Troféu Vassoura de Ouro

Do Movimento 31 de julho

Uma votação no Facebook escolherá a personalidade que mais se destacou no ano passado no combate à corrupção e à impunidade no Brasil. A ‘Vassoura de Ouro 2012’ será entregue em março próximo e os internautas podem votar até o fim de fevereiro. A iniciativa é inspirada e faz o contraponto ao ‘Troféu Algemas de Ouro’, que elege o maior corrupto do país.

Os candidatos à ‘Vassoura de Ouro’ são o presidente e o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa e Ayres Britto; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; a ex-corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon; o ex-presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Sepúlveda Pertence; o deputado Miro Teixeira; o senador Randolfe Rodrigues; e o coordenador o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, Marlon Reis.

Os candidatos foram indicados pelas entidades Rio de Paz e Movimento 31 de Julho, que promovem a iniciativa. A votação poderá ser feita até 28 de fevereiro no link https://www.facebook.com/#!/questions/381242668631728/ ou na página http://on.fb.me/ZliX1A e a entrega da ‘Vassoura de Ouro’ será realizada em março.

Símbolo da cidadania

“A ideia da ‘Vassoura de Ouro’ surgiu nesta semana após a notícia de que o Museu Histórico Nacional incorporou ao seu acervo uma vassoura verde e amarela como símbolo da cidadania, para a preservação da memória desse momento histórico em que a sociedade se mobiliza contra a corrupção e a impunidade”, informa Antonio Carlos Costa, fundador da organização Rio de Paz.

O Rio de Paz se propõe a apoiar e a dar voz a vítimas da violência, principalmente nas comunidades pobres. Foi a entidade que lançou a vassoura verde e amarela nas manifestações contra a corrupção, uma das causas da violência e da frustração de políticas públicas para combatê-la.

Exemplos inspiradores

O Movimento 31 de Julho promoveu o abaixo-assinado pelo julgamento do Mensalão e realiza o ‘Troféu Algemas de Ouro’. Participou das campanhas pelo reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e pela confirmação do poder do CNJ de investigar e punir irregularidades no Judiciário.

Segundo Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho, “é necessário homenagear os brasileiros que se destacam no combate à corrupção, para que os bons exemplos inspirem políticos, autoridades e principalmente a juventude do país”.

OS CANDIDATOS À VASSOURA DE OURO:

Joaquim Barbosa, presidente do STF, por sua atuação como relator do processo do Mensalão.

Ayres Britto, ex-presidente do STF, por ter iniciado o julgamento do Mensalão.

Roberto Gurgel, procurador geral da República, pelo processo do Mensalão.

Eliana Calmon, ex-corregedora nacional de Justiça, por tornar mais rigorosa a atuação do Conselho Nacional de Justiça.

Sepúlveda Pertence, por sua atuação na Comissão de Ética da Presidência da República.

Miro Teixeira, deputado pelo PDT, pela defesa da liberdade de imprensa na Câmara Federal.

Randolfe Rodrigues, senador pelo PSOL, por sua atuação na CPI do Cachoeira.

Marlon Reis, coordenador do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa.

  • Ainda bem que não vimos nesta relação nenhum político do PSB, a distancia que os separa entre o que dizem e o que efetivamente fazem, os descredenciam a qualquer boa lembrança. Aos demais presentes na lista os nossos parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *