Tirem suas conclusões

Posto abaixo dois textos sobre o embargo da Prefeitura às obras Companhia de Água e Esgoto.
Os textos foram enviados pela  Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Macapá e pela Secretaria de Estado da Comunicação.
Leia os dois e tire suas conclusões.

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura

Prefeitura de Macapá paralisa obras da Caesa

Após inúmeras reclamações da população por conta das péssimas condições das vias de Macapá, o prefeito Roberto Góes embargou na manhã desta quinta-feira, 19, as obras da Companhia de Água e Esgoto do Amapá, Caesa. No entendimento da Prefeitura o trabalho que vem sendo realizado é de péssima qualidade e deixa para trás ruas esburacadas e muita poeira.  

Segundo Roberto Góes, no ano passado a Prefeitura assinou um termo de compromisso coma presidência da Caesa, para que a companhia se responsabilizasse pelo recapeamento asfáltico, após a execução das obras de saneamento. Porém o trabalho que foi feito é de péssima qualidade e tem causado grandes danos à população, como perdas materiais e acidentes.

“São mais de 90 km de buracos que a Caesa irá cavar em Macapá e a Prefeitura decidiu embargar estas obras, além de encaminhar ao Ministério Público Estadual, Justiça Estadual, Ministério Público Federal, Câmara Municipal de Vereadores e Assembléia Legislativa, o pedido de acompanhamento das obras. Grande parte das ruas que estão sendo cortas possuía asfaltos novos, e fica para o município o prejuízo de recuperação e também para o cidadão, que tem o seu veículo danificado por conta dos buracos”, afirmou Roberto Góes.

O prefeito enfatizou que as obras só serão liberadas após a análise prioritária da Justiça Estadual e Ministério Público Estadual. “A Prefeitura de Macapá não quer paralisar nenhuma obra, mas também não pode ficar no prejuízo por conta das ações que estão sendo executadas pelo governo do Estado”, afirmou o prefeito.”

Secretaria de Estado da Comunicação

“Prefeito Roberto Goés interdita obras do PAC atrasando execução

O prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), interditou pessoalmente nesta quinta-feira, 19, todas as obras de recuperação da rede de água e esgoto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realizadas pelo governo do Estado, através da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Roberto Góes alegou que as obras não possuem alvará, porém, coincidência ou não, a medida adotada pelo prefeito ocorre um dia após o Batalhão Ambiental ter efetuado a apreensão de máquinas e carros utilizados pelo município em uma obra na rodovia Duca Serra.

De acordo com João Paulo, gerente no Estado da construtora responsável pelas obras de recuperação da rede de água em Macapá, além de gerar atraso na execução dos projetos, as interdições provocam prejuízos às empresas construtoras. “São máquinas e carros alugados, assim como os trabalhadores obrigados a ficarem parados em razão dessa medida”, ponderou.

Já o presidente da Caesa, Ruy Smith, disse ter ficado surpreso com a interdição das obras, pois a Prefeitura de Macapá, juntamente com a Caesa, tinham acordado acompanhar juntas a execução do PAC. “Quem perde com a paralisação dessas obras não é a Caesa, nem o governo ou a prefeitura, mas sim a população”, argumentou o presidente, lembrando que no último dia 12 houve uma reunião entre a direção da empresa de água, o secretário de Obras do município, Carlos Aragão, e os gerentes das empresas construtoras exatamente para tratar dessa questão.

Desde 2011 o atual governo busca recuperar o tempo perdido na execução das obras durante a gestão anterior. Devido ao atraso, o Estado, por pouco, não perdeu todo o recurso destinado pelo governo federal, através do PAC, que estava à disposição do Amapá desde 2007.

Dessa vez, caso o prefeito do Roberto Góes mantenha a interdição, o Estado poderá enfrentar dificuldades no esforço que vem realizando para levar água e esgoto à população da capital.”

  • CAMILO PRECISA CRESCER POLITICAMENTE. DESSE JEITO QUEM VAI SOFRER AS CONSEQUENCIAS É O POVO. ADMINISTRAR É SABER LIDAR COM AS DIFERENÇAS E AVANÇAR EM POLITICAS PÚBLICAS. VOCÊ TEVE UMA OPORTUNIDADE QUE CAIU DO CÉU E ENTÃO APROVEITE. FAÇA DIFERENTE DO SEU PAI QUE SÓ FEZ BRIGAR E COLOCAR O ESTADO NA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA NA MÍDIA NACIONAL. O CIDADÃO QUER QUE VOCE CUMPRA COM QUE PROMETEU NA ELEIÇÃO ……MUDANÇA. ATÉ AGORA NÃO ESTAMOS VENDO NADA DE MUDANÇA E DO GOVERNO QUE VOCE TANTO CRITICOU. NADA MUDOU OS POLÍTICOS CONTINUAM MANDANDO E OCUPANDO CARGOS DE TÉCNICOS NAS INSTITUIÇÕES DIRETA E INDIRETA. NÃO MUDOU A TROCA POR APROVAÇÃO NA ASSEMBLÉIA. AS SUAS SECRETARIA, AUTARQUIAS E DEMAIS ÓRGÃOS NÃO FUNCIONAM. TODOS CARGOS OCUPADO POR PESSOAS QUE NÃO TEM COMPETENCIA ADMINISTRATIVA. CADÊ O REGISTRO DE PREÇOS QUE PROMETEU DISPONIBILIZAR NAS SECRETARIAS. CADÊ O CONTROLE DAS LICITAÇÕES. A TUA AUDITORIA NEM FUNCIONA. COMEÇE A TRABALHAR E DEIXE DE LADO O GOVERNO PASSADO. ATÉ AGORA NADA MUDOU.

    • Concordo plenamente.
      Enquanto isso denúncias de corrupção, malservação do dinheiro público e intrigas políticas pipocam pra todo lado.
      Sr. governador isso não é mudança, nunca foi e nunca será. Isso chama-se continuismo.

  • Um absurdo a CAESA abrir buraco e tapar de qualquer maneira, pois as ruas que já são ruins ficam piores ainda. Exemplo, as obras passaram pela minha rua, e agora na frente da minha casa quando chove vira lama e quando está muito quente é só poeira. Aí vem o outro usar isso como justificativa. Não nota uma cidade, COMPLETAMENTE, esburacada??? Tomem todos vergonha e façam um serviço de gente inteligente e prezem pelo bem do povo e do nosso bolso!!!

  • Ei prefeito! aqui no Zerão não tem obras da Caesa e não tem uma única rua que não tem trecho esburacado. Av Raimundo Peres, Dom Jose Maritano, Tenente Amaral, Maria Geovanete e Maria Pinheiro da Silva, todas ruas de acesso e saida do bairro, que mesmo no verão não foram recuperadas e com duas chuvas a Maria Geovanete já está interronpida entre a Inspetor Aimorés e Amadeu Gama. Sen contar a Zeca Serra e a Valter Jucá que nunca foram se quer terraplanada. Sinceramente eu não creio que vossa Excelencia tenha coragem de vir pedir voto no Zerão, e se vier com certeze merece ser “ovado” pelos moradores.

  • A nota do Governo do Estado do Amapá não demonstra em nenhum momento que existe as autorizações legais, apenas tenta apelar para a opinião pública que é necessário recuperar o tempo perdido, coisa chata e repetitiva, e tanto não existe autorização que a PROG não foi acionada e nada de liminar ou decisão judicial para autorizar o retorno das obras do PAC.
    Existe um embate político, fato que não pode ser deixado de lado, mas até a paralisação das obras do PAC administradas pelo Governo do unigido por Deus, Camilo Capiberibe, o aparato govbernamental era utilizado sem o menor escrupulo para impedir ações de opositores e reprimir a liberdade de expressão.
    Esquece os incompetentes da esfera estadual, que Macapá é a capital e quase 70% de tudo está aqui e, ainda, que o gestor do municipio é o prefeito. O mesmo que autorizou a entrada do GEA para agir em favor do cidadão e a unica obra de asfaltamento foi um desvio na Rodovia do Curiau para facilitar a entrada dos carros que iriam para a casa do pai do governador. Camilo e La Rocque preferiram economizar na obra e fazer o desvio do que asfaltar todo o trecho por dentro do bairro Jardim Felicidade, obra que iria beneficiar toda a população…
    Quem quer ser o copo do leite, deve agir com toda a retidão do discurso que prega. Se os asseclas de Camilo exigem legalidade total nas ações de opositores, deveriam estar preparados para serem cobrados tb.

  • Veja bem a caesa ou outra empresa que esteja fazendo o serviço de melhoramento de esgoto,tem que ter responssabilidade a cidade já esta um caos já basta de tanto buraco q não são tapados afinal de contas esta cidade é nossa ok.

  • O que eu acho é engraçado é que no governo do PDT(GEA e PMM), houve várias ações na troca de tubulações nas ruas e avenidas de Macapá, citando como exemplo a rua Odilardo Silva, bairro do Trem e passou-se mais de oito meses e a rua ficou toda esburacada, vindo inclusive, a danificar a suspensão de meu veículo. Porque nessa época, a PMM não interditou os trabalhos? Dizer que não é perseguição política?. Então tá, vou engolir essa..

  • Interessante é olhar a briga entre Governo do Estado e Prefeitura. Depois de ter embargado várias obras da prefeitura, que inclusive atrasaram e muito o desenvolvimento do município, agora, por um ato correto e que inclusive, a PMM já havia informado com antecedência à CAESA a sua ação, a PMM embargou com propriedade as obras da CAESA. Ora, vamos aos fatos: sempre foi assim, quantas vezes você não viu uma rua asfaltada recentemente ser cortada para fazer obras de saneamento?!? Cade a comunicação entre secretarias, cade o planejamento??? Se tem que fazer, todos concordam, mas precisa de “PLANEJAMENTO” e é o que não está acontecendo. Todo planejamento e cronograma de uma obra, seja ela pequena ou grande, é definido com muita antecedência. Então porque a CAESA não repassou para a PMM seu cronograma de obras?!? Falta “PLANEJAMENTO”!!! Fora que o correto no asfaltamento da parte recortada é: alargar o buraco para caber o compactador, compactar o solo corretamente e em seguida jogar o asfalto de “boa qualidade” e compactar novamente até ficar no mesmo nível do asfalto antigo. Mas o que está ocorrendo é: a CAESA faz o buraco, tampa de qualquer jeito, em seguida, quando coloca, joga um asfalto de péssima qualidade sem fazer a compactação correta. O resultado, é um asfalto ondulado que fica pior que muita estrada de chão que encontramos no interior, isso prejudica toda a estrutura dos carros e prejuízos para a população. Agora o GEA quer dar uma de santinho?!?! Fala sério!!! Aprende a “PLANEJAR”!!!

  • A caesa deve fazer seu trabalho, mas aí já tava virando sacanagem. A prefeitura asfaltava a rua e em menos de 2 semanos a CAESA vinha e quebrava a rua deixando-a cheia de lama. Fora que ficavam dias com o buraco depois de terminada “a maior obra de todos os tempos”.

  • Ei Camilo moro no Pantanal, põe esgoto aqui na rua da minha casa que não é asfaltada e deixa esse prefeito exa-cassado, ex- papuda prestar contas de seus atos com a população em outubro .

  • Quando deparo-me com absurdos administrativos como esse, quase morro de pena do povo do Amapá. Principalmente dos meus queridos parentes que aí residem. Coitados!! o que fizeram de errado para merecerem ser governados por gente tão medíocre? Esses dois chefes executivos, tanto o inexperiente governador quanto o imbecil prefeito têm culpa neste triste episódio.

  • “Após inúmeras reclamações da população por conta das péssimas condições das vias de Macapá,o prefeito Roberto Góes embargou na manhã desta quinta-feira, 19, as obras da Companhia de Água e Esgoto do Amapá, Caesa.”

    As reclamações não são fundamentadas só pelas obras da Caesa, vem de longa data devido a péssima qualidade das vias.

    Comunicação do GEA:

    “Desde 2011 o atual governo busca recuperar o tempo perdido na execução das obras durante a gestão anterior. Devido ao atraso, o Estado, por pouco, não perdeu todo o recurso destinado pelo governo federal, através do PAC, que estava à disposição do Amapá desde 2007.”

    Fato é fato, política é isso.

  • parece que as eleições já começaram, governo paralelo, briga do governo municipal com o governo estadual etc…, não queremos saber disso, queremo um estado melhor. Portanto deixem de lado essas……., desenvoldam o estado. assina um amapaense.

  • PMM sempre uma piada de mau gosto,pois até parece que antes das obras da CAESA as ruas de Macapá estavam uma blz.O Ruy esta fazendo um bom trabalho e os embargadores de obras, um péssimo.

  • Prefeito, se por sua culpa as obras atrasarem e o estado perder os recursos do PAC, como o seu priminho estava deixando acontecer, é melhor o senhor FUGIR do ESTADO DO AMAPÁ, pois muita gente vai levar pro lado pessoal. Aceite o conselho!

    • é moleke isso é briga de parente, e parece que os puxa sacos compram a briga para eles, queremos é mudança chega de familia no poder .

  • Juridicamente, não sei quem está certo. Mas tenho a nítida sensação de que as ruas escolhidas para os trabalhos da Caesa são as poucas ruas boas de Macapá, digo boas em termos de uma camada asfáltica nova. E isso não se deve atribuir à atual administração do PSB. A Claudomiro de Moraes passou anos em estado de calamidade e quando foi asfaltada novamente, foi logo perfurada e ficou em um estado deplorável. Isso na administração passada, em que existia harmonia GEAxPMM.
    No fundo são dois grupos de imbecis, que pensando que tentando atrapalhar o trabalho do outro, obtem vantagem política.
    Só fazem isso, porque conhecem seus eleitores. Se o eleitorado fosse esclarecido, a história seria bem diferente.

  • No meu bairro Renascer,não tem um só tubo de água da CAESA, e as ruas estão todas destruida pelos buracos e pelo lixo. Prefeito tenha pelo menos o senso do RIDÍCULO, e termine sua desastrosa administração com um pouco de dignidade que lhe resta.

  • O prefeito e governador estão se comportando igual filhos criados com avós. Por favor parem de briguinhas infantis e vamos trabalhar pelo bem da sociedade, afinal foi para isso que os senhores foram eleitos.

    • no marabaixo um,não tem agua da caesa e as ruas estão so buraco,o prefeito mandou joga terra na esquina da rua nove com a venida quatro,e jogaram uns 4m de sorrisal de osfalto e o secretario de obras disse que ao trejo esta asfaltado,e a poeira que esta por cima do osfalto.Prefeito o seu compromisso e no bairro marabaixo na rodovia duca serra e do governo.

  • Prefeito e Governador: parem de picuinha!!! A cidade de Macapá não é o tabuleiro de batalha naval sobre o qual vcs ficam fazendo pirraça!!! Qualquer esforço pra melhorar a nossa qualidade de vida tem que ser feito, independente da cor da bandeira!!! Cresçam… Pelo amor de Deus!!!

  • O prefeito foi eleito para ajudar a melhorar a vida das pessoas, impactando positivamente, com ações, as necessidades. Parece-me que a questão da água é prioritária. Se há lacunas a corrigir, concernente a atuação da CAESA, parece-me que o melhor caminho seja o do diálogo. Essa é uma atitude infantil e ingênua. Ou o prefeito pensa em colher dividendos (votos) políticos com uma ação desastrada?att Josenildo Mendes

  • Eis a questão, virou um problema pessoal. Pagamos impostos altíssimos e salários altíssimos a estes caras para brincarem de briga de vizinhos. É o fim da picada mesmo.

  • O prefeito Roberto Góes esta cavando sua derrota nas urnas de Macapá, e mal sabe ele, que seu compamheiro Gilvan, esta queimando seu filme. É muita infatilidade pensar que Gilvan é boa companhia, o prefeito mostrou que é burro e mal assessorado, é uma pena.

  • O Prefeito tem razão SE EXISTE um Termo de Ajuste de Conduta assinado e a CAESA/GEA não o vem cumprindo.

    O Prefeito ta errado pois joga responsabilidade das inumeras vias intravegafeis que temos na cidade na CAESA/GEA. Isso é muito oportunismo .

  • Acho engraçado o Sr. Prefeito achar que os buracos da cidade (q estão em todas as ruas) é somente culpa da Caesa. Ele deve parar com esse ódio e ajeitar TODAS as ruas esburacadas da cidade. Quem faz um trabalho de pésima qualidade é o Sr. Prefeito em não ajeitar as condições das ruas que não houve se quer trabalhos da caesa recentemente. Sabe pq ele não asfalta a cidade e sim usa do serviço de tapa buraco? Porque isso da DINHEIRO, ou seja, manutenção de ruas em 6 e 6 meses, alguem ganha com isso. Dúvidas? e Mais engraçado ainda é o Prefeito dizer q não consegue fazer nada pq não tem o apoio do Governo. ORAS, mas o Prefeito esqueceu q nos dois primeiros anos da sua gestão ele tinha toda e inteira parceria com seu PRIMO RICO WALDEZ e nada foi feito? Aliás, eu só vejo agora o Sr. Prefeito tratando de bom moço na tv. Devemos expulsar esse prefeito (…) da prefeitura da cidade. Isso Sim!

  • É MUITO TRISTE UM ESTADO ONDE OS GESTORES NÃO POSSUEM MATURIDADE PARA ADMINISTRAR AS OBRAS PÚBLICAS. ATUALMENTE O ESTADO DO AMAPÁ ,VIVE UMA GUERRA BRANCA ENTRE SEUS GESTORES , É A VAIDADE PESSOAL SOBREPONDO-SE AO BEM ESTAR COLETIVO DO POVO QUE OS ELEGEU.FALTA MATURIDADE PRINCIPALMENTE PARA O GOVERNADOR CAMILO, INSISTENTEMENTE RCUSA-SE A FAZER PARCERIAS PARA O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO, ALIÁS PARCERIA NÃO IMPORTANDO COM QUEM FOI PROMESSA DE CAMPANHA. NOVAS ELEIÇÕES VIRÃO.

    • Você esqueceu que seu prefeito durante os dois primeiros anos de gestão tinha parceria com o primo governador? Agora diga: O que foi feito? As ruas foram asfaltadas?

    • Tu faria parceria com alguém que foi preso acusado de corrupção? Eu não! preferiria eu mesmo executar a obra.

  • O nogento disso tudo é a politicagem. Enquanto isso o povo sofre. Este prefeito (…) tem que deixar de ser demagogo e deixar de mão quem quer fazer algo pelo estado. Falando em água o povo de dak de Ferreira Games reclama da falta deste bem precioso. Aqui está um caus. Peço ao presidente da caesa que verifique nossa situação.

  • Engraçado que aqui no meu bairro Novo Horizonte-MCP, a Caesa ainda não passou e nem furou nenhuma rua, porém as mesmas estão quase todas interditadas com lixos, ratos, cobras, matos, buracos, poeiras, lamas, urubus, animais mortos e outros. Tudo isso, pela falta de compromisso e responsabilidade do prefeito Roberto Góes para com seu povo e seus eleitores.Que vergonha senhor prefeito!

  • Para o Amapá sair dessa crise que passa os poderes : GEA X PMM é necessário uma interferência FEDERAL. Já que os dois gestores estão brincando com a inteligência do macapaense. Tanto trabalho e problemas para resolver , os assessores do GEA ficam perdendo tempo precioso com o Sr. Gilvam. E o prefeito têm que tomar postura de chefe do município e olhar para os problemas básicos da capital e não dar trelha para farofeiros (pessoas que querem tumultuar). Portanto o placar final nesse embate político vai ser negativo para os dois gestores (Governador e Prefeito) … sendo o maior prejudicado o cidadão de Macapá. VÃO TRABALHAR E HONRAR A CONFIANÇA QUE OS AMAPAENSES DEPOSITARAM EM VOCÊS.

  • Interessante este impasse, lembra-me fatos do passado, tipo Governador Capiberibe e Prefeito Anibal Barcellos, cujo questão era construção das pontes ds avenidas do Beirol.
    Mas, falando deste embrolho, a CAESA precisa desenvolver seu trabalho, mas é verdade, ela esta destruindo o asfaltamento das ruas e avenidas da cidade, e tampando os buracos feitos com materia de péssima qualidade, o Governo esta dificultando as ações da Prefeitura, basta citar o fechamento da Usina de Asfalto do Municipio. Camilo e Roberto precisam deixar de politicagem e fazer politica pra sociedade.
    Camilo da um tempo, deixa o municipio trabalhar!

  • Não adianta tanto “AUÊ” por parte da prefeitura. O povo quer água e durante o carnaval muita gente irá se lembrar daquela musisinha ” deixem as águas rolar”…

  • O mais bacana é ver as duas assessorias se degladiando… o duro é pra população que acaba por não saber quem fala a verdade. Na minha(humilde) opinião, os dois(PMM e GEA) estão fazendo cagada! #ProntoFalei

  • Se fosse por causa de buraco o Prefeito deveria interditar toda a cidade, pois o que mais tem em Macapá é buraco. Estranha essa turma da suadosa HARMONIA, enquanto vem um com um governo PARALESO e qquer fazer tudo na marra, o outro vem com essa história de que não se deve levar água para a população. Égua meu. Sucupira é mais inteligível que isso.
    Muleke que acha que tá ficando doido…

  • falta entedimento e maturiddae por parte do prefeito da CAPITAL,Neste momento que a CAESA busca recuperar o fornecinmento de água de alguns bairros,o gestor múnicipal ,dificulta as obras em andamento ,por falta de dialago,isso´so faz ele perder a credibilidade,que já não é boa,que mais perde é o povo,que perde muito com essas atitúdes de rancor,e atrapalhando o trabalho do governo que ,tem se esforçado ,para melhorar o abatecimento de água ,serve de alerta para os elitores dos prefeito futuro do município;naõ da pra entender,tanta birutiçe,numa só cabeça.

    • Para os informados de plantão, e tem acompanhado as notícias, a PMM já havia notificado a CAESA sobre as más condições que eles estavam deixando as vias. Foi notificado e noticiado, porém, nada foi feito pela CAESA. A PMM está no seu direito de paralisar a obra, somente assim, a CAESA poderá repensar a forma que tem trabalhado.
      E tem mais, a PMM foi impedido de trabalhar na recuperação das vias por imbargo do GEA, ou você esqueceu que o Camilo embargou as obras da nova usina de asfalto do Município??? Fora que também atrapalhou no fornecimento de areia e seixo no estado; não reparou que os preços subiram??? Fique atento ao que acontece no estado.

  • As empresas contratadas pela CAESA estão fazendo um serviço porco… mas a prefeitura está agindo como se só tivesse buraco nas obras da CAESA!

    Se a desculpa é parar por causa dos buracos porque a prefeitura não conserta os buracos onde não foram realizadas obras? MACAPÁ parece a LUA com tanto buraco… não são só sos buracos cavados pela CAESA… esses pelo menos estão servindo para alguma coisa

    • Tb concordo com o serviço porco,melhor que fosse limpo,bem feito,mas pelo menos já consigo tomar banho de chuveiro,coisa que antes,só era sonho.
      Aqui em Macapá nem precisa de NASA construir foguetes p/irmos à lua,chegamos nela sem foguetes mesmo…..kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *