu.

  • Alcinéa,
    Tudo que está relatado neste Post é o retrato do descaso pela vida. Conheci o Zezinho que era nosso vizinho aí na Leopoldo Machado e êle como ser humano deveria ter por parte do poder público uma melhor atenção. Os políticos são eleitos pela população na esperança de que aqueles que chegam possam trazer soluções aos seus problemas e a preocupação dos mesmos deveria ser a de fazer sempre o melhor já que sempre são detectadas mazelas e mais mazelas de gestões anteriores. Já os médicos nos casos aí citados com certeza esqueceram os juramentos pronunciados no dia de suas formaturas, ou seja, mera formalidade.
    Lamentavel sob todos os aspectos.
    Sds,

  • A quadrlha denominada “harmonia” tem grande parcela de culpa nesse caos da saúde, em um país sério em valores democráticos, todos seriam condenados a prisão perpétua, além de terem que devolver tudo que foi desviado,mas no Brasil com o falso valor de “estado democrático de direito” eles terão vários advogados para defende-los da prisão, pago com o mesmo dinheiro desviado da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *