Retrato da saúde

Esta imagem mostrada hoje na televisão é chocante.
Chocante porque isto aí, com pneu, botijão de gás, vassoura, porta enferrujada, é uma ambulância do Governo do Estado para transportar pacientes para Macapá.
Dona Maria de Oliveira, 52 anos – que você vê na foto – é cardíaca e hipertensa. Mora no Laranjal do Jari, no sul do Amapá. Passou mal e foi encaminhada pelo médico do Hospital do Jari para Macapá. Não chegou aqui. Do Cajari ( a 60km do Jari) a ambulância retornou porque Dona Maria de Oliveira piorou.
A família atribui a piora da paciente ao estado da ambulância – suja, sucateada, enferrujada. Além de botijão de gás, pneu, vassouras, dentro da ambulância havia também uma gaiola com fezes de passarinhos. Tudo isso teria deixado Dona Maria mais nervosa e o nervosismo piora o estado de saúde de cardíacos e hipertensos.
A família disse que hoje mesmo acionou o Ministério Público Estadual para que tome providências e que Dona Maria está em casa, no Jari, e que seu quadro pode se agravar porque no Hospital de Laranjal do Jari não tem tratamento para ela e ela não tem como chegar em Macapá.

As  informações e foto são do repórter  Sérgio Abreu, correspondente do programa “O Estado é Notícia” no município de Laranjal do Jari.

  • É a mudança que todos queriam, o que estavam ruim ficou muuuuito pior, a verdadeira mudança era Lucas 14 mais…”Eu voto no quarenta, você vota no quarenta…”

  • Todos sabemos o que ocorreu na gestão passada. roubalheira. Mas isto não justifica dizer que o governo atual não tem a obrigação de melhorar, o mais depressa possível, o sistema de saúde do Amapá. Pois segundo o atual governador o que faltava era gestão e não dinheiro. Ele está certo, mas continua faltando gestão, pois o dinheiro tem. O estado teve um aumento nas arrecadações, aumento nos repasses do FPE. E aí cadê o dinheiro? Onde está sendo investido? As obras estão paradas. A única que está funcionando é a da CAESA, mas no entanto o governo entrou com uma contrapartida de no máximo dez porcento. A obra do hospital de Santana está quase que completamente parada. pra reforça, cadê o dinheiro? Cadê a Gestão?

  • Vocês tem certeza que isso não é uma montagem??? Esse pneu é de trator??? Ou aquilo do lado é uma Necesser???rsrs Um Grande Abraço a todos. André Flexa.

  • De acordo com a realidade cotidiana do sistema de saúde brasileiro não é chocante.
    O dia que vai me chocar é ver uma foto do atendimento com qualidade. A Saúde é ruím no país, no Amapá ela é um pouco pior pra não perder a tradição regionalizada pela política do “cú do mundo”. Desculpem a expressão.
    Cargos não são uma exclusividade do governo do Amapá, o problema dos cargos no Amapá são os reflexos da incompetência. Puxa-saco só faz merda e piora a imagem de qualquer gestor. Inútil. Eu queria saber qual a lógica pra um gestor ser tão idiota de ver sua imagem ser detonada pelas mãos do seu próprio secretariado, cadê o estúpido que ocupa a pasta pra defender seu cargo. Uma equipe não deixa arranhões para o gestor maior. Secretários assumam suas cagadas vocês acabam com a gestão, mas no fundo a culpa é do governador, ele quem “dá” os cargos pra gente que anda no sol durante as eleições e detona a imagem do mesmo durante o exercício do mandato. Cargos políticos são um paradoxo no Amapá.

  • É desumamno brincar com o grave estado de saúde das pessoas.
    A dona Maria é uma mulher trabalhadora, honesta, muito batalhadora, mas que agora se vê limitada pela doença.
    Alcinéia, você não deveria permitir que pessoas sem o mínimo de humanidade escrevessem comentários nesse seu conceituado blog desdenhando do estado de saúde da dona Maria, um mulher que já passou dos 50 anos, que sempre batalhou na vida e que agora vive chorando e sofrendo com problemas no coração.
    Queira Deus que essas pessoas que deixaram comentários tão cruéis e desumanos numa tenham problemas de coração, nem na capital nem no interior, pois não sabem o que é perder a alegria de viver e ter que está o tempo tomando cautela (e os amigos e familiares também) prá evitar emoções, aborrecimentos, sustos, aflições que podem fazer o coração parar de vez em questão de segundos.
    Anilda, você devia ter vergonha na cara antes de chamar uma pessoa doente que precisa de tratamento urgente de atriz. Insensível desse jeito você é a vergonha das mulheres.

  • Infelizmente literalmente é a foto da saúde e não é só em Macapá. Esse cânçer da corrupção é generalizado!

  • Eu gostaria que a reportagem também falasse do HE que hoje esta com todas as maquinas de exames com maior complexibilidade a todo vapor, maquinas como raios-X, tomografia, eletrocardiograma, ultrasonogria sangue, urina entre outras, e fácil apontar o dedo, mais quando você aponta um dedo e necessário que você repare para quatro que estão em sua direção. O MP esta dando a resposta que o grupo da harmonia precisa.

  • É sabido por todos que a saúde anda mal, seja no Brasil seja no Amapá. Embora contribuamos com pesados impostos nada melhora. Mas convenhamos essa foto é uma montagem grosseira do Photoshop. Ou alguém já se deparou com um pneu desse tamanho, quase maior a sofrida senhora?

  • se tem algum culpado por essa cena? tem que achar.vamos por parte, e não atribuir tudo ao gestor maior, que e o governador camilo capiberibe, o problema e que tais emissoras são veiculadas a politicos e são oposição fica claro, agora a justiça tem que apurar, o problema que estamos vivenciando um quarto poder o da midia, que pode fazer o que for, sem ter algum prejuizo vamos fiscalizar, e ver quem e o maior beneficiario de tais coisas.

    • Eu acho que não é montagem, não. A saúde nos interiores é mais caótica ainda. E a responsabilidade é direta da prefeitura local. Essa situação é a consequência de programas ineficientes no sistema de saúde no país, em parte a corrupção também faz parte deste cenário macabro brasileiro.

  • Convenhamos, uma parte do q se vê se resolve com investimento de dinheiro público; mas a maior parte do q se vê é descaso, despreparo, incompetência do servidor q lotou o espaço destinado a pacientes com tralhas que não parecem ser nem do paciente nem da Secretaria de Saúde. A cena é tão surreal que parece cenário de teatro de horrores. Não venham me dizer que é preciso o secretário de saúde ou o governador do estado ir até à ambulância para ensinar o servidor fazer seu serviço corretamente. Se for, aí sim é a treva! Como uma criatura dessas foi contratada para o serviço público?? É vergonhoso tentarem imputar a culpa ao atual governador (1) depois de 8 anos de roubalheira e descaso, (2) quando o(s) servidor(es) que presta(m) atenção direta ao paciente é tão despreparado. E quantos haverá q se comportam de tal maneira, cm se não existissem normas de conduta no serviço público e normas específicas e rígidas a serem seguidas, especialmente em área tão delicada. Em qualquer lugar, servidor que faz da ambulância (ou qualquer carro publico) um carro de frete pode ser demitido por justa causa. Vergonha, sim. Não foram o secretário ou o governador que impuseram essa humilhação à Dona Maria. Foi quem, na sua atenção direta, se omitiu, e até caprichou no cenário de horror com vistas a atingir o governo. Triste e extremamente vergonhoso.

    • Tem toda razão, meu compadre… A negada só quer receber o salário no fim do mês, mas dar a contrapartida, porra nenhuma…Este é o Estado do empreguismo, onde a boquinha, o sonho de consumo, é ser funcionário público.

  • Infelizmente a saúde brasileira está no CTI. Agora é interessante também dizer que em terra tucujus, nos governos anteriores gastavam-se fortunas na expofeira e “tudo estava uma maravilha”. Desviavam dinheiro das consignações para aumentar a bolsa família e o Amapá Jovem e “tudo estava uma maravilha. Tentaram até vender o Amapá e “tudo estaria uma maravilha”. O que tá bom tinha que continuar?. Há, só para clarear as idéias, onde estava o Estado é Notícia quando morreram dezenas de crianças na maternidade mãe Luzia?

  • Interessante. Nos governos anteriores se gastavam mais de 15 milhões nas expofeiras e “era um sucesso”. Desviavam dinheiro das consignações para aumentar bolsa família e amapá jovem e “era um sucesso”. Só esqueceram que dinheiro público tem qEsse retrato da saúde não é

  • Retrato da saúde deixada pelo governo do PDT/PP, querem que o Camilo resolva com um toque de mágica, ele não é mágico, mas vai resolver, aguardem. Vão ter que engolir o Camilinho.

  • Sete milhoes gastados na expofeira. Ainda tem gente que diz que isso não é gasto, é investimento, que o retorno é bem maior. Mas uma pergunta que não cala: sê tudo o que o governo gasta com eventos, shows, patrocinios, etc, é ivestimento, cadê? Onde está que ninguem vê?
    A sim, sobre a expofeira, tinha mais inseto e poça de lama do que gente.

    • Preclaros amigos, quando falo deste e nao daquele, ou daquele e nao deste, deixo bem claro que, como amapaense luto pelo meu direito de cidadão, seja o governante X ou Y. Meti pau no governo passado e queria não meter nesse, mas a verdade é que: o que sê foi errou feito, o que está tá repetindo o erro. Continua tudo farinha do mesmo saco.

      • Concordo plenamente com Vc , esse Governo esta se mostrando até pior porquer ta tudo ruim é a saude é a educação ( a comunidade do bairro santarem sofreu horrores com a enchente e pra completar perderam a metade do ano pois ficaram sem colegio) estou pensando em convocar a população para dar um basta nesta situação e o pior tratamento de alta complexidade, tratamento que o hospital de laranjal do jari não faz esta tirando a vida de muitas pessoas e os mesmos medicos continuam ceifando vidas como se fosse a coisa mais natural do mundo eles tinham que remover os pacientes em avião , mas nunca tem avião ACORDA CAMILO E APROVEITA POIS VC ´SO TERA ESSA CHANCE!!! ESPERO QUE A PRÓXIMA VITIMA DESSE CAOS SEJA VC OU ALGUEM DE SUA FAMILIA PARA PODER SENTIR NA PELE O QUE O POVO PASSA,!!! IH, ESQUECI QUE ELE NÃO UTILIZA O sus !!!! ENTÃO ACORDA MEU POVO VAMOS PRAS RUAS VAMOS ACIONAR O mINISTERIO pÚBLICO!!! ESTOU INDIGNADA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *