PF deflagra Operação Voucher e prende 38 pessoas no Amapá, São Paulo e Brasília

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Voucher para desarticular uma quadrilha que desviava recursos  públicos destinados ao Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.
Foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, 19 de prisão temporária e 7 mandados de busca e apreensão no Amapá, São Paulo e Brasília. De acordo com a Polícia Federal os envolvidos  no esquema  serão indiciadas, de acordo com as devidas participações, pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e fraudes em licitação.
Foram presos o atual secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Costa, e o ex-secretário-executivo, Mário Moyses, além de servidores públicos, empresários e diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável – IBRASI. O Ibrasi tem sede em São Paulo e mantinha um escitório em Macapá, na rua Leopoldo Machado, no bairro Jesus de Nazaré.

As investigações da PF, em conjunto com o Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal, indicaram que milhões de reais que deveriam ser usados em cursos de capacitação profissional na área do turismo foram desviados.

Levantamento mostra que entre 2009 e 2011 o Ibrasi recebeu R$ 15,9 milhões.
Quatro milhões seriam de uma emenda da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) para cursos de treinamento em turismo. Em dezembro de 2010, uma revista de circulação nacional  noticiou que a emenda da parlamentar amapaense teria sido usada em realização de festas. Fátima defendeu-se dizendo que tal  emenda foi destinada ao Estado do Amapá, para atender ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), na área de pesquisa, estudo, capacitação profissional para o turismo e não “para a realização de festas” e que   o convênio com o Ibrase foi firmado pelo o Ministério do Turismo. A parlamentar ressaltou que o credenciamento, fiscalização, acompanhamento e desembolso financeiro pelos serviços contratados, eram de responsabilidade do Ministério do Turismo e que ela não tinha   nenhum vínculo com o Ibrase.

  • Falar que a inadimplencia do Estado justificou a contratação desse tal IBRASI é no mínimo querer insultar a nossa inteligencia,até a gurizada das escolas Pequeno Polegar,Meu pé de laranja lima,etc sabem que existem uma centena de instituições sérias,competentes e de ótima reputação habilitadas para cumprir com zelo um convenio dessa envergadura. …

  • Por que todo esse estardalhaço, tem alguem na cadeia das outras operações? Enquanto o povo não se unir, sair as ruas pedindo justiça, enquanto o povo continuar elegendo corruptos pode ter milhoes de operações e tudo continua na mesma!!!

  • Olá!
    É realmente lamentável constatar que nossa querida Macapá só circule na mídia nacional como protagonista de novela de corrupção. Precisamos melhorar nossa conduta política. Vamos acordar meu povo!!!

  • O Ruy tem razão. O povo apoia. Então não precisa de “ajuda” de corrupto. Acorda, Dilma. Faz o que o povo realmente quer, sem precisar de atravessador.

  • Esse é o PT de hoje, inoperante em todas as suas instâncias políticas. O PT defende o PMDB, beija a mão de Sarney. Besteira pouca é bobagem. PTzada reunida!!!

  • O AMAPA FOI UMA PIADA NO PROGRAMA DO JO SOARES SENDO QUE ELE APLAUDIU A ATUAÇAO DA POICIA FEDERAL POR ESSAS PRISOES E A PLATEIA APLAUDIU O APRESENTADOR DA REDE GLOBO MAIS UMA VEZ FOMOS UMA VERDADEIRA PIADA OU SEJA MOTIVO DE CHACOTA NA REDE GLOBO

  • MAIS UMA VEZ O AMAPA SAINDA EN NIVEL NACIONAL QUE VERGONHA MUDA AMAPA VOCE MERECE COISA MELHOR QUE ISSO VIMOS O RESULTADO DA OPERAÇAO MAOS LIMPAS QUE FOI ALGO QUE DEIXOU O POVO DE QUEIXO CAIDO DE TANTA CORRUPÇAO E AGORA QUAL SERA A PROXIMA DESCOBERTA A SER FEITA PELA POLICIA FEDERAL

  • O que mais intristece e ver o governo correr para dar apoio ao PMDB, representado por Sarney e Renan calheiros, dois politicos que representam o que há de pior na politica brasileira.O governo federal ao invés de apoiar os mocinhos, corre para dar apoio aos bandidos, isso é Brasil.

  • Pois é Ivanete e Alcinéia, deixo aqui minha indignaçao tbm, sou professora federal e Mestra em Educação há 24 anos e trabalho há 14 na escola estadual Padre Dário, a mesma possui 55 anos dedicados há educaçao no Amapá, e simplesmente, nao aparece nem um politico e muito mesmo alguem responsavel pelo governo para solucionar o problema da escola, estamos trabalhando juntos com a escola Santa Inez, e pelo jeito ate o final do ano esta escola q tanto fez pela educaçao do Amapá vai terminar, para a SEED é muito mais facil municipalizar e a história da escola onde fica? semana passada a TV Amapá fez varias reportagens sobre o bairro do Trem e nenhum momento comentou sobre esta, nao me conformo com tanta corrupçao e o governo nao tem dinheiro para reformar ou construir outra escola???

  • Aqui no amapá é assim, o cara mata o bicho, mostra o páu, mas cadê o bicho ?
    A tv não diz, o jornal não mostra, e tudo fica oculto e como já dizia meu Pai, e o retrato não apareçe; cadê os nomes e a cara dos bandidos?

  • O que aconteceu hoje, é verdade? Eu ja sabia! Conheço tambem + ou – os Empresarios envolvidos nesta roubalheira. Sabe para onde foi parte deste dinheiro?Eu respondo. Para uns politicos que só pensam em roubar. Voces naturalmente estão querendo saber quem é. Será deputada o deputado. Pesquisem.
    Tenho certeza que justiça será feita.
    Será que a nossa Assembleia (Deputados), não se emende, criem vergonha e parem com esta farra de gastos do nosso dinheiro.
    Voces sabiam que o Amapá (proporcionalmete) é o Estado mais corrupto da União.
    Aqui vale lembrar que fazem dez (10) anos + ou – que não se ve uma obra significativa neste Estado como por Ex: Hospitais, Escolas, Estradas e etc. Tambem com este mar de roubo não sobra para o básico.É outra liderança do nosso querido
    Amapá.
    Plageando o Boris Casoi eu diria “ISTO É UMA VERGONHA”

  • Falta de respeito com o dinheiro dos amapaenses! Pela manutenção da moralidade e em defesa e em respeito aos amapaenses…Se o dinheiro é de emenda de parlamentar, a nobre Deputada Federal Fátima Pelaes deveria, no mínimo, acompanhar o destino e o uso de um dinheiro que é ou era para o povo do seu Estado. Não venha tirando o corpo fora!, pois o seu trabalho é fiscalizar o executivo… Mais ainda quando tratamos de emendas suas e para o povo do Amapá! Deus nos proteja e de mais sabedoria ao POVO!

  • Amapá sempre me surpreendendo. Te amo meu estado maravilhoso. Políticos lindos, gente guerreira. Melhor do que está, não fica. Temos grande potencial gaturno/turístico. O gaturno é fato. O turístico vai ficar no eterno potencial.

  • Realmente, Turista por aqui só os(Índios da Reserva – Parque do Tumucumaque)… e essa dinheirama toda onde foi aplicada??? Cadeia nesses Ladrões!!!!!!!!!

  • Alcinéa,
    Na atual República não precisa ser profeta para pré-dizer que coisa desta envergadura vai acontecer. As tarântulas estão aí mesmo, ostentando e zombando do trabalhador que labuta sol a sol para pagar a conta. Se a PF assim desejar, deflagra diariamente uma operação e não terá cadeia suficiente para hospedar os insaciáveis que não podem viver com o que ganham e por ser fácil e o final sempre dar em pizza, então….
    Já disse aqui outro dia, este momento é um momento impar para a Presidente varrer a sala, mas não pode jogar o lixo para baixo do tapete, tem que extirpar a herança maldita que recebeu, falta coragem.Se ela tem o apoio do povo, não precisa de apoio de corrupto para governar.
    Sds,

  • Alcineia pelo jeito vc deve fazer parte da novela o astro;jata adivinhando as coisas…kkk
    FEDERAL NELES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *