Operação Mãos Limpas

A Polícia Federal está nas ruas desde às seis horas da manhã cumprindo mandados de prisão, condução coercitiva e busca e apreensão.
É o desdobramento da Operação Mãos Limpas deflagrada mês passado.
Sete mandados de prisão foram cumpridos esta manhã. Destes são seis por ocultar, alterar ou destruir provas e um por coação e ameaça à testemunha.
Os presos são Hércia Souza, Jardel Pereira Góes, Hugo Góes, Luís Adriano Ferreira, Humberto Pereira Góes, Carlene Gemaque e Alexandre da Amapá VIP. Eles serão  recambiados ainda hoje para a superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Vinte e cinco mandados de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão  estão sendo cumpridos.

A Operação Mãos Limpas foi deflagrada no dia 10 de setembro com o objetivo de prender uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União. Naquele dia 18 pessoas foram presas, entre elas o governador Pedro Paulo Dias, o ex-governador Waldez Góes, o presidente do Tribunal de Contas Júlio Miranda e o secretário da Justiça e Segurança Pública Aldo Ferreira; 87 pessoas foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimento e 94 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Mais de um milhão de reais foram apreendidos, além de carros de luxo e até avião.
Uma semana depois foram presos o ex-secretário de Planejamento Armando Ferreira e o policial federal aposentado Jasildo, que trabalhava no setor de inteligência da secretaria de Justiça e Segurança Pública.
De lá pra cá praticamente toda semana  foram cumpridos mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão.

A assessoria de comunicação da  Polícia Federal informou que as investigações contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria Geral da União e do Banco Central, iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do Superior Tribunal de Justiça – STJ.
De acordo com a PF os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.

  • lei sempre seu blog, pois as noticias são verdadeira, uma sugestão, peço a vc que forneça a lista das pessoas envolvidas a prestarem depoimento, pois assim elas tambem passariam a ter vergonha,, kero deixar bem claro que quando essas pessoas estão no poder(roubando), fazem misérias em macapa, se podesse voavam, pra não pisar em nossa terra, porque são ridículos. e pior nos somos obrigados a votar nesses patifes. ke ódio

  • Gostaria de saber informaçoes, se Hercia Sousa, da açao social ja foi solta, da operaçao maos limpas.

  • Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo e se banqueteava todos os dias. Havia também um mendigo por nome Lázaro, coberto de chagas que ai sentar-se à porta do rico. Ele desejava matar a fome com os restos do banquete, mas não lhe davam nem as migalhas.

    Os cães lambiam-lhe as feridas. Um dia Lázaro morreu e foi para o céu junto de Abraão.

    Morreu também o rico e foi para o inferno. Lá do inferno, o rico enxergou Lázaro, feliz lá no céu, ao lado de Abraão, e então, desesperado gritou: “Abraão, manda que lázaro molhe a ponta do seu dedo na àgua e venha refrescar a minha língua, porque estou sofrendo horrivelmente nestas chamas.”

    Respondeu-lhe Abraão: “Lembra-te que na terra Lázaro sofreu muito, mas foi bom; e tu possuindo tudo o que desejavas, foste mau de coração. Agora Lázaro será feliz para sempre e tu, para sempres viverás longe de Deus Criador.

  • Alcinéa,por favor me ajude a mostrar a verdade sobre seu Alexandre não é justo o que fizeram com ele.Esse empresário estar preste há inaugurar um parque , onde vai gerar emprego para o Amapá.Talvés um grande referencial para o Estado no que diz respeito ao Turismo.

  • Armação, segundo informações sobre a prisão do Alexandre, um certa pessoa Comprou um chip de uma operadora e cadastrou o cpf do Alexandre e começou a enviar ameaças por mensagens, e deu no que deu, hoje é fácil comprar um chip em nome de outra pessoa e fazer o que foi feito simplesmente para beneficiar alguém, até que se prove o contrário a pessoa já esta com a imagem suja.

  • A familia Goes estava no comando do Estado e do Municipio???
    Nepotismo declarado publicamente?Das listas dos investigados constam tantos nomes envolvendo essa familia, que cargos essas pessoas ocupavam?eram concursados?
    Quem podera me responder sobre isso?nos amapenses ficamos ouvindo piadinhas sobre a corrupcao solta no amapa. Que vergonha!!

  • Conheço o ALEXANDRE, és um homem bom, ajuda pessoas carentes e mais uma vez que estar sendo vitima de armação, o mesmo foi preso por ameaçar a testemunha segundo o denúciante (um empresário) que foi até Brasilia fazer a denuncia, isso não é verdade, haja visto que esse empresário(não é o dono da empresa e sim um deputado chamado MS, que é irmão do ex-procurador geral e delegado da policia federal em são paulo, isso é muita coincidência toda essa briga se deve porque ALEXANDRE( dono da Amapa-vip) entrou na justiça pedindo para anular a licitaçao ilegal feita dentro da secretaria de educação e a decisão final ou seja o julgamento do mérito sai amanhã quarta-feira, isso só não ver quem for tapado, meu Deus cadê as pessoas do bem? Acredite estou falando a verdade!!!!!!!!!!

  • Deveria ter uma Lei determinando que todo aquele que roubasse o dinheiro público deveria ir para a cadeia, não somente para prestar “esclarecimentos” mas para ver o sol nascer quadrado. Se na forma de governo republicana quem tem a responsabilidade por tranferir autoridade a alguém nomeando, para exercer função pública, então o Roberto Góes tinha que ser preso igual o primo ex-melhor governador do Amapá.

  • Aposto que tem muita gente de rabo preso que faz comentário aqui só pra desviar a atenção pros outros! Aponte um dedo pra alguem e terá quatro apontando pra vc!!! Cuidados justiceiros! O anzol tem uma volta! ehehe

  • Minha estimada Alcineia Cavalcante, adoro seu trabalho. Estamos vivendo um momento de pãnico em nosso amado estado do Amapá. Infelizmente, somente um grupo foi preso, e o outro? o outro grupo que evolve alguns policiais federais e politicos e secretarios e empresarios.Minha amiga, isso ainda nao acabou muitas coisas ainda estão por vir. A balança está desequilibrada mais logo irá se equilibrar.
    Tambem estamos vivendo um momento de terror na política. Eu não consigo entender a ingenuidade do povo.As pessoas reclamam mas querem voltar para a mesma guerra dantes, tudo por promessas banais.

  • Alcineia,este povo gosta de meter as pessoas em bronca!querem porque querem que vc divulgue aquilo que eles acham que vc deve publicar!assim como querem porque querem que agente engula esse candidato guela abaixo e quem nao o faz,sofre e pena nas maos deles!

  • Tudo que ocorre não é por acaso quem pensa ser DEUS acha que nada irá acontecer com seus desmandos. è chegada a hora e precisa ser dado um basta. Que desenvolvam seus trabalhos policiais dentro das expectativas esperadas.
    Infelizmente, levo o sobrenome Góes que sinto-me receiosa ao falar todo meu nome, porém o que faz com que eu levante minha cabeça é a minha conduta ilibada, onde tenho como princípios valores morais e éticos dentro de minha profissão.
    Entendo, tudo o que está ocorrendo dentro de nosso Estado, mas, infelizmente, pessoas com interesses individuais e ganância buscam denegrir um Estado todo, pois não precisa levar só o sobrenome mais ao mencionar o nome de nosso Estado fora daqui ou até em um simples envio de e-mail vc de imediato é questionado quanto ao que pensa sobre esta corrupção toda. O que digo é apenas que a justiça tome de conta , pois o resto somente Deus sabe o que faz e ainda por esta herança maldita do sobrenome digo que da mesma forma são os “Silvas” tem o mesmo sobrenome, entretanto, nem todos são parentes.
    Òh vida! òh azar que Maldita Herança tempos atrás o povo clamou por sua entrada, pois o mesmo grita por sua saída.

  • Hei Wanderley Trindade! Para com isso meu caro, Vc acha que a PF esta com brincadeira?
    Se pensas assim é PQ, não foste afetado com esses desmandos. Eu como servidora da SAÚDE fico indignada quando vejo pessoas procurarem uma UBS e não tem remédio para oferecer ao doente, material para se fazer os exames básicos de análises clínicas e tantas coisas…..
    A SAÚDE É UM DIREITO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO.
    De acordo com a PF ELES estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos. Quanto a Condução COERCITIVA pergunto: VC acha que Uma operação dessa sai barato para os cofres públicos? Eu tenho certeza que não.

    • Marileia agora tudo é culpa da PF!!que fica gastando o dinheiro publico para fazer operaçoes!!e prender esses criminosos!!!na verdade eles deveriam ter ganhado a eleiçoes a e essa hora estavam todos blindados para que seus processos ficassem esperando para serem julgados!! ainda bem que contamos com a sabedoria do povo que não votou nesses corruptos!!!e agora vão ser julgados na justiça comum!! e vão tem que devolver tudo o que roubaram!! e tambem com a competencia da PF que bota pra quebrar!!!

    • Marileia, respeito sua opiniao, mas vc não acha estranho essas prisoes acontecer proximo das eleições ?

      • Creio que por esperar muito, pessoas corruptas em tempos passados se elegeram e ficaram brindadas e os seus processos estão parados simplesmente porque agora são parlamentares e tem previlégios para serem julgados, acho até que a PF tem seu conograma e proposito próprio nas investigações e nadatem haver para prejudicar ou beneficiar alguém, o certo é quem está envolvido em todas essas corrupções que prejuizo causaram a população sejam presos mesmo se não estivessem envolvidos certamente que não seriam presos ou conduzidos a prestarem informações, a metodologia da Federal tem a maior margem de acerto nessa investigações digo assim porque nenhuma instituição humana é 100% correta pois até Deus quando em forma humana na Pessoa de Jesus Cristo ao escolher 12 um não deu certo, todavia como a Deus é infalivel as Escrituras Sagrada já previa isso. Wanderley tudo está servindo de lição para aqueles que devem paguem antes e depois concorram a cagos publicos e assim não venham a passar por esta vergonha, só está reclamando da Polícia Federal quem tem culpa no Cartório.

      • Essa investigação já vem acontecendo desde 2009!!!e eu creio que a Policia Federal tem a sua rotina de trabalho!!e que não trabalha a base do improviso certo!!!se considiu em ser agora antes da eleiçoes!!!problema pra que tava com a pulga atras da orelha amigo!!!

  • ASSISTO DAQUI ESTES LAMENTÁVEIS FATOS QUE OCORREM NO ESTADO DO AMAPÁ. É COM TRISTEZA QUE DIVERSOS FILHOS DO AMAPÁ, E OUTROS DE FORA CHAMADOS, SOMENTE CONSEGUEM AMEALHAR PATRIMÔNIO PRIVATIZANDO OS RECURSOS PÚBLICOS, QUE JÁ SÃO TÃO REDUZIDOS. ISTO É HISTÓRICO NO AMAPÁ, MAS INFELIZMENTE A CORRUPÇÃO IMPERA NAS INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS, QUE EXITEM PARA PRODUÇÃO DO BEM COMUM. O QUE É MAIS GRAVE É A OMISSÃO DE DIVERSOS SETORES DA IMPRENSA, QUE VIVEM E SOBREVIVE EXATAMENTE GRAÇAS A ESSA PRÁTICA ABOMINAVEL DE APROPRIAÇÃO DA COISA PÚBLICA. O BRASIL ESTÁ MUNDANDO. A SOCIEDADE EXIGE MAIS CORREÇÃO, ETICA E USO DOS RECUSOS PÚBLICOS PARA OS FINS SOCIAIS. ALCINEA. RECONHEÇO NO SEU TRABALHO UMA RESISTÊNCIA QUASE SOLITÁRIA NO COMBATE A ESTA FAMIGERADA CORRUPÇÃO QUE GRAZA AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO AMAPA. ABRAÇOS. AUGUSTO BRUNO FAVACHO

  • AMAPÁ, UMA ABSTRAÇÃO ou FÉTIDO!?

    É fato. Os 7 anos e 3 meses de governo WALDEZ GÓES (PDT-AP) e o restante de PEDRO PAULO (PP-AP), que termna no dia 31 de dezembro de 2010, entra para a História do Amapá como as piores gestões públicas que se instalaram no meio do mundo, COM A LINHA DO EQUADOR, ESQUINA DO RIO AMAZONAS.

    O que está acontecendo com as prisões, apreensões, conduções coercitivamente ou não (da POLÍCIA FEDERAL) são PROVAS INCONTESTES de como o Estado do Amapá vinha sendo roubado diariamente e enriquecendo meia duzia de “gatos expertos”. Detalhe: por pessoas acima de qualquer suspeitas: governadores, secretários de Estado, assessores e servidores públicos e outros correlatos.

    Do jeito que está não pode continuar!!!

    Espero, sinceramente, que o STJ conclua os processos e os culpados sejam presos de fato e de direito e os seus bens sejam confiscados e o dinheiro devolvido aos cofres públicos.

    Ah! Quase esqueci: esses quadrilheiros não tem coração. Eles nunca derramaram nenhuma lágrima pelas crianças que morreram no Hospital de Maternidade “Mãe Luzia”. LEMBRAM DA MATÉRIA DO FANTÁSTICO (REDE GLOBO)? Lamentável.

    Deus não dorme. “Aquilo que o homem plantar, isso ele ceifará.”

    JUSTIÇA, JUSTIÇA, JUSTIÇA!!!

    (Tico Bauhaus)

  • Operação Mãos Limpas, de volta, perto do dia das eleições, esse acordo politico com o Presidente, foi f…

  • Gostei da idéia em uma mensagem antiga:

    Amigos, porque não demonstramos para o país a força do povo amapaense e agradecemos ao homens e mulheres da Polícia Federal que trabalharam tanto, mostrando aos telejornais uma manifestação de apoio à PF na frente do prédio na Ernetino Borges, para que limpem nosso estado. Ocorreu o mesmo em Santa Catarina, como visto no vídeo abaixo!

    http://www.youtube.com/watch?v=J2fRdUSkgV0

    abraços

  • REPETINDO;

    jorge luiz giacomo giordani
    25 de outubro de 2010 às 10:52
    “Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.
    No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.
    No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.
    No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar…”
    Martin Niemöller, 1933

  • é Alcineia parece que a operação mãos limpas n parou mesmo..o amapa ja vai parar na midia nacional novamente..que vergonha

      • Não,isto não é fruto da “Harmonia”.É,sim,fruto da covardia do povo que se vende,que se troca,que se cala e que não tem vergonha na cara.Muitos dos que hoje escrevem aqui,como baluartes da moralidade,um dia já se beneficiaram e,dependendo do eleito,baterão na porta do novo governo cobrando a sua “militancia”.Tenho a convicção que o povo de bem do amapá saberá escolher o seu futuro.Independente de “raivosos” ou “apaixonados” o estado terá que mudar a sua cultura.

        • Seria mais fácil se o “povo de bem” se candidatasse a cargos políticos, mas não é o que acontece. A política se tornou uma questão de honra para a maioria, uma forma de realização pessoal de poder, de ambição. Lembro-me das palavras do ACM nas páginas amarelas da Revista Veja: “Eu aprecio o exercício do mando”. Além disso, duvido que, com todas essas vantagens que a política favorece, o eleitor consiga separar o bom do mau político. O ser humano é facilmente corruptível, e pode até ingressar na política com a melhor das intenções, mas uma vez lá, prevalece o entrar no jogo ou vazar. E, vendo essas coligações para conseguir eleger esse ou aquele político, constato que a maioria se vende para se manter no cargo pleiteado.

  • Minha prezada Alcinéa, valeu ai por vc divulgar a notícias mas, vai um complemento ai que está na rede mundial:
    A Polícia Federal prendeu mais seis pessoas no Amapá na manhã desta segunda-feira, em uma nova etapa da operação Mãos Limpas. Foram presos os empresários Hugo e Jardel Góes (parentes do ex-governador Waldez Góes), Luiz Adriano Ferreira, Alexandre Albuquerque, além do secretário de gabinete da prefeitura de Macapá, Humberto Góes, e da ex-secretária de Ação Social e Trabalho, Hécia Lúcia Souza.
    Veja o que a PF apreendeu na operação

    Agentes da PF também cercaram a casa do atual prefeito de Macapá, Roberto Góes, e o levaram para depor. Também foram conduzidos para a sede da PF, no centro da capital amapaense, os procuradores do município, Marcelo Leal e Gláucia Oliveira. Após prestarem depoimento, os três foram liberados, segundo o setor de comunicação social da corporação. Pelo menos 200 homens participaram da ação de hoje.
    Do UOL Notícias
    Em São Paulo

  • O Prefeito esta muito correto em prestar seus esclarecimentos e ajudar nas investigaçoes, gostaria de parabenizalo pela coragem de ir ate a imprensa e esclarecer os fatos e não dar brecha para coordenadores de campanha mal intencionados que por não terem propostas concretas de candidato a governo utilizam de fatos para distorcer informaçoes e usar para beneficio proprio disendo que e santinhho.

  • Acho que a Operação Mãos Limpas foi importante para mostrar aos políticos amapaense que não dá mais pra governar com tanta corrupção. Mas a PF também está exagerando na dose. Todas essas pessoas já foram ouvidas anteriormente. Porque novos mandados de condução coercitiva? Não poderiam ser intimados? Porque isso agora? Estamos vivendo o Estado Policial no Amapá…

    • Acho que pq eles continuaram roubando seu e nosso dinheiro. Queriam apagar provas do crime. Simples assim!
      Exagero é oq eles fazem com a população do Amapá.

    • A lista completa dos presos já está aí. Estou aguardando a PF confirmar os nomes das pessoas que foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimento.

  • O prefeito não foi preso ele apenas prestou depoimento até onde soube pela TV. Me corriga se eu estiver errada Alcinéia!

  • Alcinéa, parabéns pela forma isenta com que tem nos informado sobre a Operações Mãos Limpas. Você está corretísimma em não divulgar nenhuma informação que não seja oficial, pois tem muita gente que adora incluir indevidamente nome de terceiros só para prejudicá-los. Aproveito para dizer que gostaria de saber qual o fundamento para essas “conduções coercitivas”, pois, pelo que eu saiba, nenhum dos seus alvos se recusou a prestar esclarecimento, nem foi intimado para tanto antes da expedição dos mandados. Ou seja, tais mandados são, salvo prova em contrário, absolutamente ilegais.

    • Amigo Luiz Eduardo
      A PF,dependendo da situação,pode se valer da “condução coercitiva” unica e exclusivamente
      afim de evitar atrasos e alcançar a celeridade nos processos.Ela está correta em sua atuação no amapá.Infelizmente,não é o que gostariamos,mas a sua presença neste momento é fundamental para mostrar aos corruptos e à população que.,o brasil de hoje,quem bota a mão no alheio se ferra.

  • por que vc não da a noticia completa ?
    Veja abaixo a lista completa:
    (…)

    Foram conduzidos coercitivamente para a Polícia Federal:
    (…)

    • Essa sua lista é oficial?
      Se você me garantir que é irei publicar e dar o crédito para você.
      Caso contra’rio, ficarei esperando pela lista oficial da PF, como sempre fiz.

    • Não tirei o nome de ninguém.
      Leia e confira. Sete mandados de prisão foram cumpridos. Os nomes dos sete estão aí.

        • Pois é.
          Essa imprensa de fora citou como presas na Operação do dia de setembro várias pessoas que nem sequer foram conduzidas pra depor.
          Portanto, prefiro esperar confirmação da Polícia Federal como sempre fiz.

          • Confio mais na UOL e Folha de São Paulo de que qualquer jornalzinho comprado daqui do Amapá.
            Essa omissão da imprensa local que dar gás a corrupção.
            Desculpa, mas é minha opinião.
            Obrigado pelo espaço.

          • Eu prefiro esperar a confirmação da PF.
            Lembre-se que na Operação Mãos Limpas I conceituados jornais de fora divulgaram uma lista onde apareceram nomes de pessoas que sequer foram citadas nas investigações. Um deles até colocou na capa a foto do deputado Dalto Martins afirmando que ele estava preso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *