Boa tarde!

Tô com uma gripe daquela que deixa o corpo todo moído. Como remédio pra gripe é água e repouso, tô quietinha. Entrei aqui rapidinho por dois motivos:

1 – Agradecer a todos que me parabenizaram pelo meu aniversário deixando mensagens no blog, no orkut, msn, twitter, celular, e-mail, os que telefonaram e os que vieram em minha casa me abraçar. Obrigada, muito obrigada mesmo. É a amizade e o carinho de vocês que fazem com que a vida seja doce, alegre, colorida e gostosa como o bolo, feito pela Zany, que ganhei da Dulcivânia e Volney.

2 – Postar o texto que recebi do Hugo, jurado do carnaval-2010.

Leiam:
“Sou Hugo, fui jurado no quesito Fantasias e Adereços, e estou extremamente indignado com as colocações que estão fazendo em desfavor dos jurados. Penso que há vários pontos a serem analisados.

1- Não se pode generalizar a atitude de um e estereotipar os outros jurados que julgaram na maior lisura. E, ainda assim, devemos dar a oportunidade do jurado da nota da discórdia (9,1) se defender. As pessoas esquecem que nós justificamos as nossas notas. É só analisar a justificativa para tal nota e tirarem suas conclusões.

2- Nem sempre a escola mais bonita (na visão empírica) é a escola vencedora. Para ser campeã, a escola há de ser impecável TECNICAMENTE, e nós jurados estamos para analisar tecnicamente a escola, e não de acordo com o frissom da torcida e com as opiniões antes mesmo do desfile. Nós enxergamos o que muitas pessoas na arquibancada não enxergam, pois os mínimos detalhes estamos analisando, e numa visão privilegiada. O público vê o desfile por uma outra percepção, analisa o desfile pelo conjunto.

3- A Escola Boêmios do Laguinho, de fato, estava muito bonita e contagiante. Entretanto, posso responder pelo meu quesito (e aí aproveito para justificar minha nota 9,7, a qual foi descartada). As fantasias da Escola realmente eram as mais bonitas, melhor acabadas, muto bem trabalhadas nos materiais e detalhes, entre todas as Agremiações. Porém, para este quesito, não se pode analisar a fantasia pela fantasia, e sim, a fantasia pelo enredo, ou seja, a fantasia de acordo com a porposta da planta baixa, que é dado para nós jurados como forma de nos auxiliar no julgamento no dia do desfile. Percebi que as fantasias da Boêmios estavam extremamente semelhantes, em todas as alas. Prejudicando na originalidade e na diferenciação das alas. Do início ao fim, as fantasias das alas foram trabalhadas na mesma estrutura e forma. O que mudava eram as cores e outros detalhes. Poderiam explorar os adereços de mão e cabeça, por exemplo, para transpor a proposta, a mensagem, de cada ala.

O que eu quero dizer é que, para um olhar leigo, aquelas fantasias, e outros quesitos talvez, a escola merecia nota máxima. Se no meu quesito alguns jurados proferiram nota 10, é porque a percepção deles foi outra. E é por isso que há mais de um julgador por quesito, para que cada um observe uma concepção diferente que o outro possa não perceber.

4- Certamente aquela nota 9,1 ia ser descartada. Então acho que foi precipitada a atitude da diretoria da Escola. E, mais uma vez, é por isso que este ano resolveu-se aplicar a metodologia de descarte das notas mais baixa e mais alta, para minimizar as disparidades entre notas.

5- Houve radialista que pronunciou o nome de cada jurado publicamente e atraiu o adjetivo de burro para nós, jogando a opinião pública contra nossa reputação.

Agora estamos sendo condenados indevidamente e prejudicados quanto a nossa bonificação, pois passamos por um desgaste e dedicação muito grande para exercer tal atividade. Uma vez que ela foi suspensa até que se resolva o caso.

É unânime que o carnaval na Ivaldo Veras este ano foi um dos mais belos já visto, em termos de organização e beleza proporcionada pelas Agremiações. E é muito triste que esse brilho tenha se manchado por este episódio lamentável.”

Vou repousar. Amanhã eu volto.

  • Ao Hugo e a todos os interessados, jurados do carnaval.

    Hugo, se você está indignado, se você é uma das inúmeras vítimas, por favor, cate todo material que você conseguir como prova de acusação indevida, acusaões desrespeitosas com calúnias e defamações e ENTRE NA JUSTIÇA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
    Infelizmente no nosso Estado, as pessoas fazem acusações indevidas, falam o que ouviram e o que não ouviram SEM PROVAS.
    PRECISAMOS PROCESSAR PESSOAS QUE ACUSAM SEM PROVAS, CALUNIAM, JOGAM NA LAMA O NOME DE PESSOAS COM CONDUTA ILIBADA. Pessoas que caluniam sem a menor culpa,
    Colete provas de acusação, imprima, grave material de acusação, etc. Somente com processo pedindo indenização e retratação pública por danos morais vamos fazer com que as pessoas tenham mais responsabilidade e cuidado com o que falam. NÃO ESQUEÇA, SE VOCÊ NÃO DEVE NADA, ENTRE NA JUSTIÇA O MAIS BREVE POSSÍVEL E PEÇA UMA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PEÇA TAMBÉM RETRATAÇÃO DOS ACUSADORES.
    Não peça direito de resposta, peça RETRATAÇÃO E INDENIZAÇÃO.
    Ao entrar com processo pedindo indenização e retratação por danos morais, servirá como forma de EDUCAR PESSOAS QUE SE COMPORTAM DE FORMA IRRESPONSÁVEL.
    Claudeth.

  • existem várias piadas a respeito do carnaval amapaense e figurinhas pra lá de carimbadas (algumas destas se encastelaram na UNA e praticamente acabaram com o ENCONTRO DOS TAMBORES) que e dão muito bem nesse esquema que a LIESA montou para lesar o povo amapaense. Por quê esse senhores e senhoras do carnaval não promovem um sério planejamento utilizando-se por exemplo da lei ROUANET -, formando uma cadeia de patrocinadores com fazem os Bois Parentins ao invés de ficar esperando o político de plantão “dá” aquilo que não lhe pertence. Ah, que tal o GEA e a PMM esse ano INVESTIREM 20% do que foi gasto no Carnaval na Federação de Judô, na Academia de Box dos Gongós, no Parque Aquático Capitão Rodrigues e na Federação de Atletismo. O futuro saudável das nossas crianças agradeciam. Porém, acho que o estilo Marjô vai continuar prevalecendo afinal a tradição/corrupção tem que continuar o futuro da juventude pobre desse estado que vá pra PQP;;;;;

  • Alcinéa, aviso que voltei a atualizar o meu blog – rosta.zip.net, que estava um pouco devagar por falta a internet, passe lá e deixe o seu comentário. Abraços.

  • Esse Hugo é um palhaço mesmo se fazendo de vitima. Quanta asneira ele escreveu… fala sério… Esse papo de que a visão dele foi (Técnica) e que “nem sempre a escola mais bonita vence” … é muita cara de pau mesmo… quer dizer que basta pegar umas TALAS DE COQUEIRO… enfiar no tnt, sarapilha e plástico e desfilar com técnica que se ganha o carnaval… huahuauhauh que RIDÍCULOOO… Precisa realmente de óculos pra dizer que as fantasias do Piratão estavam bem acabas e que desfilaram com técnica… porque bonita mesmo nem de longe… seu palhaço.
    Falando da justificativa: é mais ridícula ainda…

    • Ridícula foi a atitude de determinado presidente de escola de samba querendo suspender um processo de apuração…ridículo foi ele fazer isso e forçar uma decisão (que graças a Deus foi liminarmente suspensa) que desrespeita toda a população amapaense…ridículo é ficar acusando levianamente jurados de que nem se conhece sem nehuma prova….ridículo, enfim, foi ver fantasias da escola de samba todas iguais e querer tirar nota máxima nesse quesito….isso sim é ridículo!

  • Alcinéia, boa recuperação e felicidades pelo seu aniversário. Gostaria apenas que vc. falasse mais agora dos 200 milhões desviados. O carnaval já passou, chega. Agora vamos falar sério. Abraços.

  • Claro Jurado a Palavra do Povo é “a Palavra de Deus”, então não me venha com Lambanças ok;Se eu fosse a LIESA eu contratava jurados de fora e mantias os mesmo em sigilo somente apareçendo na execução de suas funções, para não haver essas robalheiras…..

    • Está pensando que jurados de fora vai aceitar o valor que é pago aqui, e além do mais se for do Rio de Janeiro as escolas levarão notas inferiores das que levaram.

      kkkkkkk Acho que não entendi de nada

  • Ora “SENHOR JURADO HUGO” não me venhar encher linguiça com essas suas palavras bonitas sobre tecnicidade…se fosses realmente probo, ilibado,em seu julgamento, terias julgado corretamente “TODAS” as escolas, haja visto que o senhor meu nobre colega deu nota 10 para Piratas da Batucada, sendo que a mesma não estava IMPECAVEL TECNICAMENTE,nas alas tinham brincantes descaracterizados, pois tinha gente com tênis, blusa preta, sendo que a roupa era sapatilha e fantasia azul. Então meu amigo não venha me falar sobre técnica sem saber REALMENTE o que é técnica.

    • Todas as alas foram vistas minunciosamente. Até teve brincante que não pode ir desfilar por conta disso. Já a do Boêmios tinham alas inteiras sem roupa padrão.

  • Eu quero ver com que cara essas pessoas que se dizem comprometidas com o nosso carnaval vão convencer, no ano que vem, alguém a acreditar na seriedade dos desfiles das escolas de samba. Eu quero ver eles convecerem alguém a sair de casa e pagar para assistir a uma disputa que não vale nada. Eu quero ver com que cara eles vão ter coragem de cobrar apoio das autoridades e empresários para uma entidade que se transformou num antro de intransigência, truculência, burrice etc.
    Se o povo já se manifestou contundentemente esse ano contra a utilização de dinheiro público para bancar as escolas de samba, imaginem no ano que vem?
    Será que essas pessoas são tão poderosas assim? Será que esse bando de incompetentes tem o poder de jogar na lama toda a história do nosso carnaval e sairem impunes? Será que vivemos num estado em que as regras são feitas para serem rasgadas por quem deveria primar pela sua manutenção?
    E toda a nossa inteligência ainda é ofendida com afirmações como: “Fizemos um carnaval a nível de Rio de Janeiro.”;”Pra cada real gasto, o governo tem 3 de retorno.”; “O povo pagou pra assistir ao desfile. A apuração é uma outra história que não tem nada a ver.” “O resultado foi injusto.” (Quando ainda nem existe resultado.)
    Eles venceram: o carnaval das escolas de samba está na lona, agonizando, nocauteado.

  • Rapaaa!!! os caras fazem a palhaçada e ainda ficam indignados, causam a discíordia e posam de vitima!! PorFavor seu Hugo poupe-me de seu estágio indignatório pois na minha visão empírica e técnica não preciso eu ser um expert pra ver que houve maracutaia e o próprio delegado geral de policia confirma as artimanhas e jura que vai investigar, coisa que duvido muito…

  • Caro Hugo, o Senhor, como jurado do quesito Fantasias e Adereços, empregou o termo “impecável tecnicamente” em seu texto, mas no olhar frio e inóspito de julgador, existiu impecabilidade técnica, no quesito julgado, dentro de Piratas da Batucada, na sua opinião? É concernente que suas notas a Piratas da Batucada deveriam ser iguais a de Boêmios, já que é sabido que as fantasias de Piratas eram de beleza e material inferior a de Boêmios e Maracatu? Ou sua visão técnica e privilegiada não viu isso? Valeu para Piratas da Batucada uma visão empírica de sua parte? Seu texto me parece mais uma defesa previa de um torcedor apaixonado do que um julgador com capacidade técnica (indiscutivelmente) que prefere ter um olhar técnico para uns e empírico para outros.

  • José Aparecido, o presidente da boemios do laguinho e sua diretoria tem muita competencia, vergonhoso é ver a credibilidade do nosso carnaval ir por agua abaixo, desreipeito é ver o nosso carnaval ha muitos anos ser decido por pessoas descompromissadas com a população. o que aconteceu na apuração ja deveria ter acontecido ha muito tempo, pois a muitos anos a Piratas da Batucada nao merece estar como campeã.

  • Gostaria de salientar o texto do jurado Hugo ao mencionar as propostas de originalidade……todas as escolas fizeram o “seu carnaval” belíssimo….porém nem todas com atualidade do samba enredo,comissão de frente elegante,criativa e fantasias e adereços proporcionais ao tema da ala ou do carro alegórico simétricamente pertencente, um desfile bonito não é aquele que é coreografado ou “avolumado”….um desfile simples, com criatividade e organização deve ser aplaudido, um gesto no mínimo…..de humildade !

  • Caro amigo jurado, o certo é que sua bonificação não é nem de longe o tanto que o governo gastou para realizar esse carnaval, vamos multiplicar mais ou menos dois milhoes durante oito anos de mandato. O significativo somatorio daria pra nos dar maior segurança, saude, educação e implementação de projetos sociais durante esse tempo todo. O começo da palhaçada tá ai, se as escolas de samba tivessem que se virar por conta propria, inclusive para arcarem com a respectiva bonificação aos jurados, certamente teriam mais respeito com voces, com os foliões e com o publico pagante.

    • Novamente essa conversa que so no Amapá o gpverno gasta dinheiro com carnaval.Em primeiro lugar o governo não gasta. Investe. procure saber quanto os governos do Rio de Janeiro e São Paulo investiram no carnaval e pare de falar bobagem

      • Ha muitos anos o governo “iveste” no carnaval amapaense mas o resultado demosntra que na verdade so “gastou” o dinheiro, diante da incapacidade e falta de profissionalismo dos que “dirigem” o canaval no estado. Ressaltando que no Rio de Janeiro o Carnaval do ano seguinte ja começou depois da apuração, grande é o comprometimento e o profissionalismo das escolas de samba. Nese caso vale os governos municipal e estadual “investir”.

  • A nação negra nao é burra e sabe a grandeza do desfile da boemios do laguinho, o que acontece é que em nossa cidade tudo é pirataria, e se os jurados nao fazem parte dessa falcatrua que é o carnaval apareçam e se defedam.

  • Interessante a justificativa do jurado, porém a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho não está preocupado com os décimos que você caro jurado, justificadamente deu, e sim com o que vem acontecendo nos últimos anos. É inteligente o suficiente para assegurar que seu 9,7 foi dado de fato conscientemente, o que não concordo é o 10 que outras escolas receberam que poderiam está de acordo com o enredo, porém não bem acabadas, ou seja, inferioes aos do Boêmios… Que tudo seja apurado e que passamos a nos preocupar com a educação que está acabando com o nosso Estado.

  • Muito bem, penso como vc… infelizmente o presidente da boêmios, juntamente com alguns diretores da escola e o resto de lá, se precipitaram e fizeram a vergonhosa manifestação de quem não tem competência e nem equilíbrio emocional para disputas. O presidente deveria conduzir de forma tranquila a apuração entre os torcedores, que possivelmente poderia dar boêmios na vitória pelos pontos obtidos no cômputo geral das notas, mas mais uma vêz demonstrou sua falta de respeito para com os outros, pois desde a época em que jogava futebol (pelo são josé), onde quase em todos os jogos ele era expulso…. Presidente da Boêmios, procure ser mais humilde e certamente dará bom exemplo a seus admiradores… até o próximo carnaval!!!!!!!!!

  • O Clube Náutico do Amapá, em nome de todos os associados a Parabeniza pela passagem de seu aniversário e deseja-lhe melhoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *