É tempo de cupuaçu!

Os cupuzeiros estão carregadinhos. O aroma da fruta, dando água na boca, se espalha pela cidade, pelas casas, pelas lanchonetes.
Com esta fruta, que tanto encanta os que vem de outras paragens, faz-se sucos, sorvetes, tortas, bolos, cremes, bombons e até molhos para carnes brancas.
Já comeu um peixe ao molho de cupuaçu? É uma delícia!
Você, que sabe fazer iguarias com cupú, que tal socializar suas receitinhas com os demais leitores do blog?

  • Adorooooooooooooo cupu.. tudo de cupu.. bolo, torta, doces, sucos, bombom, … ai iaiaai
    A minha receita é: após retirar a poupa do cupu para fazer outra iguaria, guarde os caroços. Em uma panela coloque açucar e os caroços, mexa até criar uma calda bem amarelinha.. é uma delícia… depois deixe esfriar!! Delicie-se chupando os caroços com calda de açucar, tem um gostinho azedinho e doce… na verdade fica um bombom de caroço de cupu caramelizado!!

    Alcinéa, é tempo de pupunha também!! Nós aqui em casa já ganhamos muitos cachos dos nossos queridos vizinhos!! E viva estas frutas maravilhosas que nos enchem os olhos!!

  • Cada um ou uma de nós tem uma receita de cupuaçu gravada em seu inconsciente. E, viva o cupuaçu!

  • A minha receita não é nada higiênica. Quando era moleque, deixava os caroços dos quais foi retirada a polpa de molho em uma tigela com garapa gelada. Aí, um por um, eu chupava aquele caldo e voltava o caroço para molhar de novo na garapa. Repetia o processo até o caroço perder o sabor azedinho. Anti-higiênico é, mas como eu era o único consumidor, não via problemas. Mesmo porque moleque não se preocupa com essas coisas.

    • É, Roque… Disse um grande sábio que a gente gasta a saúde tentsndo ganhar dinheiro. Depois, gasta-o, em busca de saúde. Moleque, Deus protege. Então, não vejo problema com a tua receita. rsss!

  • a unica coisa que eu sei fazer é isso: pegue uma lata de leite condensado, uma de creme de leite e duas poupas de 200g de cupú(aquela pequena) jogue tudo no liquidificador e bata por 2 minutos. pronto! esta feito o mais delicioso de todos os cremes; o creme de cupuaçú!!!!!rsrs muito bom, delicia.

  • Não é uma receita, mas a forma mais curiosa que eu aprendi a fazer uso da deliciosa fruta, quebro coloco em um copo grande adiciono açúcar, farinha baguda e um pouquinho de água. Aprendi quando era criança com minha Tataravó. Eu me lembro, e acho que é a recordação mais poética do fruto. Era uma cabocla amazônida filha de Libaneses gritanto no quintal enorme e com chão de areia bem varrido, Zanjoooooo vem comer cupú com farinha. Como Deus é bom, sou feliz em poder ter conhecido tanto do prazer da vida simples, seja no Pará ou em Minas Gerais… Saudades de um tempo que criança andava descalça no terreiro, corria atrás de galinha, roubava frutas dos vizinhos… Chorei. MAS O FOCO É O CUPUAÇÚ, desculpem fui longe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *