Rios e lagos de Tartarugalzinho estão secando

Trecho do Rio Tartarugalzinho

Deputado estadual Bruno Mineiro manda e-mail informando que continua gravíssima a situação de abastecimento de água em Tartarugalzinho devido à forte estiagem que castiga a região. Ele diz que “o rio que abastece a cidade esta com menos de um metro de profundidade o que não permite que a bomba de captação de água da CAESA, possa puxar o liquido para abastecer os habitantes. Muitos já estão usando carros pipas. O problema da seca do rio também deve-se a vários outros fatores, como a  criação de búfalos na região que degradam os grandes lagos criando canais antes inexistentes e que contribuem para esta  seca de rios e lagos. O tema será debatido em uma audiência publica que protocolaremos ainda esta semana na Assembléia Legislativa. Para debatermos com vários setores do meio ambiente uma alternativa para evitar a morte do Rio Tartarugalzinho e todos os lagos que agora neste período secaram como nunca havia acontecido.”

  • Não sou especialista na área, porém, nascido a beira de rio (rio Cunani/Calçoene)vou dá minha humilde opinião, três coisa: Derrubada da mata siliar; criação desordenada de bubalinos, que pisoteiam as nascentes e mudam os cursos d´água e implantação de um viveiro de mudas de eucalipitos nas proximidades da cidade de Tartarugalzinho tudo, isso acontecendo e as autoridades e a população loccal nem aí…..

  • Esta situação já vem sendo informada a muitos anos pela equipe da Reserva Biologica do Lago do Piratuba, mas ninguém leva a sério, agora estão sofrendo as consequencias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *