
Será votado amanhã, 10, na Câmara de Vereadores de Macapá o Projeto de Lei que dispõe sobre o estatuto da proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural do município de Macapá.
De autoria do vereador Clécio Luis (PSOL), o PL foi amplamente debatido pela sociedade civil, universitários e profissionais interessados e aprovado por unanimidade nas comissões.
De acordo com o vereador, o Projeto tem como objetivo reconhecer como patrimônio histórico os elementos que identifiquem a cultura da cidade. “Após a aprovação do Projeto bens materiais serão valorizados e preservados, assim estaremos evitando que nossa cultura seja descaracterizado e esses bens destruídos”,fala o vereador.
Na prática depois de sancionada, a Lei permitirá que objetos, lugares, pessoas, conhecimentos, músicas, festas populares, culinária, lendas, fotografias, obras de arte e demais expressões artísticas de Macapá sejam preservados e considerados bens imateriais. “As manifestações populares são os maiores instrumentos de preservação da memória histórica de um povo, é preciso que nós não percamos essa identidade cultural e a aprovação desse projeto é de suma importância para respaldar o registro do bem material tombado e a proteção de nossa memória histórica através dos bens imateriais”, finaliza Clécio.
A sessão está marcada para 9:00, no plenário da Câmara de Vereadores.
(Texto: Mariléia Maciel, da Assessoria de Comunicação do vereador Clécio)
Nota do blog
Esta lei é de grande importância para a preservação dos bens materiais e imateriais de Macapá.
A Câmara de Vereadores destinou uma hora para apresentação, explicação e defesa do projeto. Um vídeo será exibido mostrando o que poderá ser tombado (bens materiais) e registrado (bens imateriais) como patrimônio. Algumas pessoas que reconhecidamente lutam em defesa da valorização e preservação da cultura de Macapá serão homenageadas pelo vereador, entre as quais esta blogueira, que usará a tribuna da Câmara por dez minutos para defender a lei.
9 Comentários para "Estatuto da proteção do patrimônio será votado amanhã na Câmara de Vereadores"
Oi Alcinéa
Desde 1991 quando cheguei em Macapá pude observar quanta beleza existe neste Estado. Há um rico patrimônio histórico, artístico e cultural que deve ser preservado, sobretudo os antigos prédios e a orla da cidade. Parabéns ao vereador Clécio por essa iniciativa. São de políticos assim que a gente “tira o chapéu”.
Paulo Veiga
Parabéns Clécio, é de politicos compromissados e competentes como vc que o Amapá precisa.Vc merece estar num patamar bem maior na politica do Amapá.
Devia ser elaborada uma lei pra impedir a população de gerar tantos filhos. Tudo precisa ser regulamentado para que as pessoas tomem uma atitude e passem a ter consciência.
Na última vez que fui a Macapá, vi uma verdadeira árvore crescendo no canto superior esquerdo da histórica Igreja de São José. Garanto pra vocês se eu fosse um papa-hóstia e morasse em Macapá, não permitiria que isso acontecesse, e nem esperaria que leis fossem aprovadas pra tal fim.
faco das palavras do igor as minhas palavras…
parabéns ao clécio pois ele é um dos melhores politicos do nosso estado,é de homens que nem ele o randolfe que o brasil precisa,são poucos politicos que tenha a autoridade moral que esses dois tem,vão em frente ..
Gostaria de parabenizar o vereador clecio Luis pelo projeto a ser apresentado assim como pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo na Camara de Vereadores. Homem integro e sensato que tem feito a diferença no Municipio de Macapa e no Estado do Amapá.
Alcinéa, ufa! Até que enfim uma notícia boa. Espero que a Assembleia Legislativa copie a iniciativa, pois, há muito o que ser preservado no Amapá todo. Parabéns, ao vereador.
Maravilha! Agora é só correr pra garantir a proteção do… da… Ah, esquece!