Artigo

A corrupção não é um problema menor
Randolfe Rodrigues

A corrupção não é um problema menor, um detalhe, não é um discurso, como alguns podem querer dizer, udenista. A corrupção é uma das mais dramáticas mazelas não somente do Brasil, mas também do mundo. Em nosso País, lamentavelmente, tomou ares de dramaticidade. E o que estamos fazendo no Senado, com a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, é um alerta. Quando a sociedade deixar de acreditar em suas instituições, em seus senadores, deputados, no Ministério Público, na Polícia Federal, no Executivo, o Estado democrático de direito estará ameaçado.

Temos que reforçar a atuação de instituições que honram a República. E neste país há instituições republicanas e que orgulham os brasileiros, como o Ministério Público e a Polícia Federal. Destaco trecho da nota de esclarecimento da Associação dos Delegados da Polícia Federal sobre sua operação mais recente: “É uma pena que aqueles que se dizem estarrecidos com a violência pelo uso de algemas não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no País, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhões de pessoas na miséria, inclusive, condenando-as à morte”.

Muitos ficam assustados, estarrecidos, por conta da algema, do vazamento, da foto. Mas esse estarrecimento tem de ser por causa dos milhões que deveriam ter ido para o turismo no Amapá, que poderiam ter dinamizado a economia do meu Estado. Esse estarrecimento deveria ser por causa dos bilhões desviados do Ministério dos Transportes, que poderia ter asfaltado estradas, construído ferrovias, melhorado a infraestrutura aeroportuária às véspera da Copa do Mundo no Brasil. Agora se fala do gado como se o problema não fosse o carrapato, como se o problema fosse o gado. O problema é o carrapato, e o carrapato que está sendo combatido por instituições republicanas, como a Polícia Federal e o Ministério Público, é a corrupção.

A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção manda uma mensagem à Presidência da República: Presidente Dilma, conte conosco! Faça a limpeza no Ministério dos Transportes! Faça no Ministério do Turismo! Faça na Agricultura! No Ministério do Turismo tem que demitir o Ministro. Não é possível que o Ministro tenha um secretário executivo, ao lado dele, sendo encarregado pela direção dos negócios da pasta, que não soubesse do esquema que estava sendo montado lá. Faça isso, Presidente, e não se preocupe com o fisiologismo.

Na Controladoria-Geral da União, manifestamos nosso apoio ao Senador Jorge Hage.
Deixamos claro que a presidente Dilma conta conosco, se for necessário, para ir às ruas mobilizar o povo brasileiro para apoiar medidas de combate à corrupção. Que ela não se submeta à chantagem, à pressão de base. Que ela se submeta à confiança do povo brasileiro, que está ao seu lado. Sendo necessário, nós iremos às ruas para defender o seu governo contra o fisiologismo, contra a chantagem, contra o achincalho. Será uma defesa do Brasil, uma defesa da República.

Estamos num momento crucial para o estado brasileiro. Dizem, no grego, que a palavra crise vem de crisol, que é o elemento purificador do ouro. A crise é uma síntese dialética. É nos momentos de maior crise que há o surgimento do novo. Que esta crise das instituições políticas que estamos vivendo hoje seja uma crise para construirmos o novo e refundarmos a República brasileira, desta feita sem a corrupção.

  • Parabenizo a atuação parlamentar do Senador Randolfe: sempre propositivo e buscando alternativas para os problemas que se apresentam. Permita-me Senador, desta feita discordar de S. Excia. no tocante ao conteúdo forma da carta da Associação Classista mencionada: a) a meu ver o delegado é pretensioso quando subordina o ordenamento jurídico, inclusive constitucional,à pretensa “lógica policial” adotada no mundo em situações análogas; b) à pretexto de combater a corrupção – o que deva ser o seu limite – a P.F. tem sim armado, em conluio com parte da imprensa, verdadeiros “circos” com o intuito de se promover diante da opinião pública, ainda que isso implique em práticas nada democráticas, tais como: escutas clandestinas; quebra de sigilos; dentre outros.
    Combate a corrupção, sim! Cadeia aos corruptos e corruptores, sim! Mas preservando o que nos foi tão caro, né SENADOR: a democracia!
    att Josenildo Mendes de Sousa

  • Randolf não esquece de mim. Você possou dia desses por mim e não me olhou, sei tá muito ocupado, mas pôxa, eu mereço um pouco da tua atenção, não deixa o cargo subir na tua cabeça. Tá. Sabe aquil q te pedi na campanha, ainda to esperando.

  • SOLICITAMOS APOIO DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES PARA TIRAR DO PAPEL PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM NOSSO ESTADO, GOSTARIAMOS QUE SUA ASSESSORIA AGENDASSE UMA REUNIÃO COM NOSSO SINDICATO DE GUIAS DE TURISMO E TRADE DE TURISMO DO ESTADO DO AMAPÁ.

    AGUARDO CONTATO

    MARCELO DE SÁ
    GUIA DE TURISMO
    SINGTUR
    9136 53 78 8136 8882

  • Sexta-feira (19/08/11) que vem ocorrerá um grande ato público coordenado pelo Trade Turístico para mostrarmos a sociedade e aos governos o nosso descontentamento em relação aos bandidos que usam o turismo como forma de enriquecimento ilícito. Não compactuamos com os desvios de verbas públicas. Deverá ser às 9h da manhã na av. Fab

  • PARABENS SENADOR!

    Me faz lembrar ULISES GUIMARÃS, GERFESON PERES, DARCI RIBEIRO e outros brasileiros que sempre honraram os cargos que a população brasileira lhes deu na urna. É lamentavel e triste não pod

  • Realmente, políticos como Ranfolfe Rodrigues, são um alento aos nossos corações politicamente desesperançados. Fico super, hiper, mega preocupada com o silêncio do povo diante dos flagrantes de corrupção, pois fazendo analogia ao pensamento da Madre Tereza de Calcutá em relação às crianças abandonadas: ela deduziu que os bebês param de chorar quando perdem as esperanças de serem tratados por alguém. Temos que fazer algo. O senador Randolfe pode contar comigo. Espero que também conte com todos.

  • Vendo essas manifestações, renovo minhas esperanças de que nem tudo está perdido em termos de política nacional.
    O prestígio da Presidente continua em alta, apesar de dissidências com a “base aliada”.
    Quer saber, ela não precisa de apoio de base nenhuma. Precisa, sim, do apoio de quem a elegeu Presidente do Brasil.
    Se eu fosse ela, iria pra mídia denunciar toda vez que algum político ou partido atrasasse ou prejudicasse a aprovação de alguma lei importante, por ir de encontro aos seus interesses.
    Aí, sim, o mal seria cortado pela raiz. O apoio deve vir do eleitor, não deste ou aquele partido aliado.

  • A gente assiste a corrupção se alastrar, é um tipo de droga que não mata a fome, nem dá moradia a quem precisa, mas enche a barriga de gentinha que toma o poder. um meio de enriquecer e a cada dia empobrece a população que precisa. É vergonhoso, o que vivemos,

  • Caro Mestre Randolfe. Poucas vezes (que eu lembre), orgulhei-me de meus votos e em relação a conduta a posteriori dos eleitos e, com Vossa Excelência, foi de logo pois, na primeira vez que assisti uma Sessão Plenária (de 2011), o Senador Neófito enfrentava uma figura Jurássica da República, guerreando o bom combate na disputa pela Presidência do Senado (coisa que muitos “velhos de Brasília” nunca se disporiam a fazê-lo). Concordo com a exposição do tema bem como da sua Urgente discussão. Penso também que essa campanha contra a corrupção deverá alcançar um ator importante a Democracia: O Povo mais carente. Lá com certeza está posta a parte mais vulnerável da cadeia pois negociam, vendem e trocam seus votos, iludidos por esses políticos criminosos.
    Contem sempre conosco!!! Ah, como próximo tema gostaria de sugerir ao Senador e a Alcinéa Cavalcante um próximo tema acerca da Necessidade da Provas para ingresso na OAB.

  • Belíssimo texto sobre a corrupção que impera e se entranha nas instituições e empresas públicas. Pior que isso, é a imoralidade da falta de condenação e devolução dos recursos do povo que tanto sofre sem saúde, com fome, sem educação e segurança. Acredito que não só a crise será o purificador, mas a atitude das pessoas indignadas a protestar nas ruas e todo canto contra esse fantasma real.

  • a corrupção e um mal que esta no DNA do politico brasileiro, a justiça no brasil tem leis frageis cheias de furos e pouco duras no tocante a corrupção, o brasil precisa passar por uma faxina completa e varrer da vida publica todos os politicos envolvidos com roubos, algo semelhante aconteceu na Italia para combater a mafia, leis duras e serias, mas ate isso acontecer vamos ver muita roubalheira, muito desmando, muitas prisões e muitos habeas corpus… so não podemos parar de sonhar com um pais mais justo.

  • Só posso aplaudir o autor desta matéria,disse tudo.A corrupção se instalou em todas as àreas dos governos federal,municipal e estadual e nós enquanto povo,devemos lutar p/estirpar esta doença maldita chamada “corrupção”.Não podemos continuar permitindo que esta doença se sobreponha ao Estado de direito.Bandidos devem ser tratados como bandidos,sejam eles de gabinetes governamentais ou não,devem receber o rigor das leis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *