Gente de todas as tribos e idades se encontrou ontem à noite no Largo dos Inocentes em mais um sarau promovido pela Confraria Tucuju, desta vez homenageando o poeta Isnard Lima.
Foi uma noite maravilhosa, ternurando o Largo dos Inocentes –

centro histórico de Macapá – e mostrando o que esta terra tem de melhor na música, poesia, artes plásticas, artesanato e culinária, além de uma bela exposição fotográfica da jornalista Camila Karina.
O Sarau foi aberto com Adriana Raquel, apresentando o show Amapalizando – uma mistura de ritmos dando ênfase ao marabaixo. E não faltou também o samba e pop.

Depois do show, o grande momento: a homenagem ao poeta Isnard Lima, falecido em 2002, autor dos livros “Rosas para a Madrugada” (poemas) e Malabar
Azul (crônicas), além de centenas de crônicas publicadas em diversos jornais.
Irreverente, Isnard se dizia “um cafajeste lírico”, foi perseguido pela ditadura e um de seus livros(que agora não lembro o nome, me desculpem) foi apreendido pela Polícia Federal no dia do lançamento.
Isnard era meu compradre e gostava de me chamar de “minha comadre de águas bentas”. Teve duas filhas – Tâmara e Irna – com a primeira mulher, a assistente social Carmosina. Quando Tâmara nasceu ele disse: “Minha filha tomará bênção de poetas” e daí convidou a mim e meu pai, o poeta Alcy Araújo, para batizá-la.
A homenagem ao Isnard foi emocionante.
Para fechar a noite, Os Cometas fizeram todo mundo cantar. Criado em abril de 1962, o grupo era garantia de casa cheia nos bailes dos anos 60 e 70, no mais badalados clubes da cidade, como a Assembléia Amapaense, Círculo e Macapá. Sua

primeira formação era Roberval (bateria), Walfredo (bateria e vocal), Pedrinho (guitarra base), Luis (contrabaixo), Assunção (trompete), Espíndola (sax), Sebastião Mont’Alverne (guitarra solo), Ricardo Charone (piano), Joacy (cantor), Nando (cantor), Célia (cantora), Muscula (percussionista) e Aimoré (piano). Em 1978 “Os Cometas” sumiram, mas como todo cometa vai e volta, o grupo retornou em 2004 com Walfredo, Zé Paulo, Pinto, Edilson, Espíndola, Eliseu, Nando e Humberto Moreira.
17 Comentários para "O sarau da confraria"
Obrigado de coração a todos que falam com carinho do nosso grupo.
Oi Aloizio.
O ensaio do grupo “Os cometas” é na minha casa. Te espero por lá pra lembrar nosso tempo de ouro.
Olá… Sou filha do saudoso professor Gerson Trindade e é com um imenso prazer que digo que conheci esse ilustre homem, amigo de meu pai e por um tempo morou em nossa casa. O aprendizado foi imenso,eu estava na minha adolescência e na explosão de homônios ele me dizia passo-a-passo como se dava as mudanças. Eu era precoce e queria pegar o mundo com as mão rsrsrsr…… e ele foi pra mim um formador de opniões e me dizia: Mude de idéia, mas opiniãoe no caráter, isso é a herança do homem pobre ou rico. As reuniões que tinham por casa sempre eu estava atenta ao “teor” da conversa, porque era rica e estão até hoje em minha memória para sempre guardadas…
As pessoas nunca morrem qdo permanecem vivas em nossos corações………
Saudades………..
hehe apesar de eu nao poder ir na noite soube q foi muito bom mesmo mamae e a tamiris disseram kkkkkk
E os ensaios dos Cometas era na casa da Profª Aracy… ao lado do Posto Guarany do meu pai. Assistia quase tds.
Oi Aluizio. Eu também não esqueço dessa época, por sinal muito boa. Lembro das bicicletas que ficavam na porta de casa encostadas no muro. Hoje só nos resta saudades.
Oi Aloizio.
Hoje os ensaios do grupo “Os Cometas” é na minha casa . Te espero por lá pra lembrar o nosso tempo de outo.
É SEMPRE MUITO BOM LER SOBRE TER ACONTECIDO UMA HOMENAGEM AO ISNARD.DE QUEM EU AINDA NO AMAPÁ VI E LI OS SEUS POEMAS. (MOSTRADO POR ELE MESMO NOS BOTECOS DO LAGUINHO). O PRIMEIRO LIVRO DE POESIA DA IMENSA LISTA QUE FUI ADICIONANDO COM O CORRER DOS ANOS.EU QUE ACHAVA QUE OS POETAS.ERAM APENAS “AMIGOS ANTIGOS” DO PROFESSOR MUNHOZ.
Dindinha (hihihi), a homenagem foi linda. Essas atitudes movimentam novamente a vontade de ficar na terra, terra em que nasci e cresci (Não esqueci de suas fotos) beijos.
Seria bom a Confraria Tucujú cobrar desse governo corrupto e irresponsavel a reabertura da Escola de Música “Walquiria Lima”,fechada nesse governo por falta de estrutura.È bom lembrar que uma das finalidade da Confraria Tucujú,era exatamente esse resgate e para quem não sabe o nosso saudoso amigo Isnard Lima era filho da Professora Walquiria Lima.
É Néa, perdi uma grande oportunidade de abraçar velhos amigos e de conhecer, agora já crescidas, as filhas do meu companheiro de brincadeiras no bairro da favela, Isnard Lima, quando moleque, era fâ do Zorro e fez seu pai comprar uniforme completo de seu heroi. Meu compadre/amigo/irmão Humberto Moreira, vai me cobrar, com certeza, mas a pescaria falou mais alto e não pude chegar a tempo de ir assistir o sarau em homengaem ao Isnard. Mas como tudo que é bom se repete, vou aguardar o próximo.
Em tempo: Dulvicânia, o Humberto
oreira é cantor desde criancinha. Acredito que começou em um programa de calouros que acontecia no Cine Teatro, promovido pela Difurosa de Macapá. É um dos melhores inérpretes que eu conheço e é polivalente. Canta diversos generos musicias.
Ontem na Confraria Tucujus voltei no tempo mais de 40 anos. Vi e ouvi os Cometas dando show,como sempre, revi velhos amigos como o Sobral, a Alcinéia, Valfredo, Álvaro, Pinto, Humberto Moreira, Espíndola, Telma Duarte, Chico Terra, Prof, Munhoz, Zé Maria Botelho, entre outros que não lembro de momento. Gostei bastante e espero que outros eventos dessa espécie voltem a acontecer. O local também é ideal para essas manifestações culturais. A Telma Terezinha (Duarte) é uma mulher de fibra, ela não ocupa espaço por ocupar, mosta logo seu dinamismo em tudo que faz. Parabens a todos que promoveram e incentivaram o Sarau.
Obrigado ao Adelmo e a todos que falam com carinho do nosso grupo.
Em 1970 ou 1971 não me lembro muito bem, promoví no Trem Desportivo Clube “A NOITE DOS RADIALISTAS”, o Conjunto OS COMETAS naquela época chamava-se assim e nãO Banda como hoje é chamda, o Humberto Moreira já cantava no conjunto se não me engano.
Fiquei encantada com Humberto Moreira. Nem sabia que ele também é cantor. Não vou dizer que chorei, pq nao é verdade, mas fiquei toda arrepiada, emocionante a voz e a força de interpretação desse homem cantando as músicas de Roberto Carlos.
Foi uma noite perfeita: músicas boas com Adriana Raquel, gente bacana (minhas irmãs, Gilvana, Vânia, Mariozinho,Sol,Telminha,Jorge Júnior, Dulcivânia……mais uma infinidade de outras figuras),poesias, exposição de fotos e obras de arte,comida boa e os Cometas,que arrebentaram de novo!Telma Duarte e sua equipe de parabéns!!