Governo do Amapá – Nota Oficial

Governo do Amapá
NOTA OFICIAL

 A reportagem “Fraudes no Amapá já desviaram pelo menos R$ 1 bilhão dos cofres públicos (9/10, A4)” fala do inquérito final da operação “Mãos Limpas” da Polícia Federal (PF) sem mencionar, em uma única linha, os nomes dos acusados pelo esquema de desvio de verbas públicas que se instalou no Estado do Amapá entre 2003 e 2010: o ex-governador Pedro Paulo Dias, candidato à reeleição em 2010, e o ex-governador e candidato a senador Waldez Góes, ambos detidos pela PF na ocasião e ambos ligados politicamente ao senador José Sarney (PMDB-AP).

Detalhista ao extremo ao descrever a operação da PF, a reportagem omite o fato de que o então candidato e atual governador Camilo Capiberibe foi o único dos candidatos a denunciar o esquema e a apoiar decididamente a ação da PF, inclusive pedindo o impeachment do governador Pedro Paulo.

Mais grave: a reportagem, fazendo ilações sobre a atuação de Camilo Capiberibe quando este era deputado estadual e sobre atividades públicas de alguns de seus parentes, induz o leitor a pensar que o governador fazia parte do esquema montado por seus adversários políticos, quando, na verdade, ele sempre esteve na linha de frente do combate a essas práticas e a seus representantes.

De acordo com a PF, o esquema desviava recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundeb e Fundef. A maioria dos contratos firmados pela Secretaria de Educação não respeitava as formalidades legais e beneficiava empresas previamente selecionadas. O mesmo esquema era executado em outros órgãos públicos – Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Macapá, Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária. Todo esse esquema foi montado durante os governos de Waldez Góes e Pedro Paulo Dias.

As acusações sobre abusos supostamente cometidos pelo governador quando ele era deputado estadual devem ser investigadas – embora, é preciso ressaltar, não tenha havido nenhuma ilegalidade no uso de verbas da Assembleia Legislativa. Mas comparar esses supostos abusos com a gigantesca máquina de desvios e corrupção instalada no Estado do Amapá pelos aliados do senador José Sarney é ofender a inteligência do leitor, com o nítido objetivo eleitoreiro de confundir a opinião pública fazendo parecer que aqueles que sempre estiveram à frente do combate à corrupção também estariam envolvidos na operação “Mãos Limpas”.

  • Acho que sempre haverá esta corrupção na política, Camilo, assim como os outros deputados tem sim sua parcela de culpa e não adianda questionar. Manipulação de informação também existirá, mas o importante é deixar que o povo decida se quem está certo ou errado.

  • Blá, blá …o Camilo não roubou… Ninguém disse que o cara meteu a mão camarada, a verdade foi a conduta podre de troca de favores, nepotismo cruzado pra ficar bonito. Não há como argumentar contra fatos.

  • Dizer que o jornal O Estado de São Paulo foi manipulado, que medo!, não valtarei mais para o Amapá, só se ele começar de novo como território.

    • SALMO 73.1 VERDADEIRAMENTE bom é Deus para com SEU POVO, para com os limpos de coração.
      2 Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
      3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
      4 Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
      5 Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
      6 Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
      7 Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
      8 São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
      9 Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
      10 Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
      11 E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
      12 Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
      13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
      14 Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
      15 Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
      16 Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
      17 Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
      18 Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
      19 Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
      20 Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
      21 Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
      22 Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
      23 Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
      24 Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
      25 Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
      26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
      27 Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
      28 Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

  • A Harmonia fazer suas vitimas mesmo depois de desbancada!!! ainda vamos sangrar por tempos diante esse vergonhoso episódio de nossa vida politica!!

  • continuação…
    que pouco sabe como se pega hepatite, que ela é silenciosa e que mata.
    A AIDS não mata, tem tratamento, porém seus remédios tem como reações adversas quase que os mesmos sintomas de quem faz tratamento quimioterápico p/ câncer.
    Vemos ainda, os inúmeros casos de pessoas que vem morrendo de câncer por falta de despreparo da gestão em criar efetivamente um hospital de referência dessa patologia.
    DEVEMOS DAR UM BASTA NESSA HISTÓRINHA DE UM QUERER JOGAR A CULPA NO OUTRO, VEJO A PROPAGANDA NA TV DO PARTIDO DO GOVERNADOR QUE MOSTRA OS EX-DA HARMONIA. ANTES DE MAIS NADA CADA QUAL DEVE PENSAR ANTES DE FALAR, COMO MINHA AVÓ DIZIA: “A LÍNGUA É O CHICOTE DO RABO!”. NÓS ELEITORES TEMS QUE DAR UM BASTA NESSAS OLIGARQUIAS QUE IMPERAM NO AMAPÁ, POIS NOSSO ESTADO APESAR DE SER UMA ILHA SEM LIGAÇÃO TERRESTRE COM OUTROS ESTADOS BRASILEIROS, PARECE UMA PROVINCIA ONDE QUEM MANDA É O REI E SEUS SÚDITOS.
    “ABRAM OS OLHOS” ELEIÇÕES SEM OLIGARQUIA JÁ!

  • Mas afinal, a primeira dama Claudia Capiberibe e um primo do Governador Camilo eram ou nao eram assessores do Miranda? A nota nao falou nada a respeito sobre isso.

  • Coitado do camilo está cercado de incompetente. Até para redigir uma nota oficial pobre em conteúdo e sem argumento legal. Este governo está fadado ao fracasso. Nada mudou a não ser a camisa de azul para amarelo e a harmonia continua entre os poderes, principalmente na assembléia legislativa.

  • Não adianta! Infelizmente, muita gente já esqueceu de tudo e atribui ao governo atual todas as mazelas do estado. São as mesmas pessoas que elegeram Marília e Roberto. CONVENIÊNCIAS!!!

  • A hipocrisia voltou ao poder, quem foi o aspone que redigiu esse remendo se é que podemos chamá-la de NOTA OFICIAL, mas é c/ muito pesar que fico enlutado com tamanha e desastrosa equipe que ladeia o sr. Governador, o qual ajudei a colocar no poder, por força dos votos de meus familiares e do meu,e que até agora não mostrou p/ que veio, a mudança não aconteceu, só veio a matança nos hospitais de emergências, de especialidades e infantil, onde tem médico, porém não tem os equipamentos essenciais p/ se manter o paciente.
    Ainda, temos srs. leitores desse blog o Centro de Doenças Transmissíveis, onde quase toda semana um paciente que vive com HIV/AIDS morre com alguma co-infecção.
    O atendimento aos pacientes que vivem com HIV/AIDS é precário, nem médico infectologista tem p/ atendê-los, existindo apenas médicos clínicos gerais que realizam especialidade na área p/ fazer o atendimento. Até as capacitações p/ esses médicos e para os membros de movimentos sociais vem sendo negado pela secretaria de saúde, com a desculpa esfarrapada de que não tem empresa licitada p/ o fornecimento de passagens aéreas na SESA/AP, porém o secretário e seus assessores vivem viajando, por que somente p/ os técnicos e colaboradores eventuais de OSC’S que tem verba federal garantida p/ suas capacitações não o fazem?
    A última que fiquei sabendo irá acontecer de 26 a 29 de outubro agora o X Macronorte em HIV/AIDS, onde os Coordenadores de DST/AIDS e Hepatites Virais de toda região norte, juntamente com membros de movimentos sociais da região irão debater políticas públicas voltadas ao HIV/AIDS e Hepatites Virais, onde se faz necessário devido a precariedade de acesso as informações por parte da população q

  • Parece que o governador ainda não saiu do palanque. Seria mais coerente (pelo teor) ser do PSB do que uma nota oficial do Governo do Estado do Amapá.

  • Parabéns, Zanjo Goulart, pela lucidez, clareza e concisão!

    Nota oficial muito tímida, parcial, argumentação humilde, anti-ética, fosca (não é tosca), frustra, inconsistente!

    Precisamos de uma imprensa livre! Que os nossos comunicadores, jornalistas, não estejam escravizados pelo dinheiro ou pelo poder!

    Parabéns Alcinea!

  • a materia toda do estadão e uma manipulação foi paga por alguem da harmonia isso da para entender quando se le a mesma, como tem eleição ano que vem ja começou a tentativa de desconstrução.
    Nenhum politico e santo, mas o que a gente ve no nosso estado e davi contra Golias, todos contra um, e so porrada nos capiberibes 24 horas por dia a 16 anos, na luta pelo poder vale tudo, denegrir, difamar, criar fatos, mentir e tentar jogar todo mundo na vala comum. dizem tanta coisa dos capiberibes, que sao oligarquia, que passam por cima de todos, agora pergunto o que fazem com eles todos os dias na Tv e radio e jornal impresso e o que ? se fosse comigo, me defenderia com todas as armas que tenho. ja que e uma guerra suja sem limites. eu so vou julgar o governo do camilo no final dos 4 anos, se ele não for bem e se nao trabalhar e fazer as coisas que prometeu, nao voto nele nas prioximas eleições.
    A fonte secou e como estão sem agua, querem de volta a fonte.

    • Mas o mesmo jornal ajudou Camilo vencer a eleição. Foi a partir do Estadão que Amapá tornou-se noticiário nacional por causa da “Mãos Limpas”. E a matéria que cita o Camilo Capiberibe agora não é séria? O repórter foi comprado? O que é que o governador espera afinal? Artigos que lhe convém a seu gosto pessoal? Devemos estar indignados, porque até o que estava bem escondido está sendo revelado. Existem os oportunistas, aqueles que inclusive fizeram parte do governo Waldez, não tenha dúvida de que eles são perigosos. Mas a ligação da “Claudinha” como assessora de Júlio Miranda é algo que mostra uma faceta, a arte de tornar tudo absolutamente nulo, omisso. Pense bem comigo, se tivesse na condição de conselheiro do TCE e a esposa do meu sobrinho fosse agraciado com um cargo de confiança, com um salário de seis mil, de um outro colega conselheiro, teria eu condições de fiscalizá-lo, de denunciá-lo? E depois dizem que o Estadão está errado.

    • Quando o Barcellos era governador, e o capi era prefeito… So tinha dinhei o governo… E a prefeitura nao tinha… Depois inverteu.. Capi foi o governador e o barcellos foi prefeito …capi passou 8 anos chorando que nao tinha dinheiro… E o prefeito barcellos terminou os 4anos, e saiu como ladrao pelos capiberibes da vida.. Mais costruiu varias escola e post de saude,, que sem duvida nenhuma vc estudou ou foi atendido por uma delas…. Agora e o camilo capiberibe vai passar o mantato todo chorando……. Vc ja notou que é so o governo do capi que nao tem dinheiro…. Como ê que e os outros fazem.e ate roubam..? Entam o amapa tem muito dinheiro……… Ja parou para pensar nisso……

  • “Mas comparar esses supostos abusos com a gigantesca máquina de desvios e corrupção instalada no Estado do Amapá pelos aliados do senador José Sarney é ofender a inteligência do leitor”

    Não esclareceu nada sobre “as supostas” passagens aéreas que o pai e outras pessoas sem vínculo com a Assembléia Legislativa receberam dele. E ainda subtende-se da nota que 1 crime é menos grave que o outro, logo deve-se deixar de lado.

    • claro que tem diferença, Um BILHÂO faz uma falta danada neste estado pobre. meia duzia de passagens aereas e quase uma gota no oceano. nao deixa de ser igualmente imoral, mas tem muita diferença de valores

    • É sempre assim Figueira, pra eles, quando o crime é de menor escala, não há de ser punido. Foi assim com a compra dos dois votos, “Foram apenas dois votos”. Como se comprar dois, fosse menos crime do que comprar dois mil. Dá um tempo, chega de sermos enganados sempre.

  • Nós leitores (eleitores) esperamos uma “Nota Clara”, mais clareza de fatos. Me pareceu um tosco argumento defensivo, manipulação da linguagem como resposta, falta de inteligência.

    Ainda não me convenceu, o formato é o mesmo que vocês criticam que foi divulgado, isenta o interessado. Resposta 6 por meia-dúzia! Aiaiaiaiaiai Camilinho sua Comunicação Social me diverte!

    “As acusações sobre abusos supostamente cometidos pelo governador quando ele era deputado estadual devem ser investigadas – embora, é preciso ressaltar, não tenha havido nenhuma ilegalidade no uso de verbas da Assembleia Legislativa.”

    Já que a Nota é oficial, o governador poderia confirmar se o abuso ocorreu, sejamos razoáveis, é bem mais inteligente para efeito de retratação pública. Continuo penalizado em ler tanta porcaria vinda do GEA o governo padece de uma assessoria sem noção do que é IMAGEM PÚBLICA.

    • Caro Zanjo
      Este pessoal não percebe(ou não quer por ser favorecido pelo GEA)que legalidade é uma coisa e imoralidade é outra.Tipo o seguinte;Aonde está a “gestão” prometida” nas eleições?Não adianta,este governo é tão “ESTELIONATARIO” quantos os das “Mãos limpas”.Isto é fato.Outra coisa,que população é esta que,ainda,defende quem(agora está provado)se locupletou junto com o Julio Miranda,???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *