Ainda sobre o incêndio

Soldado bombeiro Dionísio Junior – que trabalhou das 3h da madrugada até meio dia – para debelar o incêndio que começou na Tapeçaria Macapá na madrugada de sexta-feira, usa o blog para mostrar alguns pontos da atuação do Corpo de Bombeiros.
Leiam:

“Fui um dos militares bombeiros que atuou no incêndio da Tapeçaria Macapá desde as 03h da manhã até as 12h, ou seja, 9h de trabalho exaustivo. Tenho acompanhado os comentários deixados no post que você fez trascrevendo as palavras do Coronel Mont’alverne. Gostaria de colocar alguns pontos aqui sobre a atuação do Corpo de Bombeiros em casos de incêndio.
1) Atualmente, quem recebe as ligações do 193 não é o Corpo de Bombeiros e sim o CIODES. Lá, por causa dos inúmeros casos de trotes (que inclusive já matou 1 militar em 2007 e feriu outros), eles possuem uma política de segurança que é adotado antes de acionar as guarnições de combate a incêndio. Quando é recebido uma ligação informando um incêndio, primeiro é checado a informação através de um retorno da ligação ou aguardando outras ligações confirmando o mesmo incêndio. Só após isso, é que as guarnições são acionadas para se dirigirem até o local do sinistro. E temos que ser realistas, essa confirmação dura em torno de 2 a 5 minutos. Após esse tempo, as viaturas saem dos quartéis e demoram o tempo do percurso para chegarem até o local do sinistro. No caso do incêndio da taeçaria Macapá, nossas viaturas chegaram ao incêndio em 7 minutos, e esse tempo, como bem falou o Coronel Mont’alverne, é uma eternidade para quem está vendo seus bens serem consumidos pelo fogo.
2) Nossas viaturas de combate a incêndio, permanecem no quartel com seus tanques COMPLETAMENTE cheios. Portanto, quem acha que abastecemos as viaturas de água na hora em que somos acionados para uma ocorrência está muito enganado. Cada viatura nossa, comporta entre 5000 e 6000 litros de água. Isso é o suficiente para em média 12 minutos de combate a incêndio. É pouco, sabemos. Por isso, contamos em nosso maquinário de duas viaturas chamadas de Auto-Tanque, que comportam cada uma 12000 litros de água, o que estende esse tempo de combate para 1 hora, tempo suficiente para que viaturas de outras unidades operacionais possam chegar ao local do sinistro e auxiliar no combate ao incêndio, e tempo suficiente para que outra viatura possa ser reabastecida com água em outra fonte e volte ao local do sinistro para que não falte água. Especificamente nesta ocorrência da Tapeçaria Macapá, quando nossa primeira viatura chegou ao local e viu a situação do incêndio, logo alertou o CIODES para que acionasse as demais unidades operacionais do Corpo de Bombeiros a enviarem suas viaturas até o local. Cerca de 10 minutos depois do alerta, nossos auto-tanques já estavam no local do sinistro para garantir a água necesária ao combate. Os militares envolvidos na ocorrência que operam as bombas das viaturas são militares experientes, que sabem controlar a pressão da água para garantir o maior tempo possível de água aos combatentes que estão na ponta da mangueira.
3) Temos pontos de abastecimento de água das viaturas, mas o mais rápido é na CAESA, entretanto, nessa ocorrência, a perícia e perspicácia de nossos militares fez com que conseguíssemos abastecer nossas viaturas de água na rampa do Santa Inês, através do processo de escorva(sucção da água), o que diminuiu bastante o tempo de recarga de água das viaturas, mas, sabemos que se houvesse uma rede de hidrantes bem distribuída na cidade, isso não seria problema.
4) Cada guarnição de combate a incêndio conta com 12 militares, sendo 6 para extinção, 3 para resgate e 3 para atendimento pré-hospitalar. Ao chegarem ao local da ocorrência e perceberem a gravidade da situação, os comandantes da operação acionaram os militares de sobre-aviso. Assim, em pouco tempo, cerca de 100 militares chegaram ao local do sinistro e atuaram de forma efetiva na extinção do incêndio, que não foi pequeno, em virtude da grande quantidade de material inflamável existente no local, o que fez com que o fogo se alastrasse muito rapidamente. Sabemos que não temos os melhores equipamentos de combate a incêndio, mas como bem falou o Coronel Mont’alverne, temos os melhores bombeiros do país, isso posso garantir a você, pois a perícia de nossos bombeiros foi que impediu que o estrago dessa ocorrência fosse maior, como já vimos em outras situações em outros estados da federação.
5) Foram cerca de 10 horas de combate efetivo ao incêndio. E graças a Deus, não tivemos mortes no local, apenas perdas materiais. Desta forma, podemos constatar que os militares do Corpo de Bombeiros do Amapá tem um grande conhecimento técnico-operacional e são muito bem treinados.
6) Pude perceber na ocorrência, a solidariedade dos vizinhos, que ao amanhecer, reuniram-se e organizaram um café da manhã aos militares que estavam trabalhando no local. Gostaria aqui de agradecer a essas pessoas que valorizam nosso trabalho e sabem e viram o quanto nos esforçamos e nos dedicamos para a extinção daquele incêndio.
7) Em alguns comentários do post, pude ver pessoas dizendo que os bombeiros são vadios, pois só vivem sentados nos quartéis. A essas pessoas quero dizer o seguinte: Agradeça a Deus quando você passa em frente a um quartel do Corpo de Bombeiros e vê todas as viaturas no pátio e os bombeiros sentados. Isso quer dizer que ninguém está precisando de nossa ajuda e a população está bem e segura. Mas se você ver uma viatura do Corpo de Bombeiros na rua com as sirenes ligadas, ore, pedindo proteção de Deus a esses militares que arriscam suas vidas para salvar outras, quem entram num local sinistrado quando todos estão saíndo, e que com certeza estão indo atender alguma emergência, e essa emergência pode ser na sua casa. Pense bem nisso.
Um abraço Alcinéa e que você continue a ser essa jornalista coerente, que não esconde os fatos e sim mostra-os, doa a quem doer.
Att.
SD BM DIONISIO PEREIRA JUNIOR”
  • Parabéns Soldado Dionísio, espero que sua corporação tenha muitos dionísios em seus quadros, vemos que vc gosta do que faz, a verdade é que quando não entendemos o funcionamento de determinado sistema, o mais fácil é falar mal para parecer que entendemos ou por puro recalque.
    Um abraço

  • Sem tempo de ler teu site, mas sempre leio os antigos posts. Adorei esta redação, me emocionou msm e olha que trabalho com o fatidicio o dia todo. Uma coisa é certa, este rapaz veio ao mundo para ser bombeiro e defender sua cooporação. Quem anda dizendo que bombeiro é vadio e não faz nada é sinal de que foi um pouquinho burro e não estudou para ser um funcionário público ou não quis se dedicar. Além disso, ele fez todo um curso para estar ali e salvar vidas. Você que está lendo este post quantas vezes já deu espaço para que o carro dos Bombeiros passasse por você? Acho que nenhuma. Quando veem a sirene fingem que não ouviram e seguem em frente, enquanto alguma casa está queimando rqapidamente. PAre para pensar nisso! Dê passagem para os carros dos Bombeiros, para Ambulâncias e carros da polícia. Numa dessas, sua casa pode estar pegando fogo!

  • Li um comentário pra ele ter uns trinta filhos!!! Tá louca!!! Temos um!!! E vale por trinta.
    Por enquanto deixa que ele fique apenas apagando o meu fogo!!!
    Fazendo o que ele faz de melhorr!!!
    beijos, amor!!!

  • Parabens Dionísio pelas palavras, fiquei bastante emocionada com todo esse orgulho que vc tem por ser um bombeiro militar, que Deus ilumine a todos vcs que fazem parte dessa Corporação…..

  • Parabéns a toda a brava corporaçao de Bombeiros Militares do Estado do Amapá.
    O Sd. Dionísio não apenas foi claro em suas colocações, mas também demonstrou a nobreza de caráter desses que optaram literalmente em lançar-se ao fogo pelo bem da sociedade em que vivem. Suas palavras literalmente me fizeram lagrimar.

    Parabéns à vizinhança que supriu a necessidade alimentar dos que trabalhavam: isto demonstra que nas horas críticas todos precisamos dar as mãos.

    Lamentável os que, sem a mesma nobreza de caráter, apenas lançam pedras. Mas se lhes fosse requerido entrar na luta, simplesmente fugiriam como ratos.

    O que o sd. Dionísio falou sobre quando estão no Quartel sem atender a chamados significar tranquilidade na cidade, é corretíssimo.

    Vivas aos dias comuns, rotineiros! Significa que tudo está no seu devido lugar, nada que transtorne a nossa vida aconteceu: não perdemos o emprego, um ente familiar ou a saúde. Então voltemos em paz para casa.

  • Parabéns meu amigo Dionísio Jr.
    Muito coerente e preciso nas suas informações.
    Vc sabe o quanto é ser bom atuar nessa corporação!!!
    Eu posso dizer, pois já fui Bombeiro Militar um dia…
    Forte abraço e fica com Deus!!!

  • Parabéns a toda Corporação do Corpo de Bombeiros do Amapá. Assistimos a muitos registros, não só de incêndios, como também de resgate nas águas do nosso imenso Amazonas, e vemos do que eles são capazes, do quanto são capazes de se doar para salvar uma vida…
    Parabéns se vão com o vento, mas o heroismo, a coragem de se dar para salvar o próximo nem todo mundo tem.

  • Parabéns Dionísio pela explicaçao aos leitores.
    Que DEUS sempre te acompanhe nessa árdua e abençoada missão.

  • Desejo do fundo do coração dionisio que voce seja casado e que tenha uns trinta filhos, assim vou ter a certeza de que teremos bons homens para o amapá, se não for por favor que o faça logo e que tenha uns trinta filhos e que todos tenham a sorte de ter a formação criação que voce teve, há… parabenize seus pais também, certamente eles temuma contribuição impar pelo que voce é, nunca, jamis nos abandone, voce tem a melhor qualidade que um homem deve ter, falar sempre a verdade, nada mais que isso.

  • Parabéns aos soldados do Corpo de Bombeiros que na verdade são eles q arriscam suas vidas na hora de salvar as vidas alheias.Vcs são verdadeiros guerreiros.

  • PRONTO ! AGORA ELE VAI SER JORNALISTA E/OU ADVOGADO. ASSIM VAMOS PERDER NOSSO HERÓI. SALVEM-SE QUEM PUDER !!!!!!!!!!

  • VAMOS PARAR COM ESSA BOBAGEM. UM INCENDIOZINHO E, MEDALHAS PARA OS HERÓIS QUE SALVARAM VIDAS… CONTINUEM ASSIM, TRABALHANDO E VAMOS PARAR DE MUITA FRESCURA DE MEDALHAS, DIPLOMAS, HOMENAGENS…
    CHEGA !!!

  • Quero registrar meu apreço e solidariedade a estes valorosos homens que arriscam suas vidas para salvar as de outros.

  • Parabens ao sd Dionisio, tirando um pouco do entusiasmo que e peculiar de todo aquele que dedica sua a vida a servir, suas explicacoes sao bastantes pertinentes.
    CEL RR QOPM ALVES

  • Parabéns pelo excelente texto, Soldado! Claro e objetivo, mas sem usurpar detalhes importantes.
    Ser bombeiro não é profissão, é sacerdócio pela vida e segurança das pessoas. Por isso, a instituição Corpo de Bombeiros deve sempre ser prestigiada e valorizada por todos!

  • Gostei do informativo do bombeiro, alto padrão de atendimento, uma resalva apenas, ausência de casa queimando não siguinifica casa segura, ha algumas coisas que se confundem com facilidade, porexemplo ( comentário nada haver com o do bombeiro mas serve) ser o Estado mais preservado do país, pode não ser verdade, pode ser apenas o Estado que não se desmata, o que n tem nada haver uma coisa com a outra.

  • SB BM Dionisio Pereira Júnior.
    Nossas “continências” a todo o corpo de bombeiros de Macapá. Já passei por esse problema em minha residência e se não fosse a habilidade e presteza dessa valorosa corporação, o prejuízo teria sido muito maior.
    Que Deus proteja sempre todos vocês em todas as missões.

  • Parabens Dionisio, por compartilhar com os leitores do blog, de forma clara, o funcionamento da corporaçao para atender uma ocorrência de incêndio.. E parabens a todos os combatentes bombeiros..

  • Dionísio,

    A transparência de nossos atos e a certeza do dever cumprido são aliados para que tenhamos orgulhos e defesa com convicção do que fazemos. Parabéns pela atitude de nobre do seu esclarecimento aqui postado.

  • sou policial civil e me solidarizo com o companheiro Dionizio, pois as vezes somos taxados de “vadios” sem ser levada em consideração um trabalho essencial a população. abraços

  • “Quem sai na chuva é pra se queimar” Vicente Matheus(ex-presidente do time de futebol Corinthians, de São Paulo-SP, Brasil)

  • Parabéns Corpo de Bombeiros
    Ninguém venha criticar o CBMAP perto de mim pq eu não deixo, admiro esta profissão e ponto final. Dizer que o BM é vadio é uma grande estupidez … se alguém pensa dessa forma, espero q nunca precisem dos trabalhos desses profissionais.

  • Concordo com o que postou o nobre soldado bombeiro Dionísio.Quem assim como eu, que viu seu imóvel sendo sinistrado, e que pôde contar com a ação heróica do corpo de bombeiros, só pode elogiá-los, agradecê-los e pedir a Deus que os proteja sempre. Parabéns a toda corporação.

  • Bela resposta, SD BM Dionisio: posso confirmar que estive no local entre as 6:15 e 6:30 hs e vi a brava atuacao de nossos valorosos bombeiros. Inclusive havia um recebendo primeiros socorros, creio, por haver inalado muita fumaca. Tem gente que fala mal de todo mundo, mas nao serve nem para lavar o prato onde come. Esse tipo de gente so serve para denegrir a imagem de quem trabalha serio.

  • SD BM Dionísio, vc está de parabéns pelas suas colocações sobre a atividade do Corpo de Bombeiros. Tenho certeza que não é uma meia dúzia de gente ignorante que vem tentar denegrir a imagem de uma corporação de valorosos combatentes bombeiros. Graças a Deus que voces existem!!! Espero que Deus nunca deixe acontecer uma tragédia na casa desse pessoal que não entende a importância de uma corporação chamada de “CORPO DE BOMBEIROS”.

    • Realmente, jornalismo é uma área que muito me atrai e que gosto bastante, as vezes até aventurando algumas matérias em jornais da cidade. Vou pensar na sua sugestão!!! rsrsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *