Artistas do Amapa fazem turnê nacional

Por Mariléia Maciel

Os artistas Joãozinho Gomes, Enrico Di Miceli e Patrícia Bastos mostram seus talentos em turnê por seis capitais brasileiras com o show “Timbres e Temperos” que inicia na próxima segunda-feira, 26 de abril. A turnê faz parte do projeto SESC Amazônia das Artes que faz o intercâmbio cultural entre os Estados da Amazônia Legal levando teatro, exposições, dança e shows musicais para as cidades contempladas.

Reconhecidos como um dos maiores potenciais artísticos da área musical do Amapá, Joãozinho, Enrico e Patrícia mantém uma relação profissional com o SESC há alguns anos. Eles participaram e venceram em várias categorias e edições o Festival SESCantamapá. Desde então foram atrações em várias atividades da instituição inclusive no último Encontro de Coordenadores de Cultura dos Estados da Amazônia Legal, no ano passado, quando foram prestigiados pelos coordenadores  da entidade de todos os Estados da Federação e receberam convite para a turnê.

Os três artistas fizeram sucesso em 2009 no Projeto Pixinguinha, lançando os CDs “Amazônica Elegância” – Joãozinho Gomes e Enrico Di Miceli e “Eu Sou Caboca” –  Patrícia Bastos e realizando shows em municípios do Estado do Amapá. Estes trabalhos são o retrato de seus talentos e já foram mostrados em outros trabalhos individuais e em parceria com diversos músicos.

A musicalidade de Enrico Di Miceli em par com a poética de Joãozinho Gomes e o canto de Patrícia Bastos confeccionam a partir da estética da floresta amazônica, um trabalho de grande importância para a expansão das artes produzidas no Amapá e ainda desconhecidas às visões e aos paladares dos mais atentos a preciosas pluralidades.  “O show Timbres e Temperos gerou-se aos ventres da música, do canto e da poesia, e nasceu amplo como o rio Amazonas, forte e contagiante como o marabaixo e batuque. É uma ode a estética e a vida da floresta e aos ritmos da Amazônia”, fala a produtora Clícia Hoana, da Bacabeira Produções, responsável pelos shows dos artistas.

A turnê inicia no dia 26 pela capital do Maranhão, São Luiz, segue para Belém do Pará, Manaus, capital do Amazonas e Palmas em Tocantins, nos dias 21, 23 e 25 de junho,respectivamente,  a capital do Piauí recebe os artistas no dia 13 de setembro e em 13 de novembro encerra em Rio Branco no Estado do Acre. Os cantores levam uma banda formada pelos amapaenses Alan Gomes (contrabaixo), Fabinho (violão e guitarra), Valério de Lucca (percuteria) e Bibi (sax e flauta).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *