Qual o escritor da sua preferência?
Com qual escritor você gostaria de sentar num banco de praça e conversar demoradamente?
Que presente você gostaria de ganhar hoje de um escritor?
Qual o escritor da sua preferência?
Com qual escritor você gostaria de sentar num banco de praça e conversar demoradamente?
Que presente você gostaria de ganhar hoje de um escritor?
32 Comentários para "Só por curiosidade…"
Bateria um papo prolongado com vários. Um da minha infância, José Mauro de Vasconcelos; outro da juventude, Ignácio de Loyola Brandão; e um terceiro da vida adulta, Milan Kundera. Ah! Mas, tem muitos outros… Nossa!
Sou fã de Graciliano Ramos! Foi ele que me fez apaixonar de vez pela leitura quando li seu livro Alexandre e outros Heróis! Se fosse depender de machado de assis nunca mais teria lido na vida! Mas Graciliano é tudo de bom !
Gregorio de Matos Guerra, o Boca do Inferno. Conversariamos sobre mensalão, nossos politicos,etc. Ele seria o calo de muita gente, rsrsrs.
Gosto mt de Ariano Suassuna, Jorge Amado, e Fernando Pessoa.
gostaria muito de sentar com o melhor de todos, grande MACHADO DE ASSIS, e perguntá-lo: ” Machado, a capitu traiu ou não o bentinho?” só isso.
Atualmente. Bernard Cornwell faz estorias de sagas e nos transporta pelas batalhas.
Oi Alcinea , tenho uma denúncia a fazer. A edição de domingo do Diário do Amapá trouxe uma matéria sobre o resultado do concurso da SESA, segundo o mesmo o resultado seria divulgado essa semana, porém, ainda hoje saiu no site do governo que só sairá no prazo de 60 a 120 dias, ou seja, de 2 a 4 meses. Um prazo arbitrario, que, coincidentemente, é o mesmo prazo dos contratos por debaixo dos panos que tão rolando no Hospital de Santana, com clara finalidade eleitoreira. Só pro meu cargo são 5 contratos. Tais contratos devem estar rolando em Macapa também, fiquem de olho!
Ariano Suassuna, Tiago de Melo, Mario Quitana, Paulo Leminsky, Pablo Neruda, Tolstói. É ser muito sonhador, não é? Prefiro mesmo os daqui, Fernando Canto, Paulo Tarso e você Alcinéia Cavalcante. Sei que você pediu um apenas, mas é difícil deixar de citar tanta gente boa.
Apesar já ter uma certa idade, meu lado de criança vai ser eterno enquanto durar. Por isso, é que amo Monteiro Lobato.
Eça de Queiroz !! Ah quem me dera encontra lo …
Gostaria de tomar um uísque com o nosso poeta Vinícius de Moraes e “Bem devagar ir sentindo A terra toda rodar”…
Khaled Hosseini – A cidade do sol (amei a leitura desse livro) e O caçador de pipas.
Asne Seierstad – O livreiro de Cabul.
A essencia da obra dos referidos autores mostra histórias reais da cultura e sofrimento do povo afegão. Me sinto fascinada pela história da cultura desse país antes da guerra.
Gosto muito do Jorge Amado. Sinceramente, gostaria de sentar num banco de praça e conversar demoradamente com os escritores amigos aí da nossa terra querida: uniríamos o útil ao agradável. O Jorge Amado e outros famosos não teriam como preencher o vazio de uma amizade distante.
Gostaria de ganhar os livros de autoria de uma mulher genial chamada Alcinéa Cavalcante: Tal pai…tal filha. Abs.
Nazir
Vou lançar o livro na Bienal, dia 17 de agosto. E logo no dia seguinte te mando um, carinhosamente autografado e embrulhadinho em papel de presente.
Beijos, amigo.
Então vai coincindir: no dia 28 de agosto estarei na city. Pessoalmente irei buscar o livro e regaremos com tucunaré e pirarucu (se não tiver no defeso)no leite da castanha do pará preparado pelo mon ami Alcione.
Gosto muito de Gabriel García Marquez e de Carlos Drummond de Andrade. Tenho muita vergonha de nunca ter lido José Lins do Rego. Daqui do Amapá, leio vez por outra poesias de Alcy Araújo e gosto. Ah, uma escritora que seria bom papo é Raquel de Queiroz, lembro dela numa palestra na UFPB bem humorada, contando seus causos cotidiano e falando do sofrimento que é escrever.
ah… Sem dúvida Machado de Assis.
Gostaria de passar ao lado de amigos (as) escritores (as) que aí deixei. Você é uma delas minha querida amiga. Abração no Tondo e no Márcio. Saudades.
Dos brasileiuros, gosto muito do Guimarães Rosa, do Machado de Assim e do Quintana. Dos estrangeiros, Vitor Hugo, Florbela e Eça e Queiroz (Correspondência de Fradique Mendes) é imperdível.
Como gostaria de conversar com Nelson Rodrigues.Saber dele como ele conseguiu tanta acidez,tanta loucura bem pensada.
Tens como fazer isso??
Um abraço.
Mana,
Das bandas de cá Alcy Araujo.
No palno masi universal, sem dúvida Fidor Dostoievski.A seguir algumas frases do genial escritor russo.
Não é o cérebro que mais importa, mas sim o que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as ideias progressivas.
A tirania é um hábito com a propriedade de se desenvolver e dilatar a ponto de tornar-se doença.
A juventude, ainda que só uma gotinha e ainda que pelo caminho torto, sempre é generosa.
Bjs Mano
Certamente meu dileto escritor é Edward Palmer Thompson (1924-1993), historiador polêmico, dissidente e extraordinário, pois em vida não se separou das obras, falta ler “Os Românticos”; uma prosa literária seria com Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867), poeta “maldito” e imoral” que se imortalizou com “As Flores do Mal”; um presente… que um escritor, seja quem for, publicasse mais um livro
George R.R. Martin, queria que ele me ganhar de presente o manuscrito de Os Ventos do Inverno
Putz, eu ia dar um presente, ia levar Gogol na zona e esperar ele voltar com o cabelo engomadinho pra contar a experiência, rsrs. Enquanto tomava (excepcionalmente) umas brejas tchecas com Franz Kafka e Ernest Hemingway.
Jorge Amado. De leitura fácil, com personagens envolventes. Quando começamos a ler seus livros não dá vontade de parar ao mesmo tempo em que devemos “degustar” lentamente sua leitura para não acabar o livro tão rapidamente.
Milton Barbosa, vc, Néa, Deusa das Letras, receber, autografadas, todas as publicações de: Jhenni Suelen e Andreza Gil, Guilherme Côrte, Aloisio Cantuária e Cabo Osvaldo.
Temos muitos nomes brilhantes na Literatura, mas gostaria muito de sentar numa praça com o RUBEM ALVES, e com ele fazer balanços e plantar jardins…
Páreo duro entre Jane Austen e Salinger…
Tenho varios escritores….Clarice,Caio F. Abreu e principalmente…Carlos D. de Andrade,aquele que eu adoraria passar horas conversando.
Alcinéa,
Gosto muito do regionalismo, principalmente o nordestino por sua saga. Minha preferência é por Guimarães Rosas-Grande Sertão:veredas, sentar num banco com João Cabral de melo Neto e saber tudo sobre Morte e Vida Severina e de José lins do Rego, receber autografado Fogo morto, obra prima deste genial escritor.
Sds,
Quanto ao presente, a Nívia, neto do Sr. Binga Uchoa, estará em Macapá e já pedi a ela que me traga um exemplar de “Paisagem Antiga”, de autoria de uma certa Alcinéa Cavalcante. Fiz isso por segurança, caso eu não possa ir a São Paulo prestigiar o lançamento do livro e aproveitar para rever a exposição de Michelangelo Caravaggio, meu pintor predileto.
Sempre fui fã de Jorge Amado. Há alguns anos eu me envolvi tanto com o enredo de “Tocaia Grande” que, quando concluí a leitura do livro, parece que um vazio inexplicável tomou conta de mim. Era saudade dos personagens. Cheguei a encomendar um livro autografado a parentes que moram em Ilhéus, mas o escritor morreu e não recebi o presente.
Já com Carlos Drummond eu gostaria de passar uma tarde jogando conversa fora. Gosto desse jeito calmo, contemplativo e discreto do mineiro.