Não deixe esta criança morrer

Já que o governo não resolve, será que nem um senador pode fazer alguma coisa?
Papaléo Paes (PSDB) é médico, tem contatos com médicos e hospitais de todo o Brasil.
Gilvam Borges (PMDB) é dono de um império de comunicação (dezenas de emissoras de rádio e televisão) poderia denunciar e fazer uma campanha nos seus veículos de comunicação.
José Sarney (PMDB) é o todo-poderoso. Manda até no presidente da República. Num piscar de olhos poderia ajudar se quisesse.

Este é o Danilo. Um garoto de 14 anos, de família paupérrima, mas com uma vontade imensa de viver. Há três anos sofre de cancer nos ossos. A rede pública de saúde no Amapá não oferece tratamento para sua doença e assim teria obrigação de mandá-lo para outro estado, mas não faz.
Na primeira semana de janeiro, o juiz Marconi Pimenta ficou sabendo do caso. Visitou Danilo, encontrou-o gritando de dor, acionou o Ministério Público e a Secretaria de Saúde. Danilo foi levado para o hospital, mas no dia seguinte foi mandado de volta pra casa com a promessa de que seria encaminhado pelo Governo para Belém. Já se passaram mais de 30 dias e até agora nada. O garoto está agonizando e o governo nada faz.
Pra que você tenha uma idéia nem soro o garoto está tomando mais porque a família não pode comprar.

Este blog faz um apelo  ao secretário estadual de saúde – que também é vice-governador e pré-candidato ao governo do estado:
Dr. Pedro Paulo, por favor, deixe de lado por um momento as  articulações políticas para viabilizar sua candidatura ao governo e vá cuidar da saúde, resolva o problema do Danilo. É uma crueldade sem tamanho deixar que essa criança morra em casa sem qualquer tratamento, sem qualquer medicamento para aliviar sua dor. Isso é homicídio com requintes de crueldade, dr. Pedro Paulo.

Aos leitores deste blog eu peço que ajudem o Danilo, que cobrem atitude do governo, que denunciem este descaso, que mandem e-mail para o Ministério da Saúde, para as entidades de direitos humanos, para jornais, blogs, rádios, televisões. Divulguem essa crueldade no twitter, nos blogs, na sua lista de e-mail; que cada um use a ferramenta que tem para denunciar este caso e assim salvar esta criança e tantos outros doentes de câncer que no Amapá são abandonados pelo poder público e morrem à mingua.

Para quem quiser entrar em contato com o pai do Danilo, senhor Daniel da Silva Costa, o telefone é (96)  9137-4732

  • alcineia moro na frança e quando vou ao Amapa levo sempre muitos remedios porque tive um dia a ocasiao de ir num desses hospitais isso é lamentavel da parte do governo waldez essa criança morreu por falta de atendimento nao sei porque o povo amapaense gosta de ser mal-tratado e roubado por favor em 2010 troque seus gorvernantes ou face como aqui na frança quando o governo nao ouve vamos nas ruas quabrar tudo e tomar satisfaçao do que se faz com verbas publicas

  • Bom depois de tudo que li, gostaria de dizer que acompanhei a trajetória do Danilo durante sua enfermidade o diferencial nessa história é que se trata de um tipo raro de Câncer e muito agressivo, tudo o que poderia ser feito em questões de atendimento médico, foi realizado, infelizmente pelo tipo especifico da doença, poderia o Danilo ter ido para São Paulo, Japão, Cuba ou qualquer outro lugar do mundo teria tido a mesma evolução, pois os protocolos Quimioterapicos são universais.
    O que vejo nisso tudo (isso é uma opinião particular) é um grande sensacionalismo com o sofrimento humano, o caso do Danilo não é único existe muita gente com Câncer no estado do Amapá e que interrompe o tratamento por falta de medicamentos essencias na rede pública, esse não foi o caso de Danilo, como já disse antes, o caso dele trata-se de uma especificidade da doença.

  • Só posso é repetir o que li na Veja e acho que se aplica aqui: “Não fico espalhando por aí que estou ajudando os pobres nem exigindo dinheiro dos outros. Isso é tirania. Quando eu era trabalhador, não ia a shows em que esses cretinos ficavam politicando sobre o que eu deveria sentir pelas criancinhas da África. Quer saber, meu chapa? Faça sua parte e fique calado.” (Brian Johnson, vocalista da banda AC/DC).
    Que Deus abençoe a família do Danilo e perdoe aqueles que quiseram levar vantagem política nos seus últimos suspiros.

  • Nossa que triste vê que o pior aconteceu e a criança não resistiu e morreu que cidade nós estamos vivendo sem suporte nenhum pra socidade mais humilde…Que Deus abençoe a cabeça do povo amapaense..para q posaamos nessa eleição q vem votar certo nas pessoas q tenham responsabilidade com o povo mais q descaso é esse meu povOo? #acordagovernodoamapa

  • É muito triste ter que conviver com vários problemas na saúde do estado, infelizmente isso se tornou comum, ano passado tivemos um colega taxista que estava com cancer e a pelo menos seis meses tentou uma passagem junto ao TFD e não obteve sucesso, quando tivemos conhecimento ameaçamos interditar a FAB em frente a Secreetaria Da MORTE, foi quando resolveram atender, mas foi tarde e o nosso colega partiu infelizmente, precisamos ter o compromisso das nossas autoridades com a aplicação correta dos recursos publicos e infelizmente o que observamos e o maior conflito dos ultimos tempos pela ganancia do poder no pucha e encolhe pelo orçamento. Nessa Eleição de 2010 o povo já sabe que isso só acontece quando votamos errado ou seja quando somos forçados através do dinheiro desviado da SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, etc.

  • Néia, li sua mensagem e tentei ligar pro pai do danilo,pra ajudar, visitar, dar uma força, mas a pessoa que me atendeu , chorando, disse que ele tinha acabado de falecer…Que Deus lhe guarde!!!

  • Eu quero mesmo é saber se quem tem que ajudar o moleque já ajudou. Esse blá blá de nomes de políticos é típico da época. Não temos como fugir ou negar. Sempre vai doer em alguém. Alcinéa alguém já se mexeu quanto ao assunto? Alguém já mmexeu os pauzinhos? Alguém já meteu a mão no bolso? Esse papo de hotel 5 estrelas em SP sme vagas é história para boi dormir.Como dói fazer o bem pelo bem…Ah política…

  • ei Lúcia, sorte a sua que teve esse atendimento, se eh que realmente teve, pois a maioria passa apuros, e sofre no final das contas como essa criança. Acho que muita gente entra aqui no blog, preparada para o embate político, mas a vida pessoal é maior que divergências politicas, e interesses pessoais, a idologia da presevação da vida é um sentimento comum, ser atendido dignamente é uma obrigação do estado/municipio/país e esse direito é negado no Amapá, (falo daqui porque moro aqui) o direito a vida na ponta do Brasil é uma arregalia para poucos, enquanto a grande maioria das pessoas que procuram a saúde pública ficam esquecidos a míngua esquecidos a própria sorte em um chão de hospital. Vamos fazer um esfoço de colocar um pouco de Amor em nossos corações, e nos unir em prol de uma causa tão justa como essa, esqueçamos as rivalidades, porque acima dos interesses irrelevantes está o interesse de manter a vida de uma criança que ainda tem sonhos, assim como outras no nosso estado que pecisam tanto quanto o Danilo. Por isso ao postarem algo aqui, reflitam, que amanhã pode ser o seu filhos, pai irmão ou alguem que vc ame muito. A vida acima de tudo.

  • É um absurdo e pura policagem colocar o nome dos senadores Gilvam e Sarney nessa história. Sei que os dois, embora não seja a função ajudam sempre os amapaenses que prescisam de auxílio em Brasília. Eu mesma passei três anos com meu filho Luiz em tratamento, em Brasília e durante todo esse tempo contei com ajuda dos dois, embora não fosse a função deles e nem do Papaléo. Durante o tratamento conheci várias pessoas de Macapá na mesma situação, inclusive gente do próprio PSB.
    Falta você incluir também a deputada Janete Capiberibe, o deputado Camilo Capiberibe, o deputado Rui Smith, a vereadora Cristina Almeida, etc.
    Deus abençoe essa criança e o Juiz Marconi Pimenta que tenta dar a assistência que o poder público deveria estar dando.
    Deus estará olhando por você Alcinéia, que travestida de boa samaritana, está politizando a questão, não no aspecto de políticas públicas ou acionando o Ministério Público, mas de pura politicagem e molecagem.

    • Lúcia,
      com a amizade que você tem com os senadores Gilvam e Sarney, se você pedisse a eles o apoio que pediu ao seu filho talvez o Danilo estivesse vivo.
      Mas pra você, o filho dos outros não interessa. Né não? Lhe interessa só o seu filho e os seus dois senadores.

    • A única ação do DR. Pedro Paulo é tentar vibializar sua candidatura para o Governo, por que na saúde não faz nada//nada// nada//nada//nada//nada//.

    • Afinal, você é “Laura”, “Juizado”, “Servidor da Sesa” etc?
      Não podemos lhe dar crédito algum. Quem vive se escondendo atrás de pseudônimos, mudando de nome a cada comentários não merece crédito. Né não?
      O assunto é sério. Se você não quer tratar com seriedade fique calado.

    • Juizado ele com certeza tomou uma atitude que vc não tomou e é um ato nobre dele fazer isso e não tem nada a ver com política primeiro que o menino nem idadepara votar tinha.

      Que Deus o abencoe e abencoe a todos que de alguma forma tentaram ajudar.

  • Ó Jesus, manso e humilde de coração, nós te louvamos e agradecemos porque, sem cessar, fazes maravilhas em favor do teu povo sofrido. Tu, que és a medicina para todos os males, alivia os sofrimentos e cura as feridas de quantos padecem da alma e do corpo.
    Ó Senhor, fonte de amor e compaixão, consola os aflitos e alimenta a esperança dos que perderam a alegria de viver. Tu, que és o autor da vida, ensina-nos a valorizar e promover a saúde e concede-nos o dom de visitar e animar os que vivem no abandono e na solidão. E a nós, que em ti confiamos, ajuda-nos a transformar a situação de miséria e dor de tantos irmãos e irmãs que sofrem.
    Amém

  • Leila a falta de argumento dessa corja que está aí faz com que eles tentam inventar alguma coisa para meter o Capi no meio.Eles tem muito medo do Capi,principalmente a turma da quadrilha.

  • Engraçado como há pessoas que fazem de uma matéria que busca ajudar o próximo um palco para batalhas políticas.

    Penso que assim agindo, ingnoram o sofrimento e a desatenção do estado com a saúde pública. Não se está criticando o candidato Pedro Paulo ou Waldez, mas, as suas atuações como administradores públicos que são, aliás, eleitos para isso.

    Do Secretário de Saúde não estranho seu pouco caso com vida alheia já que como médico aprendeu a conviver com a morte de perto, muito embora ache que não é desejo dele que ninguém morra. Mas se para ele a omissão do dever de cuidar – agir na condição de gestor da saúde – é apenas um fato, para quem sofre é uma tragédia. Deveria, portanto, o Secretário, buscar soluções.

    O reflexo da mesquinharia que se abateu sobre alguns que por aqui navegam é o sofrimento cada vez maior daqueles que deseperadamente procuram a rede pública para atendimento.

    A matéria é absolutamente necessária porque alguém não fez a sua parte ou, se fez, agiu errado.

    Gasta-se dinheiro com a alegria do carnaval – com prestações de contas as vezes duvidosas, queimando fogos de artifício, etc, mas não há dinheiro para minimizar o sofrimento e a tristeza daqueles que precisam de ajuda, diga-se, não como favor, mas como obrigação, já que é um direito do cidadão, ou pelo menos deveria ser.

    Alguns falam em candidatos que sequer a matéria faz referência e se esquecem do principal que é a dor do Danilo e da sua família. Um absurdo !

    Enquanto houver pessoas alienadas como alguns que sequer tem coragem de se identificar, continuaremos na mesmice, sofrendo os males de uma saúde doente. E para esse mal o remédio está na consciência de cada um de saber discernir o que é bom e o que é ruim.

  • Esse menino é filho do Estado do Amapá, então papai governador pegue-o e leve-o para São Paulo também. Não vai custar nada, pois pagamos nossos impostos justamente para atender tais necessidades. Parem de gastar horrores com reinaugurações e grandes jantares. Nossas crianças estão morrendo: Mães do grupo das lagrimas isso também é um crime que estão fazendo com essa criança.

    • parabéns pelo comentário, é isso mesmo eles dizem que a saúde do estado está muito bém,mas quando é os parentes deles que precisão de assistencia médica não exitão em pagar o tratamento de saúde fora do estado,e com certeza com dinheiro público.

  • P/boto – tu não sabes o que a igreja católica e a evangélica faz pelos pobres e doentes porque quem faz de coracao não precisa de olofote. Agora quem precisa de olofote nem sempre faz de coracao ou nem mesmo faz o bem de verdade. Fazer politicagem com a desgraça de uma criança é monstruoso. Se a Alcinea quisese ajudar de verdade, bastava fazer uma campanha, pedir e não ofender. acompanho o seu blog a muito tempo, mais confesso que fiquei triste com este post.

    • Meu caro amigo pegue seu celular e ajude e não fique com tolice, os principios religiosos conheco muito bem , mas quero os nossos pastores e bispo colabore( tive a oportunidade de assistir uma pregação de um pastor pedindo aos irmãos que tirasse aquela melhor semente do bolso, então pedimos que tirem uma semente p ajudar este menino) ajude danilo parem com analises politicas bobas

  • Eu espero que este garoto faça com que o povo do Amapá acorde e pare de votar em gente como o senador José Sarney que não tem outro interesse senão ele mesmo e sua querida família. O Maranhão é um exemplo. O Amapá é outro exemplo disso. O Sarney é um político do pior caráter, o tipo mais atrasado de político, necessita da miséria alheia para sobreviver. Por favor, vocês que são do Amapá, pensem em vocês na hora de votar, pensem no nada que ele faz a vocês, deixem de votar nele e poupem o Brasil, os demais estados, de uma figura como essa na política, no Senado.

  • Alcinéa, tentei entrar em contato com o pai do Danilo através do número postado em seu blog, mas não consegui falar com ele.
    Quero gravar uma matéria e entregar oficialmente nas mãos do vice-governador e secretário de Saúde do Estado, Pedro Paulo.

    • Neyzinho, o dr. Pedro Paulo tem conhecimento de tudo. Ele esteve na casa do Danilo no início de janeiro. Prometeu que o garoto ia ser removido para outro estado e até agora nada.

      • Alcinéa, para seu conhecimento o caso do Danilo é conhecido como um caso fechado na medicina por se tratar de estado terminal. A SESA esta tentando vaga em alguns centros especializados e não está conseguindo pela gravidade da situação. AVISO AOS NAVEGANTES!! A SESA ESTÁ TENTANDO UM TRATAMENTO ESPECIALIZADO E NÃO VAGA EM UM HOTEL 5 ESTRELAS. OS HOSPITAIS DE SÃO PAULO NÃO ACEITARAM.

      • Só não sei porque o Marconi levou até a casa do Danilo o Deutado Jorge Amanajás. Tenho dúvidas se isso é solidariedade ou politicagem. Deus me livre

        • Meus amigos, esse negócio de caso fechado na medicina ou doente terminal só engole quem não tem condições de sair do Amapá. Conheço vários casos de pessoas que segundo nosso médicos não tinham mais chance e que não adiantava sair daqui pois lá fora se faria a mesma coisa e, a pessoa saiu e procurou ajuda fora e adivinha? Continua muito viva, aproveitando a vida muito mais do que os seis meses que lhe disseram restar. Portanto, doente terminal ou não, a criança tem direito constitucional de um tratamento digno!! Parabéns Alcinea, que terra é essa que vivemos que alguém tenta levantar uma campanha para ajudar alguém doente e ainda tem que se explicar. Os políticos existem para serem elogiados quando fazem boas ações e para serem criticados quando agem mal ou não agem. Quem não estiver disposto a ser criticado, que não se aventure!!

  • Nobre Alcinea pior que existem muitos danilos espalhados nos corredores desta saúde pública destrastrosa do waldez, meu deus quanta falta de amor no ser humano esse povo tem,cadê os movimentos religiosos: catolicos , envangelicos,sociais (somente se mexem para realizar suas festas pedindo dinheiro publico), não contem com harmonia que aliás temos duas almas boas neste judiciário local não quero ser injusto com outros mas que mostra suas caras são: Sra Sueli Pini e Sr.Marconi Pimenta

  • P/miguel oliveira. O Lucas não é senador, mas… comeu uma babinha com o carguinho que o el bigodon fofinho arrumou pra ele no senado.

  • Mana, esse caso tá me lembrando a trapalhada do Capiberibe quando invadiu o Hospital São Camilo. E tu não mencionaste na lista de políticos omissos o Lucas? Pessoas pobres e doentes sempre existirá, é lamentável, mas se a gente quer fazer caridade, filantropia, não deve tocar trombone e se quer a participação de autoridades não precisa ser agressivo. Usar a desgraça alheia pra se promover é o fim da picada.

    • O Lucas é senador?
      A Alcinéia citou Papaléo, Sarney e Gilvam pq eles tem mandato de senador e condições de ajudar a resolver o problema do Danilo.
      Pessoal, vamos parar me meter a politicalha no meio. Sejamos solidários ao Danilo e a família dele.
      Alcinéia apague os comentários dessa gentinha que só pensa em politicalha e nao se importa com a dor do Danilo e sua família. Jogue esses comentários na lata do lixo onde vivem seus autores.
      Rezemos pelo Danilo.

    • Não entendi o quê que o caso do Capiberibe na maternidade tem com o caso do Danilo? Alcinea, sabia que tem político sem argumento que anda montando equipe p/ ficar na internet defedendo o chefe e atacando os adversários? Não vou dizer quem é mas a fonte é idônea. Quem teria $$ e interesse p/ tanto!

  • Ai, que horror… Fala-se em vida… Que tal ajudarmos mais e degladiarmos menos? Jogar a culpa em outros ou ficar fazendo comentários maldosos não ajudará em nada!! Vms ajudar com ou sem ajuda de políticos…

  • RAUL TADEU, PORQUE NO TE CALLAS!!!!!!!!!!!!
    SÓ FALAS IMBECILIDADES. NÃO CONSEGUES SEQUER TE APIEDAR DO ABSURDO DRAMA HUMANO, SUPORTADO POR UMA CRIANÇA. ADEMAIS TENHA MAIS RESPEITO PARA COM O DR. MARCONI.

  • Néa, na verdade quem se mobiliza e faz a sua parte pra ajudar são as pessoas comuns. Ainda esta semana eu participei ativamente de um bingo na Sede do Trem em favor de uma jovem de 17 anos, com cãncer no joelho, que encontra-se fazendo tratamento em São Paulo. Também já comprei uma cartela de um outro bingo para ajudar no tratamento de um garoto, que precisa fazer um transplante de medula fora do Estado. Pra conseguir custear o tratamento os familiares precisam contar com a ajuda dos parentes, amigos e até mesmo de ilustres desconhecidos de bom coração. Bjs amiga!!

  • Não ha palavras, o olhar profundo do Danilo fala por ele, está indefeso diante do caos, o que dizer? o que somos diante disso? Deus te cure danilo, essa podridão que vivemos neste Estado, onde, nem nossa idignação é respeitada, ainda vão ter imbecies dizendo: “que isso faz parte do jogo politico” o povo tem o governo que merece. Jamais direi “bem feito” somos todos parte do mesmo problema.

  • O altruismo do Dr, Marconi Pimenta precisa ser reconhecido e sua voz alem de seu conhecimento juridico chegarem aos Tribunais Superiores pedindo a punição das autoridades responsaveis.
    ISTO É CRIME
    CRIME de OMISSÃO

  • Pela verdade deste blog que me tornei leitora assídua dele, e que a mesma verdade venha servir para alguns POLÍTICOS MÉDICOS, pois os mesmo fizeram um juramento em suas formaturas… quando ainda não se pensava somente em cifras $$$$$$$.
    REPENSE, REPENSE….o momento está na porta… sabemos que são muitas atribuições e afunilem as mais urgentes como é o caso da criança..
    E a vida de um menino que ainda tem sonhos iguais aos seus filhos.
    Alcinea e família… a caridade mora em seus corações, e o Drº Marconi só faz nós orgulhar de sua imensa bondade e coragem de falar o que lhe incomoda… parabéns Drº..

  • Hoje ainda não falei com os pais de DANILO, mas o garoto está muito doente e com fome já que não consegue mais ingerir líquidos. O pior, para ministrarem soro ao garoto é necessário nossa interferência e que graças a DEUS, de vez em quando, somos atendidos. Não deveria ser assim. A saúde é para todos e não necessita de interferência de ninguém para que as coisas andem sozinhas. A vida é nosso principal bem.
    Alcinea, você é muito corajosa e merece o nosso respeito, principalmente, pela sua atitude de solidariedade e caridade.
    A família de DANILO agradeçe.

    • Absurdo mesmo Marconi Pimenta é a forma como vocês colocam as coisas querendo dar uma de bons samaritanos. Se tem alguma coisa que político nenhum pode fazer é restituir a vida para uma pessoa. Isso só está ao alcance de Deus. A omissão é de todos nós. Principalmente os que já sabiam do caso do garoto e nada fizeram pra ajudar. Isso é deletério. Explorar as desgraças alheias com, sabe-se lá, quais objetivos.

      • Absurdo é a corrupção explicita que rouba todo e qualquer dinheiro nesse estado,deixando as pessoas que procuram o serviço público de saúde nessa situação,mais absurdo ainda é a a justiça desse estado que faz vista grossa a toda essa roubalheira,ainda vem você querer defender essa corja que usa o dinheiro público em benefício próprio,PARA E PENSA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *