No clima do Natal

O blog entra no clima de Natal e a partir de hoje dará sugestões de comidas (para tornar a ceia mais deliciosa) e presentes para amigos, coleguinhas, gente do bem e até para os políticos patifes (eles também merecem ganhar presentes, né não?).
Poemas, crônicas e frases sobre o Natal, fotos deste e de outros natais etc etc você encontrará no blog a partir de hoje.

Ei, vai ficar aí só olhando pra tela do computador? Deixa disso e ajuda a fazer o blog. Mande  receita de um prato,  aperitivo,  drink; mande uma foto da sua casa decorada para o Natal; mande uma foto da família num outro Natal; mande piadas, poemas, crônicas e tudo o mais que você quiser compartilhar com os leitores deste blog.
O nosso e-mail é: [email protected]

E lá vai a primeira receita para deixar a ceia de Natal mais gostosa. Foi enviada pela Célia Corte, do bairro do Trem.
É uma receita de arroz que ela pegou no Panelinha.
Eis:

Arroz com amêndoa e champanhe

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de amêndoas
3 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo
1/4 de cebola picada
2 xícaras (chá) de arroz lavado
1 1/2 xícara (chá) de champanhe
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:
1. Numa panela, coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue. Acrescente as amêndoas e deixe aferventar por 3 minutos. Prepare uma tigela com água e gelo. Escorra a água quente da panela com as amêndoas e transfira-as para a tigela. O choque térmico faz com que a pele das amêndoas se solte facilmente. Deixe resfriar por 2 minutos e retire a pele, uma a uma.

2. Preaqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa) por 10 minutos e desligue.

3. Numa assadeira, coloque as amêndoas e leve ao forno desligado por 10 minutos. Chacoalhe a assadeira de vez em quando para que as amêndoas assem por igual. Em seguida, coloque-as numa tábua e corte-as em lâminas com uma faca afiada. Reserve.

4. Numa chaleira, coloque as 3 xícaras (chá) de água e leve ao fogo alto.

5. Numa panela média, coloque o óleo e leve ao fogo baixo. Acrescente a cebola e refogue até que fique transparente, com cuidado para não deixar queimar. Junte o arroz lavado e refogue por 1 minuto. Despeje a água quente, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Aumente o fogo. Quando a água ferver, abaixe novamente. Tampe a panela e deixe cozinhar.

6. Quando o arroz começar a secar, adicione o champanhe e deixe terminar o cozimento. Misture as amêndoas delicadamente e transfira para uma travessa. Sirva a seguir.

  • Nea, eu também já fiz esta receita, mas com uvas passas sem sementes no lugar das amendoas. Também fica uma delícia.

  • Bom dia, querida!
    Que idéia maravilhosa!! Vc realmente é demais!!! Amo receitas… Adoro cozinhar… Gostaria de colaborar mandando estas duas receitas deliciosas. Espero que gostem… Aguardem, pois mandarei mais… Bjs.
    Pastéis de Nata
    Ingredientes
    150 gramas de massa folhada congelada

    Recheio (mais cremoso)
    9 colheres (sopa) de açúcar
    ½ litro de creme de leite fresco
    9 gemas

    Recheio (mais firme)
    2 colheres (sopa) de farinha de trigo
    2 e ½ xícaras (chá) de leite
    2 xícaras (chá) de açúcar
    açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto
    8 gemas
    1 ovo

    Modo de Preparo
    Descongelar a massa folhada à temperatura ambiente de acordo com as instruções da embalagem. Reservar.

    Recheio (mais cremoso):
    Peneirar as gemas numa tigela refratária, Juntar o açúcar e o creme de leite e bater até obter uma mistura homogênea. Em seguida, levar ao fogo em banho-maria e cozinhar, mexendo sem parar, até obter um creme encorpado. Retirar do fogo e deixar esfriar. Abrir a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, cortar 6 círculos. Dispor os círculos em 6 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma. Apertar bem com as pontas dos dedos, retirar o excesso, dispor em uma assadeira de 23 cm x 33 cm e distribuir o creme sem encher até a borda. Levar ao forno por 45 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o recheio um pouco firme. Retirar do forno. Servir os pastéis ainda quentes e, se preferir, polvilhar açúcar e canela em pó.

    Recheio (mais firme):
    Dissolver a farinha em ½ xícara (chá) de leite, despejar numa panela e juntar o leite restante. Misturar bem e levar ao fogo baixo até ferver. Retirar do fogo e reservar. Em outra panela, misturar o açúcar e 1 xícara (chá) de água e levar ao fogo, sem mexer, até obter ponto de fio fraco. Retirar do fogo. Despejar, aos poucos, batendo sempre, a calda de açúcar no leite. Misturar bem e deixar amornar por 15 minutos. Reservar. Enquanto isso, peneirar sobre uma tigela as gemas e o ovo. Bater com um batedor manual até obter um creme esbranquiçado. Despejar, sem parar de mexer, o creme de ovos sobre a mistura reservada. Bater bem até obter um creme homogêneo. Ligar o forno à temperatura alta. Abrir a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, cortar a massa em 6 círculos. Dispor em 6 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma, apertar bem com as pontas dos dedos e retirar o excesso. Colocar as fôrmas em uma assadeira de 23 cm x 33 cm e distribuir o creme até encher a borda. Levar ao forno por 40 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o creme ligeiramente escurecido. Retirar do forno e servir os pastéis ainda quentes. Se preferir, polvilhar açúcar de confeiteiro e canela em pó.
    Preparo: 45 minutos + o tempo de forno
    Rendimento: 6 unidades

    Purê de Maçã Verde
    Ingredientes
    4 maçãs verdes descascadas e picadas
    2 colheres (sopa) de suco de limão
    4 colheres (sopa) de vinho branco
    4 colheres (sopa) de açúcar
    sal e pimenta-do-relno moída na hora a gosto

    Modo de Preparo
    Bater no processador as maçãs, o suco de limão, o vinho e o açúcar at0 obter uma mistura homogênea. Retirar e transferir a mistura para uma panela. Levar ao fogo e cozinhar, mexendo de vez em quando, até obter um purê levemente encorpado. Acertar o sal, retirar do fogo, colocar em uma tigela e polvilhar a pimenta moída. Decore como preferir…

  • Hum. Adorei a sessão e o espírito natalino no blog. Amanha te mando a receita daquele bacalhau maravilhoso que o Sérgio Silva me ensinou e que faço muito bem. vai bater foto lá em casa, vai. Eu viajei e não fiz as fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *