Bastidores do jornalismo

A rotina de trabalho dos profissionais do jornalismo amapaense será debatida nesta quarta-feira, 6, a partir das 19h,  em comemoração ao Dia do Jornalista no evento denominado “Bastidores do jornalismo”. Entre as atrações do encontro estão as jornalistas Alcinéa Cavalcante, Márcia Correa, Elaine Juarez e Flávia Dias dispostas a fazer um intercâmbio de conhecimentos e experiências com os participantes.

A jornalista Flávia Dias, do Jornal do Dia, irá falar sobre coluna social, seção típica de jornais impressos especializada em cobrir o cotidiano das pessoas por meio de fotos e notas, uma vertente da profissão que possui um dos maiores públicos. Flávia irá destacar ainda, o preconceito que a atividade adquire por possuir audiência e movimentar um mercado cada vez maior e mais dinâmico no Amapá.

Alcinéa Cavalcante falará sobre o uso dos blogs dentro do contexto jornalístico amapaense. Atualmente, a jornalista mantém o blog “www.alcinea.com” que utiliza para compartilhar informações com um estilo eficiente e dinâmico. Durante o debate, Alcinéa mostrará como transformar um blog em uma ferramenta para o fornecimento de informações atualizadas com um toque pessoal e de maneira rápida e efetiva de compartilhar notícias e opiniões.

A apresentadora da TV Amapá Elaine Juarez, mostrará a prática profissional do jornalismo amapaense aplicada à televisão, além do trabalho que desenvolve diariamente na Rede Amazônica. O trabalho desenvolvido desde a pauta à exibição da notícia, os pro­fissionais envolvidos na atividade, a estrutura, as funções, o funcionamento da redação, o trabalho em equipe e a interdependência dos profissionais de uma redação de televisão.

Márcia Correa, apresentadora do programa radiofônico “Café com notícia”, irá expor o diferencial, a abordagem, o jornalismo livre e dinâmico produzido diariamente pelas emissoras de rádio amapaenses, focando a responsabilidade dos jornalistas em repassar a notícia pelo veículo de comunicação com maior abrangência no Estado do Amapá.

Em sua 2ª edição o evento incluirá discussões sobre o papel do jornalista, a rotina, situação do mercado de trabalho e debaterá sobre as diversas vertentes da área. Para a Coordenadora dos Cursos de Comunicação Social da Faculdade Seama, Raquel Schorn, o objetivo do evento é oportunizar aos acadêmicos a chance de trocar experiências com outros profissionais.

“O evento será de grande valia para os acadêmicos de comunicação e profissionais da área, pois será uma oportunidade de aprender com pessoas experientes e com muito conhecimento para repassar. Os jornalistas socializarão com os participantes o que se aprende na academia e no exercício da profissão”, explicou.

O evento começa  às 19h no Salão de Atos da Faculdade Seama.

(Texto: Ascom/Faculdade Seama)

  • Nada contra mais isso é “Dias das Mulheres II” ou uma “Prévia do Dia das Mães”, cade os homens da Imprensa, será que eles estão tão fora de foco assim??
    Bom…. Mas o tema é muito interessante mesmo, “Bastidores do jornalismo”, que sirva entre outras coisas para reflexões acerca nao somente das notícias, mas dos direcionamentos muito das vezes que são dados a elas e do quanto é ruim de termos alguns péssimos profissionais da impresa, de rádio e televisão, envolvidos em “manipulação” da comunicação e da informação!
    O quanto é ruim para o fomento da credibilidade.
    No mais, para não dizer que só falei de espinhos, quero desejar um bom debate, pois sei que apesar de tudo existem bons profissionais da imprensa e isso é confortante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *