Mulher de 100 anos vai saltar de paraquedas

Tá no jornal Diário do Amapá:

Vovó de 100 anos vai saltar de paraquedas em Macapá
e entrar para o Guinness Book

O Amapá será testemunho no próximo final de semana da quebra de um recorde mundial que vai colocar o Estado no foco da mídia internacional. Aos 100 anos de idade e com uma gigantesca prole, Aida Gemaque Mendes, a “Vó Iaiá” como é chamada pela família e entre amigos, na longevidade dos seus cem anos de existência irá saltar de paraquedas pela primeira vez na vida. O feito deverá fazer com seu nome seja inserido no Guinness Book (O livro dos recordes) como a mulher mais velha do mundo a saltar de paraquedas. No Brasil esse título pertencia a dona Encarnação Olivas, que em 1992, aos 82 anos fez um salto histórico no aeroporto de Marília (SP).

Vó Iaiá disse ontem durante entrevista ao Diário do Amapá concedida no aeroporto internacional de Macapá onde ela recebia instruções de vôo, que a idéia de realizar o salto partiu do neto, Josivaldo dos Santos, que perguntou a ela se tinha coragem de saltar de um avião. “Ele fez essa pergunta anteontem e respondi que topava. Com fé em Deus e com muita coragem eu vou encarar o desafio” disse Iaiá. A vovozinha que nasceu na região interiorana do município de Chaves (PA) e que desde seus primeiros anos trabalhou na roça e no riscado da seringueira para extrair o leite que se transforma em látex, veio para o Amapá há mais de cinquenta anos. Como ela mesma diz em sã consciência, não vai ficar para pedra e, portanto, vai se agarrar as coisas que dão prazer e que fazem sentido a vida. “Quero sentir o vento bater no meu rosto. Olhar lá de cima a cidade, as pessoas, sentir o que os pássaros sentem, essa sensação de liberdade” resumiu ela em poucas palavras. Outro desafio que ela ainda pretende vencer é aprender a andar de bicicleta, coisa que nunca fez na vida.

De acordo com o membro do Clube de Paraquedismo do Amapá, Claudio Cavalcanti, para que dona Ainda pudesse pensar em saltar inicialmente ela precisou passar – e continua passando – por uma série de exames médicos que mostram seu estado de saúde físico e mental. Ela terá um acompanhamento médico permanente antes e depois do salto. Segundo Claudio Cavalcanti o salto será a uma altitude entre 3 e 4 mil pés. O salto será na modalidade Tandem ou salto duplo. Ela ficará presa pelo equipamento de segurança junto ao corpo do instrutor de vôo que fará todas as manobras. Já ficou definido que o instrutor do salto será o paraquedista PG que tem mais de 6,5 mil saltos.

O salto histórico deveria ocorrer na tarde de hoje, 17, mas como várias autoridades que participariam da solenidade estão fora da capital como o governador em exercício Pedro Paulo Dias de Carvalho, o evento foi transferido para o final de semana. A data e horário devem ser confirmados nessa sexta-feira, 18. A cerimônia que antecipará o salto da Vó Iaiá Serpa prestigiado também por seus colegas do coral da vice-governadoria e da paróquia de Nazaré onde ela canta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *