Seminário da Cidade começa hoje

“Macapá e os Desafios de uma Cidade Amazônica no Século XXI”. É com este tema que o vereador Clécio Luís (PSOL) promove o II Seminário da Cidade, hoje e amanhã  18 e 19 no Centro de Convenções Azevedo Picanço.
Em sua segunda edição, o evento trás novos eixos de discussões. O intuito é debater pontos relacionados ao ordenamento e a reorganização do espaço urbano em cinco linhas, sendo elas: Revisão do Plano Diretor, Verticalização, Preservação e Conforto Ambiental, Infra-Estrutura, Mobilidade e Acessibilidade. O Seminário busca juntar as pontas (poder público, iniciativa privada, meio acadêmico, as representações profissionais e a sociedade civil) em uma discussão de caráter técnico político para o enfrentamento desses novos desafios.
A idéia de realizar o Seminário surgiu no primeiro mandato do parlamentar e tinha por objetivo nortear as ações que viriam a ser realizadas nos próximos anos de legislatura.

Em sua primeira edição, o Seminário discutiu temas relacionados à educação, saúde, transporte e resultou em várias diretrizes que alimentaram os quatro anos de mandato do vereador.
Agora, Clécio retoma a proposta surgida em 2004 e promove a segunda edição do Seminário. Segundo ele, o evento ocorre por conta dos desafios do novo momento que a cidade vem enfrentando e um exemplo disso é o adensamento urbano. “A cidade está crescendo, se verticalizando e existe um abismo entre os problemas urbanos e o poder público, já que ele não se planeja para esse novo momento”, justifica Clécio.
Para Clécio, a verticalização é um dos maiores desafios que o município enfrenta.
(Isabelle Braña, da assessoria de Comunicação de Clécio Luís)

Programação

Hoje, dia 18
8h30
–  “Macapá: História da Ocupação, Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Urbano “
– Conferencista: Profº Drº Alberto Tostes
14h30
-“O Plano Diretor e o fenômeno da verticalização: A Necessidade de uma revisão coerente”
– Debatedores: Carlos Henrique (SEMPLA-PMM); Daniel Souza (Arquiteto e Urbanista);
Luis Eduardo (Vex Construtora / FIAP / SINDUSCON); Aldenora Gonzalez (Conselho Nacional das Cidades)

Amanhã, dia 19
8h30
– “Infra-estrutura, Preservação e o Conforto Ambiental, no Processo de Adensamento Urbano”
– Palestrante: Profº Maurício Ribeiro (Caixa Econômica Federal)

14h30 – “Os Desafios da Cidade com Mobilidade e Acessibilidade”
– Palestrante: Michele Bessa (CREA)

  • Parabens pela iniciativa. A criação desses foruns de debate são fundamentais, pena que parte do poder publico prefere ficar omisso das discussões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *