Andando por aí…

Nas suas andanças, a passeio ou a trabalho, por todos os cantos do Amapá, o juiz Heraldo Costa esteve mês passado na aldeia Uaçá (Oiapoque). Encontrou dois índios que estavam voltando da caçada com um macaco e uma arara para o jantar.
Fotografou e mandou pro blog.

  • não sabem o fim dessa caça só sei que no geral o índio e é um desformado ecológico como muitos brancos e isso me preocupa muito …cultura predadora também em menor escala é claro..pode ate ter matados especies raras que nem conhecemos ainda… mas a questão implica muita coisa..daqui e revoltante ver mas não sei a realidade dessas fronteiras existe sim um descaso com esse povo.

  • aproveitando o comentário do colega se chegou tenis e roupa para esses indios deveria ter chegado cadeia também para aprenderem a preservar os bichos.

    • O Eliseu em que país você está e vive, qie eu sei o Brasil pertense aos Indios, a lei de preservação é para o homem civilizado (branco) , as florestas e matas são dos Indios os verdadeiros donos da terra em que você vive, Vem dizer que tem que preservar os bichos.

  • É importante lembrar que não fomos nós que tivemos que nos adaptar aos indios e sim eles que tiveram que se adaptar a nossos usos e costumes. É muita ignorãncia, no meio em que vivemos, alguem ainda querer que indios, para ser indios, tenham que estar nus e com penas na cabeça. O povo “civilizado” foi quem suprimiu esse povo, de tal forma que nossa cultura influenciou a deles e o resultado está aí, nesta foto que diz tudo. É muito facil ficar com dó da arara e do macaco ou falar das vestimentas e do modo operante, mas duvido que, aqueles que criticam esses indios, tenham parado para estudar sobre eles e principalmente sobre a forte influenciao que nós, “civilizados” tivemos sobre a vida deles. COM QUEM ELES APRENDERAM A COMPRAR E VENDER? COM QUE ELES APRENDERAM QUE ANDAR DE SAPATOS PELO MATO É MAIS CONFORTÁVEL? COM QUEM ELES APRENDERAM QUE ATIRAR COM ESPINGARDA É MAIS PRÁTICO E EFICIENTE DO QUE PAU OU ARCO E FLEXA? COM CERTEZA ELES VÃO COMER A CARNE DO MACACO E DA ARARA POR NECESSIDADE E COSTUME, MAS A OS ADEREÇOS CONFECCIONADOS COM A PELE E A PENA DOS MESMOS, QUE SERIA PARA USO PRÓPRIO À UNS 500 ANOS ATRAS, SÓ SERÃO COMERCIALIZADOS POR CAUSA DE NÓS “CIVILIZADOS”, QUE NÃO SABEMOS NOS RELACIONAR, IMPONDO NOSSA CULTURA DE FORMA DESRESPEITOSA E CRUEL.
    Essa foto, nada mais é do que o retrato da nossa falta de repeito para com a cultura daqueles que ja estavam aqui antes de nós.

  • Só não entendi uma coisa. Os índios que aparecem na foto, de primitivo só tem mesmo o modo pelo qual se alimentam, contribuindo para o extermínio de nossa fauna. Usam roupa e sapato da moda civilizada. Deveriam dar o mesmo jeito para comprar a boia.

  • Vejam, os indigenas sao os verdadeiros donos dessas terras,pois antes da tacanha domesticaçao, digo, “civilização” se locupletavam com a Mãe natureza. Levas inteiras de várias culturas ricas e maravilhosas foram dizimadas pelo homem europeu em nome de princípios medievos, como doutrinar o homem índio às religiões de todo tipo. Felizmente a grandeza deste povo persiste, ainda que minguado, e, portanto essas imagens não devam chocar aqueles que conhecem a História desse povo, tão grande quanto, os maias, os incas, os astecas? Isso mesmo. Temos o censo comum de depreciar nossos indígenas, porem, assim como aqules que construiram grandiosidades como monumentos espetaculares, estes tinham, tem, e cultuam apenas um Monumento: A grande floresta amazônica. Esta é o seu Deus, que lhes fornecem tudo que precisam. Sem mais delongas, apesar da imagem chocar aqules que nao conhecem essas Histórias, ao menos refletem que o verdadeiro mau para a natureza sempre foi o homem não amazonida. E, portanto, não fique chocado.

  • FICO CONTENTE QUE A FOTO QUE ENVIEI TENHA CAUSADO TANTA REPERCUSSÃO. DE FATO, TEMOS NOS IMPORTADO MUITO POUCO COM AQUELES QUE SÃO OS VERDADEIROS DONOS DESSE PEDAÇO DE CHÃO. FIZ A FOTO APENAS PELA CURIOSIDADE E PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA. O SORRISO É AUTÊNTICO POIS ELES ESTAVAM BEM FELIZES DE, NUM DIA MUITO CHUVOSO (VEJA A LAMA NOS TÊNIS), TEREM CONSIGO O JANTAR. DE FATO OS INDIOS CAÇAM APENAS PELA NECESSIDADE DA COMIDA, COMO SEMPRE FIZERAM ANTES DO EUROPEU PISAR ESTAS TERRAS TUCUJU.

    • Obrigada por informar que o sorriso é espontâneo,menos mal.Uma foto é uma foto,as interpretações como vc pode notar são bem diversificadas.Valeu pela postagem,pois despertou nosso interesse na proteção tanto do índio quanto da fauna.Servindo tb p/alertar as autoridades competentes, quanto as necessidades de nossos povos indigenas,afinal de contas,estes são parte de nosso DNA.Abs

  • Absurdo né!? Já não existem mais índios. O homem branco modificou a realidade deles e eles permitiram isso. É inaceitável que usem até meias e agora queiram fazer colar ou outros objetos com penas e pelo desses pobres animais. Eles não precisam disso. Já perderam as tradições!

    • Oi Ludimila, me perdoe, mas absurdo é o seu comentário. Os índios, não ficaram e nem estão passivos diante das atrocidades que lhes são impostas. Vc lembra da velha india Ticuna, com o facão na mão defendendo sua familia, sua casa, que seria destruída pelas águas represadas de uma hidrelétrica no Pará, pois é, aquela atitude ofendeu muitos cilizados, porque o india é violento.Pelo contrário, eles estão organizados, e tem mesmo que brigar, se for preciso, pelo seu espaço e por respeito da sociedade e do governo. Quanto as penas de aves e os pelos de animais que eles usam para embelezar o seu artezanato, desde antes de 1500, o IBAMA fiscaliza bem de pertinho, e muitos “civilizados” gostam de comprar e até presenteism os amigos.
      Nós amazônidas, SOMOS TUDO ÍNDIO,TUDO PARENTE!

  • Andarilho, vc ao inves de andar, deveria fazer algo mais util, ou entao passar um tempo na aldeia Uaça, talvez nao comesse macaco por prazer, mas por necessidade. Me responda ainda qual o investimento do estado ou da uniao nessa aldeia e qual a principal fonte de renda? qual a rede de supermercado ou industria alimenticia por la? So vc pode ingerir bebida alcoolica? parabenizo o dr. HERALDO pela sensibilidade.

  • Caro Hugo, repare bem e veja q o de short vermelho e alemao.kkkkkkkk. Nao sabia q um indio vestido com roupa surrada e com tenis velho fica descaracterizado e parecendo europeu. Comer macaco ou outro animal silvestre nao e apenas cultural, mas uma necessidade tanto para os indios qto para aqueles q vivem em interiores isolados do estado onde os politicos nao procuram votos. Esse povo esquecido e incompreendido desde os primordios, caça pela sobrevivencia. Ao contrario dos “civilizados” q destroem por ganancia e ate mesmo por prazer.

  • Eu ja andei em varias aldeias, tanto no Tumucumaque como pelas do Oiapoque. As aldeias do Uaça são como uma cidae. Tem telefone, energia e muita cachaça. Eles não precisam matar macaco e arara. Mataram esses bichos para fazer colares e pulseiras.

  • respeito a opiniao de todos,mas sugiro q procurem conhecer o interior do estado,onde o poder publico nao penetra. nao precisa nem ser uma aldeia distante do Oiapoque. Depois de uma semana no maximo vcs comeriam ate urubu. outra coisa, vcs se incomodaram com o humilde calçado dos indios e com esses trapos? Realmente indio nao tem direito a nada! INFELIZMENTE.

  • Poxa, quantas opiniões derivaram dessa foto. Que bom, ela serviu pra provocar um debate, que na maioria das vezes é realizado apenas por quem milita nesse segmento, e são bem poucos. Meus caros, os indios brasileiros, passam muitas necessidades, não acreditem em tudo o que dizem por ai, essa conversa de que tem parabólica, internet, etc.. não é uma realidade de todos, nem dos brancos. Nas aldeias localizadas no Oiapoque, as terras são demarcadas sim, o que foi umamedida muito acertada, mas esse povo não tem atendimento do poder público, nem estadual nem federal. O GEA recebeu milhões do governo federal pra viabilizar a construção de casas de alvenaria para os indios como parte das medidas compensatórias oriundas do projeto de pavimentação da rodovia 156, mas quem quiser verificar se isso aconteceu, faça uma viagem ao oiapoque e comprovará. As casas estão se destruindo, ou o que eles construíram, mas o dindin, ninguém sabe ninguém viu. Não entregaram a obra e ainda por cima, não respeitaram as necessidade dos indígenas. Onde já se viu, colocar uma família indígena, que é composta por pai, mãe, filhos, genros, noras e netos, em uma casinha de sala, 2 quartos e cozinha… è brincadeira. A saúde e a educação do indio é mais precária que a do branco pobre, porque será?? . Meus caros, devemos respeitar esse povo, porque são nossos antepassados e merecem nossa consideração e defesa. SOMOS TUDO INDIO, TUDO PARENTE!Abraços!

  • Essa foto é horrível!Uma tristeza que na atual conjuntura, com todo o aparato que os índios possuem, tenhamos que aguentar ultrajes como este.

    • Ultrajes??? E oque dizer do milionário Eike Batista,que devastou essas terras tucujus sem dó nem piedade,com a permissão dos donos(os que se intitulam),destas.Ah! meu estomago não aguenta esses comentários que incriminam os menos favorecidos,esquecidos pelo poder público.

  • Tem candidato secreto, que saia pra cacar com armas modernissimas e matava pra mais de 15 viados numa noite !! grandes, pequenos, filhotes, etc.. #bomdibala 🙂

  • Os indios sempre foram vistos por esta “Sociedade acima de qualquer suspeita”(que ora os condena através de seus comentarios) de forma preconceituosa como: Ladrões,traiçoeiros,preguiçosos,beberões, de cultura grotesca…Enfim tudo que possa desqualifica-los. Sempre aparecerá uma justificativa para ação contra o indio, invasão de suas terras…Eles são os donos destas terras, seus primeiros habitantes, sabem conviver com a natureza sem depreda-la. Hoje relegado a um pedacinho de chão, sem futuro ou pespectiva de sobrevivencia e por usarem camiseta e tenis são considerados !Assassinos”. Antes de alguem falar Bobagem visite uma aldeia!!!

  • Caros senhores e senhoras. Não existe só o meu mundo, assim como tão somente não existe apenas uma maneira de compor uma dieta alimentar. As terras indígenas no Amapá estão todas demarcadas, uma realidade bem diferente do restante do Brasil e da América Latina. Fazer comentários do que não conhecemos é (PRÉ)conceito ou discriminação. Esses senhores da foto foram à mata andaram minhares metros para conseguir aquilo que Vossas Senhorias conseguem nos shopping center, nos supermercados ou na mercearia do bairro. Quem está destruindo os Biomas brasileiros? As comunidades indígenas ou os grileiros de terras públicas? Os garimpos e serrarias clandestinos(as)? As mineradoras fora da lei atuando sem EIA-RIMA, como o Eiky Batista fez em PBA, ficando calado juiz, mp-ap, alg-ap, gea, etc,etc,etc. Por isso, não se assuntem com a cena sociocultural retratada na foto. Antes procurem estudá-la, compreendê-la em sua riqueza diversa e antropologicamente significante. No mais recomendo ler Clifford Geertz(1926-2006) A Interpretação das Culturas e outras obras desse cientista norteamericano e ainda Darcy Ribeiro a respeito das culturas indígenas do Brasil.

  • Se esses índios estivessem usando arco e flexa, e outros paramentos indígenas, a cena não seria tão grotesca. Agora, índio indo pra caça com tênis, boné e cartucheira!?!?

  • Concordo Celisa,
    Olhando a historia do brasil nao foram os indios q destruiram as matas do sudeste, n foram eles que proporcionaram a extinçao de varias especies de animas e plantas, nao sao eles q estao acabando com a amazonia.
    É inadmissivel que as pessoas considerem indio so a pessoa que andar nua pela mata, pelo contrario, é obrigaçao do estado preservar a cultura desses povos mas tambem proporcionar educaçao e saude, e como é o caso da parabolica, informaçao e comunicaçao.

  • A cena é forte, mas devemos entendê-la como comum em uma cultura diferente da nossa.
    O que não pode é gente “civilizada” querer comer esse tipo de animal em casa, ou ainda tê-los como de estimação.

    • O indio Brasileiro quer voltar a ser indio, mas está aos poucos perdendo sua identidade e suas terras, e sendo obrigado pelos ditos “civilizados” a comer o que vc ver na foto!Reflita no seu ser Civilizado!

  • Meus caros,
    Pra nossa cultura, pode até parecer impactante, mas pra cultura indígena, não. Eles só caçam ou pescam o necesssário pra suprir a família. Diferentes de muitos brancos que vão aos interiores e se apoderam da fauna e da flora pra fazer comércialização, sem nem um arrependimento. Alguém conhece a aldeia UAÇÁ ou alguma outra aldeia? eu conheço, já estive lá a trabalho e posso dizer que a visão indígena da relação homem natureza é total e completamente diferente da nossa, não se assutem ao ver essa foto, porque diferentemente do que ela pode parecer, esse povo não é agressor do meio ambiente. E quanto ao tênis e até a parabólica, eles merecem acessar esses elementos da nossa cultura, porque não? se os brancos chegam até lá e acessam os elementos culturais indígenas e ainda os deturpam, não vejo problema em ter parabólica, computador e outras coisas nas aldeias.
    P.S: Eles também criam galinha, fazem farinha, tiram e amassam o açai.

    • É isso mesmo. Sou caboclo nascido e criado nas branhas das matas e tenho os mesmos hábitos alimentares que os índios. Isso não representa destruição. São apenas elementos de uma cadeia trófica, onde a lei é sobreviver e manter sua descendencia.

  • Que cena deprimente! Esses índios de hoje têm até parabólicas em suas aldeias. Não é justo que se faça esse tipo de matança. Tudo bem que é para suprir a fome, mas a floresta dá outros tipos de alimentos para a sobrevivência. Esses índios são dois hereges.

    • “Miguel” Deprimente é a sua colocação, logo se ver que nunca foi a uma aldeia indigena ! e esse tipo de “Matança” que voce define, é por conta da Matança de governos corruptos e imbecis como voce q roubam da boca daqles que deveriam alimentar ( 200 hilhões )e de floresta tu falas para tr outro tipo de alimento? Lá vc não encontra Picanha maturada, Frango congelado, iorgute, Manteiga …Então só posso concluir que o unico Herege Imbecil é voce!! Agora se tu és da Raça Ariana, me desculpe , Merece ter a Mãe que tem !!

      • CJunior,

        Quanta valentia! Você é brabão, né? Defensor dos índios…
        Não participo de governo corrupto como você insinua, nem tampouco sou de raça ariana. Sou brasileiro e com certeza tenho um pouco de índio, negro e caboclo no meu DNA. Acho uma heresia o ser humano tirar a vida de outrem, mesmo que seja de um animal. Ah! outra coisa, não seja tão mal educado ao ponto de colocar a genitora no meio de uma discussão que não cabe a ela. Se você tem mãe, desejo que Deus preserve a saúde dela e você possa viver, ainda, por muitos anos junto dela.
        Desarme-se entre no debate de forma civilizada, respeitando a opinião dos outros.
        Um abraço para você e PAZ (inclusive para os índios) que também são nossos irmãos.

        • Pra mim voce vai continuar um completo imbecil!!! E ainda mais um Herege burro !! A carne bovina que tu come, não foi tu quem matou? mas tu come ! Of rango que a tua familia come, brotou da terra?? Tu é do tipo de “Brasileiro” que quando se sente ameaçado quer ir embora para o Exterior mal dizendo seus compatriotas em vez de ajuda-los. E outra coisa! quando tu falar em heresia procurar rever as doutrinas contrárias aos dogmas da SEITA que tu segues, e olha o teu Irmão como um ser que passa por dificuldade !

          • Ô brabão!

            Muito cuidado quando tu defenderes as caçadas que os índios fazem, sabe porquê?
            Assim como os índios matam macacos e araras para comer, podem matar veados também. Portanto é melhor tu não sair de casa, senão teremos um veadinho a menos na nossa rica floresta tropical.
            Tchau babaca!

        • Em resposta ao seu post de 18 de junho de 2010 às 10:55

          Ó Imbecil !! Com certeza nós Indios comemos “Veados”, a alimentação do povo da floresta perpassa por todos os tipos de alimentos, inclusive Bovino com os cornos bem desenvolvidos !! e na falta de argumentos fica calado que tu ganha mais “Brasileiro da Raça Ariana”.

  • nao sei a realidade do local, mas nao concordo com a morte desses animais da nossa floresta, pelo menos eles vao comer esses animais, mas mesmo assim nao concordo..

  • Não aceito isso de um indio que usa tênis e camiseta! Não cabe mais! Se o tênis chegou, pode chegar o necessário para criação de galinha ou outro tipo de pequena criação para consumo. É MINHA OPINIÃO.

    • Os Deputados mensaleiros roubaram milhões destinados a esta população indigena considerada grotesca.(Como se todos não tivessemos descendencia de indios!) O que aconteceu com eles? Se eles usam ternos e gravatas ganham bem né? não precisariam roubar do povo, será que eles estão com fome no meio da mata como estes indios de camiseta e tenis? ESTA É A MINHA OPINIÃO TBM !!

      • Minha opinião bate com a sua TBM.Será que se estes tivessem condições de criar(a ração é cara) galinhas,estariam caçando esses animais que fazem parte da fauna brasileira?Não creio que a exibição ai seja só um um retrato da fome indigena,mas sim da total miséria e abandono, em que esse povo vive.Não sei se o sorriso foi solicitado(sorria,vc esta sendo filmado..rs),ou se é só pose mesmo com cara de fome, p/o fotografo parar de encher o s….rs

  • Sei que são bem proteícos, mas não sei se teria coragem de comê-los. É um preconceito meu ou uma pavulagem, mas…não gosto nem de pensar em comer os bichinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *