Governo federal reabre negociações com o Amapá sobre a CEA

Reunidos nesta quinta-feira (16) com o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão, o governador do Estado, Camilo Capiberibe, a bancada federal do Amapá e os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberibe (PSB-AP) conseguiram reabrir as negociações com o governo federal sobre uma solução para os problemas da Companhia de Eletricidade do estado do Amapá (CEA).

Representantes do governo estadual e federal, técnicos da Eletrobras, Petrobras e Eletronorte formarão uma Comissão, em caráter de urgência, que tem um primeiro encontro marcado já na próxima quinta-feira (23).  Esse grupo buscará formular novas alternativas para o caso, encontrando uma proposta conjunta que não represente tanto prejuízo para o Estado.
Até a última semana, as duas alternativas existentes eram, o decreto da caducidade, que significaria ao Amapá a perda da concessão da CEA e a demissão dos funcionários. A outra solução seria a mesma dada para a Companhia de Eletricidade do estado de Goiás (CELG), onde a Eletrobras adquiriu 51% da companhia goiana, que também passava por dificuldades financeiras graves.

“Esse é um passo importantíssimo para a situação da CEA. Esses encontros e desencontros se restabelecem hoje com a reabertura desse caminho de negociação. Saímos otimistas por um bom termo no caso. Essa situação impede o desenvolvimento e a capacidade de investimento do Amapá”, ressaltou Randolfe.

O governador do estado, Camilo Capiberibe, agradeceu o apoio recebido pelo governo da bancada nessa questão e reforçou: “O Estado veio buscar uma alternativa para o desenvolvimento do Amapá”. O ministro Edison Lobão, deixou claro que a proposta elaborada por essa comissão “será formatada em um modelo que reduza a dívida da Companhia, com um endividamento do estado em longo prazo e com juros baixos”.  A dívida da CEA é de mais de R$ 1, 5 bilhão.

(Gisele Barbieri, da assessoria do senador Randolfe)

  • É isso aí bancada, valeu!
    Obrigado também aqueles políticos que quebraram a companhia, valeu!
    Como sempre a conta vai ficar para a sociedade,valeu!
    Agora aos políticos deste Estado só resta afinar o discurso e dizer ;em especial; aos servidores públicos que não tem dinheiro para nada, valeu!
    Obrigado também aos céus por nos ter proporcionado o privilégio, de ter uma classe política absolutamente irresponsável, useira, vezeira e antirepublicana, valeu!
    Mas mesmo escapando sorrateiramente da justiça dos homens, torço para que vocês dos mais baixios campos políticos encontrem um dia algum tipo de justiça, valeu!

    • você sabe o que o deputado estadual, govrnador, deputado federal e senador que você escolheu estão fazendo?

      a culpa é de quem votou neles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *