Cinco ponto cinco

Filha do poeta Alcy Araújo Cavalcante e da professora Delzuite Carvalho Cavalcante, vim ao mundo pelas mãos da parteira Inês no dia 19 de fevereiro de 1956. Minha mãe me contou que era uma segunda-feira no reino de Momo, talvez isto explique minha paixão pelo carnaval. Ela me pariu em casa. Exatamente na casa de número 635 da avenida General Gurjão (hoje Almirante Barroso) no antigo bairro da Favela, que meu pai chamava de “Favela dos meus amores” e eu chamo de “Favela Querida”, bairro do samba, do marabaixo, da poesia, de casas ajardinadas e muro baixo. Ainda moro no mesmo bairro (hoje Central), mesma rua, no mesmo quarteirão.

Quando eu nasci, o mano Alcione já estava aqui (não sei se ele sentiu ciúmes). Depois de mim vieram o Alcy Filho (Zoth) e a Alcilene.

Mais tarde meu pai casou de novo e ganhei outras cinco irmãs: Astrid, Aline, Aldine, Adriane e Alice.
Meus amados irmãos e irmãs me deram cunhadas e cunhados e sobrinhos maravilhosos. Já sou até tia-avó.
Meu marido e meu filho são presentes de ouro que Deus me deu e deles cuido com todo amor e carinho e eles cuidam de mim.
Sou abençoada, pois tenho muitos amigos que são verdadeiros irmãos. Muitos deles estão comigo desde a infância.
Acredito na construção do Paraíso Terrestre – que é o mundo da verdade, do bem e do belo. E procuro me empenhar o máximo para ser pelo menos uma pequenina operária dessa construção.
Hoje é meu aniversário e eu estou imensamente feliz. Vou celebrar a vida e fazer um agradecimento especial a Deus por mais um ano de vida e pedir a Ele que continue protegendo e abençoando a mim, meus familiares, meus amigos, meus colegas e todos vocês que visitam este blog.
E depois vou cantar assim:
“Viver
e não ter a vergonha de ser feliz
cantar e cantar e cantar
a beleza de ser uma eterna aprendiz..”

Feliz aniversário pra mim!

  • Cara Alcinea, pedindo desculpas pelo atraso, desejo um feliz aniversario para vc, rogando a Deus que continue iluminando e abençoano vc e toda sua bela familia. Nicolau Crispino

  • A net lerda não permitiu (que eu conseguisse enviar por aqui meus parabens no dia do niver), o imposto de renda impediu (que eu comprasse um presente de cristal pra vc), mas saiba que te amamos todo dia: eu, Ric e Joaquim.

  • Com atraso, mas com afeto, o final de semana foi pegado no trabalho, hoje que sentei um pouco no computador, enfim, que Deus em sua infinita bondade permita que siga sua jornada com paz e saúde, seguindo-a com as bençãos que ELE já lhe concedeu. Parabéns.

  • Minha chefa, como sempre, estou um pouquinho atrasada para lhe desejar felicidades e muito amor em sua vida, sempre. Mas o que importa realmente é o sentimento que carregamos dentro do coração, e você tem morada garantida dentro dele. Bjs

  • Alcineia quero lhe desejar toda felicidade do mundo nesta data em que completa (20075dias e481800horas; de vida nos passando uma energia tão boa nas suas poesias e através deste blog, e me simto feliz em ser um de seus blogueiros e dizer avocê e toda sua failia que são exemplos de verdadeiros tucujus ou seja guereiros, parabéns.

  • Dona Alcinéa, parabéns por tudo o q a senhora representa para o amapá. Deus há de lhe dar milhões de anos de vida para continuar fazendo o bem e espalhando aqui na terra.

  • Alcinéia,
    Parabéns pelos 5.5
    Saúde e felicidades para você e seus familiares.
    Você é minha leitura diária obrigatória.
    Saudações celestes (Cruzeirences).
    Cesarino.

  • Alcinéa, parabéns minha querida. como leitor assíduo deste site não poderia deixar de homenageá-la e demonstrar todo o carinho, admiração e respeito que tenho por vc. tudo de bom e felicidades pra vc e sua família…

  • Feliz aniversário Alcinéa, que Deus continue iluminando você e sua familia e dando forças para continuar na luta pela verdade verdadeira.
    Sds,

  • Prof. Alcinea, fico feliz pela passagem de mais um aniversário em sua vida. Fui seu aluno no GM, creio que no ano de 83, se hoje sou o que sou, teha certeza que tive sua ajuda e de outros. Parabéns e felicidades.

  • LEMBREI DA RÁDIO DIFUSORA: “ESTÁ ANIVERSARIANDO NA DATA DE HOJE,19 DE FEVEREIRO, A MENINA-MOÇA ALCINÉIA CAVALCANTE, NÓS SEUS ADMIRADORES E FREQUENTADORES DO SEU BLOG NÃO PODERIAMOS DEIXAR ESTA DATA PASSAR EM BRANCO,APROVEITAMOS PARA OFERECER A SEGUINTE MÚSICA: PARABENS PRA VOCÊ!!

  • Gosto da lembrança do Coaracy Nunes,e vejo que até hoje vc. continua com seu olhar angelical.Que Deus te cubra de bençãos, vc. é especial.Um fraterno abraço.

  • Parabés por mais este ano de vida, estamos orgulhosos por ter vc como nossa grande amiga!!! Sinceramente!!! Felicidades “mana”….

    • Gosto tantoooooo de vocês.
      Ontem estávamos relembrando aquele ano que vocês invadiram minha casa, enfeitaram de balões verdes, róseos e amarelos e ainda chamaram o “mico 10”.
      Muito beijos.

  • Alcinéa querida, Parabéns pelo aniversário! Tu és linda, tens uma família muito linda, e merece as coisas mais belas =)Te desejo paz, alegria, felicidade, saúde e muito amor! Feliz aniversário!!!!!! (atrasado, mas é de coração, rsrsrsrs).

    Ah! guardaste um pedaço do bolo pra mim? xD

  • Já disseram tantas coisas bonitas para você, eu vou dizer simplesmente “parabéns por voce ser tudo o que é”, voce constrói uma bela história, voce faz da sua vida algo muito grandioso, belo exemplo de força e entusiasmo para viver. Saúde e paz! Ah, o seu pai gostava dos nomes iniciados com a letra A, Alcinéa, bem no início do meu blog há um poema que só tem palavras começadas com a letra A, ta convidada. Tudo de bom para voce, seus poemas estão bombando no blog do Paulo!

  • Mna Querida,
    Vc é motivo de muito orgulho para todos nós. Muita, paz, saúde e felicidades. Que Deus continue a iluminar os seus caminhos.
    Bjs do Mano, Vilma,Preto, Salsa, Pina e Thité.

  • Sem ser hiperbólico e repetitivo,além de te dar parabéns e ressaltar sua importância para o jornalismo e para a própria históriado Amapá, gostaria de dizer que até mesmo antes de abrir meu e-mail pessoal, assim que acesso a net, vou direto pro seu blog, pois o tenho como uma excelente referência. Felicidades!!!

  • Alcinéa, a tua foto ao telefone é linda, fina demais… Capa de livro. Quem sabe surge um sobre a experiência de ser a blogueira mais expressiva do Amapá.
    Suas experiências na arte da comunicação.
    O Blog é uma revista eletrônica, aos 55 anos de vida, um dos frutos que colheu foi admiração dos que fazem da sua palavra a referência de credibilidade. Viva pra virtualidade, ela permite poder dizer feliz aniversário pra pessoa que conheço pelas linhas escritas e imagens postadas. Seu talento é reconhecido mérito!

    • E nessa época ainda não existia o celular.
      Menino, já tenho algumas páginas escritas sobre jornalismo a partir dos anos 70 no Amapá. Mas tem umas histórias muito cabeludas hehehe

  • Nem parece! Não é engano? Pele lisinha, um bronze legal. Eu reluto em te dar parabéns do 5.5, mas, tá bom – Parabéns pra você nesta data querida… Viva a Alcinéa! Viva.

  • P.S. As vezes não faço pessoalmente em função de ser, apesar de não parecer um pouco timido. Bem isso não importa um FELIZ ANIVERSÁRIO pra vc.

    • Maurício, tenho enorme carinho por você e família.
      Muito obrigada por tudo.
      Obrigada também pela árvore de acerola que enfeita nossa rua e tá carregadinha.

  • Musa inspiradora.Querida amiga assim tomo a liberdade de lhe trata em função da proximidade de nossa residências, apesar do pouco contacto pessoal, o que não sobrepõe nossa história familiar e torna imensamente gratificante a retomada através de contacto vitual. Em pouco tempo aprendi a lhe admirar e respeitar única e exclusivamente pela pessoa que vc é, e mostra-se ser. Conversando com minha esposa e fazendo uma coisa que raramente faço que é beber disse-lhe que entendia o porque de muitos poetas e artista lançarem mão deste que chamei de artifício para poder se inspirar para poder descorrer arrespeito do que os inspira. Bem isso foi apenas um desabafo ou mellhor comentário, meu intuito mesmo é desejar-lhe tudo de maravilhoso, saúde, paz, amizade e tudo aquilo que nosso senhor Deus permitir, um feliz aniversário.
    Do amigo Mauricio e familia.

  • Ontem levei crisântemos brancos para a Alcinéa. Disse a ela, que os brancos, ao contrário dos roxos, não descoram.

    Foi um re-encontro marcante. Vi no seu semblante, aquele olhar de quem, só quem a conhece, pode descrever.

    Desculpe não ter podido atender ao seu convite de ir a comemoração a noite na sua casa.

    Te adoro!

  • Néa, aniversário no fim de semana é bom porque ele se prolonga um pouco mais, mas, de coração desejo que o seu se prolongue por muitos anos. Então, feliz aniversário para você, sim! Com as bênçãos de Deus, as orações de sua família, a alegria de seus amigos e tudo junto e misturado, commerando a sua chegada ao Planeta Terra.
    Beijos.

  • Querida, estou atrasada… Rsrsrs. Mas, para desejar felicidade nunca é tarde. Certo? Luz, vida e amor! Um grande beijo!

  • Alcinéa, celebra a alegria de fazer anos de esperança, conta teus anos não pelo tempo, mas pelo espaço que fazes em teu coração. PARABENS!!!

  • Jamais poderia deixar de parabenizá-la nesse momento tão importante da sua vida, mas não consigo sintetizar tudo o que você representa pra nós que te conhecemos, então muitas felicidades e muita paz na sua vida. Que Deus continue te iluminando sempre.

  • Querida ALCINÉIA que Deus na sua infinita bondade lhe ilumine todos os dias de sua vida….Feliz aniversário e seja muito feliz!!!bjs

  • Minha querida amiga, Alcinéa Cavalcante,
    Que Deus a abençoe e a ilumine em mais este aniversário no plano terrestre.
    Que sua família e seus amigos continuem desfrutando de sua companhia por muitos verões.
    Que você seja esta mulher corajosa, destemida, inteligente, íntegra e amada.
    E que este aniversário seja melhor que o anterior e pior que o próximo, como dizem os japoneses, com o banzai, que é o processo contínuo da nossa melhoria interior.
    Felicidades, muitos anos de vida com muita paz e muito amor.
    Beijos.

    • Com amigos como você a gente vai melhorando a cada dia.
      Obrigada por tudo, meu querido. Obrigada por ter colocado meu primeiro site no ar em 1996.

  • Companheira, parabens; felicidades e tudo de bom. Que Deus siga de dando proteção e saúde. Mas não posso deixar de tirar um sarro com esta data, pois deve ter alguma coisa errada. Uma fonte me informou que vc foi a primeira jornaista a entrevista Henrique Gallúcio, engenheiro da Fortaleza de Sao José. Aí não tem como dar 5.5 HEHE. um grande abraço. O resto o nosso querido Lucas Barreto já escreveu.

  • ALCINÉIA, SIMONE E EU LHE DESEJAMOS FELICIDADES E MUITOS ANOS DE VIDA. GOSTARÍAMOS QUE ESTA MSG REPRESENTASSE UM FORTE ABRAÇO E QUE CONTINUES FIRME COM A NOBRE E CONSTITUCIONAL MISSÃO DE BEM E MELHOR INFORMAR A TODOS NÓS. QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VC. LAGES.

  • Minha tia, uma das pessoas mais linda, maravilhosa e doce q eu já pude conhecer.
    Dona de uma imensa alegria de viver e de um coração cheinho de bondade, amor e paz, e de uma voz tão suave q parece nos por no colo. Uma pessoa a qual eu tenho muito orgulho e sei q um dia tbém poderei orgulhar. Aii tia, vc não tem noção da felicidade, das coisas maravilhosas q vc merece! Que Deus te abençoe!

    Te amo mesmo separada pela distância e pelo tempo. Vc sempre estará aqui comigo, dentro do meu coração!

    Felicidades!!!

  • Parabéns Alcinéa!!! Que Deus continue a te iluminar e te proteger. Muita paz, saúde e felicidades, juntamente com teus familiares. Um grande e fraterno abraço.

  • PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO E PELO EXCELENTE TRABALHO QUE VOÇE DESENVOLVE EM PROL DA SOCIEDADE AMAPAENSE. GOSTARIA QUE VOÇE POSTASSE ESSA NOTICIA EM SEU BLOG ” CÂNCER ”
    Extensão do Hospital do Câncer de Barretos virá para Rondônia

    O convite para a visita de Henrique Prata, que é conceituado no tratamento de câncer e atua na direção do Hospital de Barretos há 25 anos, partiu do Governador Confúcio Moura.

  • Querida amiga Alcinéa.

    Apesar de já ter lhe parabenizado hoje, não poderia deixar de registrar aqui um pouco do que sua amizade representa para nós.

    Na verdade, para falar da sua amizade, o ideal seria traduzir tudo em versos de um poema, já que você é fruto da poesia de Alcy Araújo que encantou dona Delzuite Cavalcante.

    Tua meiguice contrasta com a determinação que tens para atingir teus objetivos. Admiramos tua franqueza e, sobretudo, a tua humildade, qualidade que te revela um ser tão especial. E é essa admiração que lhe temos que faz com que estejamos cada vez mais próximos. O respeito e o carinho mútuo que construímos é o alimento da nossa amizade.

    Na verdade não precisaria deixar nada registrado já que todos sabem o quanto lhe queremos bem. Mas fiz questão! Não porque precisemos demonstrar o tamanho do nosso carinho. Se fosse possível medir, certamente seria pouco, já que mensurar um sentimento é admitir que ele tem tamanho. Também não deixamos o registro para que recordemos dele, pois seria admitir que poderíamos esquecer da nossa amizade. Apenas o fazemos porque é o que podemos e o que sentimos. Mereces muito mais. Mereces tudo!

    Feliz Aniversário!

    Um grande e fraterno abraço.

    Lucas e Graça Barreto

    • Agora vocês me deixaram sem palavras.
      EU AMO VOCÊS!
      Nem precisaria repetir isto porque todo mundo sabe, mas com o coração cheio de gratidão e carinho e a voz cheia de orgulho eu digo mais uma vez: EU AMO VOCÊS!

  • Parabéns Néa , se tivese em Macapá passaria pra te dar um abraço . que Deus te abençoe! que cobnserves sempre esse teu amor por nossa FAVELA QUEIDA e os valores para os quais tens mantido tua luta , bj no coração.

  • Alcinéa, vc é uma pessoa muito querida e isso foi conquistado com seu combastivismo contra abusos e outras que não vale a pena citar. Mas, os sofreimentos experimentados por ser assim, com são compensados pela satisfação de quem resolve ficar do lado dos mais fracos. Por isso, tudo que você fez em matéria de jornalismo, muito representou para o povo, especialmente para os que não tem voz. Seu comportamento exprime sua sua marca de mulher com fibra, corajosa, agradável e inteligente. No seu aniversário, só nos resta pedir ao bom DEus que dê-lhe muita saúde, paz e felicidade, junto a sua família e todos que a cercam. Parabens!

    • Adelmo, eu sinto tanto orgulho de ter você entre meus amigos e sei que minha mãe tinha sentia orgulho de ter sido sua professora no grupo escolar.
      Um beijo grande.

  • Oi, Alcinéa.
    E que Ele continue te dando mais anos de vida, de saúde, de disposição para a luta, de serenidade nos momentos difíceis.
    Um abração do amigo,
    Aloisio

    • Senti seu abraço, amigo. Como aquele abraço que nos demos recentemente no pátio da minha casa quando você veio visitar Macapá.
      Mil beijos.

  • Parabéns Alcinea pela contribuição que você dá a informação; pela axaltação que você faz à família; pela valorização que você dá à amizade. Orgulho-me de ter sido amigo do “seu” Alcy, e de ler seu blog. Feliz aniversário.

  • Hj é dia de agradecer a Deus pela pessoa maravilhosa que ele nos permitiu conhecer e ter o prazer da amizade. Obrigada pela sua amizade! Saúde! Feliz Aniversário! Amamos vc!

  • parabens pelo aniversario, muitos anos de vida que voce continue sendo essa pessoa maravilhosa, que contribue com o nosso Estado de forma positiva.

  • Parabéns,felicidades Néa, desejo que este dia seja do jeito que você sonhou, perto das pessoas que mais AMA. Pois você merece que o seu dia seja especialmente comemorado. Beijos, Vera, Reinaldo,Taty,Rapha, João Vitor, Anny,Tiago e Duda.

    • Só não foi melhor porque vocês, pessoas que eu amo, estão longe.
      Mas qualquer dia a gente come uma rapadura, né?
      Beijos

  • “O importante não é estar aqui ou ali, mas ser.
    E ser é uma pequena ciência delicada, feita de pequenas grandes observações do cotidiano dentro e fora da gente.
    Se não executamos essas observações, não chegaremos a ser.
    Apenas estamos e desaparecemos.” [Drummond]

    Muitas felicidades e um feliz aniversário.

  • Parabéns Alcinea Cavalcanti – Que o Senhor Jesus continue lhe abençoando sempre, derramando sobre você e sua família bençãos de paz, amor, prosperidade, saúde e muitas felicidades.

    Todos os dias acesso seu site, pois ele nos informa as melhores e mais importantes notícias do nosso Amapá.

    Parabéns.

  • O que mais posso dizer, se todos já disseram o que eu queria? Sentir inveja? Não… issso não caberia. Mas posso, dentre todos os maravilhosos sentimentos, abusar da ALEGRIA. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE, EMBAIXADORA, EMBAIXATRIZ. É POR VOCÊ EXISTIR QUE A GENTE É FELIZ!

  • Os verdes estremeçem de alegria por esse dia tão agudo, para uma pessoa forte, áurea poética, crítica autêntica, mulher! Que os ventos tragam em suas asas infinitos presentinho e um poema cheio de fonemas alegres. Você completa essas terras e nos orgulha com este blog fantástico. Você é o conceito verdadeiro de jornalista amapaense! Abraços poéticos e cheios de beijinhos desenhados a punho de uma criança!
    Feliz aniversário!
    De seu fã Erick Boaventura

  • Filha permita que assim te chame:parabéns que Deus te abençoe juntamente com toda tua família,que esta data se repita por muitos e muitos anos.para que você nos brinde sempre com essa alegria exuberante que teu sorriso erradia.Mais uma vez.PRABENS FILHA.

  • Parabens Alcinea, não só pela data de hoje, mas principalmente por tudo que voce tem feito no Jornalismo em busca da melhora da qualidade de vida do Povo Amapaense.

  • Querida Alcinéa, Deus é tão maravilhoso que nos dá a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas como você. Diariamente, és professora da vida pra muitos que visitam seu Blog, ou que vão à sua casa desfrutar da tua cordialidade e gentileza peculiares, sempre na proteção de tuas reconfortantes e belas plantas. Não sou poeta, mas, por tua causa, nos tornamos um pouco. Todo dia é um nascimento. Portanto, que Deus te dê mais saúde e sempre ilumine teus passos. Feliz aniversário com gostinho de café da sua varanda e com o cheiro inebriante das flores do seu jardim. Do amigos, Raul Mareco

  • Tia,

    Hoje, mesmo sem a devida licença poética, vou parafrasear o poeta do cais e dizer a todos que hoje estou feliz e tenho um belo assunto, Alcinéa (o Maria eu não me atrevo a copiar, pois imagino pertencer a vocês dois somente) está aniversariando; a Bem – Amada (essa eu usei tal e qual o poeta escrevia), que ainda tem cabelos cor de mel e olhos castanhos de expressão amorosa, sabe que o poeta e tantos outros a amam e nos ama também.
    Alcinéa, que na mesma porta em que esperava de braços abertos o poeta voltar, tem nos lábios o seu belo sorriso e um lindo jardim florido, vem feliz ao encontro de quem chega, e pede carinhosamente para que não deixemos de voltar.
    Como a Bem-Amada está fazendo aniversário, a cidade inteira vive conosco os mesmos momentos de felicidade e de alegria. Um dia realmente magnífico, o de hoje. Alcinéa completa cinquenta e cinco anos em seu caminhar de poetisa.

    Deus te abençoe, Néa.

    De: Allan, Emília, Rafael e Flor.

  • Parabéns!
    Pelo seu aniversário e por tudo o que vc representa para o jornalismo amapaense.
    Sua personalidade é fonte de inspiração para todos nós que atuamos nesta área.
    Sou fã do seu jeito!
    Felicidades!

  • Parabéns Alcinea…. escutei pelo rádio que hoje era seu niver…logo pensei, tenho que passar pelo blog já já pra desejar felicidades pra esta mulher tão especial…gosto de gente assim, que sempre faz a diferença!
    um grande abraço de Feliz Aniversário!

  • Feliz aniversário Alcinéa.
    Que Deus te ilumine, te abençoe para que continues a ser essa pessoa maravilhosa que és.
    Beijos.

  • O dia 19 de Fevereiro e uma data muito Especial, pois no dia de hoje pessoas especias comemoram Aniversario. PARABENS Alcinea e lógico PARABENS a Minha SUPER MÃE….

  • Minha Cunhada!!!! Como não estarei presente busquei a maneira mais linda de lhe fazer uma homenagem, uma poesia:

    Feliz Aniversário

    Alguma coisa está acontecendo,
    olhei para o céu, cadê as estrelas???
    o sol sumiu;
    a lua partiu………

    Sumiram as rosas dos jardins,
    Sumiram os peixinhos do mar,
    E vento deve estar soprando em outro lugar……

    Em busca de ajuda,
    procurei os anjinhos,
    e nem eles consegui encontar.
    Quando de repente um deles,
    eu vi tentando escapar…….

    Não exitei, e fui logo perguntando:
    Anjinho, anjinho: -O que está acontecendo???
    E o anjinho mesmo que apressado,
    respondeu ao meu chamado:
    -Meu rapaz, você não tem do que se preocupar,
    todos saíram para comemorar,
    o aniversário da pessoa mais linda…….deste lugar……
    Fernando Finatti

    • Meu amado cunhado, você é muito mais que um cunhado: é um grande irmão.
      Agradeço a Deus por você existir e estar sempre pertinho da gente.

  • Prabéns Alcinéa, tenho oegulho de te-la como vizinha, amiga. Preciosa, você hoje merece todo mimo por tudo. que Deus te ilumine sempre, felicidades

  • Parabéns querida amiga Alcinéa, uma das mulheres mais respeitadas da imprensa amapaense, sempre integra e verdadeira. Muita saúde, paz e sucesso sempre! Abraço do seu amigo.. @RonaldoBaraoAp

  • Comemoramos também, a graça de te-la como amiga. Obrigado Deus,que por intermédio de um grande casal iluminado, teres concedido esta grande benção que é a ALCINÉIA.

  • 1ª Dama do Blog Amapaense;
    Como leitor e admirador da sua postura.

    Quem respeita a sua maravilhosa caminhada deve saber que as suas lições práticas de vida dispensam dedicatórias. O Pouco que sei de você é tão bacana que encanta, até quando tenta ser ácida fica agridoce.

    Felicidades.

    • Você é uma pessoa encantadora e apesar de nos conhecermos ainda tão pouco tenho grande afeto por você.
      Qualquer dia desses vamos comer uma pirapitinga com afeto?

  • Parabéns Alcinea. Tenho orgulho de, como amigo de infancia, ter acompanhado essa evolução como mostra a sequencia de fotos.
    desejo-te saúde e felicidades, sempre.
    abraços

    • Se o papai tem orgulho de ter acompanhado a evolução, e eu então \o/ admiro muito essa amizade de vcs e por isso q meu carinho eh tão especial e essa família maravilhosa amodoro todos vcs! Saúde, paz, prosperidade e muitoooo amor…. Bjks bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *