Camapu chic

Amapaense morando há 10 anos em Fortaleza,  levou um susto quando viu uma caixinha de camapu – fruta deliciosa que dá em qualquer quintal de Macapá – ser vendida a R$ 3,49 num supermercado de lá.
Fotografou e mandou para o blog junto com este texto:
Fui ao supermercado Pão de Açúcar e fiquei surpreso ao encontrar na prateleira de frutas exóticas o nosso CAMAPU com um nome mais globalizado PHYSALIS.
Essa frutinha me trouxe a lembrança do quintal da casa de meus avós maternos aí no bairro Perpétuo Socorro e também a lembrança do que falaram do Capiberibe. Pesquisei na Wikipédia e vi que não é só no norte do Brasil que ela é apreciada. REalmente a fruta é global. Conclui que na falta de conhecimento sobre um assunto é mais fácil para o ser humano julgar e dar descrédito. Aí, vão embora algumas grandes oporunidades, entre elas, a de ficar calado e aprender. Tem mais, essa caixinha custava R$ 3,49.”

  • aos baba ovos do WG, me apontem uma marca do seu governo. é muito fácil só falar todo tempo do Ferrari e Banap, só dois? e do governo WG, quantas falcatruas? é muitas….., né?????????. voces tem que se conformarem que a teta secou, kkkkkkkkkkkkkk. acho que está chegando a nossa hora, certo?, o Amapá não aguenta mais tantas coisas ruins,que nem vou citar…..

  • Será que sabes o que é habitação popular.Todos os novos bairros aqui existentes foram comprados e loteados pelo Governo do PSB, isso é habitação popular.Agora se pensas que habitação popular são aquelas porcarias que o Barcellos fez que as pessoas entravam de costa e saiam de ré.Sabe a habitação popular que o Waldez fez é um Jornal aí e uma casa lá no Zerão.Conta outra do bando que,essa não colou.

  • Ainda estou esperando alguém me informar de um único projeto de habitação popular feito pelo governo Capiberibe. Se existir, voto nele pro Senado.

  • Mas não fala não que ela fica toda magoada e diz que quem paga o site e ela e coisa e tal. Os outros jornais recebem jabás e ela não. Todo mundo é desonesto, ela não. Eles (os amigos do site) são intelectuais e politizados, os outros são alienados. JÁ DEU PARCEIROS. NÃO COLA MAIS. SEM ESSA DE CAMAPU PRA CIMA DA GENTE.

    • Tu tá delirando, né?
      Pois eu nunca disse isso nem aqui no blog nem em qualquer lugar.
      Procura um médico que ele vai te receitar um tarja preta. Se não resolver, te corta todinho de gilete.
      Ah, e outra coisa: acho melhor você se comportar ou conto aqui que José Pedro, Carlos Lima e Zema são a mesma pessoa, cujo IP é 200.242.211.2 do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.
      Aliás, muito bonito né? Gente do Tribunal de Justiça fofocando, delirando e baixando o nível em blogs.

      • Menina,tem gente que é igual “comadre”,não perde a oportunidade de ficar calado,mesmo que seja p/falar m…….o “cabôco” quer falar.Se um “pacotinho de CAMAPU”,fez o cara dizer tanta abobrinha p/aparecer,imagine se fosse “abacaxi”…kkkkk

  • Essa blogueira é a maior viúva do CAPI. Essa tática de postar e depois aparecer um puxa para comentar é bem conhecida, ela faz isso também com o Messias (Ran..). Falam tanto dos programas que estão a serviço da harmonia, mas aqui não!!! esse espaço é isento!! (COM CERTEZA ABSOLUTA)

  • Mas que idiotice é essa de postar uma foto com camapú, pra depois entrar os puxas do CAPI para falarem bem dele? será coincidência ou tudo arranjado? EITA BLOG TENDECIOSO.

  • “O TEMPO É O SENHOR DA VERDADE…” BLA BLA BLA BLA e olha essa!!!
    “…Quero dizer tambem que a ideia de Desesenvolvimento Sustentável não é ideia de “Capi”, (CLARO, ELE NÃO TEM IDEIAS) nunca foi, mas ele é um cara inteligente, (COMO ASSIM?) ler bastante, (LÁ DE SC VOCÊ ACOMPANHA AS LEITURAS DO CARA) (MAS PRA QUEM ESTÁ SEM MANDATO O IDEAL É FICAR LENDO UM POUCO, DESOCUPADO) é atualizado, a companha a linha do tempo (CREDO! PIEGAS ATÉ O TUTANO). Aí está a diferênça (DIFERÊNÇA? AI MEU DEUS)

  • Não tinha ladrões não? E o caso Banap? Antenor Ferrari? Por acaso o Capi tá pobre?
    Vamos deixar de tolice, e parar com esse papo furado que nem vocês mesmo acreditam.

  • Vocês sabem o significado da sigla PDSA? Pura Demagogia Sobre o Amapá. Foi isso que o Capi enfiou na goela de vocês por oito anos. Se alguém me mostrar um só fruto do PDSA de Capi ou uma única casa popular construída em seu governo, eu juro que voto nele!!!

  • Tem que tirar é o chapéu pro Capi, o cara tem visão e está a anos luz dessa cambada de imbecis que vem governando o Amapá as custas da desinformação e compra de votos…graças a midia comprada e a Harmonia com o Judiciario…..
    O que mais dói em voces é ter que engolir o reconhecimnto ao Capi em qualquer lugar que seja, onde tenham pessoas politizadas, só não aqui, onde a cultura de se vender vai desde o jornalista ao estudante….
    POBRE AMAPÁ….

  • Lá do PDSA não tinha Quadrilha de Ladrões como teve o desastrado governo Waldez Góes.Sem Projeto,sem Obra,sem Respeito,sem Esperança.Acabou falindo o Estado e deixou vários especialistas em ROUBO.

  • ÀS VIÚVAS RANGEM OS DENTES!!!

    Ah, dar para saber quem é esse que se esconde atrás de JOAQUIM SALES. Ele gosta de COISAS BIZARRAS. Aliás, a vida dele é uma bizarrice. É uma das viúvas de WG., que está todo enrrolado para explicar o sumiço dos 160 milhões dos cofres públicos da AMPREV. O dinheiro não vai ser fácil pra ti. Olha a PF aí, meu caro. Te cuida!

    Chumbo grosso vem aí.

    Se Pedro Paulo (PP-AP), governador do Amapá, quiser se projetar como político nesse Estado, tem que entregar o WG e a sua turma à PF., caso contrário, ele passará e nós passarinho.

  • acho que o pedro paulo ja percebeu a monobra do pdt e da Assembléia de Jorge Amanajás. Pedro Paulo não é bobo não. De repente, não me surpreenderia uma união entre PP e PSB. A turma da harmonia que se cuide.

  • P.D.S.A de novo NAAAAAO!!!!
    O PDSA é irmão do PAC que já tem filho o PAC2. TUDO BALELA. Eu me lembro que toda ação governamental daquele governo era do PDSA. Até remoção de servidor era PDSA. Construir uma calçada era PDSA. Enganação. Nada ficou de legado para as futuras gerações porque se tratava de pura demagogia. A unica coisa que a gente via era mudança de nome de prédios públicos para outros que o CAPI gostava. IETA virou CENTRO DE DESENVOLVIMENTO AUTO SUSTENTAVEL. HOSPITAL DE PEDIATRIA virou HOSPITAL DA CRIANÇA. HOSPITAL GERAL virou HOSPITAL DE ESPECIALIDADES. No fundo nada mudava no atendimento da população. Só o nome. Isso era o P.D.S.A. E nada mais.

  • Uma das minhas frutas prediletas é o camapu. É bom essa moça comprar o physalis e provar; ele vai sentir que além do tamanho o gosto, sabor, não tem nada a ver com o nosso camapú. Isso é só frescura de capiberista besta.

  • O TEMPO É O SENHOR DA VERDADE!!!

    Quero dizer uma verdade. JOÃO ALBERTO RODRIGUES CAPIBERIBE (PSB-AP), líder dos socialistas no Amapá. Queiram ou não “Capi” representa a maior referência de políticos que pensam nesse país. Ouvi falar dele em Florianópolis (SC), de onde curto um visual da dança das baleias.

    Quero dizer tambem que a ideia de Desesenvolvimento Sustentável não é ideia de “Capi”, nunca foi, mas ele é um cara inteligente, ler bastante, é atualizado, a companha a linha do tempo. Aí está a diferênça…

    A ideia de Desenvolvimento Sustentável se pensa desde a fisiocracia, perpassando pela Revolução Industrial (século 18), coferências de Estocolmo, Tibilise (Georgia)… Até chegar na Rio-92, onde se define o conceito de biodiversidade que, até então, não se conhecia, etc.

    Para finalizar. Capi, no seu governo, implantou um plano chamado de PDSA – Plano de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, baseado nas ideias ambientalistas que se discutiam até mesmo dentro de Comunidades Alternativas, nos anos 60.

    Enfim, os recursos naturais tinham que ser utilizados de forma equilibrada (economicamente) para preservá-las para as gerações futuras. Mas, quando se estuda Marx, entende-se que o contráro do grande capital, chama-se “antítese”. Aquilo que vem de encontra a exploração do homem pelo homem. A tese que vai contrapor o capitalismo explorador. Essa ideia os mercenários do capital não aceitam.

    Tanto os empresários locais (amapaenses) como a imprensa jabazeira, na época, jogaram por terra as ideias de sustentabilidade. Os amapaenses perderam com isso.

    WG foi alem, quis apagar o termo DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL de sua gestão, não conseguiu, porque a exigência do governo Lula (FEDERAL) e do mundo é trabalhar política de sustentabilidade planetária.

    E agora, algozes do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? Vocês vão ter que comer CAMAPU e PATÊ DE CHICÓRIA a preço de Euros.

    O “Capi” tava certo, continua certo. O tempo é o senhor da verdade!!!

    P.S.: Isso é só o começo!

  • Interessante, muito interessante e bacana. Quando não se tem conhecimento é “foda”. Fica-se “abestalhado”. Eu comia muito quando criança em Ammeirim, no interior do Pará, principalmente aqueles “purrudos” amarelos. E Eu gostava muito.

  • Observem que na embalagem é informado que o PRODUTO TEM ORIGEM EM BOGOTÁ – COLÔMBIA. Tenho a impressão que o PHYSALIS (camapú)- opss! – sai do Amapá, vai para a Colômbia e retorna como produto colhido de lá.

  • (…) Tentaram a todo custo acabar com o PDSA e ficar com o Soja,Caça,Arroz Tia Nice,Fabrica de Cimento,era assim que o Waldez o conduzia o subdesenvolvimento do Amapá.Não só Camapú,como o Açaí ganhou o mundo.

    • O proximo a fazer sucesso é o tacacá em conserva, o patê de chicória. porra passaram 8 anos falando disso e não conseguiram arrumar um cidadão que quisesse plantar, isso é mato doido comida de porco.

  • Ih…já vi que vou ter quer ir no supermercado e tentar sultimente fazer uma fotoda fruta daqui para você saber quanto custa um pacotinho desse em euros.

  • Olha só o que perdemos. Podíamos ser um estado exportador de camapu, uma “república do camapu”, se tivéssemos acreditado no PDSA de Capi.Mas não vamos esmorecer. Ele deve vir na eleição vindoura com uma receita pronta de patê de chicória. É só esperar pra ver.

    • Pelo menos teriamos um produto de exportação. Com esse ex-governador, o que ganhamos. Só somos exportadores de notícias de corrupção.
      É o desenvolvimento sustentável que deu certo no Acre e que daria certo aqui, se o tal Waldez não tivesse tanta arrogância ao abolir o PDSA por puro ego político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *