Protesto em Brasília

Da Folha.com
Estudantes sobem rampa do Planalto em protesto
a reajuste no Legislativo e Executivo

Simone Iglesias

Cerca de 80 estudantes subiram a rampa do Palácio do Planalto para protestar contra o aumento salarial de mais de 60% concedido a deputados e senadores e que gerou efeito cascata em todo o país.

Os manifestantes estavam na frente do Congresso, correram para o Planalto e pegaram os seguranças de surpresa, conseguindo subir a rampa.

Um estudante tentou abrir a porta de vidro no topo da rampa e que dá acesso ao salão nobre do palácio, mas foi contido por um segurança.

A Polícia Militar e os seguranças da Presidência fizeram um cordão de isolamento, mas não conseguiram retirar os estudantes da rampa, que gritavam “Não sou otário, tirando do meu bolso para pagar o seu salário” e “Você aí parado também foi roubado” para pessoas que passavam em frente ao prédio.

O Congresso aprovou no último dia 15 o projeto que aumenta o salário dos deputados, senadores, presidente, vice-presidente da República e dos ministros de Estado para R$ 26,7 mil. (Leia mais)

  • Hipocrisia é dizer que a justeza no aumento de 60% dado por parlamentares a si próprios e a altas esferas do poder judiciário e executivo. Mas vergonhoso ainda são a manutençaõ dos percentuais da Assembléia do Amapá e TCE no que tange ao bolo orçamentário do Estado. Descabido, também, são os aumento dos percentuais do Judiciário estadual e do MPE. Tais órgãos possuem pouca transparência em suas portais na internet e ludibriam a opinião pública e os órgaõs fiscalizadores colocando neles apenas contas de fachada.

    Não me espanta a srª Janete votar no vergonhoso e descabido aumento de 60% aos a si e a seus pares. Nem falo em Milhomem, Bala e Fátima, costumazes “artista” em enganar o povo e se passar por bem feitores da população. Esses há muito tempo estão queimados e se sustentaam apenas em face de uma legislação eleitoral arcaica e cheia de vicios. O PSB já deu sinais de subserviência a Dilma quando tentou, numa manobra sacana, ressuscitar o imposto da saúde. Durma-se com isso. Seria bom a Dona Janete sugerir a seu filho governador que, também, contemplasse os servidores públicos e bolsas do estado com um percentual de aumento de 60%, um modo de mostrar coerência com sua “graciosa e popular” maneira de votar.

  • Essa semana fui dialogar sobre esse assunto com um companheiro da época que estudavamos na Unifap, e quando disse a ele que toda a bancada do Amapá votou a favor e que inclusive a sua idolatrada Janete Capiberibe, ele deu um pulo e criticou dizendo que isso não suja-rá a imagem dela e que nao tinha que me preocupar com isso porque talves ela nem fosse mais Deputada pra receber esse sálario, lembrando que ele é militante do PSB… Eguá da hipocrisiaaaaaaa!!!! quer dizer que quando é com a os deputados do PSB eles tão sempre certo nunca adimitem os erros, e mesmo que ela não continue mais Deputada o que importa é o que foi aprovado o “ATO” que nesse caso vai valer por mto tempo!!! Aos Militantes do PSB vai um recado principalmente aqueles da época de movimento estudantil da UNifap (de 99 pra cá e não são todos)…”Vcs não estão acima da verdade, alias ninguem está, aprendam a dialogar principalmente quando estão errados”.
    Saudações a todos e feliz ano novo!!

  • Até que enfim testemunhamos estudantes de verdade se manifestarem contra esta vergonhosa atitude de nossos parlamentares. Não dá para acreditar que tais políticos são os nossos representantes, quanta incoerência!
    Parabéns Estudantes secundaristas e universitários de Brasília! Vocês são um verdadeiro exemplo para a atual UNE. Por falar em UNE, onde está? O que pensam a respeito deste aumento abusivo nos salários dos políticos brasileiros? Qual a posição da UNE?
    Que saudades da UNE dos anos 1970 e 1980!

  • Sou amapaense DA GEMA (os meus tataravos nasceram e morreram em Macapá), mas é incrível como o tempo muda e nós não percebemos.

    É por esses motivos que estamos passando por dificuldades, pois colocamos um bando de analfabetos para legislar em nosso nome.

    Criam grandes confusões que os maiores juristas entram em divergencia das leis criadas por essses analfabetos legislativos, aprovam cada absurdo que dá dó.

    Até que enfim colocamos um conhecedor que estudou DIREITO (DR. LUIZ CARLOS) na bancada federal que tem o pai um grande DESEMBARGADOR.

    Esse sim tenho certeza de que não vai se deixar enganar.

  • E quando se aumenta o salario minimo!!! aumenta tudo tbm… grande vantagem essa né? que vergonha!!! essa briga não é só pelo poder e sim por todas as regalias tbm, sem falar nos assaltos ocorridos!!! essas autoridades são uns verdadeiros cara de pau. Mas o circo ja esta armado a muitos anos.

    • Bom, pelo menos está previsto na Constituição instituir um salário capaz de suprir as necessidades de alimentação, moradia, educação, saúde, etc, etc. Não sei por que ninguém teve a ideia de entrar com ação contra o Estado, por não atender este benefício. Ou será que mudaram este artigo?

  • Puro clientelismo. O governo Lula varreu para baixo do pano o problema da corrupção no país. As operações da PF foram distoantes disso tudo, mas conte no dedo quantas pessoas foram condenadas à prisão e devolver o dinheiro roubado. As alianças do governo dilma é uma cópia do governo Lula. Sarney saiu mais fortalecido ainda, provavelmente vai ser o presidente do senado. É uma lástima. Se o combate à corrupção fosse pra valer, o estado do Amapá não estaria nesta situação de inércia. Pense bem, você já ouviu a Dilma se posicionar e reclamar do aumento dos parlamentares? Vocês acham que eles irão fazer alguma reforma política? O próprio Lula já defende apoio incondicional a Dilma para 2014. Enquanto nós almejamos por democracia, eles agem como o Hugo Chaves.

  • Todo impacto na folha de pagamento é precedido de estudo de viabilidade. Então, se foi possível pra eles e se TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, é cabível também, na mesma proporção, para os servidores efetivos. VAMOS À JUSTIÇA, ATRÁS DO QUE É NOSSO?

  • Dizer q é justo, sinceramente é uma inverdade, isso porque eles ganham muito bem e não precisam de aumento. Existem pessoas q trabalham mais do q eles e ganham menos. Isso é uma vergonha e um desrespeito com a população. O mais engraçado disso tudo é saber q existem pessoas q defendem o aumento p/ esses políticos, mal sabem q sair do bolso delas. Ou seja, vc paga p/ eles viveram uma vida de “Rei”, entende? O povo tem q deixar de ser “otário”.Por isso, eu aprovo essa manifestação e acho q deveria ter mais

  • Nada justifica esse aumento, não é pq eles são as maiores autoridades q eles mereçem ganhar esse salário. Pergunto? Se fosse um serviço voluntariado como é na Europa, aonde não ganha-se nada…será q eles se canditariam…O problema é q ganha-se muito, tem muita regalia, td por conta do estado, rouba-se muito e pouco se faz….
    Sou contra….
    abraços

  • ISSO SIM E UMA VERDADEIRA VERGONHA NACIONAL PORQUE SERA QUE E TAO DIFICIL AUMENTAR O SALARIO DO POVO A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR SERA QUE ESSES CONGRESSISTAS TRABALHAM TANTO ASSIM PARA QUEREREM AUMENTO DE SALARIO ISSO E UMA VERDADEIRA AFRONTA A SOCIEDADE BRASILEIRA ISSO E PURA SAFADEZA.

  • O aumento é justo. Eles são as maiores autoridades do país. O problema são os outros benefícios. Deputados, por exemplo, não precisariam ganhar 15 salários ou ter outros auxílios.

    Comparado à iniciativa privada, esses salários não são nada. São muito sim comparado ao salário mínimo, mas não ao máximo. A sangria do Estado não está no salário, justo, pago aos governantes. Está no que não vemos.

    O problema está nas maracutaias envolvendo dezenas de milhões, na legislação em causa própria (bancadas ruralista e de planos de saúde), nos convênios não transparentes, nos coleguismos.

    Não percamos o bom senso. 10mil pra um presidente da república é fichinha. Garanto que gasta-se muito mais por mês só com gasto de energia e água do gabinete do presidente. Talvez cortando algumas regalias, seria mais econômico e permitiria que os chefes de estado ganhassem mais.

    Imagine um deputado desse aí ganhando 10 mil por mês, recebendo uma oferta de 50 mil. Ele não se vende? Claro que sim (a não ser, claro, em situações absolutamente injustificáveis).

    A Hebe não ficou no SBT porque ia ganhar “só” 250mil por mês. Não precisa ir tão longe. Boa parte dos advogados ganha mais de 10mil por mês. Os top ganham mais de milhão por causa.

    No Brasil, existem centenas, talvez milhares de servidores ganhando de salário mais de 30 mil, acima do teto constitucional. Há outros tantos que ganham mais de 80mil. Tem gente ganhando mais de 100mil.

    Além do mais, seria muito bom se todo o nosso problema com os deputados fossem seus salários…

    • As maiores autoridades do país ontem eram pessoas comuns como qualquer cidadão. O profissional da iniciativa privada faz por merecer o que ganha, já trabalha por causa própria, para almejar lucros. É diferente daqueles que se dizem “representantes dos interesses do cidadão”. Se realmente fosse assim, um deputado jamais se venderia, como você garante no seu comentário. Sabe qual é a questão maior? depois de tantas desilusões vividas com a classe política, chego a pensar que pessoas de bem, honestas, destituídas dessa ambição patológica por poder, jamais ingressam na política. E é exatamente por isso que não vejo com bons olhos um cara largar a nobre profissão de médico, por exemplo, para tentar uma vaga no palamento. Garanto que, como médico, ele ajudaria muito mais a população carente. Afinal, não é a isso que ele se predispõe, candidatando-se?

  • Os congressistas são os principais representantes do que é uma democracia. A democracia não tem preço, os salários nunca serão suficientes pra pagar tão importante função.

    • Faz tempo que não leio a Constituição, mas, se não me falha a memória, ainda consta nela estes termos: “Todo o poder emana do povo, e em seu nome é exercido”. Bonito no papel, né? Aí você vem falar em importante função. Importante, sim, mas afinal pra quê eles foram eleitos? Imagina se todos os bancários resolverem que seu salário está muito baixo, dada a responsabilidade que seu cargo requer por mexer com o dinheiro dos outros. Importante função é a do professor, já que por suas mãos passam todos que querem ser alguém na vida, com exceção de alguns políticos.

    • E também teve os votos dos tão éticos quanto a Janete, os da base de sustentação da harmonia: Bala, Jurandil Juarez e Evandro Milhomem, os outros não estavam na votação, mas não mandaram uma só letra contra o aumento… Memória seletiva,essa sua, heim???

    • Enquanto em Brasília, fazem manifestação contra esse aumento imoral, apoiada por TODA a bancada federal amapaense, seja por voto, seja por ausencia no plenário, para justificar o injustificável, aqui em terra tucujú, se faz carreata para receber os mãos limpas da vida. Fazer o que, além de se indignar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *