Pela paz

A campanha política no Amapá deixou de ser uma alegre e saudável “briga” pela conquista do voto e virou caso de polícia.
Militantes e/ou eleitores aloprados e destrambelhados apedrejam e metem bala em eleitores de candidato adversário, se agridem verbalmente, quebram vidros de carros, fazem ameaças, se ofendem moralmente, atingem famílias, agridem jornalistas, ameaçam blogueiros, enfim parece que estão numa guerra.
Pra que isso?
Amanhã os candidatos que hoje são adversários estarão juntos (como já estiveram antes) conversando, tomando cafezinho, passando fogueira na festa de São João, almoçando um peixe bem temperado ou assistindo na maior alegria o desfile das escolas de samba.
Vejam bem, os adversários no primeiro turno hoje já estão juntos nos palanques de Lucas Barreto e de Camilo Capiberibe, enquanto isso os eleitores se agridem e agridem também os candidatos. Eleitores de Camilo ofendem e inventam mentiras sobre o candidato Lucas Barreto e vice-versa, inclusive na caixa de comentários dos blogs.
Falar nisso, a partir de agora não será liberado nenhum comentário considerado negativo a qualquer candidato. Comentários contendo denúncias só serão aceitos se enviados por e-mail, com telefone e nome do denunciante.

Caro leitor, use a caixa de comentários para pregar a paz, para destacar as qualidades de seu candidato, para falar das propostas do seu candidato. Nenhum ataque, por menor que seja,  a qualquer candidato será permitido neste blog. Quem quiser entender isso como censura, que entenda. O que eu quero é paz.

A Paz
Gilberto Gil & João Donato

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz

Nosso amor em paz

Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás

Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos “ais”

  • Eu sou Lucas,sou 14!sou da paz!sOU do bem!LUCAS TEM SANGUE BOM!!!NAO POSSO DIZER O MESMOS DO OUTRO!!!!KIKIKIKI.AGORA AGUENTA ALCINEA!KIKIKIKI

  • Essa sua foto faz propaganda subliminar ao 40, já q bem ao meio da carreata do Lucas 14 aparece a FOTO dele. Teve tantas fotos bacanas, pq colocar justamente essa?

    • Nada de mensagem subliminar, é simplesmente um veículo adversário no mar de bandeiras da Paz, e veja só, o Camilo está até sorrindo.
      Quanto a foto do artigo nada de novo, no fundo sabemos que Camilo e Capi sempre dão apoio a quem é da Paz (ou será que eles não são da Paz????)

  • Oi ALcineia Vejo que uma canção que cabe perfeitamente na reta final deste pleito, seja MAIS UMA VEZ do Renato Russo. Trata-se de uma poesia linda, simples e verdadeira:
    Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
    Mais uma vez eu sei
    Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
    Espera que o sol já vem.

    Tem gente que está do mesmo lado que você
    Mas deveria estar do lado de lá
    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar
    Tem gente enganando a gente
    Veja a nossa vida como está
    Mas eu sei que um dia a gente aprende
    Se você quiser alguém em quem confiar
    Confie em si mesmo
    Quem acredita sempre alcança!

    Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
    Mais uma vez eu sei
    Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
    Espera que o sol já vem.

    Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
    Acreditar no sonho que se tem
    Ou que seus planos nunca vão dar certo
    Ou que você nunca vai ser alguém
    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar
    Mas eu sei que um dia a gente aprende
    Se você quiser alguém em quem confiar
    Confie em si mesmo
    Quem acredita sempre alcança!

    Quem acredita sempre alcança!
    Quem acredita sempre alcança!
    Quem acredita sempre alcança!

    Um grande abraço!

  • Ninguém é igual a vc. Logo, não meça ninguém pelas suas próprias medidas. Não meça e nem julgue ninguém, isso é um desrespeito.
    Tenho certeza que os dois candidatos são pessoas de bem e querem fazer o melhor pelo Amapá!!! Peço seu voto para o Camilo 40, um abraço á todos.

  • MAS UMA VEZ, NOSSOS POLITIQUEIROS VAM ENSINAR A COMISSÃO DE FRENTE DA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA TIJUCA A TROCAR DE CARA, POIS TROCAR DE ROUPA E FÁCIL E SÓ ENTRAR NO SACO, DAR UMA MEXIDINHA E PRONTO JÁ ESTA FEITA A TROCA,

    NOSSOS POLITIQUEIROS NÃO PRECISAM ENM ENTRAR NO SACO, ELES TROCAM DE CARA NO MEIO DA PLATÉIA, NA MAIOR CARA DE PUO.

  • TODOS ESSES BABACAS FALAM DO REGIME MILITAR.

    QUERO VER SE QUALQUER UM DESSES POLITIQUEIROS TEM A CORAGEM DE FAZER O QUE FEZ O PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO, QUANDO O IRMÃO DELE UM GENERAL DO EXERCITO BRASILEIRO GANHOU UM CARRO DE PRESENTE, ELE MANDOU PRENDER O IRMÃO E MANDOU QUE O MESMO DEVOLVESSE O CARRO PARA QUEM O PRESENTEOU.

    • E outra: alguém conhece algum remanescente do regime militar podre de rico? Eu não conheço. Muitos condenam o regime militar por que passou o país e defendem a democracia. Uma coisa eu questiono – de que adianta liberdade de expressão se ninguém te escuta?
      Em tempo: não tive experiência com o regime.

  • Só os babacas é que entram na brigando por esses bandos de borra botas.

    Quando chegar a hora de dividirem as secretarias e as comissões dos contratos ficam todos juntinhos, parece até que são gemeos siameses, fazem grandes festas para comemorar a desgraça dos pobres.

    ELES NÃO VALEM O QUE O GATO ENTERRA (TADINHO DO GATO).

  • ” Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
    Mais uma vez, eu sei
    Nunca deixe que lhe digam
    Que não vale a pena
    Acreeditar no sonho que se tem
    ou que seus planos nunca vão dar certo
    ou que você nunca vai ser alguém
    Quem acredita sempre alcança!
    Quem acredita sempre alcança!
    Quem acredita sempre alcança!
    (Mais uma vez – Renato Russo)

    Qualquer semelhança é mera coincidência, mas EU ACREDITO! VOTE LUCAS! VOTE 14! A verdadeira mudança.

  • Parabéns Alcinea, belíssimo post,pois militantes e eleitores apaixonados estavam deixando-se levar pela emoção e denegrindo a imagem de candidados e sem provas alguma.
    Por isso tinha me ausentado aos comentários. Há realmente necessidade de filtrar comentários que denigra a imagem de candidatos, sem provas. E os candidatos devem ir a TV falar de propostas e não querer ganhar denegrindo a imagem do rival, precisamos ver propostas de verdade para:saúde, educação, esporte, cultura,agricultura, enfim propostas de MUDANÇA, É QUE VENÇA O MELHOR, DIANTE AS SUAS PROPOSTAS!!!.

  • pela paz;
    pelo amor;
    pelo trabalho;
    pela amizade;
    pela tranparencia;
    pela dedicaçao;
    por amor a Terra;
    por amor ao Povo;
    por a amor a Deus.
    por amor a vida!
    POR TUDO ISTO!LUCAS 14!!!!

  • sem violencia;
    sem agressaoes;
    sem ofensas;
    sem ditadura;
    sem mordaça;
    sem guerrilha;
    sem ameaças;
    sem balas;
    sem apredrejamentos;
    sem bandeiradas na cabeça;
    sem aborto.
    simplesmente pela PAZ!
    SIMPLESMENTE LUCAS 14!!!!!!!!!!!

  • parabens Alcinea pelo post, faz tempo que não colocava meus comentarios por aqui pq as vezes sinceramente me dava nauseas de tanta bobagem que se postava. ja tenho meu candidato e claro torço e faço campanha praa ele, mas respeito quem ja fez sua escolha afinal somos livres, ou deveriamos ser. E meu voto é pela paz tambem.abraços a todos.

  • Pôxa, eu me emocionei com esta matéria pois penso da mesma forma, ninguém tem o mesmo time, a mesma religião, a mesma opção sexual e todos se respeitam mas quando se trata de política as pessoas perdem a racionalidade, esquecem das amizades e amigos se tornam inimigos e penso o porque disto? Independente de quem ganhe vai ser o nosso governador, seja o Lucas ou o Camilo e vou continuar trabalhando e dando o meu melhor pela minha instituição. Mas quando chega esta época as pessoas não querem saber da sua competência profissional só querem saber de que lado vc está para te perseguirem. Eu estou passando por isto e sinceramente até adoeci, fiquei abatida e me senti violentada no meu direito de cidadã, de exercer o meu direito democrático. Pena que não posso falar muito mas após essa eleição vou tentar tirar a política da minha vida apesar de amar muito esse movimento que é o único onde nós como sociedade participamos ativamente. Eu sou pela DEMOCRACIA sempre e em qualquer tempo.

  • Por issoq ue nao brigo por candidato nenhum.. eles comem, bebem, se abracam.. sao rivais hj, mas dai a dias estao se abracando… ixi. e essa foto ai do Randolfe nesta fogueira, isso era magunda que eles estavam fazendo é?

  • Quero andar de amarelo, branco e tantas outras cores, o teu governador vai o meu e o meu governador vai ser o seu, eu voto no Camilo 40, mas ser for Lucas 14 vamos apoiar, se for Camilo 40 você vai merecer também o apoio… Vamos nos abraçar… Camilo 40 ou Lucas 14, isso só destino dirá… Eu sou Camilo 40 eu sou a Paz… E vc?

    • Eu sou Lucas 14, mas se Camilo vencer torcerei para que faca uma boa Administracao. Eu tenho meu canditado preferido, mas penso que acima do canditado A ou B vem o bem-estar do povo amapaense.

    • está assinada, querido.
      Clique na foto e verá o crédito.
      Mais: só publiquei a foto porque você mandou pro meu e-mail, o que entendi como uma autorização para postá-la. Mas posso retirar se você quiser.

      • Sem querer mas já me intromentendo.
        E a foto do Capi e da JANETE com a ERENICE GUERRA(que está no site do Carlos Camilo Goes Capiberibe) de quem é???
        Rssrsrsrsrsrsrs

        • Retirei a foto.
          É mais fácil e mais rápido retirar do que reeditar. Na correria que estou hoje tenho que optar pelo mais rápido.
          Beijos

  • De fato devemos ser pacifico com relação a política. Sabemos que realmente enquanto uns ficam brigando, agredindo as pessoas de ambos os partido, eles ficam se divertindo e rindo de tudo. Entretanto devo dizer que a primeira foto foi tirada no carnaval 2010, ou seja, nessa época tudo ainda estava tranquilo.

  • A bandeirada do Lucas realmente estava linda, de acordo com os momentarios da Luciana Calandrini. Eleição bonita é essa das bandeiras balancando, vamos deixar de fora a violência, se não no dia 31 de outubro não vai da para sair de casa depois que começar a leitura das urnas. Paz para todos!!

  • Há algum tempo deixei registrado aqui mesmo nesse blog meu repúdio em relação e esses tipos de comentários que denigrem a imagem pública, pessoal e moral das pessoas. Não podemos punir ninguém sem o devido processo legal de julgamento, não podemos usar denúncias de quem quer que seja para massacrar principalmente o povo, como o ocorrido entre os militantes e eleitores dos candidatos que disputajm o governo no segundo turmo. Precisamos ter consciência que vivemos num Estado democrático de direito, onde devemos respeitas as pessoas e suas escolhas, embora não sendo a vontade da grande maioria. Peço à Deus, todos os dias, que nos proteja e nos abençoe para que possamos viver em paz e que tenhamos uma vida digna e justa. Não quero viver neste Estado com perseguições, medo, amordaça, ódio e rancor. Quero uma vida de liberdade, harmpnia, seriedade e compromisso com o povo.

  • Vamos REPUDIAR todo tipo de intolerância e tudo que vai contra a liberdade de expressão!
    Vamos nos unir em dizer NÃO a ignorância e ao TERRORISMO POLÍTICO!
    Vivemos em uma DEMOCRACIA ou em época de DITADURA??
    Vamos mostrar através do nosso VOTO que o Amapá pode mudar!!!
    Sem MEDO, sem pressão, sem alienação!
    Só livre arbítrio!

    Perfeição
    Legião Urbana
    Composição: Renato Russo

    Vamos celebrar
    A estupidez humana
    A estupidez de todas as nações
    O meu país e sua corja
    De assassinos
    Covardes, estupradores
    E ladrões…

    Vamos celebrar
    A estupidez do povo
    Nossa polícia e televisão
    Vamos celebrar nosso governo
    E nosso estado que não é nação…

    Celebrar a juventude sem escolas
    As crianças mortas
    Celebrar nossa desunião…

    Vamos celebrar Eros e Thanatos
    Persephone e Hades
    Vamos celebrar nossa tristeza
    Vamos celebrar nossa vaidade…

    Vamos comemorar como idiotas
    A cada fevereiro e feriado
    Todos os mortos nas estradas
    Os mortos por falta
    De hospitais…

    Vamos celebrar nossa justiça
    A ganância e a difamação
    Vamos celebrar os preconceitos
    O voto dos analfabetos
    Comemorar a água podre
    E todos os impostos
    Queimadas, mentiras
    E seqüestros…

    Nosso castelo
    De cartas marcadas
    O trabalho escravo
    Nosso pequeno universo
    Toda a hipocrisia
    E toda a afetação
    Todo roubo e toda indiferença
    Vamos celebrar epidemias
    É a festa da torcida campeã…

    Vamos celebrar a fome
    Não ter a quem ouvir
    Não se ter a quem amar
    Vamos alimentar o que é maldade
    Vamos machucar o coração…

    Vamos celebrar nossa bandeira
    Nosso passado
    De absurdos gloriosos
    Tudo que é gratuito e feio
    Tudo o que é normal
    Vamos cantar juntos
    O hino nacional
    A lágrima é verdadeira
    Vamos celebrar nossa saudade
    Comemorar a nossa solidão…

    Vamos festejar a inveja
    A intolerância
    A incompreensão
    Vamos festejar a violência
    E esquecer a nossa gente
    Que trabalhou honestamente
    A vida inteira
    E agora não tem mais
    Direito a nada…

    Vamos celebrar a aberração
    De toda a nossa falta
    De bom senso
    Nosso descaso por educação
    Vamos celebrar o horror
    De tudo isto
    Com festa, velório e caixão
    Tá tudo morto e enterrado agora
    Já que também podemos celebrar
    A estupidez de quem cantou
    Essa canção…

    Venha!
    Meu coração está com pressa
    Quando a esperança está dispersa
    Só a verdade me liberta
    Chega de maldade e ilusão
    Venha!
    O amor tem sempre a porta aberta
    E vem chegando a primavera
    Nosso futuro recomeça
    Venha!
    Que o que vem é Perfeição!…

      • É isso mesmo Marco.
        Apesar da música ser dos anos 80, expressa com clareza o que vivemos nos anos atuais!
        Imagine só se o Renato Russo ainda estivesse vivo e vendo todas essas barbaridades por causa de partidos políticos… o que ele escreveria??

        • Valeu gente, essas letras são demais, me conectaram com período de muitas noitadas na beira-rio, de grandes amigos (alguns que já partiram outros que ainda nos acompanham) de reveindicações quem viveu esse período vai lembra com saudades.

    • Segundo o poeta, confiar em si mesmo, primeiramente é a chave para desvendar os outros, cometer menos erros e vislumbrar dias melhores.

      Mas é claro que o sol
      Vai voltar amanhã
      Mais uma vez, eu sei…

      Escuridão já vi pior
      De endoidecer gente sã
      Espera que o sol já vem…

      Tem gente que está
      Do mesmo lado que você
      Mas deveria estar do lado de lá
      Tem gente que machuca os outros
      Tem gente que não sabe amar…

      Tem gente enganando a gente
      Veja nossa vida como está
      Mas eu sei que um dia
      A gente aprende
      Se você quiser alguém
      Em quem confiar
      Confie em si mesmo…

      Quem acredita
      Sempre alcança…

      Mas é claro que o sol
      Vai voltar amanhã
      Mais uma vez, eu sei…

      Escuridão já vi pior
      De endoidecer gente sã
      Espera que o sol já vem…

      Nunca deixe que lhe digam:
      Que não vale a pena
      Acreditar no sonho que se tem
      Ou que seus planos
      Nunca vão dar certo
      Ou que você nunca
      Vai ser alguém…

      Tem gente que machuca os outros
      Tem gente que não sabe amar
      Mas eu sei que um dia
      A gente aprende
      Se você quiser alguém
      Em quem confiar
      Confie em si mesmo!…

      Quem acredita
      Sempre alcança…

  • Não qual o motivo dessas pessoas, que se dizem engajadas na campanha de A ou B, ficarem em guerra pelas ruas por causa de partido político.

    A luta deveria ser pela melhoria do nosso estado, afinal pouco foi feito para a melhora da vida do nosso povo, o Amapá tem os piores índices de desenvolvimento humano do país.

    A TV não deveria ser utilizada para dizer falhas do outro, mas para apresentar propostas baseadas em números (algo concreto), vejo que o ideal desses canditados é apenas chegar ao poder para usufruir dos beneficios de quem ocupa esses cargos e não para ajudar o desenvolvimento do estado, e a população ainda vai brigar por causa de um ou de outro, e esses “um ou outro” mal conhece o estatuto do partido que faz parte, viva a politicagem!

    O povo tem o político que merece.

  • Parabéns pela sua atitude!. Quando eu acordo pela manhã ligo meu PC e acesso seu site e ligo o rádio e escutei o Eraldo Trindade falando tipo: “sobre blogs daqui do estado dando abertura a essas agressões verbais”. e disse que os blogs não deveriam postar esses comentários. Mais eu tenho certeza que antes dele se pronunciar sobre esse assunto, ele passou pelo seu site. Os seus assuntos estão entrandos nas pautas dos jornalistas (escrita e falada).

  • Querida Alcinea,seu post traduz com exatidão o que deve nortear uma campanha política.Militantes fanáticos, cheios de agressividade, são nocivos à democracia.Moramos numa cidade pequena, em que quase todos se conhecem ou, de alguma forma, mantém vínculos. Muitos que produzem esse mal-estar, essas agressões, depois serão postos de lado e nem terão mais oportunidade de chegar perto dos governantes – e então ficarão ressentidos! O nosso estado precisa de paz, honestidade e de pessoas que queiram o bem-estar da população, segurança, cultura, educação e a plenitude da democracia.Eleições passam, são eventos naturais. As fotografias que ilustram este blog mostram que os candidatos que hoje estão em lados opostos amanhã estarão juntinhos.

  • A bandeirada do Lucas ontem na orla foi linda demais! Reta final de campanha, e espero que os ânimos se acalmem um pouco, não podemos andar com medo pela rua, e eu ando.
    Vamos acreditar! Lucas 14! PAZ!

    • Lu e passei por lá tb. A bandeirada começava no Araxá e terminava no Macapá Hotel fiquei surpressa! com tanta gente.

      • Eu tambem achei muito linda as bandeiradas tanto do Lucas quanto do Camilo, a unica diferença era que uns estavam “obrigados”(contratos, cargos e outros) e outros de coração.

  • É bem visível em comportamento, que as pessoas queiram pertencer a algum grupo, alguma causa, quando deixa de ser política, entram as bandeiras dos clubes de coração, ou alguma associação, ou empresa e etc. Será por motivo de solidão? será que viver nestes tempos atuais seja tão desagregador a família e amigos? ( sai-se cedo de casa e o retorno bem tarde da noite). O gatilho da violência em defesa de suas bandeiras, seria a falta de respeito ao próximo e a sí mesmo? Adoro comportamentos que não levam a vida a sério de mais. Deixa a vida te levar mano, ela é tão curta mesmo, pra que violência?

  • Parabéns Alcinéia pelo belíssimo texto que retrata a falta de respeito que acontece nesse segundo turno. É amigo brigando com amigo, pai com filho, vizinhos… As vezes essas brigas se tornam constantes, já os políticos brigam hoje mas amanhã já estão juntos. Vamos parar com isso e fazer desse pleito um momento de paz e de DEMOCRACIA.

  • Alcinea,voce tem toda a razão,continue não liberando espaço para quem quer semear a discordia a violência o povo do nosso estado não merece ser violentado de tal maneira tão estúpida.voce precisa urgentemente divulgar essas fotos para todos do nosso estado não só no seu blog,pois infelizmente todos não tem acesso a internet.Não podemos deixar o ódio o fanatismo tomar conta do nosso povo.Que DEUS nos de dicernimento para podermos SEMEAR A PAZ em nossos CORAÇÕES.

  • Querida Néia.
    Belíssima sua atitude. Já não era sem tempo. Pelas fotos dá pra perceber em que se transformou a política no Amapa e em todo Brasil. Os candidatos não querem saber das necessidades povo, aliás, todos êles sabem quais são, mas os interesses dos grupos que formam os partidos são outros. As pessoas só querem se dar bem, o pobre que não tem condições é que sofre nas filas dos hospitais, nas filas das escolas para conseguir vaga para os filhos e dái, se conseguem vão penar por falta de merenda escolar ….e todas as mazelas que todos nós conhecemos. As vezes brinco que só um novo dilúvio resolveria isso. Mas isso é coisa que só Deus poderá decidir. Por enquanto, temos de decidir quem vai ser o próximo governador e presidente.
    Bjs e fique com Deus. Ah!. Vamos assar um peixinho e vamos deixar esse povo se afogar nesse mar de lama

  • Concordo em gênero, número e grau com seu texto. O povo tem que se lembrar que a escolha de seus governantes nada tem de pessoal, não havnedo motivos, pois, para agressões de qualquer espécie entre os eleitores, atos que em nada favorecem seus candidatos. É uma ignorância tão grande quanto as brigas que vemos entre torcedores de times rivais, sem que os contendores tenham qualquer motivo pessoal e real para se enfrentarem. Mais paz, inteligência e, sobretudo, respeito pela opinião alheia, é o que está faltando não só nessa eleição, como no Brasil.

  • Nossa de admirar vê os blogs respeitando o Processo de Democracia Eleitoral do Estado… Isto sim é jornalismo PREGA A PAZ entre os candidatos. Pois estes são adversários politicos não inimigos mortais. E mais que quando se veicula e permite noticias sobre determinados militantes exaltados, isso só gera a violência que foi o que se viu nesse 2º turno. Espero que por aqui continue a PAZ no debate de idéias e prospostas dos candidatos que vão beneficiar todos os cidadãos AMAPAENSES e não somente o Partido A ou B.

  • Alcinea adorei a materia, só uma critica construtiva, coloque nas fotos as suas especificações, ex: fotos de Capiberibe junto com o então Ex Governador Roberto góes, Fotos de Randolfe Junto com o Então candidato CAMILO CAPIBERIBE, assim por diante, pq nem todos que acessam seu blog são amapaenses e conhecem as figuras politicas do Amapá, PARABENS PELO SEU VALOROSO TRABALHO – AMÉM

  • Sim, claro que sim, há um corporativismo entre os políticos, aliás, como há em qualquer classe, as pessoas fazem amizade, conversam, são cúmplices, muito normal isso. Alcinéa, parabéns pela foto, ela veio em ótima hora. Vamos acalmando os ânimos, debatendo mas não batendo, nos preparando para a vitória ou a derrota, esse é o caminho. Desejo uma semana de harmonia para você, Alcinéa, e para todos.

  • Néa, gostei do post. Semear a paz é necessário. Não tenho paixão por nenhum político, mas espero que o eleito tenha discernimento suficiente para corresponder a confiança depositada nas urnas por seus eleitores e que ele possa governar em paz e com honestidade. Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *