O que é isso, companheiro?

Deputada federal Dalva Figueiredo (PT) disse que cansou dos ataques que o ex-deputado Lourival Freitas vem fazendo ao PT quando o assunto é Companhia de Eletricidade do Amapá.
Ontem Lourival disse, no twitter, que o PT transformou a CEA em comitê eleitoral. A acusação irritou a deputada que agora quer Lourival formalizando essa denúncia na Executiva estadual do partido em vez de ficar fuxicando apenas no twitter.
Ela disse que fará uma convocação pública para que Lourival apresente a denúncia. Na opinião dela, o companheiro está desqualificando o partido e “isso é inaceitável”.
No Twitter, Dalva mandou esta mensagem para Lourival:
“Q pena Lourival! Sempre fiz suas campanhas e agora p/ se promover você desqualifica o PT.Que é isso companheiro?”

  • Caro Josimar Barros,

    De maneira alguma respondi de forma rude ao seu comentário. O final da mensagem é endereçada ao João Augusto.

    De maneira alguma pretendo ser descortez com você através desse blog; muito pelo contrário, pretendo discutir e apresentar minha solução a parte desse problema – energia elétrica.

    No que diz respeito a precariedade dos serviços prestados ao moradores do interior do estado, não existe nenhuma malícia de minha parte, são fatos, mas que devemos apresentar uma solução exequível e não ficarmos apenas apontando o grave erro.

    Como você sabe, tive a oportunidade de estudar em outro estado SC, lá desenvolvi pesquisas em fontes de energias alternativas – Fotovoltaica.

    Fizemos um projeto para a cidade de Araras_RO, que é uma cidade muito semelhante as cidades do interior do Amapá, pelos aspectos sociais, econômicos, e também pela característica que mais nos interessa, que é o fato de ser uma cidade atendida por mini rede, abastecida por grupos geradores Diesel.

    Em Araras_RO foi instalada uma Usina Fotovoltaica de 20 KWp para em “paralelo” com grupo geradores diesel atender a demanda – formando um Sistema Fotovoltaico_Diesel.

    Constatou-se a redução considerável do consumo de oléo, a redução da dependência do combustível diesel, sendo que em períodos de contínua e elevada rradiação solar a retirada de operação de um dos grupos geradores, mas detalhes, você pode ler aqui:

    http://www.sepex.ufsc.br/anais_3/trabalhos/975.html

    Vejo que para o Bailique, por exemplo, a solução seria um [Sistema Fotovoltaico_Eólico_Diesel], mas não podemos somente é ir lá e montar o sistema, também e necessário fazermos um trabalho de educação, consientização e treinamento.

    Críticos de plantão sem o devido conhecimento técnico podem alegar que isso não funciona.

    A eles digo o seguinte: não funciona ser for executado por leigos sem conhecimento técnico – amadores.

    Josimar recursos para esse tipo de empreendimento existe aos Milhões, tanto no Brasil, quanto através de organismos internacionais, basta ter o projeto e a mão-de-obra especializada para implementá-los, juntamente com a vontade política, é claro!

    Assim dessa maneira é que contribuo para esse debate, se quiseres conversar a respeito, é só entrar em contato:

    e-mail: delanoguedes@yahoo.com
    celular: 9143 9208
    fixo: 3222 4738

    [o que sabemos é uma gota, o que desconhecemos é um oceano – i.newton]

    • Parabéns Delano! Não estou aqui pra ser juiz de ninguém, pois nem a blogueira titular assume essa tarefa, só apelei por sua coerência quanto a desvalorização que percebi em sua fala sobre nossa gente e cidade. Sei que vc pode fazer o diferencial pelas informações que adquiriu na academia, pois um estado se desenvolve também pelos seus filhos e filhas ilustres e instruídos, e acho que vc pode ser um deles! Confesso que não me agrado com contraponto que se confundem com palavrões, principalmente vindo de quem pode elevar o nível das discussões aqui nesse espaço. Digo isso porque vi que vc pode ser capaz de argumentar com qualidade plena, pois polêmicas, só me enteressam as verdadeiras e as que nos evoluem. Então vamos continuar “endurecendo sem perder a ternura”. Abraços!!

  • Olá Alcinéa, acredito ser oportuno a divulgação deste documento de autoria da ANEEL em 2005, por tratar do Processo de Federalização da CER – Roraima, sendo que o mesmo cita a situação da CEA em seu conteúdo.

    Penso que o mesmo sirva para clarear os olhos daqueles menos informados.

    http://www.aneel.gov.br/cedoc/adsp20052208_1.pdf

    Um abraço

    ps: minha mãe têm muitas flores e também um belo quintal, qualquer dia te levo uma flor.

  • O Lourival foi deputado federal de um mandato, ficando pendurado em cargos por favor dos companheiros. Foi exonerado da eletronorte por causa do mensalão e agora quer ser o paladino da moralidade, sem olhar pra si.

  • O único “erro” do Lourival Freitas foi dizer a verdade, pois ela sempre incomoda muita gente… Agora que a Dep. Dalva está perdendo seus cargos na CEA, vai ter que procurar outro cacho de açaí pra roer.

  • Encerrando minha participação. Primeiro agradeço a blogueira, porque me informo através desse blog, sobre os acontecimentos aqui de MCP.

    Ao comentário do Jorge, sobre desperdício de energia no AP, segue esse pequeno adendo.

    Recentemente levei alunos para visitar as usinas de Coracy Nunes (hidreletrica), e usina de Santana (térmica), essa última simplesmente consome algo em torno de 800.000 – 700.000 litros/dia de DIESEL. Depois nos propusermos a fazer um sistema de geração híbrida Fotovoltaico/Éolico para uma pequena carga (800W – lampadas, geladeira, TV, computador, bomba); e assim comecar a encarar os( aspectos_paradigmas) da energia elétrica.

    Juntamente preparei uma aula sobre: Conservação de recursos naturais, matriz energética brasileira e conservação de energia. Pois bem, até propus que os alunos, a grande maioria de baixa renda reduzizem o consumo: desligando as lampadas, trocando por lâmpadas mais eficientes, desligando a TV, que as vezes fala sozinha, etc. E que daquele momento em diante passaríamos com o consentimento dos mesmos a monitorar as suas faturas de energia elétrica, para verificarmos a economia de energia e por conseguinte o de $$$$ economizado por eles.

    Sabe o que a esmagadora maioria me respodeu ao final da aula?

    Professor nós NÃO PAGAMOS LUZ, SOMOS DO PROGRAMA LUZ PARA VIVER MELHOR.

    Então, caro Jorge, é assim que a geração do seu Lula e desses programas assistencialistas reage. Todos já recebem o peixe.

    Ao Josimar Barros,

    Esse exemplo sobre telefonia, aplica-se muito bem ao AP, em outros estados isso não acontece, a telefonia funciona normalmente, e ao final do mês o usuario deve PAGAR o que consumiu.

    Quanto ao que você diz que a CEA é patrimonio do povo, que a existência da CEA tem um caráter social.

    O que você me diz da população, povo mesmo, não o povo de papel, que vive no interior, sendo que os mesmos ficam até um mês sem eletricidade, 40, 50 dias; e quando se tem energia a mesma se dá de forma pracária – sinceramente não vislumbro nada de social nesse fato.

    Ao governo, governo da transparência, eu gostaria muito de ver as contas da CEA na Internet.

    Ao João Augusto,

    [Quanto ao fato de vc ser amapaense não o torna infeliz, o que o torna infeliz é a sua falta de capacidade de discernir em relação a natureza humana. Reflita bem sobre essa sua infeliz frase, por que se vc não fosse amapaense, vc nem vivo estaria, do contrário, morra.]

    Digo-te: Vá a MERDA!

    Saudações.

    • Carissimo
      Repetindo:em minhas viagens no interior do amapá,verifiquei que,na maioria das casas as lampadas estavam acesas em pleno dia.Por que?Porque não tinham sido educados sobre o desperdicio do ato.Falta de educação,só isso.Sorry

    • Delano, as vezes não sei o que vc pretende realmente. Já sei que vc é infeliz por ter nascido aqui no Amapá, o que pode justificar porque substima tanto a capacidade do nosso povo (sempre nos tratando como povinho!). Sei ainda que fez nível superior fora do estado (que bom pra vc), mas apesar de se reinvindicar tão instruído é capaz de usar ofensas tão chulas somente por ter sido replicado. Mas antes de qualquer coisa, quero deixar claro que nunca disse concordo que o povo do meu estado, onde quer que esteja, sofra por falta de energia como vc maliciosamente deixou parecer. Outra coisa equivocada é dizer que a telefonia fixa só não funciona aqui por essas bandas (mais uma forma de mostrar seu desapego por nossa terra), pois é de conhecimento público que em todo o país as operadoras de telefonia (fixa e móvel) vem liderando há anos as queixas do Procon. Dei apenas minha opinião sobre serviço público. E quanto a isso sou um defensor convícto de que a soberania de um povo passa pela manutenção de serviços essenciais em insituições minimamente permeadas pela opinião e vontade popular, o problema de tudo é na verdade um pouco do que o Jorge Luiz diz, não temos a cultura de uma população que exerça sua cidadania plena, muito por falta de informação, o que jamais pode ser motivo pra condenar esse povo a inferioridade. Não tenho nenhuma intenção de mascarar perfeições quando dou minha opinião, pois sei que a beleza na imperfeição como diz a música do Zeca Baleiro, assim como deve ser um saco ter razão em tudo. Das próximas vezes critique sem ofender e se puder também pra mostrar compromisso com a questão, proponha algo como eu e alguns fizeram … Abraços Fraternais!

  • Esqueceram o Nogueira (das carteiras) Infelizmente prefeito de Santana!!! Pensa no desgoverno!!!! Santana da abandonada os contratos administrativos não recebem a saúde um caos!!! E quando inalgura alguma obra é pela metade!!!!

  • Enquanto isso minha gente…eles estao desesperados, isto é, a CEA querendo correr atras do prejuizo esta fazendo cobranças indevidas, exp. meu pai um aposentado que mora sozinho numa casinha recebeu uma conta no valor de 360 reais, o coitado so tem um televisor e uma geladeira velha…foi reclamar e disserao que seria estava certa a cobrança kkkkk tenho que rir p nao chorar, ou mlehor, ir la e quebrar tudooooo Resultado, meu pai ameaçou ir ao PROCOM e repido resolveram! No final do ano queriam desligar a minha luz alegaram que nao estava pago um mês, eu tinha a conta paga e eles cairam fora, com certeza foram “atazanar” a vida de outro! Ninguém merece tanta roubalheira e querem nos obrigar a pagar o que nao devemos! Ouvir dizer por ai que um a gratificaçao de um cargo de confiança na CEA gira em torno de 20 mil reais, podeeee isso????

  • Ec problema na CEA n vem d hoje, e n começou com a DALVA nm com o PT. O PT é a bola da vez +muitos partidos passaram por lá e todos usaram a Companhia pra promover seus partidos. Espero que o Camilo consiga fazr 1bom trabalho por lá e q salve a empresa da privatização e da federalização. Desejo que a empresa continue sendo do povo amapaense e continue levando energia a diversos pontos do Estado sem retorno financeiro, coisa q uma empresa privada n irá fazr dforma alguma.

  • Bm, a verdade nunca foi muito bem encarada por ela mesmu…
    Se a dona Dalva não gostou, imagine a gnt- sera q gostamos do q o partido dela fez co a CEA?.
    Cada uma q apaece…

  • [A CEA deve ser privatizada, não adianta protelar, se com o Sen. Sarney que controla o Min. das Energias a coisa esta desse jeito(é PT quem diria?) a CEA tem que ser administrada por profissionais privados da área de gestão, políticos não sabem administrar Estatais, governos não sabem administrar estatais, governos tem que cuidar do cidadão com segurança, saude, educação e infraestrutura, que por sinal mostra muita incompetencia.]

    Sou engenheiro eletricista, formado da UFSC, nascido no AP, MCP, infelizmente.

    Meu RG é 265475 SSP AP, meu registro no conselho de classe é CREA_PA 15743D Visto 2231 AP, meu CPF 03301088678 e assim sem paixão alguma sou solidário com o que o racional postou, a CEA DEVE SER PRIVATIZADA!

    Para ser funcionário publico, deve-se prestar concurso publico, cambada de puxa-saco!

    Ficam esses dois politicos querendo tirar onda e se promover, acabaram com a companhia, sugaram, fizeram essa companhia de cabide de emprego. Cabide de emprego de getinha desqualificada, despreparada e incompetente e agora trocam farpas no twitter, faça-nos o favor!

    Essa merda é mesmo o AMAPÀ, essa ABSTRAÇÃO!

    Eu,

    Delano Guedes Rodrigues.

    • Concordo com voce! Concurso publico e privatizacao da CEA. Outra coisa horrivel eh nossa terra se tornar o maior ‘criatorio de dengue’ do Brasil se as autoridades e os habitantes nao tomarem providencias para evitar isso!

    • Delano, a privatização da CEA não vai resolver a solução imediata dos nossos problemas nem tão pouco sua confusão sobre pertencimento e seu sentimento de inferioridade por ter nascido aqui no Amapá. Por exemplo, a maioria dos municípios não arrecadam o suficiente para que se mantenham os gastos com o fornecimente de energia assim como a manutenção, só possível pelo fato da CEA ser uma empresa estatal e ter obrigações com questões sociais. Na lógica do lucro do serviço privado ou se elevariam a patamaras absurdos a tarifa da energia ou deixariam simplismente só seria viável fornecer energia pra Macapá e Santana pelo retorno de receita (e isso é um fato e não uma abstração). Temos ainda a possibilidade do linhão chegar por aqui, mas quando? Dito isso é preciso compreender que não há só questões técnicas e de finanças sobre o “Caso CEA”, há também o lado político-social que não se pode deixar de lado. Então, procurar esculhambar com tudo não vai ajudar na melhoria do caos energético do nosso estado. Por amar esse estado (apesar de ttudo) continuo afirmando que a CEA deve ser patrimônio do povo (nem que seja pela federalização em último caso)!

      • Josimar, seus argumentos demonstram claramente seus interesses particulares. Concordo que o Delano tenha demostrado alguns sentimentos menores, mas sua análise está longe de ser rasoával. A privatização pode ser uma alternativa positiva principalmente para a sociedade amapaense, vez que a empresa tem servido ao longo do tempo a um grupo de políticos, que se elege usando a empresa; a um grupo de fornecedores que oferece serviços e produtos a preços e qualidades auditáveis;e a um grupo de funcionários com vantágens salariais incompatíveis com as condições da empresa. Tudo com um sindicato omisso.

        • Breno, ao invés de qualificar “seus interesses particulares”, diga sua opinião! Pois é esse meu interesse aqui: Dar minha opinião (o que acredito ser sua intenção também!). Dito isso, vamos ao que interessa! Nenhuma solução ao problema da CEA pode ser nivelada ao “achismo” sem que as maiores problemáticas estejam em pauta. E quanto ao fato das estatais serem dirigidas por indicados de partidos não vou discutir, pois sempre foi (e é) assim aqui e em qualquer outro estado da federação. Então o que fazer com questões práticas como ao caso (por exemplo) de municípios como o Laranjal do Jari que por falta do linhão tem que ter sua alimentação energética suprida por altíssimo consumo de diesel, ou seja, a arrecadação de faturas dos consumidores não paga nem a folha mensal de pagamento dos funcionários e funcionárias e os gastos básicos da agência de lá. Pergunta a essa questão: Uma empresa privada que se basea no lucro do que foi investido, seria generosa ao ponto de manter o fornecimento no jari mesmo sabendo disso? Digo isso porque a experiência mais próxima de “privatizar pra melhorar” que recordo é a da Telemar. Todas as pessoas que lembram da propaganda de que os aborrecimentos que aconteciam com a antiga TeleAmapá jamais ocorreria viram no que deu: Telefones públicos que não funcionam, atendimento sendo feito em outro estado aos usuários de telefones fixos que desejam resolver algum problema e localidades sem cobertura de telefonia móvel totalmente isoladas, pois a Telemar não cumpre ttambém com sua responsabilidade social de levar comunicação a todos os locais do estado. Associar a solução do problema da CEA a dinâmica simplista de esquartejar esse ou aquele partido político na verdade parece uma cortina de fumaça ao que realmente deve ser feito, o que também não envolve a sociedade a um debate participativo e esclarecedor sobre os rumos de uma ferramenta tão importante pro nosso desenvolvimento (o que acredito que deve ser feito sem paixões!). Defendo a manutenção da CEA como estatal (ainda que federalizada!) por acreditar que corremos sim o risco (pela desiformação) da situação ficar ainda pior, como foi o caso da telefonia fixa do estado!. Para evitar uma nova armadilha, creio também que o debate sobre a viabilização da CEA poderia ser feita na forma de audiências públicas para envolver o maior número de opiniões da sociedade, dar oportunidade a informações mais precisas vinda de técnicos da área, bem como garantir legitimidade a decisão final. Por não ser assim que o oportunismo e casuísmo político das opiniões tem imperado… Essa é minha opinião!..

          • Carissimos
            Sem querer me meter mas já o fazendo,só quero lembra-los de algumas coisas;O PGO Plano Geral de Outorga das comunicações estabelece que as “telefonicas”são obrigados a universalizar os telefones fixos em todo o território nacional,salvo em localidades com menos de 300 habitantes(para estes existem outras soluções)Já os telefones moveis não tem esta obrigação.Quanto à CEA,especificamente,independe a federalização,privatização ou não.O mais importante disso tudo é conscientizar a população sobre os seus direitos e deveres pois,em minhas viagens no interior do amapá,verifiquei que,na maioria das casas as lampadas estavam acesas em pleno dia.Por que?Porque não tinham sido educados sobre o desperdicio do ato.Já o fato das empresas estatais serem dirigidas por indicados politicos é mais um caso de falta de educação do povo.Se os caras que administravam a CEA foram indicados pela deputada e a deixaram neste estado pré falimentar como é que o povão ainda vota nela.Falta de educação,só isso.Sorry

    • Delano, concordo com quase todos os pontos colocados por vc, inclusive a questão da privatização, mas para que iosso ocorra precisamos nos assegurar e torcer para que a empresa seja federalizada, do contrário o já falhido Estado do Amapá, diga-se contribuinte amapaense, arcará com todo o prejuizo deixado por essa corja de irresponsáveis, iconsequêntes e corruptos que conduziram a Companhia (…) essas pessoas deveriam estar presas e seus bens sequestrados pela justiça, (…) Dalva Figueiredo, que nos últimos quatro anos foi quem indicou os mandatários da CEA, ou seja, foi quem fechou a tampa do pinico. Quanto ao fato de vc ser amapaense não o torna infeliz, o que o torna infeliz é a sua falta de capacidade de discernir em relação a natureza humana. Reflita bem sobre essa sua infeliz frase, por que se vc não fosse amapaense, vc nem vivo estaria, do contrário, morra.

  • O Povo merece o que tem!

    Acusações políticas, e no final quem tem razão é o Dep. Sérgio Moraes – PTB. Ficou conhecido ao afirmar em discurso na Câmara dos Deputados.

    “Estou me lixando para a opinião pública”.
    Afirma.

    “Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, mas a gente se reelege.”
    Complementa.

    Conseguiu 97.752 votos é novamente deputado federal pelo Rio Grande do Sul nos próximos quatro anos.

    O filho Marcelo Moraes – PTB, ex-vereador e Deputado Estadual eleito 2010

    Sua esposa é prefeita de Santa Cruz do Sul – Rs, eleita em 2008.

  • Ele esqueceu de citar a AFAP, falida pelo trio de irresponsaveis do PT: DALVA, ANA DALVA E NILZA. Não é eu que to dizendo, foi materia de jornal. E agora o alvo é o sebrae. ISSO MESMO TUDO FARINHA DO MESMO SACO!

  • Quero a PROVA!
    Mudando um pouco o foco do post.

    Hoje em diálogo com um amigo, falavamos da Situação da Helena Guerra.
    A prova definitiva de sua “mudança” por uma gestão mais justa está por vir.

    Eu acreditarei e votarei nela, se ela entrar com pedido cautelar de afastamento do Roberto Góes. Desafio a prefeita a fazer. Se fizer, eu pinto a cara e vou para rua pedir voto nos próximas eleições. Não quero mais esperar que a Câmara se manifeste. Helena Guerra força e liderança, quebre as barreiras e faça. Medida cautelar já!

    Assumir o compromisso público.

  • A CEA deve ser privatizada, não adianta protelar, se com o Sen. Sarney que controla o Min. das Energias a coisa esta desse jeito(é PT quem diria?) a CEA tem que ser administrada por profissionais privados da área de gestão, políticos não sabem administrar Estatais, governos não sabem administrar estatais, governos tem que cuidar do cidadão com segurança, saude, educação e infraestrutura, que por sinal mostra muita incompetencia.

  • O Amapá vai melhorar, mas a população deve fazer sua parte, a mídia ta ae fazendo seu trabalho, agora chega na hora de de mostrar e fazer valer seu voto, não sei como 92 mil pessoas conseguiram votar em um cadidato que fez o q fez com o nosso estado. :/. Espero que com a administração que encontra-se na CEA, venha mostrar todo o trabalho.

  • A CEA FOI USADA PARA ELEGER, LOURIVAL,DALVA HÉLIO ESTEVES,PERY ARQUILAU,LUIZINHO E JOEL BANHA QUE EM RECENTE ENTREVISTA DISSE QUE A CEA ESTA FALIDA ESSES SENHORES SÃO OS CULPADOS POIS TODOS ELES SÃO DO PT

  • Caramba, é incrível! Desviam o foco num cinismo de dar nojo. Só vejo reclamações contra o Lourival ter feito essas tais declarações. Mas, mesmo entre os q reclamam das declarações, não vi NINGUÉM negar o teor delas. Ninguém. E a gente vai levando…

  • A moça da juventude do PT que varrer a sujeira pra debaixo do tapete. É hora de haver transparencia no país. Das contas públicas aos atos partidiários. Os partidos sao bens públicos e nao propriedade privada. O lourival tá certo, mas a dalva também. A discussao é relevante para o Amapá. Acho que lourival deve continuar tensionando. Prestará um bom serviço para o Amapá. Abraços,

  • Infelizmente o que o Lourival fala é a pura verdade, mas que nãp é só a CEA e nem só o PT que usa desses artifícios. Não sei porque esse frisson.
    Quem sabe uma auditoria séria não explicasse todas essas ?????, que lá e cá surge e fica por isso mesmo.

  • ACredito que Aassuntos referentes ao PT,deve ser pauta de discurssão no partido e não em twitter,pois essa situação acaba fragilizando o Partido.
    Rose Pacheco
    secretária Municipal de Juventude do PT – DM

  • Acredito que a situação da Cea,O qualquer outro problema relacionado a administração do PT,deve ser pauta de discurssão internamente no Partido,pois certos comentários no twitter,acabam expondo o PT aos nossos adversários político .
    atenciosamente,
    Rose Duarte
    Secretaria Municipal de Juventude do PT-DM

    • Certos comentários refletem o “modus operandi” (e pensandi, rs) da cleptocracia petista. Infelizmente, parece que a juventude está devidamente “aclimatada”. Querem discutir internamente, como se fossem última instância judicial do país. “Internamente” uma ova!! Trata-se de um órgão público, essencial ao desenvolvimento do Estado escravo ainda da caneta do governante de plantão, destruído pela sanha de gente maluca por dinheiro.

      Estamos bem arranjados com esse “pensamento de juventude”

      Fernando Bernardo
      Secretário Interplanetário da Juventude do Próprio Cérebro

  • O PT sempre se esforçou para manter as Estatais brasileiras, alegando se tratar do “patrimônio nacional”, justamente para servir a politicagem, a CEA foi o exemplo disso no Amapá.

  • Como diz o celebre slogan do PSTU repetida milhares de vezes por Joinville Frota esses dois “são farinha do mesmo saco”

    • Eu concordo com seu comentário, sem tirar nem por. Discussão por Twitter! PT Amapá prova o fiasco que é.

  • Deputada,o PT-AP tem mais é que ser refundado no estado e seus militantes,como grande parte dos amapaenses,reeducados para aprenderem a exercer seus direitos e deveres não só politicos como sociais.Viver de “teta” sem nada dar em troca à sociedade não dá mais.

    • Caro Jorge, o PT naão tem que ser refundado somente no Amapá, pois ser aliado de Sarney, Renan, Collor entre outros, em detrimento de aliados tradicionais, mostra o quão fisiologista e aloprado ele o pt(minúsculo mesmo), ficou. Saudações…

      • Carissimo
        O PT,como todos os partidos nacionais,é composto por seres “ditos humanos”e a nossa humanidade está meio que americanizada.Todo mundo quer carros grandes**,casas suntuosas,mulheres bun….. e peitudas e viajar prá Disney.Sem contar o novo Ipad.Para conseguirem isto vendem,e entregam,até a mãe,imagine o pais.Agora,o Lula,que não é PT,é muito mais do que isso,juntou uma turma de especialistas em politicas publicas e vem conduzindo o brasil com sabedoria.Fazer as alianças que fez tambem não me agradam,mas foram necessarias para quebrar os paradigmas da direita/esquerda tupiniquim.Com a educação que o nosso povo tem vamos levar 50 anos para sermos considerados civilizados.
        ***Na holanda fizeram uma pesquisa com os proprietarios de carros grandes e descobriram que 73% tinham “aquilo” pequeno e o tamanho do carro servia para “compensar” a falta de outros atributos,rsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *