Seminário de Aquicultura

Por Dulcivânia Freitas, da Assessoria de Comunicação da Embrapa

Linhas de crédito para aquicultura familiar, produtos naturais na alimentação de peixes, manejo e prevenção de doenças em peixes cultivados estão entre os temas a serem discutidos durante o 2º Seminário de Aquicultura do Estado do Amapá: Boas Práticas de Manejo para a Saúde de Peixes, realizado pela Embrapa Amapá nos dias  8 e 9 deste mês, no auditório do Museu Sacaca, em Macapá (AP).

A cerimônia de abertura acontece às 8 horas desta terça-feira, 8/6. A expectativa dos organizadores é de 250 participantes neste evento, entre técnicos de extensão rural, piscicultores de vários municípios do Amapá, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e palestrantes de vários estados do Brasil.

Durante os dois dias do seminário, as políticas públicas focadas em manejo, ração, produção e saúde de peixes em pisciculturas serão apresentadas por gestores públicos e pesquisadores por meio de quatro painéis temáticos e palestras. O coordenador do evento, pesquisador Marcos Tavares Dias, explica que o principal objetivo é informar e abrir espaço para discussões sobre aspectos relacionados às boas práticas de manejo para melhorar a  sanidade em piscicultura e desenvolver esta atividade de forma produtiva e rentável.

Como parte do seminário,  será distribuído aos participantes um folder com informações técnico-científicas sobre doenças causadas por parasitos em tambaqui cultivado na Amazônia. A realização do II Seminário de Aquicultura do Estado do Amapá conta com o apoio do CNPq, Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e Ministério da Pesca e Aquicultura.

PROGRAMAÇÃO – Na terça-feira, 8/6, o evento contará com painéis de temas abordando “Aquicultura familiar e linhas de crédito no Estado do Amapá” e “Manejo em piscicultura intensiva”, pela manhã e à tarde, respectivamente. No primeiro  atuará como moderador o superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Amapá, Ricardo Ângelo Pereira de Lima e na relatoria o agrônomo Henrique Akioo Fujisaki.

Na quarta-feira, 9/6, segundo e último dia do seminário, serão apresentadas palestras vinculadas aos painéis “Manejo sanitário em piscicultura” e “Cadeia produtiva da piscicultura no Amapá e a indústria de rações”, pela manhã e à tarde, respectivamente. Pela manhã, as palestras serão mediadas pelas biólogas Elziane Sandrin, da Piscicultura São Geraldo,localizada em Sertãozinho (SP) e Márcia Kelly Reis Dias, bolsista do CNPq em projeto de pesquisa da Embrapa Amapá. No período da tarde, às 14 horas, o painel “Cadeia produtiva da piscicultura no Amapá e a indústria de rações” contará com a mediação do superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Amapá, Ricardo Ângelo Pereira de Lima e relatoria da pesquisadora  Eliane Yoshioka.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *