Saiba o que vai rolar no aniversário da cidade

Macapá completa 259 anos no dia 4 de fevereiro. E para comemorar, uma grande festa foi planejada pela prefeitura, com uma agenda bastante diversificada, cheia de atrações gratuitas e atividades feitas em dois dias. Na sexta-feira, 3, tem Samba no Mercado Central; e no sábado, 4, as comemorações iniciam pela manhã, na igreja São José, e só terminam à noite, na Praça Floriano Peixoto.

Por ser um dos principais cartões postais da cidade e sediar tradicional encontro de amigos e visitantes, o Mercado Central é o ponto de início das comemorações, com o Samba no Mercado Central Especial de Aniversário. A festa será das 20h às 22h, comandada pelo grupo Pagodelas e convidados. O evento é uma realização dos amigos do Mercado Central, com apoio direto do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur).

No sábado, a movimentação inicia muito cedo, às 7h, com a missa em ação de graças, na igreja matriz São José. A liturgia está regada de tradição macapaense, com músicas regionais e intervenções de Marabaixo, aliado aos ritos cristãos. Ao término da santa missa, os batuqueiros do Banzeiro do Brilho de Fogo já estarão aguardando na porta da igreja para dar início ao cortejo ritmado, com suas açucenas, crianças do Jardim do Banzeiro e dançadeiras de Marabaixo e Batuque.

Todos são convidados a participar do cortejo de aniversário. O Banzeiro segue até a Praça Floriano Peixoto, onde acontece a vasta programação com música, teatro, circo, atividades desportivas, recreativas, dança, contação de histórias, tudo pensado e organizado para agradar a todos os gostos e idades.

Este ano, o aniversário terá participação de empresas privadas como a Faculdade Estácio, que promoverá ações educativas e de saúde ao público. A Claro organizará um espaço para a criançada, com cama elástica, distribuição de brindes e balões, e treino funcional para adultos. A Organização Não Governamental Anjos Protetores (Ongap) disponibilizará uma barraca com a Feira de Adoção e seus voluntários farão uma campanha de conscientização da coleta de fezes do animal em passeio. Também a Escola de Línguas CNA e o Vila Nova Shopping levarão atividades para a Floriano.

Além disso, todas as secretarias, coordenadorias e autarquias municipais estarão na praça desenvolvendo atividades. A Secretaria de Educação, por exemplo, terá um espaço com contação de histórias, clube do gibi, ponto de leitura, pintura de rosto e de desenhos de personalidades negras, exposição de obras e peças feitas a partir de materiais recicláveis, como papel, pneu, vidro, fibras, e também terá oficina de confecção de bonecas.

A Fundação de Cultura, responsável pela programação cultural, montará três espaços para as diferentes atividades: 1- Espaço Literário; 2- Espaço Parquinho, onde haverá apresentações de teatro e contação de histórias; 3 – Palco Lagoa, onde acontecerão os shows musicais e danças. (Asscom/Funcult)

Veja no post abaixo a programação completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *