Morre em SP o Reverendo Francisco Jésus

Morreu na manhã de hoje, 14, em São Paulo, aos 63 anos,  o reverendo Francisco Jésus Fernandes, vice-presidente da Igreja Messiânica.

Francisco Jésus nasceu em 21 de agosto de 1946.  Conhecido no mundo esportivo como “Chiquinho Pastor”, fez carreira de destaque no futebol jogando pelo Botafogo (1968 a 1971) e Flamengo (1972 a 1974).
Zagueiro de muito talento, foi convocado pelo técnico Zagallo em 1973  para a Seleção Brasileira. Fez dois amistosos, jogando ao lado de Leão, Zé Maria, Piazza, Marco Antônio, Clodoaldo, Rivelino, Paulo César Caju, Valdomiro, Leivinha e Edu. Nesses amistosos o Brasil venceu a Bolívia, no Maracanã, por 5 a 0, e a Argélia, em Argel, por 2 a 0.
Depois de uma lesão, Francisco Jésus, o Chiquinho Pastor, abandonou o futebol para dedicar-se  à vida religiosa. Ele foi o grande responsável pela expansão da Igreja Messiânica no continente africano.

Tive a oportunidade de estar duas vezes com ele. Uma em Belém, num evento da Igreja Messiânica, onde ele fez uma palestra sobre o Johrei – A luz do século XXI.
A outra vez foi aqui em Macapá. Quando ele veio para proferir palestra (que chamamos de aprimoramento) e comandar uma “Marcha de Johrei”. Tive o privilégio de receber Johrei com ele, de conversar e de entrevistá-lo.

Ainda ontem, lendo a revista Izunome, uma publicação da Igreja Messiânica Mundial, vi a foto dele na matéria sobre o culto mensal de março, olhei demoradamente  e comentei com meu marido sobre coisas que aprendi com ele nas duas palestras.

Hoje à tarde quando cheguei na Igreja e recebi a notícia da morte dele, levei um susto, um choque, um sei lá o quê.
Ainda estou meio atarantada. Pois é  difícil, muito difícil acreditar, que nosso amado e iluminado  Reverendo Chiquinho partiu.

O corpo do Reverendo está sendo velado na sede central da Igreja Messiânica em São Paulo (Rua Morgado de Mateus, 77 – Vila Mariana) e será sepultado nesta quinta-feira, às 11h30, no cemitério de Congonhas .

Obrigada, Reverendo Chiquinho, pelos ensinamentos, pelo Johrei, pelo amor, pelo sorriso, pelo abraço cheio de ternura, pelos seus exemplos, pelas suas orientações, por nos mostrar como fazer para viver de acordo com a Vontade Divina e como cumprirmos a nossa missão.
Estamos tristes. Muito tristes. Mas sabemos que o Paraíso está em festa.
Aceite, Reverendo, a minha eterna gratidão.

  • Prami falar do nosso querido saudoso rv. em africa nao tenho como dizer.muito obrigado.pela sua grande gratidao.falar hoje dele e como se fose partiu hoje.mestre estas nos corações.e inésquencivel.

  • Felicidade , alegria etc o mundo espiritual está em festa , ao receber esta alma preciosa , pouco que junto estivemos , sentia que ele é irradiante ,
    Tive a permissão de dedicar com este Célebre Missionário em Salvador em uma atividade para festa junina , neste ano foi na praça Campo Grande .
    Saudades …

  • Dediquei com ele no Polo Agronômico de Silva Jardim.
    Foi uma delícia.
    Muito nos orientou no Rio de Janeiro Reginal no Setor Saúde.
    Foi rigoroso maravilhoso!
    Graças a Deus e a Meishu Sama.

  • Espere recuperar as forças para fazer o meu agradecimento , as pessoas de grande sabedoria como reverendo Francisco partem logo para um longa caminhada DEUS
    sempre precia de seus esculdeiros e ele era um deles obrigado amigo sei que posso chama-lo assim pela orientação terei uma eterna gratidão.

  • De Rina Matola

    Tive muita dor quando subi da noticia da tua passagem para o mundo espiritual, me lembrei de todas as palestras que tive a devina oportunidade de participar, e disse para mim e meus antepassados: Devo agradecer, foi mesmo que me ensinou, como aceitar esta perda? durante alguns dias fiquei muito triste mas me lembrei do teu sorriso e logo pensei, me convem transformar esta perda em felicidade, sem aguentar procurava algo que me tornasse feliz, um dia recebi orientacao de que para que me torne feliz sera necessario que eu te imite, fazer o que sempre fizeste, e disse para mim mesma, vou segui-lo, diante de ti reiterro minha vontade de fazer o que farias se estivesse no mundo material, que te torne verdadeiro instrumento de paraiso.Miroku .tua partida deste mundo, `e realmente lamentavel, mas desejo que alcances o quanto antes o portal do ceu.

  • PARABÉNS REV.FRANCISCO PELA SUA POSTURA COMO MESSIÂNICO POSTURA ESSA QUE FEZ DE MUITOS MEMBROS MUDAR SEUS HABITOS SABEMOS QUE O MUNDO ESPIRITUAL TE AGUARDA COM MUITA ESPERANÇA E QUE TODOS OS SEUS ANTEPASSADOS ESTÃO MUITO FELIZES PELA SUA MISSÃO AQUI NA TERRA QUE CONFIARAM NO SENHOR E SABEMOS QUE NENHUM MOMENTO O SENHOR OS DESAPONTOU MUITO O B R I G A D O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Rev. Francisco…
    É muito difícil encontrar palavras que possam resumir o que sentimos neste momento da sua ausência tão inesperada. Mas, uma palavra nos vêem à mente imediatamente: Gratidão! Muita e intensa. Somos espiritualistas e entendemos que sua missão continuará ainda com maior grandeza daqui pra frente…. Mas, não pense que será tão fácil assim, pois praticar o desapego agora, será uma oportunidade certamente desafiadora.
    Sua trajetória foi em grande estilo e dedicação. Comprometido com a fé, provou o seu imenso amor e sem fronteiras pelo ser humano. Pena que sua passagem por aqui foi tão rápida, mas, tão intensa e grandiosa que deixará saudades, mas, com magníficos exemplos de como ser um ser humano íntegro e verdadeiro.
    Saiba que continuaremos nos esforçando em nossos propósitos de contribuir com um mundo que tenha como base a verdade nas leis da natureza com a prática do bem e vivenciado de forma intensamente bela!
    Muito Obrigado por tudo e mais um pouco!… Adeus, mas, até um dia…!!

    Com todo carinho, criei a comunidade – “Gratidão ao Rev. Francisco” no orkut para homenageá-lo.

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100809825

  • Obrigado Reverendo Francisco pelas mensagens de fé, e confiança que transmitiu nas vezes que estive em suas palestras no Rio de Janeiro ( Itabaiana ), e no Johrei Center de Nova Iguaçu( hoje centro de aprimoramento), o que mais me impressionava era sua energia!!!

  • Para mim foi um choque, qdo recebi a notícia de sua partida, mas seus antepassados devem estar em festa.Tive a honra de receber johrei dele 2 vezes, e fui inclusive orientada por ele, a respeito de meu filho André, que é autista.Deixo minha eterna gratidão ao Rev. Francisco, por tudo tudo que ele representou pra mim e a minha família.Obrigada por tudo, Reverendo.

  • Foi uma perda muito grande, ficou uma grande tristeza no coração dos membros do jc de duque de caxias, e de todos, mais também ficou a certeza, que ele foi chamado por Meishu- sama porque sua missao agora e ão seu lado, para melhor nos ajudar.
    [ por favor reverendo me de uma luz para melhor entender a minha missão estou muito perdida,obrigado por tudo.]

  • Eu o conheci pouco, mas o pouco que conheci tive um enorme prazer em ter tido por Deus e Meishu sama a oportunidade de conhece-lo e sua familia, que Deus o tenha bem em seu lado repleto de luz. salve Reverendo Chiquinho.

  • muito obrigado, rev. francisco por tudo que o senhor fes por nos
    aqui na terra, mas sei que vai ficar cuidando de nós ai no mundo espiritual
    mas sei que Deus e meishu-sama reservou um lugar para o senhor
    muito belo,assim como o solo sagrado……..muito obrigado

  • É uma grande verdade!
    O céu está em festa! Com certeza Meishu Sama preparou uma grande missão no mundo espiritual para nosso querido e amado reverendo!
    Reverendo, com certeza o senhor estará ao lado direito de Meishu Sama, descansou deste mundo, mas afirmo que, a labuta continua na esfera espiritual!
    As lágrimas que derramamos com pesar é o reflexo de seu campo de ação, uma aura espessa que abrangeu uma legião imensa de criaturas em busca de uma verdade, que o senhor como ninguém soube expressar!
    Fica aqui meu sincero agradecimento!!!!

  • O plano divino e mesmo sensacional! Ainda ontem ele veio a Salvador dar sua olhadinha nos filhos daqui (que sao muitos) e nos deixou bem abastecidos com seu entusiasmo . Falou-nos de coisas fortes, profundas e ainda nos fez rir e refletir com sua transparencia , sobre como pode ser simples a pratica do altruismo no nosso dia a dia, ilustrando a palestra com exemplos da sua vida particular, sem medo de se expor, movido apenas por aquele amor incontestavel que ele nutre por todos nos. Concordo com o pessoal acima, o mundo espiritual vai entrar em festa ! Meishu Sama te espera . Obrigada por tudo, Reverendo Chiquinho. Te amaremos 4ever!!

    • Tivemos em março um gde aprimoramento com ele. Aproximadas 3 mil pessoas. O sucesso foi tanto que foi marcado outro desse para agosto em local maior, pois o Mendes Conventio Center seria pequeno. Nosso sonen era de mais de 6 mil pessoas para o próximo “Encontro de
      Almas de Ouro”.
      Rev, sua dedicação junto a Meishu Sama será ainda mais maravilhosa!

  • ELE ESTA VIVO EM NOSSOS CORAÇÕES.
    ELE SÓ VAI MORRER QUANDO DEIXARMOS DE PRATICAR AS SUAS ORIENTAÇÕES.
    O REV FRANCISCO NOS ENSINOU DE COMO SER UM VERDADEIRO SERVO DO MESSIAS.
    Nós precisamos divulgar a fé, não com panfletos, com palavras, mas, precisamos divulgar a fé como EXEMPLO. Precisamos divulgar sem mostrar bandeira religiosa, e a pequena ação altruista arrasta, porque significa transmitir o amor de Deus.
    PALAVRAS PROFERIDAS NO 2° ENCONTRO DE ALMAS DE OURO EM SANTOS SÃO PAULO NO DIA 11/03/2010.
    ELE É UM VERDADEIRO EXEMPLO A SER SEGUIDO POR NÓS.
    OBRIGADO DEUS E O MESSIAS MEISHU SAMA, E OS SEUS FAMILIARES POR PERMITIR QUE TIVESSEMOS MOMENTOS SUBLIMES COM ELE.
    MUITO OBRIGADO….

  • Rev. Francisco, boa missão no Mundo Espiritual. Campina Grande agradece por todos os ensinamentos que o senhor passou para nós. Meishu-Sama tá muito feliz com o senhor ao lado dele.

    boa missão

  • Rev. Francisco, o mundo espiritual esta em festa. Muitas almas queridas querendo lhe agradecer, por ter sido tão importante na vida de muitos, assim como eu. No momento de dor eu recebi no seu abraço o conforto que precisava. Minha gratidão ao senhor. Sentiremo sua falta, mas com certeza Meishu-Sama está contan do com sua dedicação no Mundo Espiritual.

  • Reverendo Francisco não há palavras para agradecer o trabalho quer fez em África, foi com a sua vontade, com o seu esforço de servir a Deus e ao Messias, que o senhor aqui chegou.O que o senhor fez aqui, fará a dobrar no mundo espíritual, por isso embora sintamos a sua partida, resta conformarmo-nos que tudo que Deus faz é bom.Pedimos força para que juntamente consigo possamos expandir por essa áfrica que é o sustento do mundo, tudo que por seu intermédio Deus e Messias permitiram que nós aprendessemos consigo.
    Muito Obrigado
    Reverendo presente

  • Eu agradeco a Deus e Meishu Sama por ter emcontrado o Reverendo que me deu muitas orientacoes o Senhor vai ser eterno . Muito obrigado .

  • Estou profundamente abalado com a passagem do nosso Presidente ao outro mundo.
    Com sua nova etapa, que Meishu Sama permita que ele esteja sempre conosco principalmente no cumprimento das orientaçoes por si deixadas.

    Obrigado.

  • Apesar da notícia ser muito triste, não sinto tristeza no meu coração. Ao contrário, sinto a vibração, a energia que ele nos transmitia através do seu sorriso, das suas orientações.
    Essas orientações que a mim, particularmente, me fez acreditar numa utopia: A concretização do Paraíso na Terra.
    A convicção que ele tinha do johrei, dos ensinamentos de Meishu-Sama, da existência do mundo espiritual, dos nossos antepassados, tudo isso nos energizava a dedicar com amor e gratidão.

    Somos materialistas e apegados, por isso, sentimos tanto sua partida. Mas, sabemos que o mundo espiritual está em festa. Temos a certeza de que Meishu-Sama recebeu-te de braços abertos e feliz.
    Muito obrigado por tudo que fez por nós!!!

  • Mestre Meishu-Sama e Rev. Chiquinho, na Terra como no Mundo Espiritual, vocês estarão sempre iluminando todos nós, com muita força, pensamento positivo e transmitindo sempre a Luz de Deus e nos protegendo nas nossas caminhadas. Amém.

  • Estive muito tempo da minha vida dedicando ao lado do Reverendo Francisco.
    Fiz parte do grupo que organizaou o quinto congresso internacional de jovens da IMM, onde o presidente da comissão era ele. Estive na África com ele, dedicando e ouvindo suas orientações. Não sei quantas vezes eu recebi seu abraço. Ele olhava nos meus olhos quando me orientava… Mas, um dia tive que voltar ao Brasil e nunca mais estive com ele. A vida nos prega esse tipo de surpresa.
    Quando retornei procurei colocar em prática os ensinamentos que ele pregava.
    A minha vida mudou completamente… eliminei da minha vida, principalmente, a mentira. Assim, minha vida mudou.
    Hoje ele sabe o que eu nunca disse pra ele: ao eliminar a mentira a minha vida mudou completamente.
    Por isso a minha eterna gratidão.
    Conheceis a verdade e a verdade vos libertará…

  • Alcinéa tive a oportunidade de está na posse do Rev. Francisco no Solo Sagrado de Guarapiranga. Era uma pessoa inteligente, doce e com muita luz.
    Na sua preleção no domingo retrasado falou que estava sentido a presença de Deus, pois estava com uma purificação no pé. E que esta purificação seria a presença de Deus nele. Realmente uma perda incalculável para a humanidade.
    Obrigado Rev. Francisco.

  • Ficamos um pouco orfãos, com sua partida Rev. Francisco, mas Meishu-Sama que é o que realmente importa, ganhou um aliado de peso. Que possamos daqui, seguir seu exemplo, de um religioso convicto, amoroso, que fazia as pessoas tremerem, de alegria quando chegava no meio de nós. O Sr. foi a mais clara luz surgida nos últimos tempos. Que Deus e Meishu-Sama, possam acalentar o coração de toda sua família. Esteja sempre do jeito que nos deixava: Em PAZ.

  • Pingback: Alcinéa Cavalcante » Morre em SP o Reverendo Francisco Jésus | Quem Morreu!

  • Muito obrigada por todos os aprimoramentos Rev. Francisco!…………..tenho certeza que nada é por acaso………vai nos ajudar de onde estiver………………….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *