Homens armados invadem a TV Record em Macapá, espancam funcionários e tocam fogo na sala da diretoria

Três homens armados invadiram a TV Record hoje à noite em Macapá. Espancaram o vigia, deram coronhadas na diretora financeira da emissora e  tocaram fogo na sala do diretor Dalto Martins, deputado estadual candidato à reeleição.
Há suspeita de que eles estavam atrás do jornalista Gilvam Barbosa, o GB, 54 anos de idade e 35 anos de profissão. De acordo com as pessoas que estavam na emissora, os homens pergutavam por GB – que não estava lá naquele momento –  e repetiam que estavam ali para uma forra política, teriam dito  também que GB tinha que aprender a fazer jornalismo e não usar o jornalismo para criticar políticos.
GB é apresentador do  Balanço Geral – programa de grande audiência – que abre espaço para os telespectadores fazerem reivindicações ao Poder Público, reclamarem dos problemas que afetam diretamente a sociedade, como a situação caótica da saúde, a violência, a falta de água tratada, energia,  saneamento, transporte coletivo, entre outros.
Por causa disso, semana passada o jornalista começou a receber ameaças por telefone. Gravou tudo, mas não registrou ocorrência na polícia achando que as ameaças não seriam concretizadas. “Pensei que era só pra me intimidar, que jamais teriam coragem de tamanha violência”, disse. Com 35 anos de profissão, GB está há dois anos no Amapá. Já trabalhou em vários estados e disse que nunca viu em lugar nenhum por onde andou como jornalista ou missionário evangélico o que acontece no Amapá, onde políticos não aceitam nenhum tipo de crítica ou discordância. “Felizmente não são todos os políticos que agem assim, apenas uma minoria”.
As polícias Federal, Militar e Civil foram acionadas e estiveram no local. Ainda esta noite ouvem os depoimentos das testemunhas.

  • Compartilhem, vamos ajudar a divulgar!

    Inscrições para o Projovem Urbano foram prorrogadas.

    Foram prorrogadas até o dia 15 de junho, as inscrições para o Projovem Urbano. Podem participar jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental. As matrículas podem ser feitas nas escolas em que funcionam os núcleos do programa.
    O Projovem Urbano tem o objetivo de elevar a escolaridade, visando à conclusão do ensino fundamental, à qualificação profissional inicial e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.
    Serão ofertadas aulas de informática e um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 mensal, desde que atenda aos seguintes critérios: 75% de frequência e entrega dos trabalhos. Para 2012, serão atendidos 800 alunos, distribuídos em 25 turmas, formando 5 núcleos, 3 em Macapá e 2 em Santana.
    No ato da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento; CPF; Carteira de Identidade; comprovante de residência; histórico escolar ou ressalva, ou na ausência da comprovação de escolaridade será realizado um teste de proficiência.
    Os núcleos funcionarão nas seguintes instituições:
    – Escola Estadual Afonso Arinos, localizada na avenida Amapá, nº 525, bairro Área Portuária, município de Santana;
    – Escola Estadual Fonte Nova, localizada na avenida Dom Pedro I, s/n, bairro Fonte Nova, município de Santana;
    – Escola Estadual Maria Bernadete A. do Nascimento, localizada na avenida Stfany Hout, nº 101, bairro Jardim Marco Zero, município de Macapá;
    – Escola Estadual Brasil Novo, localizada na rua BR Floresta, nº 0015, bairro Brasil Novo, município de Macapá;
    – Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, localizada na avenida Francisco Alves Correia, nº 30, bairro Jardim Felicidade II, município de Macapá.

  • Gostaria de saber se já há algum fato concreto que leve a Tv Record Macapá, quase que afirmar, que o acontecido tem haver com atentado contra o pseudo apresentador GB? A polícia já concluiu as investigações? Os culpados já foram identificados? Existem provas que levam a essa afirmação? Se nada disso foi esclarecido e leviandade da emissora e de quem quer que seja querer ligar o fato a um atentado político, até mesmo porque nem politico o GB é. Além do mais deve se ter cautela, afinal entre o céu e a terra existem coisas inimaginável, por isso não se pode tirar conclusões precipitadas atraves do achismo.

  • Pelo menos agora todo mundo confirmou quem são os reais proprietários da TV REcord, pois inclusive uma das notas de repúdio dizia: na sala do “diretor” Dalto Martins. No que tange a alguns comentários feitos, em cima de minha outra opinião acima, reitero e confirmo novamente: se é um setor que detém baixo índice de credibilidade, este é a imprensa. E não se pode descartar a possibilidade de ser “armação” mesma, querendo incriminar outrém, e barganhar e auferir dividendos políticos, pois aqui no Amapá tudo é capaz, para quem tem posse, dinheiro e poder. Só não para os pobres, que a estes sim, tem a dureza da Lei nas suas costas.

  • É uma constatação do que sempre afirmo: O PODER É O PIOR DOS VÍCIOS. Para mantê-lo, todos os viciados, dos cheiradores de crack ao alto escalão do poder, matam, roubam, mentem, espancam, estorquem, chantageiam.

  • Núbia excluí seus comentários. Você faz acusações muito graves, cita nomes de quem você diz que fez ou mandou fazer tamanha violência na Record.
    Procure a polícia e denuncie. Eu que não vou levar processo por causa de você.
    Como você diz que sabe realmente quem é o mandante do crime, se você não denunciar à polícia você está sendo conivente.

    Alcinéa

  • É inaceitável você dizer isso em anos de politica a militãncia do Jorge nunca agiu de forma alguma assim, isto é coisa de pessoas mal cárater, que pensam que o poder é tudo na vida, nós sim estamos sendo agredidos, ameçados, não podemos mas fazer bandeiradas em paz que estamos vulneráveis a viver algum tipo de ato desesperado por pessoas que não sabem fazer democracia e se prezam a este tipo de atitude.

  • A policia ja verificou os voos daquela noite? ou embarcações? Uma coisa é certa, esses caras ja estão longe! e não vai dar em nada! tudo foi friamente calculado.
    QUEM COSPE PARA CIMA, CORRE O RISCO DE SE SUJAR.

  • Caso parecido com esse bo nosso erstado, que eu me lembre, só o sequestro dos vereadores Pery e Luis Banha. Triste que isso esteja acontecendo. Aqui querem impor a lei da mordaça. Parece que o nosso estado é curral eleitoral. Com a palavra, as polícias….

  • Triste, lamentável, inacreditável, um atentado a democracia, lastimável. Estou solidária a equipe e espero que os responsáveis respondam pelo ato praticado.

  • Rapá!!! O negócio tá feio mesmo. O Amapá em tempos de cólera! Este bizonho episódio ta me lembrando da época da ditatura, que era dura mesmo só nas costas dos opositores, qdo mandaram detonar de porrada um vereador do PT e outro que apanhou tb porque tava na hora e lugar errado. Parece que o tempo dos coturnos passou, mas veio a tal da harmonia, e a galera que se lambuzou com dinheiro público nos últmos anos, que comprou mansões e carros de luxo, …ticétara, não tá a fim de largar o osso tão fácil. Vão fazer d tudo pra ficar, nem q tenham que despachar alguns pro andar de baixo. Vixe Maria du Céu, eu vou é pegar minha canoa e fugir a remo. Ennara, me espera ai, que já to chegando em Santarém!!!

  • Essa violência que tenta calar a todo custo os quem lutam por seus direitos nós continuamos passando dentro da Politec, com a transferência sumária de peritos e o corte de seus plantões dentro da instituição.

  • É claro que isso viria à tona. Já vimos esta história antes nas outras eleições. Os políticos amapaenses (com excessões de alguns) são barbaros da idade média. Politicos viciados e cheia de artimanhas, “liberdade de expressão” uma ova, pois a imprensa governista usa a informação para prestigiar a quem eles convém. Liberdade de expressão conveniente a eles, isso sim. É uma guerra criada entre eles, guerra por interesses comerciais, dinheiro fácil, porque ganhar um governo é um bom negócio, o lucro é muito bom. Se o comportamento da imprensa fosse diferente, sendo os olhos do cidadão, tivesse a postura dos blogs como da Alcineia, eu elogiaria.

  • Alcinéa, transmita minha solidariedade aos colegas da Record Macapá. Mais um atentado terrorista contra nossa sofrível liberdade de expressão no Amapá, como se não bastasse internet banda lenta a limitar a circulação rápida e irrestrita da informaçao. Mas,também pudera, uma terra dominada por [email protected] coronéis, tanto à direita quanto à dita (e falida) esquerda do Amapá. Tudo farinha do mesmo saco, podre.
    A luta sempre continua!!!Para continuarmos existindo, precisamos nos unir e resistir, sempre!
    Jonas Banhos – Blogueiro

  • Estou horrorizada !!!
    Como pode isso acontecer na cara de toda segurança publica e nada!
    Os nossos jornalistas que nós trazem a noticia,nos mostra a verdade,falar por povo sofrido sem voz e muitas vezes nu de informação e intelectualidade,por isso senti dificuldade de se defender e de chamar atenção para si para poder ser socorrido.

    Nossa cade as nossas lês que não defende nossos jornalistas,nossos amigos da comunicação que gritam por nós.
    Cade a policia que não cumpre seu papel na hora que mais precisamos dela.
    Cade a Constituição que diz que temos liberdade de expressão,que criou o Habeas Data,nos mostrando que temos direito a informação,que diz que a lei igual pra tds,que defende a integridade da pessoas humana.
    Cade os direitos humanos.
    É não achamos,nessa hora não achamos…
    Mas se fosse um jornalista que tivesse revidado com violência ,já estava preso.

    Estamos vivendo uma ditadura mas moderna,onde mata cobra e esconde o pau.

  • Em epoca de eleição no Amapá, tudo acontece!!!Cabe a policia desevenda se esse fato é veridico ou apenas mas um daqueles grandiosos circos que se armam nesse periodo!!!!E o povo como sempre, a plateia desse bando de palhaço!!

  • Eu fico muito triste com esses crimes políticos.
    Eu gosto muito do Gb e de sua forma de levar a verdade ao ar.
    Fico decepcionada, aqui a ponto esses políticos são capazes.
    (…)

  • Essa ousadia de bandidos invadirem uma emissora de TV, ameaçar os funcionários e incendiar é uma violência inominável a toda a sociedade.
    A imprensa deve ser resguardada de todas as maneiras para que não nos tornemos como Venezuela, Irâ, Cuba ou qualquer outro país antidemocrático.
    Ou se freia essa violência, punindo os culpados com os rigores da lei ou daqui a pouco eles vão repetir isso nas redações, blogs e rádios

  • O Gb nesse momento é representante da classe jornalistica,as armas que usam contra ele é pra inibir a tds nós.E necessário que militantes como vc dê inicio a uma soma real e unanime de formadores de opinião,de jornalistas para juntos tentar derrubar essa ditadura que persistente ficar e assim manter os meios de comunicação controlados e os jornalistas amordaçados.

    Se tds descem as mãos eles seriam tb coagidos e perderiam o controle,teríamos a comoção do povo e povo emana poder sobre nossa policia.

  • Tenho minhas dúvidas se efetivamente isso ocorreu, pois se é um setor onde a credibilidade é baixíssima, este é a imprensa. Todos são atrelados a grupos ou pessoas políticas, e servem de marionete a seus patrões ou diria coronéis. Porém separo as coisas: a denúncia é gravíssima, e merece investigação imediata. Vamos ver se mostram materiais, coisas ou objetos danificados. Será que uma emissora cara, pujante não tem gravação em câmeras para que possam “identificar” melhor os bandidos?

    • Se você não assistiu pela manhã assista na horário da noite, poxa a moça que trabalha lá me disseram que ela está em estado de choque!

    • Concerteza Roberto Massales vc ser pago pelos cabeças de crime contra a livre expressão,vc deve estar sendo pago pra vim aqui falar essa asneira.É uma pena que homens como vc são envolvidos com a imprensa marrom e camufla a verdade questionando a hipotes dessa verdade ser outra.

    • Roberto Massales assistindo com meu esposo a reportagem é sério fiquei atônita com esta situação. Fiquei estática por um momento imaginando se isso é verdade a situação é mais séria do que se imagina. Porém meu esposo fez essa mesma observação que em período eleitoral se faz de tudo pra ganhar eleições. Inclusive passado o momento eu mesma questionei sobre as cameras de segurança. Por isso se faz necessário uma investigação rigorosa, pois nós a sociedade precisamos de uma resposta. O teu comentário foi pertinente.

  • HIPOTESE 1 – Besta pra ser gente da campanha do Lucas querendo criar uma cisão entre o PP e o Jorge, ja pensando no segundo turno. ja imaginado eu creio que o lucas ja esta no segundo turno com o PP.
    HIPOTESE 2 – Besta pra ser pessoas da propria campanha do jorge tentando criar um factóide para incriminar pessoas ligadas ao PP que possuem um problema pessoal com Jorge mesmo antes da eleição de 2010.
    HIPOTESE 3 – Pode ser gente ligada ao PP, que vem se confrotando com o jornalista a algun tempo, porém, essa hipotese parece um alibi!
    HIPOTESE 4 – Pode ser o PSB relembrando seu período totalitário, querendo de alguma forma desestabilizar a eleição, no sentido de prejudicar os candidatos ou mesmo criar factóides.
    HIPOTESE 5 – besta pra ser uma atidude idiota de algun qualquer querendo se aparecer e tumultuando o processo eleitoral!

    • KKK DE ONDE TU TIrou isso viajou na maionese a verdade aparecerá mais a sua falta de sensatez definitavemente foi atropelada estás cego, onde já se viu o próprio Jorge fazer uma coisa destas em que ponto você chegou para tirar uma conclusão assim, cuidado suas afirmações inventivas podem gerar processo, não se acusa pessoas assim sem saber a verdade e muito menos se julga quem é você para julgar alguém, onde que uma pesssoa como O JORGE chegaria a uma atitude desta, quanta falta de escrupulos de sua parte, a verdade vai aparecer e você vai pagar pela boca, cuidado com o que você fala. Isto é muito sério e uma pessoa capaz de fazer isso deve ter no minimo um probelam mental, uma pessoa sensata e ponderada não chega a tan to assim, não haveria motivos nem hipoteses para isto, isso é coisa de pessoas desesperadas, aquelas que compram pesquisa para enganar a si mesmo e o povo ou aquelas que tentam agredir com gás de pimenta e violência em bandeiradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *