Recebi com pedido de publicação

EMTU e Prefeitura desvia o foco – e os outros onde estão ????

Apesar da EMTU e Prefeitura de Macapá, tentar mudar o foco a cerca das discussões a respeito do transporte coletivo plantando na mídia local informações que todas as Empresas que atuam no município de Macapá estão operando de forma irregular, a população Macapaense deve está se perguntando:

– Que interesse a EMTU e Prefeitura de Macapá tem ao se manter omissa, diante de graves denúncias apontadas pela PF no inquérito 681 da operação mãos limpas?

– Quem realmente, a Prefeitura e a EMTU, quer proteger, ao permitir tamanhas irregularidades, no Setor de Transporte Coletivo?

– Cadê a OAB, que não se manifesta sobre esta fraude na permissão irregular de serviço público nesta capital?

– Cadê o Ministério Público que, após a operação mãos limpas, também se cala, diante de tamanha afronta aos princípios da legalidade e moralidade?.

Peço aqui, licença para utilizar o jargão da campanha do atual Governador Camilo e perguntar e os outros onde estão????

Ora senhores, se o ato da Entrada da Empresa Expresso Marco Zero, foi eivado de vícios como afirma a PF no inquérito 681 apenso 35, indicando tráfico de influência, favorecimento político e fraude nos processos licitatórios, basta que a EMTU e Prefeitura, se tivesse interesse em corrigir ato falho, baixar um novo decreto e/ portaria anulando ato anterior que feriu todos os princípios da ética, legalidade e moralidade no trato com a coisa pública. Simplesmente demitir o Antigo diretor da Emtu, não resolve.

A Prefeita Helena Guerra, neste caso do Transporte Coletivo, também está se omitindo, inclusive se recusando a atender 05 das sete empresas que operam em Macapá, que estão a três semanas tentando marcar audiência no Gabinete da Prefeitura e não conseguem uma brecha em sua agenda e olha que se trata de um assunto primordial para o Município que é Transporte Coletivo, mas a Prefeita ainda não recebeu os empresários.

Ao que parece a Prefeita Helena Guerra está realmente esperando o Prefeito Roberto voltar de Brasília para descascar este abacaxi?.

Agora EMTU e Prefeitura vem a público declarar que todas as Empresas do município estão irregular e tentando desviar o foco das discussões e/ou querendo ganhar tempo para resolver o problema, afirma que vai resolver tudo em 06 meses, com uma nova licitação, vejamos que não é tão simples assim:

As Empresas Amazontour, Capital Morena, Cidade de Macapá, União Macapá, operam no município de Macapá por força do decreto Municipal 681, que foi concedido em 1998 sendo renovado em 2008 por força dos investimentos que realizaram na época, tendo suas permissões concedidas para operar até o ano de 2018, inclusive estas permissões já foram convalidadas, pela Justiça, quando na época o Prefeito João Henrique também tentou licitar.

As únicas Empresas que hoje operam hoje de forma irregular e sem decreto municipal é Sião Tour que assumiu as linhas da Amapaense, que faliu, e Expresso Marco Zero que todos já sabem da forma como conseguiu sua autorização aliás documentos estes que estão assinados somente por Aroldo Matos na época presidente da Emtu, cujas permissões de serviços de 01 ano e não renovável já expirou em 23 de dezembro de 2010.

Agora Emtu, que não possui nenhum técnico em transporte Coletivo em seu quadro de pessoal, traz a Macapá novamente, Liane Born(Instituto Rua Viva), para tratar de licitação, sendo que o próprio instituto foi contratado em 2008 também sem licitação, por uma pequena bagatela de aproximadamente R$ 300,000,00 (Trezentos Mil Reais), para fazer um Estudo Técnico e o cálculo da tarifa, que pasmem, até hoje dois anos depois de contratado, o Instituto Rua Viva ainda não concluiu os trabalhos, pelo menos foi o que afirmou Haroldo Matos (ex presidente da EMTU) em última audiência pública, realizada em dezembro de 2010, na Câmara dos vereadores. E agora quem vai pagar esta conta????

Cadê a CPI, do Transporte Coletivo que não apura estas irregularidades?, Cadê os vereadores onde estão….?????? e os outros onde estão !!!!!!.

Altemar Alcântara – Admnistrador da Garra Transporte

Nota do blog – O espaço está aberto para publicar a versão de pessoas, empresas e instituições citadas no texto.

  • E amigos, vamos nos acostumando, serão mais 4 anos de sofrimento, o povo tem o que merece mesmo infelizmente tem alguns que poderiam ficar sem passar por isso nem nosso querido Estado. E uma pena.

  • Você entendeu. Tanto que respondeu!
    A função da linguagem é comunicar, se fazer entendido.

    Não sou graduado em língua portuguesa, tento melhorar obrigado pelas correções.

    Você é especialista na sua área, e conceituo de forma fechada e preconceituosa a palavra “explorar”.

    Procure o significado das palavras e como se aplica. Podemos fazer uma troca! Eu te ensino o significado correto das palavras e você desenvolve o texto.

    Ah, desculpe os erros.

  • Cara Alcineia,

    Tenha certeza que seu site e blog, não é globo.com porem é hoje um dos mais vistos no Brasil, devido a repercussão e os temas por eles abordados. E certamente as autoridades nacionais estão acompanhando e de Olhos Vivos no Amapá.

    A nova gestão pedimos providencias e clareza nas novas contratações. Pois existem muitas empresas forjadas do mesmo grupo onde o credito caem na mesma conta.

    Solução Já…

  • vamos ficar de olhos vivos, pois, o cenário continua o mesmo, mudaram-se apenas os personagens, quer dizer que a safadeza vai continuar, e agora com um agravante, por que tudo que eles irão “fazer”, terá sempre um culpado para mascarar suas ações, e o nome será Waldes Góes.

  • Olá Alcinéa,

    É com muito prazer que podemos ver que existem profissionais com você, onde podemos confiar e acreditar em um trabalho serio, digno sem coberturas para os mais fortes, ou seja jornalismo eficiente. Espero que a matéria abaixo ganhe força e que seja tomada uma solução.

    Gostaria que criasse um tópico sobre um link abaixo referente à operação Mãos Limpa. E questionasse a nova gestão, ou seja, ao Ilustríssimo Governador Camilo Capiberibe, se o assunto vai morrer ou serão abertas licitações para corrigir as irregularidades dentro do governo. O que estamos vendo é a manutenção de empresas irregulares ainda arracando dinheiro do governo.

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/esquema-de-fraudes-tambem-atingiu-a-rede-hospitalar-do-estado

    Sobre a principal empresa beneficiada pelo suposto esquema a Mecon, de Francisco Odilon Filho, que além de fazer manutenção de maquinário em hospitais, tinha contrato para vender equipamentos hospitalares à Secretaria Estadual da Saúde.

    Odilon também é dono da Faculdade Fama e da Choperia da Lagoa. Segundo Cordeiro, Odilon tinha também uma empresa que fornecia alimentos aos presos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e ao Hospital de Emergência. Comida muitas vezes “estragada”.

    Esse assunto de âmbito nacional não pode morrer nem ser arquivado, a população precisa de uma resposta, pois acreditamos que as principais providencias deveriam ser em cima dos sanguessugas do governo.

    A nova gestão precisa passar para população as providencias a serem tomadas de forma imediata.

  • Ate que eu estava acreditando no Sr. Governador, mas quando vejo contrataçoes de pessoas que respondem ate hoje no TCU por desvios nos sistemas S da vida, quando vejo o governador falar do unico orgao de excelencia do estado e tratalo como um outro qualquer colocando pessoas que ultimamente vem se destacando por bebedeiras e outras opçoes, vejo que meu sonho de um Amapa melhor fica cada vez mais distante. Abre o olho Governador.

  • Que falta de humanidade…o nosso país diante de uma situação tão triste e lamentavel.Ainda existem pessoas crues e egoistas, que não sabem o significado de uma dor! Ainda é mais triste pelo fato desse ser humano ser Brasileiro e morar no Estado do Amapá…vamos sim ser solidarios!!!

    • Minha parte eu faço: proteger a “CRIAÇÃO”. A maioria dos cristãos que eu conheço não se preocupa com isso. Como pode alguém dizer que crê num ser supremo, num CRIADOR, se não protege a CRIATURA?

      • Capitão Planeta, seus conceitos só existem por ser HUMANO. Te achas o “verde” em pessoa? Tens acesso ao conhecimento, a maior obra feita pelo Homem, o que lhe permite escrever tanta idiotice. Você é humano aprenda, se posicione e se faça entendido… Sou absolutamente a favor da defesa de sistemas naturais, mas não isento a presença da raça humana. Você tem ambições de defender planeta para quem? Incoerência, um planeta preservado e sem gente?! Abra mão de tudo e vá viver no meio da selva, abra mão das conquistas da humanidade. Vai lá, Capitão Planeta. Vazio.

        • “Planeta preservado e sem gente”. Agora quem falou idiotice foi você. Ainda quer mais gente? Lembro-me do hino da Copa de 70: “90 milhões em ação”. Se fosse cantado hoje seria: “quase 200 milhões em ação”. O certo é que sinto minha consciência muito mais leve participando como ativista ambiental do que participando dessa república da devastação que teve início no regime militar. E lhe confesso uma coisa: causa-me muito mais compaixão ver animais indefesos fugirem do fogo provocado pelo homem do que cenas da tragédia “natural” ocorrida no Rio de Janeiro. Sabe por quê? porque o homem cava sua própria sepultura.

          • Seu radicalismo o faz insano. Tudo demasiado é patologia. Viver em harmonia homem e planeta é o ideal.
            Agora, priorizar animais irracionais perante o seu semelhante racional?! É idiota demais, mesmo os irracionais tem por instinto a defesa dos seus. Portanto, definir você como? Se colocas os homens como algozes na generalidade, alí nos escombros pode ter alguém como você, que defendia as questões Eco. Se estivesse lá, a compaixão humana seria necessária para você? Roque você envergonha como cidadão, patriota e o mais triste, como Humano.

            Que sua vida seja repleta de calor humano e cuidemos do nosso grande lar chamado Terra.

            Ser não crê em Deus não é problema, meu texto foi baseado em comportamento instintivo, social e humanístico. Para evitar que leve para o lado religioso.Sem mais.

            Sou fraco e tenho necessidade de um ponto abstrato de fé, desejo que Deus se faça presente em tua racionalidade.

          • Quem é irracional, afinal? O dito “homo sapiens” é o único ser na face da terra que contribui para o seu desequilíbrio. Espero não estar vivo para ver a guerra por água potável, em detrimento do progresso que você defende. Não sei se você sabe, mas nos Estados Unidos é ensinado nas escolas que a Amazônia é área neutra, um precedente para que ocorra uma invasão. Em prol do progresso, tribos inteiras que estabeleciam boa relação com a natureza (ao contrário dos nossos índios) foram dizimadas em prol do poderio imperialista norte-americano. Como resta quase nada a explorar, voltam os olhos para a nossa Amazônia. Infelizmente pessoas materialistas e portadoras de ambição patológica e psicopata não têm sensibilidade para defender esta causa. Desisto de discutir com pessoas do seu perfil. Quer um conselho? faça Gestão Ambiental como eu fiz e se torne também um Capitão Planeta.

  • A culpa por tudo isso é da própria EMTU, que não consegue dar conta daquilo que foi o motivo da sua criação. A troca de farpas com o Setap (que não é fraco) não resolve o problema; apenas alimenta o noticiário com os releases de ambos os lados. Isso não se resolver enquanto não acontecer o processo de licitação, que parece ter poucos interessados.

  • para walter jr. vc deve ser totalmente insensível, o que esta acontecendo com eles pode acontecer com qualquer um,isso mostra a sua grande ignorância, pessoas como vc ñ podemos perder tempo.

  • Tenho uma única pergunta: Cadê o responsável? Na briga do transporte coletivo urbano, nunca nenhum orgão e afins se declara culpado?!O povo nunca tem uma resposta única do governo, as informações são divugadas de forma que atacam um contra outro, ou a batata fica no coletivo e usam o famoso a culpa é do governo. Definição, o povo quer uma resposta do Governo, sentem e discutam a questão e divulguem uma resposta só. Não gosto do clima ataque, propaganda não gera solução, dizer que A não presta e B tá certo, não resolve nada, só faz ganharem tempo e o povo esperando a solução na parada de onibus por horas…

  • Mudando de Assunto, fico extremamente decepcionado pela falta de solidariedade do atual Governo amapaense, em virtude, de total descaso com os nosso irmãos da região serrana do Rio de Janeiro,a maior catástrofe na historia do nosso País e um ato de um coronel do corpo de bombeiros com este curriculum ‘PERFIL. O coronel Raimundo Américo Furtado de Miranda é paraense, casado e pai de cinco filhos. Militar oriundo do Exército Brasileiro e bombeiro militar formado na Academia Militar de Minas Gerais. Incorporou as fileiras do Exército em 25 de janeiro de 1980 e está no Corpo de Bombeiros Militar do Amapá desde janeiro de 1992. Tem mais de 20 capacitações militares em seu currículo, entre eles, o curso do Centro de Instrução de Guerra – CIGS –, em 1986, Manaus –AM. Curso Superior de Bombeiro Militar, concluído em 1999, em Brasília – DF. Curso de Resgate Terrestre, 1991, Belo Horizonte – MG, Curso de Resgate Terrestre – 1991 (Belo Horizonte – MG), Curso de Especialização Salvamento e Extinção de Incêndio, Curso de Mergulhador Autônomo – 1991 (Brasília – DF), Curso de Manutenção em Agentes Extintores – 1992 (São João da Boa Vista – SP), Curso de Bombeiros de Aeródromo – 1993 (Macapá – AP), entre outros.’jd.fala publicamente que não enviará ajuda, pois, esta aguardando o envio de passagens aereas e pagamento de diarias peolo Estado do Rio de Janeiro,isso é inaceitavél como justificativa,pois, a vida não espera. Neste momento de crise financeira e politica que este estado esta passando nao justifica o não envio de ajuda.Isso nos mostra, a real face deste governo.

    • Postei também sobre o assunto, acho que a mobilização é da extensão do Brasil, mas o Amapá para variar prefere continuar sendo o lugar onde ligo para o call center do cartão de crédito e a atendente fala: Sr. Macapá é no Pará. Respondo:Não, é no Amapá. Ela retruca:O Amapá é no Pará, e Macapá e seu bairro?. Enfim, o Amapá tem de ser inserido no Brasil, somos uma potencialidade sem exploração, e o pior sem expressão, um câncer esquecido no Brasil, onde vivemos da produção tributária de outras UFs sem conseguir ter arrecadação para o básico. Parece que ainda fazemos questão de fechar as porteiras da integração, tudo chega depois no Amapá. Tô de saco cheio de chegar em outras cidades e ver o quanto somos sem expressão nacional, Ser a única Capital banhada pelo amazonas, ser cortada pela linha do Equador tantas peculiaridades sem conhecimento nacional, o Amapá se coloca ilhado pela política nojenta que prefere manter a fazenda com porteiras fechadas. Para cometer as sacanagens com o povo e não ter visibilidade nacional. É com participação solidária que mostramos a força de sermos BRASILEIROS – AMAPAENSES NATIVOS OU DE CORAÇÃO. Solicito novamente, que a SIMS organize as coletas do Estado e participe, não podemos ser a única UF que se isenta do compromisso com a vida. O Governo está em crise, mas os cidadão querem apenas viabilidade de envio das doações. Para ser mais claro, transporte dos donativos e postos de arrecadação, só isso. É muito?

      • E como ecologista praticante, não deixo de sentir um certo calafrio quanto você diz que “soos uma potencialidade sem exploração”. Você bem deve conhecer as consequências dessa exploração que sugere. E não me venha falar em exploração com responsabilidade socioambiental porque isso só existe no papel. Onde o diabo do homem passa, só deixa devastação. Sou ateu, mas costumo dizer que Deus criou o ceu e a Terra (e tudo o que neles há) em 5 dias. No entanto, no sexto dia, cometeu a insanidade de criar um ser à sua imagem e semelhança pra destruir tudo o que ele havia construído antes.

        • Sr. Capitão Planeta;

          Faz o seguinte, vende tua casa, carro, roupas e vai fundar uma tribo, se você é contra a exploração de potencialidades de forma responsável. Acha que devemos ficar estagnados? Sou contra absurdo desenvovimentista politiqueiro ou apenas visibilizando receita capital, mas desenvolver é uma constante do MEIO AMBIENTE,o planeta passa por mudanças desde que se tem os primeiros registros, seres se adaptam as novas condições e não mudará. Portanto, insira o SER no seu “pequeno” conceito de Meio Ambiente, que é preconceituoso quando promove a exclusão do Humano da cadeia, temos de gerar qualidade de vida e promover a sustentabilidade. Desculpe, se você acha que ainda deveriamos morar em cavernas! Ah, leia meus comentários sobre a implantação da Hidrelétrica em todos os posts que se referem a mesma, verás que não sou um algoz do planeta. Seja razoável!Sou muito preocupado com o equilíbrio do homem com os sistemas naturais, e politícas socias voltadas para o desenvolvimento do todo.

          Ah, me esqueci desligue seu PC. Espero sua próxima resposta em uma parede natural cavernosa.

          • Em vez de explotar recursos naturais, que tal investir no turismo ecológico. É um público diferenciado, educado, e, por isso mesmo, o impacto é quase nulo.

        • Você é burrinho em filhote! Eu falei explorar potencialidades, você interpretou como exploração “destruir”. Turismo ECO é exploração de potencialidade…Produtos da floresta com sutentabilidade, fomento da sustentabilidade… Tudo é exploração de potencialidade. Que belo curso de especialização fizestes, hein?! Cala-te que depois de ser tão errado na interpretação do que é exploração de potencialidade, limitando-se ao seu “pequeno” conhecimento, sua visão é pobre.

          • Pelo jeito, o simples fato de crer em Deus não é suficiente para acalmar seu espírito atribulado. Procure uma igreja. Mas encha bastante a carteira, porque quanto maior a contribuição pecuniária, mais forte é o poder do milagre da transformação. Ah, e você está misturando vários pronomes na redação: “fizestes” é conjugado com o pronome “vós” e “cala-te” é conjugado com o pronome “tu”. Além disso, usou “você”, que era pronome de tratamento, mas hoje é usado coloquialmente como pronome pessoal.

    • Caramba, que situação pro governador… Se não envia ajuda é pq é omisso… agora se decidir ajudar vão cair de pau dizendo que o amapá tbem precisa de ajuda, que mal tem dinheiro pra pagar funcionários e blá blá blá…

  • Lembrar a EMTU de fiscalizar e colocar o pessoal pra trabalhar em vez de ficarem passeando de carro, orientar educar, fiscalizar e multar péssimos motorista, que se diga de passagem aqui tá cheio!!!
    A culpa da grande quantidade de acidentes aqui em macapá é a falta de fiscalizaçã.
    A prefeita precisa colacar este orgão pra funcionar..

  • a minha história fala por mim,não preciso de aspone para dizer o que eu faço ou tentar me levar para o lado do mal,sou do bem

  • Tudo muito estranho mesmo, inclusive o Diretor de uma empresa do meio, Altemar Alcântara – Administrador da Garra Transporte, trazer ao público este folhetim de péssima qualidade.
    Não posso emitir opinião sobre qual empresa opera com regularidade, moralidade e legalidade no município. Por uma simples razão de que nos simples mortais, não termos acesso aos processos da PMM.
    Só nos resta ajoelhar e rezar que amanhã a passagem não atinja valores excorchantes, acima da nossa vã realidade. Pedir que Deus que ilumine a todos. Que as empresas tratem melhor os seus servidores, e estes por sua vez repassem o tratamento melhorado aos usuários e aos outros motoristas no transito. Pedir a renovação da frota e que as conservem asseadas e em boas condições mecânicas. Que as autoridades fiscalizem com isenção, impessoalidade os horários que cada linha deve ser atendida. Que urgentemente se modernize os itinerários para atender melhor quem realmente paga e usa o sistema. Ah! Não esquecer de abolir que as mesmas façam conversão a esquerda, em ruas de mãos dupla e até nos cantos servidos de semáforo, aliás, esta convenção tem que ser abolida o mais rápido possível de nosso transito. Buscar com apoio dos lojistas do centro da cidade, destino da maioria dos usuários do sistema, para que nesta área nobre da capital, sejam instalados abrigos de passageiros, que sejam visivelmente belos, confortáveis e que realmente protejam os usuários do rigoroso clima amazônico. Que se instalem uma ouvidoria isenta e independente, de preferência seja comandada por técnicos, para ouvir nossas humildes reclamações. Isto feito, dará um pouco de sossego ao Pai, que tem questões mais importantes para resolver. Do que os problemas recorrentes do transporte coletivo de nossa adorada e cansada cidade. Que os órgãos de oficio têm que dar uma solução pacifica ou não para este grave impasse, que instala uma grande insegurança em toda nossa sociedade, uma vez que, todos nós usamos diretamente ou indiretamente o sistema de transporte coletivo que o dêem, de preferência com o apoio e das organizações e órgãos que o autor da mensagem: “EMTU e Prefeitura desvia o foco – e os outros onde estão????, clama por intervenção no combalido assunto, alem destes, nos perguntamos, cadê os nossos Vereadores?

    • Umberto, bom dia! no dia você chama a minha denúnica de folhetim de péssima qualidade, talvez você não utilize o serviço de ônibus, por isto tenta menosprezar ou também desviar o foco de denúncias que foram apontadas no Inquérito da PF. Se afirmo que empresas estão irregulares é porque tenho acesso aos contratos de concessão de todas!
      Se quiser cópias para tirar sua dúvida de pobre mortal me procure no SETAP, que forneço par você. Ma ao final do seu comentário vejo que você vai concordando com o meu folhetim pois acaba repetindo o meu clamor e os veradores onde estão???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *