Câmara debate segurança pública

Nesta terça-feira (22), às 18h, na Câmara Municipal de Macapá, acontece uma Sessão Especial para discutir a criação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública em âmbito municipal, solicitada pelo vereador Clécio Luís (foto). A proposta partiu do Delegado da Polícia Civil e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Estadual, Francisco Sávio Alves Pinto.

O órgão tem como objetivo congregar de forma articulada as forças de segurança pública no município para combater aos crimes urbanos. O funcionamento regular do gabinete proporcionará a capital o acesso a programas e recursos provenientes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI – LEI 11.530/2008), o que pode viabilizar projeção de inúmeras ações e programas de segurança pública local, como por exemplo, o monitoramento eletrônico dos principais pontos da cidade.

O município esta atrasado na criação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Município, esperamos com a sessão motivar o município a cumprir este requisito e dar um salto importante na qualidade da segurança pública em Macapá”, disse o vereador Clécio Luís.

Foram convidados representantes da Prefeitura Municipal de Macapá, Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLA), 4º Departamento Regional da Polícia Rodoviária Federal do Amapá, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN/AP), Polícia Federal, Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Delegacia Geral de Polícia Civil, Comando Geral de Polícia Militar do Estado do Amapá e Guarda Municipal.

(Texto: Assessoria de Comunicação do vereador Clécio Luís)

  • PAREM DE TOLICE!NÃO EXISTE INTEGRAÇÃO ALGUMA ENTRE OS ÓRGÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO, ALVARÁ DO MUNICÍPIO.ESSE GGI É PURA BALELA.
    (…)

  • Só para lembrar o Corpo de Bombeiros tb faz parte da Segurança Pública e observei que não foi convidado nenhum representante desta instituição!

  • Clécio prefeito! Eu sou um admirador do vereador, e torço pra que seja lançado como candidato. Eu Votarei e farei campanha.

  • po isso q continuo tendo orgulho nesse parlarmentar q sempre confiei em ter meu voto parabens ver:Clecio

  • É bem verdade Cara Alcinéa !!!

    O companheiro Giacomo está correto. Inclusive a PMM, por conta da Guarda, já esta entrando em Tomada de Contas Especial.

    Convenente: Prefeitura Municipal de Macapá – AP
    Motivo: não apresentação da prestação de contas
    Convênio: nº 222/2007 – Secretaria Nacional de Segurança Pública
    Processo: abertura de Processo de Tomada de Contas Especial

    Saudações,

    SIGMMA – Sindicato de Inspetores e Guardas Municipais de Macapá

    • e por falar em prestação de contas vocês sabem me dizer onde foi parar a verba de mais de R$ 400.000,00 (verba federal) para a compra de viaturas para a guarda municipal de macapá?? afinal, as viaturas que hoje têm são todas alugadas, ou são oficiais com placa cinza??

  • Não é a toa que o Vereador Clécio é o mais atuante e me parece o único realmente preocupado com as questões que envolvem os interesses dos macapaenses. Concordo plenamente com esta iniciativa, afinal, neste contexto a Guarda Municipal de Macapá que deve ser inserida e melhor preparada dentro do Sistema de Segurança Pública. Dentro da esfera de atuação das Guardas Municipais, existe um leque incomensurável de atribuições que estas corporações podem desenvolver na sua municipalidade, desde que os seus governantes estejam cientes e capacitados para que, de acordo com o seu plano de governo, proponham políticas públicas realmente viáveis, não criando fatos e mitos.
    Por fim, no que tange à Segurança Pública e às Políticas de Segurança implementadas pelos seus governantes, infelizmente, percebesse claramente que, um dos maiores problemas é o fato da polícia estar intimamente ligada a Política, de tal forma que, acaba sufocando as atividades institucionais, criando modalidades utópicas de segurança, as quais, na grande maioria, demonstram ser incoerentes com a segurança, aumentado com isso, o índice de insegurança.
    “Excelente iniciativa… Parabéns Vereador Clécio”

  • O problema,caro Vereador Clécio,passa pela sua assessoria que não lhe informou que, enquanto a prefeitura estiver no CAUC(Serasa do governo federal),não virão recursos do Pronasci,programa que não combate apenas os crimes mais ferquentes ou o monitoramento por cameras.O Pronasci é muito mais amplo,até bolsa formação dá aos policiais para qualificação.Portanto,Vereador,ajude a PMM á sair do CAUC e,depois,envie o projeto ao Pronasci.Se não tiver quem o faça(o projeto)pode pedir para mim que o farei gratuitamente.
    Saudações desiludidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *