“Ficha suja” quer calar blogueiros

Maior ficha suja do País quer prender três blogueiros

Por Fábio Pannunzio no Blog do Pannunzio

José Geraldo Riva, presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, réu em 118 processos civis e criminais, impedido de assinar cheques emitidos pela Casa que dirige, com o patrimônio bloqueado por decisão judicial, com os direitos políticos suspensos, quer botar três blogueiros na cadeia. Deu entrada a uma queixa-crime contra o editor desta página, a economista Adriana Vandoni e o jornalista Enock Cavalcanti. Deve estar pensando em ter companhia no xilindró para enfrentar a eventualidade de ele mesmo vir a ser condenado no futuro em uma das muitas ações que lhe movem os ministérios públicos de seu estado ou o federal.

A queixa-crime foi protocolada ontem e ganhou o número 43/2010. Foi distribuída para a Décima-Quarta Vara Criminal de Cuiabá e está sob os cuidados da juíza  substituta Lúcia Peruffo. Riva também me processa em uma ação cível. Quer uma reparação por danos morais de R$ 2 milhões. E conseguiu censurar os outros dois blogs, que foram proibidos de emitir opiniões sobre ele.

Os processos decorrem da indignação do deputado justamente porque nossos blogs têm cumprido seu papel social mais importante: exercer a fiscalização sobre a ação dos Poderes. Riva mantinha a imprensa de seu estado calada há pelo menos oito anos. Nada se publicava sobre as denúncias contra ele. Situação que está paulatinamente mudando à medida em que seu poder para manipular a opinião pública se esvai.

Se o objetivo da investida judicial era amordaçar nossas publicações, o tiro saiu pela culatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *